Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4350 em: Janeiro 29, 2019, 03:55:34 pm »
O CEMA hoje no parlamento teceu rasgados elogios ao NPO's.
Lembrou que o processo da construção das 2 primeiras unidades foi difícil e desgastante mas que depois foram suspreendidos pela positiva "pela qualidade de construção, pela robustez, pela facilidade de operação e é um navio extramemente barato de manter e de operar".

Referiu ainda que neste momento estão a pensar que a plataforma precisa de evoluir pois "tem capacidades e qualidades" que lhe permite "evoluir em termos de competência militar". Aparentemente estão a "tentar identificar possibilidades de lhe instalar novos sistemas e novas capacidades que alarguem o seu espectro de utilização operacional".
Vão ser feitos também alguns ajustamentos de pormenor devido à obsolescência de alguns sistemas instalados nos quatro navios anteriores. Por exemplo os sistemas de propulsão vão ser diferentes nas próximas 6 unidades, algo que já se esperava.
Destacou o conforto do navio e disse que é o navio com maior qualidade habitacional da Marinha.

Os próximos estão previstos chegarem em 2022 e 2024, sendo que se espera a assinatura do contrato ainda este ano.

Fica a nota. Vale o que vale.  :-P

Fico com esperança que outros sensores e melhor armamento possam ser colocados nesta classe de navios.

Já aqui foi aflorado as várias hipoteses de melhorar esta classe de Navios, espero que os responsáveis coloquem nas futuras unidades valências inexistentes nas quatro primeiras.

Bem...,,
Eles já cooperam com sucesso na construção de .........dragas...,,

podem dar uma mãozinha no NPO
E no reabastecedor.........e no NPL

 :mrgreen:

http://www.damen.com/en/news/2019/01/newly_built_tshd_doing_the_portuguese_proud

PS: fazer isto quando o estaleiro era  "público " parecia  impossível 
Entre privados as coisas correm mais rápido e sem “burrucracias ”
 

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Vicente de Lisboa

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4351 em: Janeiro 30, 2019, 04:09:37 pm »

Bem...,,
Eles já cooperam com sucesso na construção de .........dragas...,,

http://www.damen.com/en/news/2019/01/newly_built_tshd_doing_the_portuguese_proud

Fico muito satisfeito por esta obra ser feita cá, já que bem nos fazem falta as dragas. O que me faz impressão é isto ser tudo feito com empresas privadas, quando as dragagens são todas encomendadas por entidades que, de uma forma mais directa ou indirecta, são publicas. Para que é que se está a meter uma margem de lucro privada nessa actividade?
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4352 em: Janeiro 30, 2019, 06:12:49 pm »

Bem...,,
Eles já cooperam com sucesso na construção de .........dragas...,,

http://www.damen.com/en/news/2019/01/newly_built_tshd_doing_the_portuguese_proud

Fico muito satisfeito por esta obra ser feita cá, já que bem nos fazem falta as dragas. O que me faz impressão é isto ser tudo feito com empresas privadas, quando as dragagens são todas encomendadas por entidades que, de uma forma mais directa ou indirecta, são publicas. Para que é que se está a meter uma margem de lucro privada nessa actividade?

Vicente, isso é praticamente a história do capitalismo à portuguesa, ficar encostado ao Estado como cliente ou como garante, ter alergia à concorrência. A mentalidade do condicionamento industrial perdura.
Se bem que este nem acho que seja um caso problemático, desde que haja diferentes empresas no ramo e os concursos sejam feitos com transparência não vejo problema, o custo final e o risco para o Estado deve ficar menor do que se houvesse uma empresa pública em permanência a fazer estes serviços.
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4353 em: Janeiro 31, 2019, 09:12:56 am »
A decorrer aqui ao lado em Espanha entre 24 e 26SET2019.

https://offshorepatrolvessels.iqpc.co.uk/

Abraços
« Última modificação: Janeiro 31, 2019, 09:15:34 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Vicente de Lisboa

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4354 em: Janeiro 31, 2019, 01:47:43 pm »

Bem...,,
Eles já cooperam com sucesso na construção de .........dragas...,,

http://www.damen.com/en/news/2019/01/newly_built_tshd_doing_the_portuguese_proud

Fico muito satisfeito por esta obra ser feita cá, já que bem nos fazem falta as dragas. O que me faz impressão é isto ser tudo feito com empresas privadas, quando as dragagens são todas encomendadas por entidades que, de uma forma mais directa ou indirecta, são publicas. Para que é que se está a meter uma margem de lucro privada nessa actividade?

