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Indústrias de Defesa e Tecnologia Militar => Indústrias de Defesa => Tópico iniciado por: Mar Verde em Fevereiro 09, 2007, 08:29:41 am

Título: Projecto Embraer/OGMA para Novo Avião de Transporte
Enviado por: Mar Verde em Fevereiro 09, 2007, 08:29:41 am
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EXPRESSO 09 FEV 07

OGMA quer fabricar aviões na Opel da Azambuja
 
Construção de parte do novo avião militar de transporte da Embraer pode levar à compra da ex-fábrica de automóveis

A OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal está a posicionar-se para comprar as antigas instalações da fábrica da Opel, na Azambuja, com o objectivo de assegurar a expansão da sua área de fabricação de aeronaves. A empresa, participada pela brasileira Embraer, equaciona construir naquelas instalações parte de um novo avião de transporte militar táctico.

As negociações para a aquisição da fábrica da Opel já passaram pela Câmara Municipal da Azambuja, cujo presidente, Joaquim Ramos, foi convocado esta semana para uma reunião na API (Agência Portuguesa de Investimento). “Ainda não há dados concretos sobre a matéria, mas as negociações estão a decorrer”, frisou o autarca. O mesmo responsável confirmou estar em contacto permanente com a administração da Opel sobre o processo de desmantelamento da fábrica, que terá de estar concluído até ao dia 30 de Março.
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Fevereiro 19, 2007, 12:31:19 am
Está notícia passou um pouco ao lado da comunicação social, mas acho-a de uma importância extrema.

A notícia na íntegra:

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Expresso Economia, 9 de Fevereiro de 2007

Aeronáutica
OGMA quer Opel da Azambuja

Participada da empresa brasileira Embraer estuda a expansão da sua actividade em Portugal

A OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal) está a posicionar-se para comprar as antigas instalações da Opel, na Azambuja, com o fito de assegurar a expansão da sua área de fabricação de aeronaves. Por detrás deste objectivo da empresa, participada pela brasileira Embraer, estaria a construção de um novo avião de transporte militar táctico, situado entre o CASA C-295 e o Lockheed Martin C-130, revelou ao Expresso uma fonte próxima do processo.

"Em Agosto de 2006 (por ocasião da visita do primeiro-ministro, José Sócrates, à Embraer), o Estado português (representado pela API), a Embraer e a OGMA assinaram um protocolo de intenções em decorrência do qual têm sido feitos vários estudos e avaliações", afirmou o presidente da Embraer, Maurício Botelho. "Os estudos e avaliações estão a ser desenvolvidos para que se possa oportunamente tomar decisões", acrescentou o director-presidente da OGMA, António Mosteiro. Escusando-se a prestar mais declarações, nenhum dos responsáveis da empresa brasileira refutou a informação apurada pelo Expresso.

As negociações para a aquisição da fábrica da Opel por parte da OGMA já passaram pela Câmara Municipal da Azambuja, cujo presidente, Joaquim Ramos, foi convocado esta semana para uma reunião na API (Agência Portuguesa de Investimentos). "Ainda não há dados concretos sobre a matéria, mas as negociações estão a decorrer", frisou Joaquim Ramos. O mesmo responsável confirmou estar contacto permanente com a administração da Opel sobre o processo de desmantelamento da fábrica, que terá de estar concluído até ao dia 30 de Março. No entanto, a General Motors Portugal optou por não fazer comentários, informando que a venda da fábrica está a ser tratada directamente pela GM Europe que, por sua vez, confiou as negociações à empresa imobiliária Richard Ellis.

