A Face de mais um Traidor?

  • 177 Respostas
  • 47135 Visualizações
*

C. E. Borges

  • Membro
  • *
  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #45 em: Agosto 16, 2005, 07:43:41 pm »
Ainda a propósito dos Reis de Espanha, aquando da visita de férias aos Açores :

«Corvetas. No meu artigo anterior, Um rei no meio do Atlântico, comentei a presença de duas corvetas espanholas que teriam acompanhado a visita particular do rei Juan Carlos ao arquipélago dos Açores. De imediato recebi esclarecimentos do correspondente do Expresso, Estêvão Gago da Câmara, sobre cuja peça jornalística construíra os comentários, do comandante da Zona Militar dos Açores, do Chefe de Estado- -Maior da Armada, do Ministério da Defesa Nacional e da Presidência da República, que me ilustraram com um Comunicado à Imprensa emanado do gabinete do CEMA, que não consegui ver na comunicação social. Mas não quero deixar de considerar um excelente sinal de reacção rápida daquelas entidades. Segundo estas "durante a estadia dos reis de Espanha nos Açores não esteve presente qualquer corveta da Armada espanhola, nas águas açorianas, como noticiado, mas sim as três corvetas indicadas" (a Baptista de Andrade, a João Coutinho e a Jacinto Cândido).

Congratulo-me pelos esclarecimentos prestados e agradeço-os, em meu nome e certamente no dos leitores do DN que leram o artigo. Nunca duvidei do cabal cumprimento das missões que tivessem sido atribuídas à Marinha portuguesa na emergência. E evidenciei no referido artigo de 2 de Agosto que "a Armada portuguesa tem uma prática assinalável de patrulhamento das águas do arquipélago, através das suas corvetas"».
(Prof. Medeiros Ferreira ao DN, 16-08-2005)
.
Pronto, já cá não está quem suspeitou que as corvetas que patrulhavam os rios de Angola, não podiam servir no Atlântico Norte ...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4592/-871
(sem assunto)
« Responder #46 em: Agosto 16, 2005, 08:41:12 pm »
Citação de: "Guilherme"
Interessante o tópico. Aqui no Brasil, há uma lei, muito antiga por sinal, que proíbe um grupo estrangeiro de possuir participação maior que 30% num grupo de comunicações (jornal, revista, rádio, TV) brasileiro.
Infelizmente, as regras da União Europeia, estabelecem que, quem manda na comunicação social é quem quer que seja que tenha dinheiro.

Portanto, os grandes grupos têm tendência a controlar as televisões.

A única coisa que os Estados podem fazer é cancelar ou não prorrogar as licenças de exploração.

Teoricamente a informação e os responsáveis pela informação devem ser independentes, mesmo das direções das empresas de comunicação.

Infelizmente, a Lei de nada serve, e os jornalistas são facilmente despedidos ou convidados a sair, se não seguirem a voz do dono.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #47 em: Agosto 17, 2005, 03:13:52 pm »
C. E. Borges:

Apesar das corvetas da classe João Coutinho terem sido concebidas para actuarem nos teatros africanos, navegavam frequentemente entre Portugal e as antigas colónias.

E eram (são) semelhante na forma às da classe Batista de Andrade, que se destinavam a navegar nas águas da NATO.

De facto não são navios muito aptos a actuarem em águas turbulentas, mas após 30 anos demonstraram que com perícia e saber, podem fazer as vezes de patrulhas oceânicos.

Como saberá, brevemente, as corvetas das 2 classes (João Coutinho e Batista de Andrade) irão ser abatidas e substituidas por 10 NPO (que são navios patrulhas oceânicos de raiz, e que stão a ser construídos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo).

No comunicado da Armada, em reação a essa notícia, não foi referido que apenas a corveta NRP Jacinto Cândido estava destacada nos Açores, e que as NRP João Coutinho e NRP Batista de Andrade estavam a fazer uma viagem de cadetes do 3º ano, e que perante essa visita, foram chamadas a fazer uma espécie de patrulhamento de recurso, das águas açoreanas durante a visita. :roll:
 

*

C. E. Borges

  • Membro
  • *
  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #48 em: Agosto 19, 2005, 08:12:33 pm »
Rui Elias :

Muito obrigado pela sua informação e explicação.
Eu gostava muito de ver o nosso «triângulo estratégico» coberto por um dispositivo aero-naval autênticamente, e sobretudo permanentemente, autónomo e dissuasor. Dá um conforto à alma.

As melhores saudações para si e para todos neste fórum.
 