Vicente, isso é praticamente a história do capitalismo à portuguesa, ficar encostado ao Estado como cliente ou como garante, ter alergia à concorrência. A mentalidade do condicionamento industrial perdura.
Se bem que este nem acho que seja um caso problemático, desde que haja diferentes empresas no ramo e os concursos sejam feitos com transparência não vejo problema, o custo final e o risco para o Estado deve ficar menor do que se houvesse uma empresa pública em permanência a fazer estes serviços.

Haveria concorrência se o estado fosse um dos clientes, mas se o estado é o único cliente, não é sustentável existirem várias empresas ao mesmo tempo. Mesmo que nalgum ponto exista mais do que uma empresa, a prazo aquela que não ganha contratos vai fechar. Portanto a tendência é ficar-se só com uma empresa, com todos os problemas que isso acarreta. Suponho que a questão é mais ou menos aliviada pelo facto de estarmos no mercado único, pelo que as empresas portuguesas podem vender serviços a outros estados e o estado português pode adquirir serviços a empresas estrangeiras, mas ainda assim, parece de trombas ser o tipo de caso onde o estado só beneficiava em ter ele mesmo a capacidade.

Mas pronto também não quero desviar o tópico, fico-me por aqui.
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4355 em: Fevereiro 01, 2019, 03:01:17 pm »

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Eles já cooperam com sucesso na construção de .........dragas...,,

http://www.damen.com/en/news/2019/01/newly_built_tshd_doing_the_portuguese_proud

Fico muito satisfeito por esta obra ser feita cá, já que bem nos fazem falta as dragas. O que me faz impressão é isto ser tudo feito com empresas privadas, quando as dragagens são todas encomendadas por entidades que, de uma forma mais directa ou indirecta, são publicas. Para que é que se está a meter uma margem de lucro privada nessa actividade?

Vicente, isso é praticamente a história do capitalismo à portuguesa, ficar encostado ao Estado como cliente ou como garante, ter alergia à concorrência. A mentalidade do condicionamento industrial perdura.
Se bem que este nem acho que seja um caso problemático, desde que haja diferentes empresas no ramo e os concursos sejam feitos com transparência não vejo problema, o custo final e o risco para o Estado deve ficar menor do que se houvesse uma empresa pública em permanência a fazer estes serviços.

Haveria concorrência se o estado fosse um dos clientes, mas se o estado é o único cliente, não é sustentável existirem várias empresas ao mesmo tempo. Mesmo que nalgum ponto exista mais do que uma empresa, a prazo aquela que não ganha contratos vai fechar. Portanto a tendência é ficar-se só com uma empresa, com todos os problemas que isso acarreta. Suponho que a questão é mais ou menos aliviada pelo facto de estarmos no mercado único, pelo que as empresas portuguesas podem vender serviços a outros estados e o estado português pode adquirir serviços a empresas estrangeiras, mas ainda assim, parece de trombas ser o tipo de caso onde o estado só beneficiava em ter ele mesmo a capacidade.

Mas pronto também não quero desviar o tópico, fico-me por aqui.


Estão a esquecer um ponto importante:
As empresas de dragagem quando não estão a prestar qualquer serviço ao estado ou outros similares , fazem exploração comercial de areia e inertes o que faz rentabilizar a aquisição a operação e manutenção de toda a maquinaria envolvida.

O Estado ter uma frota de dragas era para escavar mais um poço sem fundo de prejuízos, como todas as empresas públicas.
Mesmos os Portos de mar,  não conheço nenhum em parte nenhuma que tenha uma draga própria.