Desde a tomada de participação de 65% no capital da OGMA, em Março de 2005, a Embraer procedeu à remodelação dos hangares afectos à fabricação, investiu numa nova sala limpa para materiais compósitos e criou um hangar específico para a assistência a jactos executivos. No entanto, a falta de espaço em Alverca para a construção de aviões de maior dimensão levou a empresa a estudar a possibilidade de adquirir a fábrica da Opel, na Azambuja. Além da proximidade geográfica, dispõe de uma área superior a 40 mil metros quadrados (acrescida dos terrenos da antiga Ford Lusitana) e é servida por uma linha de caminho-de-ferro, o que facilita a ligação entre as duas unidades industriais. Uma alternativa à solução de comprar a fábrica da Opel passaria pela cedência dos terrenos contíguos às instalações da OGMA, em Alverca, ainda ocupadas pela Força Aérea Portuguesa (com a qual, aliás, a empresa compartilha a pista de aterragem).

O novo avião militar que a Embraer projecta construir em Portugal será mais pequeno que o Hercules C-130, embora possa transportar a mesma tonelagem de carga (25 a 30 toneladas) e cobrir as mesmas rotas em menos tempo e a uma velocidade máxima superior (800 contra 610 km/h). As opções de motorização apontam para turbinas Pratt & Whitney ou Rolls-Royce. A confirmar-se a sua produção, o protótipo do novo avião não deverá voar antes de 2009, estando as primeiras entregas previstas para 2010, por um preço de 50 milhões de dólares (41,6 milhões de euros), superior ao do C-130, mas inferior ao do novo Airbus A400M.

Alexandre Coutinho




Numa altura em que o projecto do C-130 J está constantemente a ser abalado, e o do A-400 M começa a dar problemas, este suposto avião viria na altura certa.

Alguém tem mais informações sobre este projecto?
Título:
Enviado por: p_shadow em Fevereiro 19, 2007, 03:40:30 am
A FAB sempre foi o "cliente de lançamento" de todas as aeronaves militares da EMBRAER, mas com a compra do C-295 não vejo como este novo avião se poderá encaixar na FAB.
Porque não acredito muito na possibilidade de "O novo avião militar que a Embraer projecta construir em Portugal será mais pequeno que o Hercules C-130, embora possa transportar a mesma tonelagem de carga (25 a 30 toneladas) e cobrir as mesmas rotas em menos tempo e a uma velocidade máxima superior (800 contra 610 km/h)."

Seja como for, que venha de lá essa construção aqui pr'á Azumbuja!


Cumptos
Título:
Enviado por: Tiger22 em Fevereiro 19, 2007, 04:44:07 pm
Duas possíveis opções do aparelho em causa retiradas do Fórum Defesa Brasil:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg409.imageshack.us%2Fimg409%2F7514%2Fembcargorx6.jpg&hash=4aa42bf1fd83f7887514773bf5c0f67a)


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg258.imageshack.us%2Fimg258%2F2407%2Femb190mpaswlt3.jpg&hash=85e2d14c110fffe98e3633f9d75203c0)

Ninguém quer tentar pô-los com as cores portuguesas? c34x
Título:
Enviado por: Fireman Sam em Fevereiro 19, 2007, 05:16:38 pm
Caro Tiger

O segundo desenho é a versão de patrulhamento marítimo e é baseado na versão civil do Embraer 190 já produzido, não tem nada a ver com o projecto a que a notíca se refere :)
Título:
Enviado por: Tiger22 em Fevereiro 19, 2007, 05:36:45 pm
Citação de: "Fireman Sam"
Caro Tiger

O segundo desenho é a versão de patrulhamento marítimo e é baseado na versão civil do Embraer 190 já produzido, não tem nada a ver com o projecto a que a notíca se refere :G-Ok: pensei que fosse uma transformação do mesmo para a versão de transporte.
Título:
Enviado por: typhonman em Fevereiro 20, 2007, 12:12:21 am
Seria uma opção interessante para substituir os C130H, mas sem esquecer a necessidade de uma aeronave do tipo A400 ou C17.
Título:
Enviado por: Fireman Sam em Fevereiro 20, 2007, 11:43:25 am
A meu ver a aquisição de uma aeronave de transporte estratégico tipo C-17  não fará qualquer sentido para a FAP, vou mais na doutrina de uma possível força conjunta da NATO como já se faz para os E-3 na base de Geilenkirchen.
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Março 10, 2007, 01:11:12 pm
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Defesa arrisca investimento da Embraer
 
