A verdadeira face do colonialismo

  • 0 Respostas
  • 1758 Visualizações
*

Yosy

  • Especialista
  • ****
  • 1079
  • +0/-0
A verdadeira face do colonialismo
« em: Dezembro 15, 2005, 01:47:53 am »
Para verem-na recomendo dois livros excelentes, ambos editados pela Caminho e não-ficção: O Fantasma do Rei Leopoldo e O   Assassinato de Lumumba.

O primeiro foi um surpreendente best-seller e fala bastante de Portugal:
Citar
Edmund Morel é, em finais da década de 1890, funcionário de uma companhia de navegação britânica. Ao chegar do Congo, estranhou que os navios da sua companhia trouxessem valiosos carregamentos de borracha e marfim e em troca levassem apenas soldados, abastecimentos militares e armas. O Congo era então a mais recente colónia «adquirida» pelo rei Leopoldo II da Bélgica. Morel acabou por compreender, com horror, que a origem daqueles carregamentos só podia ser uma: trabalho escravo em larga escala. Deixa o emprego e torna-se o mais importante jornalista-investigador do seu tempo. Conseguiu, através da denúncia do regime escravista do Congo e dos milhões de vidas humanas sacrificadas, despertar consciências e unir o mundo numa mesma causa. Durante anos a fio foi capaz de manter esta questão nas primeiras páginas dos jornais e desmascarar o rei Leopoldo perante a opinião pública como um homem da maior voracidade, ardiloso, dúplice, sedutor, um vilão que rivalizaria com qualquer figura romanesca.
Um texto brilhante, este notável estudo que Hochschild intitulou O Fantasma do Rei Leopoldo.

O segundo deu origem a uma comissão de inquérito no Parlamento belga para apurar a veracidade do envolvimento belga (total na minha opinião) no assassinato de Lumumba:
Citar
O assassinato de Patrice Lumumba em 1961 foi certamente um dos mais importantes acontecimentos na história do continente africano na segunda metade do século XX. As suas repercussões foram imensas, e ainda hoje o mundo sofre os seus efeitos. A publicação deste livro, quarenta anos depois do acontecimento, tem por isso uma enorme importância. Respondendo, com apoio em abundante documentação, às questões «Quem matou Lumumba?», «Por que razão foi morto Lumumba?», o livro é um contributo imprescindível para se compreender a história do Congo, e de toda a África, nos últimos cinquenta anos.