PS: vamos falar de NPO’s a máfia das areias não deve ser tratada aqui!
 :snip: :mrgreen:
« Última modificação: Fevereiro 01, 2019, 03:04:00 pm por ICE 1A+ »
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4356 em: Fevereiro 01, 2019, 03:51:29 pm »
Consta que o Corpo de Engenheiros do US Army dispõe de dois navios de dragagem que mantêm os canais dos portos da Costa Oeste e do Havai limpinhos. Ocasionalmente, também vão dar uma mãozinha até ao rio Mississipi.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2019, 04:00:46 pm por NVF »
Talent de ne rien faire
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4357 em: Fevereiro 05, 2019, 10:01:29 pm »
Se é que isto interessa a alguém:

O NRP Setubal vai ser batizado amanhã 6 de fevereiro  2019, em cerimónia realizada nos estaleiros west Sea, com a presença  do Ministro  da Decesa Nacional e do CEMA.
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4358 em: Fevereiro 06, 2019, 04:02:22 pm »
https://www.lusa.pt/article/25564847

Um povo anestesiado que é na sua essência ignorante, permite que um gajo falido que deve dezenas de milhões à banca e que lhe enfiaram pela goela abaixo um estaleiro de borla e ainda lhe lavaram o cu com água de malvas. Diga isto sem se rir porque sabe que tem à sua frente uma plateia de analfabetos funcionais.

« Última modificação: Fevereiro 06, 2019, 04:08:55 pm por Major Alvega »
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4359 em: Fevereiro 06, 2019, 09:37:49 pm »
Ministro da Defesa disse poder “adivinhar” que novos patrulhas serão construídos em Viana


O ministro da Defesa disse poder "adivinhar" que os seis novos Navio Patrulha Oceânico (NPO), previstos na Lei de Programação Militar, serão construídos nos estaleiros de Viana do Castelo, num investimento de 360 milhões de euros.

"Ainda não se sabe, mas podemos adivinhar. Ainda estamos, primeiro, no processo de aprovação da Lei de Programação Militar. Uma vez tendo essa aprovação na Assembleia da República, será o momento de falarmos com os estaleiros, mas é evidente que Viana do Castelo oferece condições excecionais. É evidente que queremos que sejam feitos em Portugal e, portanto, como digo, podemos adivinhar", afirmou João Gomes Cravinho.

O ministro, que falava aos jornalistas, nos estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo, no final da cerimónia de batismo do NPO Setúbal, garantiu que o Governo "não permitirá que esta oportunidade e este investimento saiam de Portugal".

"Primeiro, haverá negociações com os estaleiros. Obviamente temos de acautelar seja os interesses da economia nacional, seja as disponibilidades financeiras da Marinha. Há sempre aqui um trabalho a fazer e, portanto, não me posso comprometer até termos contratos assinados. Agora não vamos permitir, espero bem, que esta oportunidade e este investimento saiam de Portugal. Será, com certeza, um investimento feito em Portugal, para Portugal", reforçou.

Segundo João Gomes Cravinho o período temporal de construção dos navios será de seis anos, "a uma cadência de um por ano", num investimento 360 milhões de euros.

O governante disse ainda esperar que o Navio Polivalente Logístico, também previsto na nova Lei de Programação Militar, também venha a ser construído pelos estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo, apesar de considerar tratar-se de uma "matéria mais complexa".

"É uma experiência que ainda não existe em Portugal e vai depender das especificações que foram feitas para o Navio Polivalente Logístico. Mas, a minha esperança é que toda a Lei de Programação Militar incluindo, obviamente, esse investimento tenha uma grande repercussão positiva para a economia nacional", referiu.

Em novembro de 2018, o Conselho de Ministros aprovou a proposta de Lei de Programação Militar (LPM) para o período 2019/2030, que prevê um investimento de 4,74 mil milhões de euros. O documento está em discussão na Assembleia da República.

Hoje, nos estaleiros de Viana do Castelo, foi batizado o NPO Setúbal, o segundo de dois construídos pela West Sea, subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

A ‘madrinha’ deste navio patrulha foi a investigadora da Universidade Nova de Lisboa Jessica Rachel Hallett, mulher do ministro da Defesa.