Instalação de concorrente da OGMA em Portugal pode levar à suspenção de investimentos superiores a 200 milhões de euros
 


Alguém pode desenvolver esta notícia de hoje do expresso? :wink:
Título:
Enviado por: Lightning em Março 10, 2007, 01:40:28 pm
Citação de: "Jorge Pereira"
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Defesa arrisca investimento da Embraer
 
Instalação de concorrente da OGMA em Portugal pode levar à suspenção de investimentos superiores a 200 milhões de euros
 

Alguém pode desenvolver esta notícia de hoje do expresso? :?:
Título:
Enviado por: TaGOs em Abril 19, 2007, 07:19:13 pm
Uma imagem do aparelho.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi173.photobucket.com%2Falbums%2Fw77%2Fprojetociclone%2Fyourfile.jpg&hash=8825cb74d91ab629e5dd52676d24cd3e)

e a noticia que a acompanha:


Brazilian manufacturer Embraer has confirmed it is studying a military airlifter, the C-390, first revealed exclusively by Flight International last year.

The medium-size military transport uses technology from the Embraer 190 small airliner, but has a high wing and rear loading ramp.

Embraer says the C-390 has fly-by-wire flight controls and can be equipped for aerial refueling, both as a receiver and a tanker.
The artist’s impression released by the Brazilian manufacturer shows the high-mounted wing, raised tail and prominent sponsons for high-flotation landing gear.

The C-390, if developed, would be the heaviest aircraft ever produced by Embraer, carrying up to 19t (41,890lb) of cargo including wheeled armoured vehicles.

This places the aircraft between the twin-turboprop Alenia C-27J, with an 11.5t payload, and the Lockheed Martin C-130J, with a 21.7t payload.

“Our analyses indicate that there is a potential market for this type of aircraft worldwide, especially to substitute older models that will reach the end of their useful life over the coming decade, says Luiz Carlos Aguiar, vice-president, defence and government market.

“We have discussed with other specialised mainline companies jointly sharing the development,” he says. Embraer says it plans to release more information on the study “in good time”.

Embraer has only a small defence business, building the EMB-314 Super Tucano turboprop trainer and intelligence, surveillance and reconnaissance (ISR) variants of its ERJ-145 regional jet family, as well as performing upgrades of combat aircraft operated by the Brazilian air force.

Fonte: http://www.flightglobal.com/articles/20 ... ifter.html (http://www.flightglobal.com/articles/2007/04/19/213344/picture-embraer-reveals-details-of-c-390-military-airlifter.html)
Título:
Enviado por: Get_It em Abril 19, 2007, 07:59:16 pm
Esse avião será para substituir alguns modelos russos no mercado internacional? É que na Europa não vejo grande mercado para ele.

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Abril 19, 2007, 08:59:36 pm
Citação de: "Get_It"
Esse avião será para substituir alguns modelos russos no mercado internacional? É que na Europa não vejo grande mercado para ele.

Cumprimentos,


Como reabastecimento aéreo para uma pequena força aérea como a FAP, que por impossibilidades económicas ou logisticas não possa ( ou não necessite de operar ) aviões cisternas maiores como o A-310 MRTT ou o KC-135 ?
Título:
Enviado por: Get_It em Abril 19, 2007, 10:29:50 pm
Citação de: "Bravo Two Zero"
Como reabastecimento aéreo para uma pequena força aérea como a FAP, que por impossibilidades económicas ou logisticas não possa ( ou não necessite de operar ) aviões cisternas maiores como o A-310 MRTT ou o KC-135 ?

Mmm hmm. Só se utilizar o sistema flying boom para (http://http) os reabastecer, ou seja à "girly way" (http://http), agora se utilizar o sistema por sondas (http://http) mais vale comprar o A400M (http://http) que também têm capacidade para isso e maior autonomia e capacidade de carga.