*

Tiger22

  • Perito
  • **
  • 566
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Setembro 03, 2005, 11:39:55 am »
Citação de: "DD"
TVI: João Van Zeller fala em «cumplicidade política»

O administrador que quinta-feira se demitiu da TVI acusou os governos socialistas português e espanhol de «cumplicidade política» para permitir a «tranquila assinatura» do acordo para opção de venda de acções da Media Capital à Prisa.

Num artigo de opinião publicado na edição deste sábado do semanário Expresso, João van Zeller escreve que foram «cumplicidades políticas entre os partidos e governos socialistas dos dois países» que permitiram a «tranquila assinatura» do acordo.
João van Zeller defende que ao governo socialista «convinha desfazer a polémica contrariedade publicamente expressa pelos espanhóis da Prisa com o resultado do leilão da Lusomundo Media».

Esta «fácil entrada» na Media Capital, considera van Zeller, prenuncia uma crescente influência política, económica e cultural espanhola em Portugal.

«Essa complacência não acolherá a concordância de muitos portugueses, e com ela não posso alinhar», acrescenta.

João Vaz Zeller renunciou quinta-feira aos cargos que ocupava no concelho de administração da TVI e na presidência da RETI, rede de distribuição de sinal da televisão privada, controlada pelo grupo Média Capital.

Num comunicado enviado à Agência Lusa, van Zeller justificou a renúncia com as «alterações desenhadas para a estrutura accionista da Media Capital».

Por inerência, van Zeller renunciou também ao cargo de presidente da Direcção da Confederação Portuguesa de Meios de Comunicação Social, entidade que representa directa e indirectamente aproximadamente 600 órgãos de comunicação social (imprensa, rádio e as três televisões).

Esta entidade lidera o debate em curso com o Governo, Entidades Reguladoras e grupos parlamentares sobre diplomas «cruciais» para o sector.

Entre eles destacam-se a proposta de lei que cria a nova Entidade Reguladora para a Comunicação Social e o anteprojecto de Lei de Alteração ao Estatuto do Jornalista.


Aí fica a confirmação. Para quem ainda tinha dúvidas do que esta escumalha do PS é capaz. Próxima paragem: RUA

É um dever nacional.

E o Sr. Presidente onde anda? Não é ele o máximo garante da independência de Portugal? Ou será que anda ocupado a fazer uma lista dos próximos candidatos a ser condecorados?

Aposto que vão ser os batanetes ou o programa fiel & infiel da TVI.

Grande Presidente. Grande PS.

Nunca mais é Janeiro :x
"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-
 

*

emarques

  • Especialista
  • ****
  • 1177
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #50 em: Setembro 03, 2005, 03:47:29 pm »
Cheira-me a gestor ressabiado...

Bem, vamos lá ver se melhora a linha editorial. Pode ser que os reporteres da TVI de futuro deixem de apontar para uma encosta a arder enquanto falam das "belas imagens" que estão a transmitir... :roll:
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

*

Tiger22

  • Perito
  • **
  • 566
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #51 em: Setembro 04, 2005, 10:44:44 pm »
Citar
TVI/Prisa: CDS-PP admite solicitar inquérito parlamentar

O presidente do CDS-PP admitiu este sábado o pedido de abertura de um inquérito parlamentar sobre a venda de acções do grupo Media Capital à espanhola Prisa, caso o primeiro-ministro não preste os devidos esclarecimentos nesta matéria.

Em declarações à Agência Lusa, José Ribeiro e Castro exigiu esclarecimentos ao primeiro-ministro, José Sócrates, sobre a notícia, divulgada pelo Expresso, de que terão sido as «cumplicidades políticas entre os partidos e Governos socialistas dos dois países [Portugal e Espanha]» a permitir «o acordo para opção de venda de acções da Media Capital aos espanhóis da Prisa».
O Expresso cita o ex-administrador da TVI João van Zeller que, em artigo de opinião publicado na edição de sábado do semanário, fala da «fácil entrada dos espanhóis num dos mais importantes agentes da cultura portuguesa».

«Parece estar completamente franqueada a porta principal do nosso país para um importante avanço, a longo prazo, de uma abrangente influência económica, política e cultural espanhola em Portugal», escreve João van Zeller.

João Vaz Zeller renunciou quinta-feira aos cargos que ocupava no concelho de administração da TVI e na presidência da RETI, rede de distribuição de sinal da televisão privada, controlada pelo grupo Média Capital.

Num comunicado enviado à Agência Lusa, van Zeller justificou a renúncia com as «alterações desenhadas para a estrutura accionista da Media Capital».

Por inerência, van Zeller renunciou também ao cargo de presidente da Direcção da Confederação Portuguesa de Meios de Comunicação Social, entidade que representa directa e indirectamente aproximadamente 600 órgãos de comunicação social (imprensa, rádio e as três televisões).