O primeiro de dois NPO construídos pela West Sea foi entregue à Marinha em julho de 2018, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, tendo como ‘madrinha’ Fernanda Gonçalves Tadeu, mulher do líder do executivo.

Os dois navios não estão ainda equipados com sistemas eletro-óticos e com peças de artilharia.

Questionado pelos jornalistas, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Mendes Calado admitiu que os equipamentos já deveriam ter chegado.

"Deviam ter chegado se tivéssemos tido financiamento para isso. As dificuldades no financiamento do investimento na Marinha refletem-se em prioridades e a prioridade não foi dada a esses dois equipamentos. Quando chegarem serão instalados e os navios, até lá, continuarão a cumprir a sua missão, sem necessidade desses equipamentos. Não são urgentes e não impedem o navio de planeamento de atividade operacional", explicou.

O Almirante António Mendes Calado adiantou que as peças deverão chegar "no final do ano", especificando que os "tempos de fornecimento" daquele equipamento oscilam "entre os 14 e 18 meses".

"A Marinha como não se deixa atrapalhar com as faltas das coisas ultrapassou essas dificuldades recorrendo à instalação de outro tipo de artilharia e relativamente ao sistema eletro-ótico utilizamos um sistema portátil, que nos permite ter visão noturna", salientou.

O Chefe do Estado-Maior da Armada manifestou "orgulho" pelo facto de o contrato que previa a construção dos dois NPO, o Sines e o Setúbal, ter sido "cumprido em tempo e dentro do orçamento previsto".

"Só reflete a capacidade nacional de fazer estes navios e que deve ser motivo de orgulho para todos. A Marinha vê o seu contributo reconhecido. Tivemos uma equipa de técnicos a acompanhar todo o processo. Isto foi revelador da nossa competência e da credibilidade da nossa construção naval, de que a Marinha é parceira e, em futuros projetos, podem sempre contar com a competência e experiência da Marinha", sublinhou.

Cada um dos NPO custou 60 milhões de euros e demorou cerca de três anos a construir.


:arrow: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/ministro-da-defesa-disse-poder-adivinhar-que-novos-patrulhas-serao-construidos-em-viana
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4360 em: Fevereiro 06, 2019, 09:59:06 pm »
Citar
Os dois navios não estão ainda equipados com sistemas eletro-óticos e com peças de artilharia.

Questionado pelos jornalistas, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Mendes Calado admitiu que os equipamentos já deveriam ter chegado.

"Deviam ter chegado se tivéssemos tido financiamento para isso. As dificuldades no financiamento do investimento na Marinha refletem-se em prioridades e a prioridade não foi dada a esses dois equipamentos. Quando chegarem serão instalados e os navios, até lá, continuarão a cumprir a sua missão, sem necessidade desses equipamentos. Não são urgentes e não impedem o navio de planeamento de atividade operacional", explicou.

O Almirante António Mendes Calado adiantou que as peças deverão chegar "no final do ano", especificando que os "tempos de fornecimento" daquele equipamento oscilam "entre os 14 e 18 meses".

Que não falte é guito para o Novo Banco e para todos os outros que tenhamos de continuar a "salvar" !!!!!

Vergonha alheia.
« Última modificação: Fevereiro 06, 2019, 09:59:39 pm por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4361 em: Fevereiro 06, 2019, 10:24:37 pm »
https://www.lusa.pt/article/25564847

Um povo anestesiado que é na sua essência ignorante, permite que um gajo falido que deve dezenas de milhões à banca e que lhe enfiaram pela goela abaixo um estaleiro de borla e ainda lhe lavaram o cu com água de malvas. Diga isto sem se rir porque sabe que tem à sua frente uma plateia de analfabetos funcionais.

Um “Gajo » falido que fez pelo estaleiro o que o estado não fez em 40 anos!

esta a investir «  do seu bolso «  30 milhões para construir uma nova doca seca e aprofundar o canal de acesso  e bacia  de manobra.

Um investimento que DUPLICA a capacidade do estaleiro para construir e reparar navios!

Nos tempos dos antigos ENVC mais de metade dos pedidos de reparação  e orçamentação para novas construções   eram negados por falta de capacidade  de acesso e acomodação.

