Carreira militar através da Academia - anos de serviço

  • 87 Respostas
  • 66650 Visualizações
*

Probéli

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Outubro 05, 2007, 09:04:55 pm »
Boas.

Desculpem por estar a intrometer-me com outro assunto... Mas, eu também quero alistar-me na academia do exército quando concluir o 12º ano.
Desde já digo que a minha escolha pela academia militar é o facto de ser bastante patriota, a minha paixão pela vida militar que sempre me impressionou pelo bom sentido, e a minha escolha por uma vida mexida e com alguma acção.

O que pretendo é tirar ciencias militares de infantaria e depois de concluir o curso, tirar a especialidade de operações especiais em lamego.

O meu sonho é tornar-me um oficial RANGER.

Gostaria de saber se alguem tem informaçoes sobre este tipo de cursos, qual será a minha função se conseguir o pretendido, ou se é algo muito dificil e quase improvavel de conseguir.

fico á espera de respostas.

Obrigado.
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #31 em: Outubro 05, 2007, 09:09:53 pm »
Eish, tão mal dizem do rapaz...

A maioria pessoal que se calhar nem foi a tropa... :?
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Outubro 06, 2007, 05:23:26 pm »
Citação de: "Probéli"
Boas.

Desculpem por estar a intrometer-me com outro assunto... Mas, eu também quero alistar-me na academia do exército quando concluir o 12º ano.
Desde já digo que a minha escolha pela academia militar é o facto de ser bastante patriota, a minha paixão pela vida militar que sempre me impressionou pelo bom sentido, e a minha escolha por uma vida mexida e com alguma acção.

O que pretendo é tirar ciencias militares de infantaria e depois de concluir o curso, tirar a especialidade de operações especiais em lamego.

O meu sonho é tornar-me um oficial RANGER.

Gostaria de saber se alguem tem informaçoes sobre este tipo de cursos, qual será a minha função se conseguir o pretendido, ou se é algo muito dificil e quase improvavel de conseguir.

fico á espera de respostas.

Obrigado.



Primeiro tens que entrar na Academia Militar (AM) e acabar a mesma...

Após concluires o 5º ano da AM, que é o Tirocinio Para Oficial de Infantaria (TPOI), podes concorrer ao curso de Operações Especiais para o Quadro Permanente (COE-QP). Após o curso, se quiseres e te deixarem, ficas colocado no Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) em Lamego, onde podes inicialmente ser instrutor, ou adjunto de um Destacamento de Operações Especiais (DOE). No entanto antes de tudo o mais serás um oficial de Infantaria,  o que quer que a tua carreira passará essencialmente por funções de oficial de infantaria (e não só) e por unidades de infantaria, isto terá mais peso à medida que fores subindo nos postos.

Boa sorte!

Hora H!...
Ao ataque!...
Granada de mão!...
Ao assalto!...
Baioneta calada!...
Corpo a Corpo!...
In-fan-ta-ria!!!


(Grito da mui Nobre, Digna, Honrosa, Gloriosa e Augusta INFANTARIA)
 

*

Probéli

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Outubro 06, 2007, 08:56:48 pm »
OK. Obrigado pelas informações. :?

Se alguém souber alguma coisa em relação a este assunto, ou pelo assunto anteriormente tratado, por favor informem.

Obrigado.
 

*

Gana

  • 5
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Outubro 06, 2007, 10:06:04 pm »
Subscrevo o post do Probéli, visto que tambem tenho pés chatos, mas nada que não me impeça de realizar qualquer desporto ou esforço físico.

E em relação aos testes fisicos, para já consigo fazer todos em separado, estou a começar a treinar todos seguidos, mas ainda tenho algumas duvidas em relação ao pórtico... Algum forista poderia explicar melhor?

E as selecções são assim tão rigorosas? Mesmo com uma média alta, cumprindo todos os testes fisicos, existe algo nos psicotecnicos ou médicos que origine tantos "NÃO APTOS"?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #35 em: Outubro 06, 2007, 10:16:49 pm »


Basicamente é uma prova de decisão, para ver se não têm vertingens em caminhar por um espaço estreito elevado a 5/6 metros de altura. Os pórticos das "Tropas Especiais" do Exército (OE, Cmds, PQ) são duplos, como o da foto, portanto têm o dobro da altura.

Portanto se tiverem "medo" quando estiverem no pórtico da Academia Militar na Amadora, olhem para Oeste e vêm o pórtico duplo do antigo Regimento de Comandos. :wink:
 

*

GinTonic

  • Membro
  • *
  • 46
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #36 em: Outubro 06, 2007, 11:32:29 pm »
Mas os rapazes não têm nada por baixo para os proteger? Pensei que tinham!! O desgraçado que cair dali de cima (especialmente da parte mais alta) vai no mínimo partir as pernas (isto se tiver a sorte de cair de pernas)!!