Pessoalmente acho que comprar um avião especializado (mesmo que tenha capacidade para transporte de passageiros) só para reabastecimento aéreo para uma pequena força aérea como a FAP um bocado exagerado, e provavelmente é só mesmo para ser utilizado como motivo para componentes dos aviões serem produzidos cá. Continuo a achar que mais valia comprar uns oito ou dez A400M ao longo dos próximos anos e assim a FAP ficava com apenas um modelo de avião para transporte táctico, de passageiros, e de reabastecimento aéreo - e que podia ter tido componentes construídos cá se o governo não tivesse desistido do projecto.

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: typhonman em Abril 19, 2007, 10:42:37 pm
Os F16 não podem ser reabastecidos pelo A400M, a menos que sejam modificados.
Título:
Enviado por: Get_It em Abril 19, 2007, 11:37:20 pm
Citação de: "Typhonman"
Os F16 não podem ser reabastecidos pelo A400M, a menos que sejam modificados.

Exactamente por isso que referi que só valeria a pena se o modelo da Embraer utiliza-se o sistema flying boom (http://http), agora se utiliza-se o sistema por sondas (http://http) mais vale comprar o A400M (http://http), e etc, etc, etc (http://http)...

Mas OK, um avião apenas com o objectivo de ser utilizado para reabastecimento aéreo de momento também não é uma prioridade de momento para a FAP.

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: Nuno Calhau em Abril 21, 2007, 11:43:34 pm
Caros amigos.
No contexto do reabastecimento, qual o tipo em uso nos Merlin?
Pois é do conhecimento publico a possibilidade de reastecimanto aereo nos mesmos, mas não conhecido o metodo.
Título:
Enviado por: Get_It em Abril 22, 2007, 12:10:21 am
Há falta de uma foto do EH-101 fica aqui uma foto dum HH-60 norte-americano a ser reabastecido em voo por um HC-130P - basicamente o sistema é o mesmo, aliás, o mesmo em todos os helicópteros:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2Fa%2Fa6%2FHelicopter_aerial_refueling.jpg%2F800px-Helicopter_aerial_refueling.jpg&hash=8da079d21bef2f9498ca832361c03bbd) (http://http)

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Junho 20, 2007, 11:09:46 am
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Embraer está próxima de anunciar investimento, diz API


O fabricante brasileiro de aviões Embraer está prestes a anunciar um grande investimento em Portugal, revelou hoje o presidente da Agência Portuguesa para o Investimento (API), em São Paulo.


Basílio Horta não avançou detalhes, mas salientou que o investimento da Embraer deverá gerar oportunidades para pequenas e médias empresas portuguesas do sector aeronáutico.

«Estamos altamente empenhados na concretização desse investimento que deverá ser anunciado futuramente pela empresa», disse o responsável, durante um seminário empresarial luso-brasileiro.

O presidente da API afirmou também que o investimento deverá aprofundar a actuação da empresa brasileira em Portugal, para além da actual participação na portuguesa OGMA.

Actualmente, a Embraer é, em consórcio com a EADS, o maior accionista da OGMA, detendo ambos perto de 65% do capital daquela empresa, instalada em Alverca, arredores de Lisboa.

Basílio Horta disse ainda que há cerca de três meses a fabricante brasileira assinou um acordo com o governo português que «a curto e médio prazos deverá transformar-se num contrato de investimento».

O acordo inclui o comprometimento da fabricante em investir na qualificação de mão-de-obra, no desenvolvimento de softwares e de equipamentos para a indústria aeronáutica, além de uma ampla cooperação com entidades portuguesas de investigação.

Basílio Horta sublinhou igualmente que a visita feita pelo primeiro-ministro José Sócrates à sede da empresa, no ano passado, foi o «primeiro passo» das negociações entre o governo português e a Embraer.

Contactada pela Agência Lusa, a assessoria do fabricante brasileiro alegou que os executivos da empresa não poderiam comentar a questão porque estão a participar numa feira de aviação que decorre em França.