PS: A Martifer entrou em incumprimento com a Banca? Ou tem Créditos a pagar como qualquer um de nós que um dia resolveu investir?


 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4362 em: Fevereiro 06, 2019, 11:04:44 pm »
https://www.lusa.pt/article/25564847

Um povo anestesiado que é na sua essência ignorante, permite que um gajo falido que deve dezenas de milhões à banca e que lhe enfiaram pela goela abaixo um estaleiro de borla e ainda lhe lavaram o cu com água de malvas. Diga isto sem se rir porque sabe que tem à sua frente uma plateia de analfabetos funcionais.

Um “Gajo » falido que fez pelo estaleiro o que o estado não fez em 40 anos!

esta a investir «  do seu bolso «  30 milhões para construir uma nova doca seca e aprofundar o canal de acesso  e bacia  de manobra.

Um investimento que DUPLICA a capacidade do estaleiro para construir e reparar navios!

Nos tempos dos antigos ENVC mais de metade dos pedidos de reparação  e orçamentação para novas construções   eram negados por falta de capacidade  de acesso e acomodação.

PS: A Martifer entrou em incumprimento com a Banca? Ou tem Créditos a pagar como qualquer um de nós que um dia resolveu investir?

Para ele fazer mais do que os outros em 40 anos. Foi preciso os outros não fazerem nada porque aquilo esteve 4 décadas sequestrado pelo PC.
Foi ele que construiu o estaleiro do zero? Ou ofereceram o estaleiro de borla por apenas clientelismo político e amiguismo com condições completamente absurdas. Quando a Damen estava interessada em explorar os ENVC e foi chutada para fora pelo ministro Aguiar Branco.

Os ENVC são um estaleiro irrelevante na escala internacional e que só têm capacidade para construir navios pouco exigentes ao nível de projecto como um ridículo NPO e outras traquitanas para fazer cruzeiros fluviais. Isto até serem uma "referência mundial" (gargalhadas) vai uma distância gigantesca.
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4363 em: Fevereiro 07, 2019, 12:22:40 am »


Um estaleiro que consegue fazer uma coisa destas não é propriamente muito mau, pode ainda não estar na elite dos Estaleiros mundiais, mas pode caminhar para lá.
« Última modificação: Fevereiro 07, 2019, 12:23:22 am por Lusitaniae »
Abbati, medico, potronoque intima pande
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #4364 em: Fevereiro 07, 2019, 09:59:26 am »
Também, lá por fora, se vai prestando atenção, ao que cá por dentro, se vai fazendo.


Fourth Viana do Castelo-class OPV enters Portuguese Navy service

                                                                                                                       Portuguese Navy

The Portuguese Navy commissioned its fourth Viana do Castelo-class Offshore Patrol Vessel – the NRP Setúbal – in a February 6 baptism ceremony at the West Sea shipyards, in Viana do Castelo.

The ceremony was attended by the Portuguese defense minister João Gomes Cravinho and the Chief of Staff of the Navy, Admiral António Mendes Calado.
NRP Setúbal is the fourth ship built under a contract signed in 2015 between the Portuguese government and the West Sea Shipyards.

She joins NRP Viana do Castelo, NRP Figueira da Foz and NRP Sines that are already in active Portuguese Navy service.

The armament of the new OPVs consists of a 30mm Oto Melara Marlin gun, two 7.62 mm lmg gun mounts as well as two launching systems for MK55 Mod 2 mines.

These vessels are designed to operate unmanned systems and are equipped with a single Sagem SA Vigy 10 MKIII naval surveillance and observation platform, three water cannons, and two rigid inflatable boats. They have been replacing the two older classes of corvettes which have over 40 years of active duty.

The NRP Setúbal is commanded by captain-lieutenant Rui Zambujo Madeira and has a crew of 44.

https://navaltoday.com/2019/02/07/fourth-viana-do-castelo-class-opv-enters-portuguese-navy-service/

https://twitter.com/MarinhaPT/status/1093135734222008320?ref_src=twsrc%5Etfw


Abraços

« Última modificação: Fevereiro 07, 2019, 10:13:58 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!