PereiraMarques, posso estar enganado, mas acho que só os Para-quedistas é que têm o pórtico duplo.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #37 em: Outubro 06, 2007, 11:41:26 pm »
É capaz de ter razão, mas o pórtico do antigo Regimento de Comandos na Amadora é duplo, se a memória não me atraiçoa...

 :arrow: http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... provas.asp

« Última modificação: Outubro 06, 2007, 11:44:32 pm por PereiraMarques »
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #38 em: Outubro 06, 2007, 11:42:30 pm »
Eu fiz o pórtico na AM (Rua Gomes Freire), aquilo realmente mete um pouco de receio. Quanto ha protecção, confirmo que não há nenhuma, quem cair, cai. :roll:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11009
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3202 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #39 em: Outubro 07, 2007, 01:21:21 am »
O chão ampara a queda  :? ...
 

*

Probéli

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #40 em: Outubro 07, 2007, 01:16:56 pm »
Por favor.

Será que há alguém que tenha passado na inspecção médica e me possa dizer se os pés chatos são ou não são problema?

Este assunto preocupa-me imenso... :? E se realmente for um problema, vou ter que começar a procurar cunhas...
 

*

dtread

  • 26
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Outubro 07, 2007, 02:06:20 pm »
Citação de: "Typhonman"
Eu fiz o pórtico na AM (Rua Gomes Freire), aquilo realmente mete um pouco de receio. Quanto ha protecção, confirmo que não há nenhuma, quem cair, cai. :P

Eu nunca fiz mas com 30cm de largura acho que e dificil de cair a não ser claro que se tenha vertigens, no final do mês logo vejo.

Não tinha ideia é de como seria o portico, obrigado pelas fotos.

Cumprimentos

Edit: Acho que será mais perigosodificil saltar a vala de 3m isto para mim que tenho 1,69  :?
Já agora alguem sabe se o do Porto tambem e igual a esse?
 

*

GinTonic

  • Membro
  • *
  • 46
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #42 em: Outubro 07, 2007, 02:43:03 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
É capaz de ter razão, mas o pórtico do antigo Regimento de Comandos na Amadora é duplo, se a memória não me atraiçoa...

Eu também posso estar enganado, mas a informação presente no site do exército é que apenas os Para-quedistas têm pórtico duplo (o que faz sentido, visto que os Para-quedistas, por razões óbvias, têm de se sentir muito mais à vontade nas alturas que qualquer outra tropa especial).

Citação de: "dtread"
Edit: Acho que será mais perigosodificil saltar a vala de 3m isto para mim que tenho 1,69  :?
Já agora alguem sabe se o do Porto tambem e igual a esse?


Não se preocupe com isso, 3 metros com corrida de balanço é muito fácil saltar.
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #43 em: Outubro 07, 2007, 03:29:37 pm »

antigo Regimento de Comandos, Amadora
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Outubro 07, 2007, 04:01:05 pm »
Boas a todos os foristas

Citar
eu tenho pés chatos…

Infelizmente essa situação é um problema para ingressar nas forças armadas/ Academia Militar ainda mais nas Forças Especiais, mesmo que isso não vos cause nenhum problema na vida civil

A Questão de uma “grade cunha”, força ai, já que este país anda ultimamente a funcionar assim, possivelmente até se fores cego consegues entrar para a academia ou até mesmo se faltar um braço, mas pronto, quem conseguir arranjar a tal grande cunha fica muito mais fácil. Na questão de realização pessoal não se esqueçam de mencionar aos vossos netos que a profissão que têm foi conseguida por uma cunha por haver pessoas com melhores qualidades para essa função.

Citar
E as selecções são assim tão rigorosas? Mesmo com uma média alta, cumprindo todos os testes fisicos, existe algo nos psicotecnicos ou médicos que origine tantos "NÃO APTOS"?


As provas de admissão são pela seguinte ordem.
Inspecção Médica
Provas Psicotécnicas
Prova de Aptidão Física
Prova de Aptidão Militar

 Isto implica que quem não ficar apto numa fase não passa para a fase seguinte


Este é o pórtico na academia

a questão de caírem do pórtico é muito raro, e quem tem controlo das suas capacidades, ao sentir que se vai cair senta-se no pórtico, teoricamente é simples, simples será não pensarem que vão cair e se já foi feito porque razão não são capazes de o fazer

Cumprimentos :Ups: