Boinas do EP (cores e significados)

  • 101 Respostas
  • 74750 Visualizações
*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2355
  • Recebeu: 151 vez(es)
  • Enviou: 442 vez(es)
  • +618/-322
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #60 em: Fevereiro 24, 2010, 09:14:44 pm »
A minha experiência foi em quartéis nos Açores. Nunca teve o prazer de dormir e comer num quartel construído durante a II GM, o do antigo GAG1?
Não recomendo.
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #61 em: Fevereiro 24, 2010, 09:38:33 pm »
A lata que a minha sócia às horas das refeições dá ao meu "Gomes" tem geralmente melhor apresentação e aroma do que a travessa que me puseram à frente no refeitório do RAC-Oeiras.

Mas num destacamento da mesma arma e unidade comi uma caldeirada que se poderia vender num restaurante, sem reclamações.
::..Trafaria..::
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #62 em: Fevereiro 24, 2010, 10:44:12 pm »
Isso muitas vezes é a diferença de cozinhar para 1000 e cozinhar para 10 ou 20, eu noto isso na minha unidade pois durante a semana aquilo está cheio de gente e come-se razoavelmente bem, mas ao fim de semana em que só está o pessoal de serviço normlmente a ementa é melhor.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #63 em: Fevereiro 24, 2010, 10:51:32 pm »
Citação de: "Duarte"
A FAP sempre teve instalações melhores do que o resto das forças armadas. Tal deve-se talvez ao facto de ser o ramo mais novo, e não ter herdado quartéis de séculos passados

Não são quarteis dos séculos passados mas alguns edificios são mais antigos que a Força Aérea, a BA6 Montijo e a BA1 Sintra devem ser das unidades da FAP com infraestruturas mais deterioradas, algumas ainda são do tempo da Aviação Naval e da Aviação Militar, as outras unidades da FAP já deve ser tudo mais recente.
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2355
  • Recebeu: 151 vez(es)
  • Enviou: 442 vez(es)
  • +618/-322
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #64 em: Fevereiro 24, 2010, 11:42:08 pm »
É claro que a FAP herdou bases da antiga Aviação Naval, tinha-me esquecido.. e talvez do exército também?

Quanto aos meus comentários à comida no exército (e aqui falo nos anos 86-88) referia-me a quartéis nos Açores, RIAH e GAG1 e a BA4 uma vez.. é claro que a minha experiência será limitada. Ainda servem vinho? Era um tintol, dliuído com água.   :D
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2355
  • Recebeu: 151 vez(es)
  • Enviou: 442 vez(es)
  • +618/-322
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #65 em: Fevereiro 24, 2010, 11:44:17 pm »
No GAG1, as instalações sanitárias eram das mais rudimentares.. buracos no chão.  :mrgreen: Isto em 1987.
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #66 em: Fevereiro 25, 2010, 10:38:47 am »
Citação de: "Duarte"
É claro que a FAP herdou bases da antiga Aviação Naval, tinha-me esquecido.. e talvez do exército também?

Sim da do Exército também, era a chamada Aviação Militar, a BA1 Sintra é um exemplo disso pois no ultimo dia da unidade fez 89 anos, a unidade foi construida em 1920 como Escola Militar de Aeronáutica.

Citar
a BA4 uma vez..

Eu na BA4 em regra geral comi bem, mas já estava era farto da feijoada vermelha aos almoços de sábado :N-icon-Axe:.
 

*

Portucale

  • Membro
  • *
  • 197
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • +3/-0
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #67 em: Fevereiro 27, 2010, 11:34:26 am »
Caro Duarte,  

Um esclarecimento, sff;
as instalações do antigo RIAH são as actuais do RG1?
E o GAG1 onde ficava?

Obrigado
Eis aqui
quase cume da cabeça da Europa toda
O Reino Lusitano
onde a Terra se acaba
e o Mar começa.