Para José Ribeiro e Castro, o «negócio» da venda da Media Capital tem de ser esclarecido pelo Governo e, principalmente, pelo primeiro-ministro.

«Queremos saber se houve ou não conversações entre os dois partidos socialistas [de Portugal e Espanha] sobre este assunto», disse o líder do CDS-PP.

José Ribeiro e Castro adiantou que aguardará até à próxima quarta-feira - altura em que José Sócrates deverá ir à Assembleia da República - pelos esclarecimentos do primeiro-ministro que, se não forem suficientes, deverão ser precedidos de um inquérito parlamentar.

Diário Digital / Lusa

Citar
PSD: Governo prestes a autorizar «à socapa» venda da TVI

O líder social-democrata acusou este domingo o Governo de estar a preparar-se, «à socapa», para autorizar a venda da TVI, da Media Capital, aos espanhóis do Grupo Prisa
.


Falando na sessão de encerramento da Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide, Luís Marques Mendes salientou que «o problema não está no negócio privado», mas no facto «de a TVI ser um bem público».
«Portugal tem apenas dois canais privados e (o Governo preparar-se para autorizar que um destes se torne propriedade espanhola», sublinhou.

Para Marques Mendes, «a televisão é garante da língua e identidade nacional», que poderão estar em risco se o negócio se concretizar.
"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #52 em: Setembro 06, 2005, 09:16:34 pm »
Citação de: "emarques"
Cheira-me a gestor ressabiado...

Bem, vamos lá ver se melhora a linha editorial. Pode ser que os reporteres da TVI de futuro deixem de apontar para uma encosta a arder enquanto falam das "belas imagens" que estão a transmitir... :wink:

Pode ser que sim, ou pode ser que não, mas que sem dúvida existem ramificações do resultado de se vender uma empresa de mídia Portuguêsa a um grupo Espanhol, existem.

Eu não sei se existem leis, mas deviam existir(na minha opinião) que estipulassem que no mínimo o conteúdo transmitido por revistas, televisão, rádio, jornaís deve conter 50% de material produzido em Portugal, e de acordo com pensamento e visão Portuguesa da realidade. Ou algo assim do gênero.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
(sem assunto)
« Responder #53 em: Setembro 06, 2005, 09:41:51 pm »
Citação de: "dremanu"
Citação de: "emarques"
Cheira-me a gestor ressabiado...

Bem, vamos lá ver se melhora a linha editorial. Pode ser que os reporteres da TVI de futuro deixem de apontar para uma encosta a arder enquanto falam das "belas imagens" que estão a transmitir... :wink:

Pode ser que sim, ou pode ser que não, mas que sem dúvida existem ramificações do resultado de se vender uma empresa de mídia Portuguêsa a um grupo Espanhol, existem.

Eu não sei se existem leis, mas deviam existir(na minha opinião) que estipulassem que no mínimo o conteúdo transmitido por revistas, televisão, rádio, jornaís deve conter 50% de material produzido em Portugal, e de acordo com pensamento e visão Portuguesa da realidade. Ou algo assim do gênero.


As tantas até há, mas lá está a tal coisa da Républica das Bananas ...
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

emarques

  • Especialista
  • ****
  • 1177
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #54 em: Setembro 06, 2005, 11:36:39 pm »
Mas essas leis existem, e vão continuar a existir seja quem for que mande na estação de televisão.

E cheira-me a gestor ressabiado porque esse senhor depois de ser despedido teve um ataque de "patriotismo" e a descobrir conspirações no facto de o governo não intervir no mercado a todo o momento.
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-46
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #55 em: Setembro 09, 2005, 12:31:47 am »
Vendo a entrevista que o ministro da tutela da comunicação social deu hoje à Judite de Sousa fiquei com a nítida sensação que o governo está comprometido com este negócio.
Sintomático foi quando a Judite de Sousa lhe pergunta se ele já tinha recebido alguém do grupo espanhol para discutir o dito negócio: «não nunca, nunca tive a honra de receber…huumm, honra… no…no… sentido cortes da palavra»…

Entre outras e muitas contradições.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

C. E. Borges

  • Membro
  • *
  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #56 em: Setembro 09, 2005, 02:08:13 am »
Não se pode viver com um módico de paz e de tranquilidade, permitindo este grau de conflictualidade na organização da Cidade e da Nação. Portugal corre a uma crise de grandes dimensões.
 