Uma fonte avançou à agência Lusa, entretanto, que o projecto da Embraer em Portugal incluirá o fabrico de componentes para os seus modelos de aviões militares.

Os componentes serão fabricados em Portugal e posteriormente exportados para a unidade na cidade de São José dos Campos, a cerca de 100 quilómetros de São Paulo, o que contribuirá para a redução do défice comercial com o Brasil.

O «Fórum Portugal 2007» reuniu hoje dezenas de empresários brasileiros e portugueses, na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), uma das maiores associações patronais brasileiras.

Diário Digital / Lusa

19-06-2007 20:29:00
Título: c295
Enviado por: xerilabu em Dezembro 08, 2008, 12:20:37 am
confiem no nosso governo, quanto mais antigo e barato.... melhor....

mais valia reparar os c130h

pelo menos são e serão sempre bons!!!!!
Título: Re: c295
Enviado por: Nitrox13 em Março 09, 2009, 05:51:54 pm
Citação de: "xerilabu"
confiem no nosso governo, quanto mais antigo e barato.... melhor....

mais valia reparar os c130h

pelo menos são e serão sempre bons!!!!!


pois o C-130 é um bom avião mas há quanto tempo é que ele esta ao serviço da FAP, a estrutura do avião ñ dura para sempre.

esta iniciativa seria boa para Portugal, esse avião pode ser vendido tb na verção civil. para maximizar as vendas.
Título: c-130
Enviado por: Renato Ferreira em Março 25, 2009, 09:59:14 pm
Na minha opinião devia-se mas era:C-130 aproveita-lo e transforma-lo no AC-130 têm a mesma capacidade de carga e se não me engano e têm 3 tipos de armas para apoio terrestre como uma canhão de 25mm,40mm e 105mm. :G-bigun:
Título: Re: c-130
Enviado por: ShadIntel em Março 25, 2009, 11:35:41 pm
Citação de: "Renato Ferreira"
Na minha opinião devia-se mas era:C-130 aproveita-lo e transforma-lo no AC-130 têm a mesma capacidade de carga e se não me engano e têm 3 tipos de armas para apoio terrestre como uma canhão de 25mm,40mm e 105mm.

Com certeza já visitou um AC-130 para escrever isso ?

No Spooky, mais de 80% do espaço está ocupado pelo armamento, sistemas de carregamento, munições, postos de controlo de tiro, consolas dos operadores dos sensores, contra-medidas, guerra electrónica, comunicações,... Sobra apenas uma pequena área nas traseiras para transportar uns quantos metros cúbicos de carga.

E gostaria que nos explicasse quais seriam as suas missões na nossa Força Aérea, sem falar do simples custo da conversão de uma única aeronave, acima dos 50 milhões de €, quase equivalente a um C-130J novinho...
Título:
Enviado por: nelson38899 em Abril 20, 2009, 04:43:19 pm
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OGMA duplica lucros em 2008 para 5,5 milhões





As Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA) fecharam o ano de 2008 com lucros de 5,5 milhões de euros, mais do dobro do realizado em 2007, indica uma nota da empresa à qual a Lusa teve acesso.

De acordo com a mesma nota, distribuída aos trabalhadores, «os resultados do exercício reflectem já um esforço da gestão no sentido de preparar a empresa para um período de crise generalizada cujos efeitos começaram a ser sentidos no segundo semestre» de 2008.

O trabalho de contenção, acrescenta a nota, «passou por diversas medidas restritivas a gastos, redução nos investimentos e nas despesas».

As OGMA atingiram um volume de vendas em 2008 de 141,5 milhões de euros, um acréscimo de 3,3% face aos 136,9 milhões de euros em 2007.

A «variação positiva no valor da produção de 2008 resultou, em grande medida, do aumento verificado na área de fabrico de aeroestruturas», segundo o mesmo documento.