Versos de Camões
 

*

GladiusPT

  • 17
  • +0/-0
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #68 em: Fevereiro 27, 2010, 02:26:04 pm »
Na minha opinião a boina castanha é a que mais se adequa para as tropas de infantaria, se alguma coisa mudasse deveria ser a do resto do exército.
A boina negra já é característica para ser usado por quem vai nos carros de combate e é generalisado para a arma de cavalaria. Acho que em alguns países a farda dos militares que estejam nos carros de combate são negras também.
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2355
  • Recebeu: 151 vez(es)
  • Enviou: 442 vez(es)
  • +618/-322
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #69 em: Fevereiro 27, 2010, 03:19:43 pm »
Citação de: "Portucale"
as instalações do antigo RIAH são as actuais do RG1?

São as mesmas.

Citação de: "Portucale"
E o GAG1 onde ficava?

Em Ponta Delgada. A Btr. Comd. e Serviços, B. Instrução e a Btr AAA no quartel a que refiro. Lá ficava o CICA da ZMA e faziam-se lá os testes psicotécnicos para a FAP também.
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

AtInf

  • Membro
  • *
  • 256
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #70 em: Março 02, 2010, 01:52:31 pm »
Voltando ao tópico, se houver alguma alteração na cor das boinas ( improvável ), pelo menos que não se lembrem de copiar o infeliz exemplo do US Army  :evil: ( adoptaram todos a boina preta que já era utilizada pelos US Ranger, o que levou a que estes por sua vez trocassem para o beje - igual aos SAS UK ).
Faria talvez mais sentido voltar a usar o simbolo que identificava a Arma ou Serviço.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3461
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #71 em: Março 02, 2010, 04:16:30 pm »
Mas foi exactamente isso que aconteceu, os nossos Rangers usavam a Boina Castanha, que foi copiada por todos os outros militares do Exército, que elvou a que eles mudassem a cor de boina para Verde. Ou seje, somos muito à frente, isto já aconteceu à decadas cá em Portugal... :twisted:  :lol:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #72 em: Março 02, 2010, 04:19:42 pm »
Citação de: "AtInf"
Voltando ao tópico, se houver alguma alteração na cor das boinas ( improvável ), pelo menos que não se lembrem de copiar o infeliz exemplo do US Army  :mrgreen: , fomos os pioneiros quando o Exército nos anos 60 atribuiu o boina castanha dos Caçadores Especiais a todo o Exército.

PS: E não estou a ver todo o Exército a adoptar a boina verde "Ranger", ficava um Exército muito "verde" escapando apenas os Comandos.
 

*

Daps

  • 3
  • +0/-0
Boina negra em Portugal
« Responder #73 em: Março 06, 2010, 04:47:44 pm »
Boas! Tenho feito algumas pesquisas sobre o uso da boina em Portugal, sendo o que realmente me interessava averiguar a data ou pelo menos precisar um período em que foi adoptada a boina negra pela Cavalaria. Pelo que averiguei a boina castanha em 61 foi regulamentada no Exército. sendo que nessa Determinação vinha expressa uma Nota: que dizia algo como "enquanto não se esgotarem as boinas castanhas, e temporariamente serão distribuídas voinas negras a .... entre as forças estaria a de Cavalaria. Contudo não encontrei nenhuma Determinação que viesse mais tarde a aprovar o uso da boina negra pela Cavalaria.
Faço aqui um repto especialmente aos camaradas mais antigos ou por ventura aos que tenham conhecimentos nesta área que partilhem comigo informações sobre quando se começou realmente a adoptar a boina negra pela Cavalaria e por que Unidade começou. Qualquer info nesta área será bem vinda e pela qual desde ja agradeço.
Cumps
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3461
Re: Boina negra em Portugal
« Responder #74 em: Março 06, 2010, 05:05:22 pm »
Seja bem vindo ao fórum! :arrow: viewtopic.php?f=4&t=9080
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.