*

Miguel Roque

  • Membro
  • *
  • 43
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #57 em: Setembro 11, 2005, 06:48:51 pm »
É certas pessoas sentem-se honrados em receber aqueles que os fo..., enfim assim vai Portugal

 :cry:  :cry:  :cry:  :cry:

Citação de: "Jorge Pereira"
Vendo a entrevista que o ministro da tutela da comunicação social deu hoje à Judite de Sousa fiquei com a nítida sensação que o governo está comprometido com este negócio.
Sintomático foi quando a Judite de Sousa lhe pergunta se ele já tinha recebido alguém do grupo espanhol para discutir o dito negócio: «não nunca, nunca tive a honra de receber…huumm, honra… no…no… sentido cortes da palavra»…

Entre outras e muitas contradições.
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #58 em: Novembro 04, 2005, 01:29:34 am »
Saudações guerreiras.

Aí está o dinamismo dos espanhóis. Parece que é mesmo de vez. Um reves para todos nós e para os que acreditavam que ainda seria possivel reverter este processo. Um facto consumado. Agora só um milagre, mas ao que parece s. bento não está para aí virado, antes o contrário. Vamos ver o que o futuro nos reserva. Quanto mais nos "abaixamos", mais se vê o ...
Enfim talvez nos reste marcar pontos fora de casa, porque dentro de casa parece que tá "amaldiçoado". Chamem a minha prima, por favor, a Linda Reis. Parece que é necessário aos portugas uns pózinhos de Cabinda.

Citar
Media Capital: Pais do Amaral exerce opção de venda à Prisa
A Media Capital anunciou que os accionistas Miguel Pais do Amaral, Berggruen Holdings e Courical Holdings, exerceram esta quinta-feira a opção de venda da totalidade do capital da Vertix (principal accionista da Media Capital) ao grupo espanhol Prisa.

Media Capital: Pais do Amaral exerce opção de venda à Prisa
A Media Capital anunciou que os accionistas Miguel Pais do Amaral, Berggruen Holdings e Courical Holdings, exerceram esta quinta-feira a opção de venda da totalidade do capital da Vertix (principal accionista da Media Capital) ao grupo espanhol Prisa.

«Por via do exercício da referida opção de venda será alienada à Prisa a totalidade do capital social da Vertix», refere a Media Capital, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A operação de compra e venda terá lugar no próximo dia 08 de Novembro, precisou a dona da TVI.
A Vertix detém 27.889.349 acções da Media Capital, representativas de 33% do capital e direitos de voto da empresa, recorda a nota.

Diário Digital / Lusa
03-11-2005


Cumprimentos
 

*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #59 em: Novembro 04, 2005, 09:30:39 am »
A proposito dos novos senhores espanhois na comunicaçao portuguesa, aproveito para transcrever muito parcialmente, um artigo destacado ontem no diario frances 'Le Monde'.

Citar
O Grupo Prisa, editor do EL PAIS aumenta a sua força na televisao

O grupo espanhol de imprensa Prisa, lançou quarta-feira 2 de Novembro uma OPA sobre 20% das acçoes do operador de televisao Sogecable, do qual ja detem 24,5 %.Prisa oferece 37 euros por acçao, ou seja mais 22,4% que o valor médio dos ultimos tres meses.(...)Sogecable é a sociedade que detem a gestao do pacote de cadeias de televisao Digital Plus, o qual por sua vez nasceu ha dois anos da fusao de Canal Satellite e a Via Digital, este ultimo pertencente a Telefonica SA.
Esta tomada de poder da Prisa na Sogecable, ilustra a estratégia de crescimento no multimédia do primeiro grupo de imprensa espanhol, editor  do diario EL PAIS e ja um dos grandes accionistas do Le Monde, também proprietario da cadeia de radios mais escutada em Espanha, a Cadena Ser, além da presença em inumeras televisoes locais.
O quase controle da Sogecable permitiria a entrada da PRISA no mercado de televisao generalista, com o aparecimento de Canal Cuatro(substituindo Canal +) e que vira fazer concorrencia as privadas Telecinco e Antena 3.(...)

O jornal EL PAIS e Cadena Ser  os dois emblemas marcantes da PRISA,
tem a fama de estarem proximos da esquerda e do partido no poder PSOE, de José Luis Zapatero.
Aquando dos atentados do 11 de Março 2004, os dirigentes do Partido Popular, entao no poder, tinham acusado a Cadena Ser e EL PAIS, de terem manipuladoc a opiniao publica para fazerem cair o governo conservador.


Como se ve nao ha ainda referencia sobre a entrada da PRISA em Portugal.Como esta escrito acima, o jornal que publica esta noticia, o conhecido LE MONDE (e respectivo grupo de imprensa), tem ja uma  forte participaçao da PRISA.

Cumprimentos