A área de manutenção aeronáutica teve um volume total de 103,5 milhões de euros, a área de fabricação atingiu os 36,3 milhões de euros e outros sectores de 1,7 milhões de euros.

15% dos lucros para empregados

O presidente das OGMA, Eduardo Bonini, citado no comunicado, considera que estes resultados «demonstram uma política de gestão consistente e sólida e que tem privilegiado a consolidação das contas».

Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa com sede em Alverca vai distribuir aos empregados 15% do resultado líquido obtido no ano anterior, o que este ano corresponde a 834,5 mil euros.

«A participação de lucros considera o cumprimento de metas corporativas, sectoriais e pessoais, pactuadas nos respectivos planos de acção», de acordo com a nota das OGMA.

As OGMA registaram em 2008 um EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) de 6,782 milhões de euros, acima dos 2,396 registados em 2007.

Durante o ano de 2008, as OGMA celebraram em Junho um novo contrato de manutenção e gestão da frota dos 14 C-130 da Força Aérea Francesa, assinou um contrato com a Agusta Westland International Limited referente a suporte da frota de 12 helicópteros EH101 Merlin da Força Aérea Portuguesa e renegociou com a Lockheed Martin o contrato como Centro de Manutenção.

Ainda ao longo do ano passado, as OGMA assinaram contrato com a francesa SIMMAD para inspecções nos helicópteros Puma.
http://www.tvi24.iol.pt/empresas-alerta ... -3221.html (http://www.tvi24.iol.pt/empresas-alertas/portugal-aviacao-alverca-ogma/1058303-3221.html)
Título: Re: Projecto Embraer/OGMA para Novo Avião de Transporte
Enviado por: JQT em Fevereiro 22, 2010, 08:53:56 pm
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Missão portuguesa para projetos aeroespaciais chega hoje ao Brasil
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Equipe levará a Brasília projeto para criação da Agência Espacial Luso-Brasileira (AELB)
Reportagem: Mariana Estevo

Nos descobrimentos espaciais, Brasil e Portugal serão parceiros. Pelo menos isso é o que propõem pesquisadores da Universidade do Minho, que aterrisam nesta sexta-feira (19), no Brasil para apresentar ao governo Lula e também à entidades de pesquisa, uma proposta de intenções.

Antes de seguir para o Planalto Central, os físicos Joaquim Carneiro e Vasco Teixeira, virão à São Carlos a convite do coordenador do Instituto de Estudos Avançados da USP, Sérgio Mascarenhas, também integrante da comitiva que visa desenvolver tecnologias espaciais entre os dois países. Na cidade, os pesquisadores irão visitar e tratar de detalhes do projeto com representantes do Departamento de Engenharia Aeronáutica da USP e da Embrapa.

A chegada a Brasília está prevista para o dia 23 de fevereiro, onde encontrarão o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionaisdo Ministério de Ciência e Tecnologia , José Monserrat Filho e representantes do Ministério da Educação. O objetivo é estabelecer protocolos de colaboração e intercâmbio entre instituições e pesquisadores da Universidade do Minho, USP São Carlos, Embrapa e Ministério da Defesa na área de pesquisa de nanomateriais para energia renovável e revestimentos de componentes aeronáuticos e aeroespaciais.

Na sequência, os pesquisadores portugueses irão para São José dos Campos, onde irão se encontrar com o Coronel Sala Minucci, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa.

http://agenciacienciaweb.wordpress.com/ ... ao-brasil/ (http://agenciacienciaweb.wordpress.com/2010/02/18/missao-portuguesa-para-projetos-aeroespaciais-chega-hoje-ao-brasil/)
Título: Re: Projecto Embraer/OGMA para Novo Avião de Transporte
Enviado por: Miguel em Fevereiro 22, 2010, 10:39:39 pm
Excelente noticia :D
Título: Re: Projecto Embraer/OGMA para Novo Avião de Transporte
Enviado por: pedro em Fevereiro 23, 2010, 01:17:04 pm
Oxalá esse projecto ande para a frente. :wink: