Camuflagem

  • 47 Respostas
  • 17540 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7276
Camuflagem
« em: Janeiro 13, 2004, 01:42:16 pm »
Presentemente, as Forças Armadas Portuguesas têem em serviço pelo menos três padrões diferentes de camuflagem:

O Largarto, do Ultramar;

O DPM;

O Woodland.

Porquê essa variedade?
Porque não se desenvolve um fardamento padrão que substitua essa variedade?
Os padrões de camuflagem e a configuação da vestimenta- equipamento individual são satisfatórios?
Porque é que se insiste em não cobrir os capacetes com cobertura camuflada?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 13, 2004, 01:50:56 pm »
Concordo plenamente... e realmente isso dos capacetes, não há nada que dê mais nas vistas que um brilhante capacetezinho, só faltava desenharem um alvo lá já agora  :?
Já na WW2 se usavam redes e até vegetação.
"History is always written by who wins the war..."
 

*

nwalker

  • 13
  • +0/-0
    • http://www.fuzileiros.tk
CAMUFLAGEM
« Responder #2 em: Janeiro 16, 2004, 11:39:48 am »
A meu ver talvez o "lagarto" que penso ser aquele que ainda hoje os elementos do CIOE e dos Fuzos usam é o mais adequado ao Mato, Floresta Europeia, e talvez devesse ser utilizado como padrao de todas as forças no entanto em medida devido ao peso histórico duvido que isto algum dia se concretize, até porque funciona como identificativo da unidade a que pertencem não estou a ver Fuzos a usar o Camuflado dos Paras nem vice-versa. No entanto e como estamos numa época de crise porque não pedir as oficinas militares para efectuarem um estudo e criarem um novo padrão para todos.
No caso dos capacetes alem de não possuirem normalmente camuflagem estão bastante desactulizados em termos tácticos. A camuflagem destes no entanto pode ser facilmente feita através da rede de "abafo" e com mais alguns elementos naturais.
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 888
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +25/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
Re: CAMUFLAGEM
« Responder #3 em: Janeiro 19, 2004, 04:39:33 pm »
Segundo o actual número do Jornal do Exército, o Exército está introduzir um camuflado único para todas as unidades. Sendo assim, a questão não se põe. Parabéns ao ramo militar pela iniciativa!  :wink:
Cumprimentos,
Pedro Monteiro


Citação de: "nwalker"
A meu ver talvez o "lagarto" que penso ser aquele que ainda hoje os elementos do CIOE e dos Fuzos usam é o mais adequado ao Mato, Floresta Europeia, e talvez devesse ser utilizado como padrao de todas as forças no entanto em medida devido ao peso histórico duvido que isto algum dia se concretize, até porque funciona como identificativo da unidade a que pertencem não estou a ver Fuzos a usar o Camuflado dos Paras nem vice-versa. No entanto e como estamos numa época de crise porque não pedir as oficinas militares para efectuarem um estudo e criarem um novo padrão para todos.
No caso dos capacetes alem de não possuirem normalmente camuflagem estão bastante desactulizados em termos tácticos. A camuflagem destes no entanto pode ser facilmente feita através da rede de "abafo" e com mais alguns elementos naturais.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7276
Boa notícia, Pedro Monteiro!
« Responder #4 em: Janeiro 19, 2004, 09:06:29 pm »
Gostei da novidade. Que mais pode acrescentar sobre essa notícia?
Qual é o padrão escolhido?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 888
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +25/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
Re: Boa notícia, Pedro Monteiro!
« Responder #5 em: Janeiro 19, 2004, 09:51:43 pm »
Citação de: "Luso"
Gostei da novidade. Que mais pode acrescentar sobre essa notícia?
Qual é o padrão escolhido?


A partir de 2004 o camuflado começa a ser usado pelas unidades. Foi já experimentado pelas forças especiais (!) e tropas no exterior, baseia-se ligeiramente no que já se viu no tocante a tons. Será usado quer para treinos, operações militares e como farda para os aquartelamentos. Ou seja, este parece ser o fim do esquema verde liso.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

lf2a

  • Membro
  • *
  • 103
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 29, 2004, 10:43:25 am »
Algum dos doutos colegas de fórum saberá se estes novos uniformes já começaram a ser distribuidos? É que depois das imagens que vi da parada do 25 de Abril ainda fiquei mais farto da farda de "feijão verde". :roll:

cumptos,
lf2a
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 29, 2004, 10:56:19 am »
Mas para efeito de missões e de acordo com o meio natural em que estas se desenvolvem, não deverão existir camuflados diferentes?

Por exemplo, os camuflados num território desértico não deverão ser diferentes se o teatro de opreações for numa selva tropical?

Rapare-se que até as viaturas americanaas que estão no centro e sul do Iraque são pintadas de Yellow Desert, enquanto as que estão no norte curdo, estão pintadas de verde.

Mas eu confesso que sou um pouco ignorante nestas matérias específicas  :oops:
 

*

psychocandy

  • Membro
  • *
  • 103
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Abril 29, 2004, 01:37:54 pm »
Sim.. ja começaram, eh bastante confortavel, leve, e fresco (pelo menos o de verao). O tecido usado tambem eh diferente, segundo me disseram (nao posso confirmar), desenvolvido com a colaboraçao de militares das operaçoes especiais, tendo em conta directivas da NATO.

aqui estao algumas fotos


"The nation which forgets its defenders will be itself forgotten."
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #9 em: Abril 29, 2004, 01:41:41 pm »
Muito obrigado pela informação psychocandy .

Este camuflado apenas será usado pelo exército nas suas unidades ou também os Fuzos e a FAP irão adoptar tal padrão?
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #10 em: Abril 29, 2004, 01:44:09 pm »
De facto não é feio de todo.

A G-3 é que já parece um pouco antiquada, mas pronto...
 

*

psychocandy

  • Membro
  • *
  • 103
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Abril 29, 2004, 01:44:25 pm »
Citação de: "Ricardo Nunes"
Muito obrigado pela informação psychocandy .

Este camuflado apenas será usado pelo exército nas suas unidades ou também os Fuzos e a FAP irão adoptar tal padrão?


Sinceramente nao sei, a informaçao que disponho eh muito escassa, tanto que ainda existem muitas unidades com o antigo, que eh muito parecido com este, tirando alguns tons do castanho, tecido, bolsos, fechos etc. Alias ainda existem muitas duvidas no ar, sobre o que este uniforme vais substituir, se todas as anteriores fardas ou nao. Sei que existe um despacho do CEME sobre esta questao mas nao o li ainda, confesso ;p
"The nation which forgets its defenders will be itself forgotten."
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7276
(sem assunto)
« Responder #12 em: Abril 29, 2004, 01:57:23 pm »
Então o padrão irá ser o DPM...
Não sei o que dizer quanto a isto e tenho bastantes dúvidas.
Há uma tendência para padrões "digitais" mas por outro lado, padrões como o ASAT e Advantage parecem-me bastante eficazes e são tudo menos digitais.
Os bolsos também me parecem estar melhor detalhados, sem fechos que eu consiga ver superficialmente, como o BDU.
PARECE prometedor...
Mas continuem!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #13 em: Abril 29, 2004, 06:04:06 pm »
Citar
Há uma tendência para padrões "digitais" mas por outro lado, padrões como o ASAT e Advantage parecem-me bastante eficazes e são tudo menos digitais.


Foram os alemães ( ou os suecos) que começaram a moda desse tipo de camulfados, não foi ?
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

TazMonster

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
Camuflados
« Responder #14 em: Abril 29, 2004, 06:53:03 pm »
Pois é... como é normal parece que os camuflados só foram distribuidos para o dia de festa (a notar pelo lenço preto e pelas luvas e cordões brancos da foto).
Creio que o padrão ideal seria um identico aos MARINES americanos. (infelizmente tenho duas fotos no computador mas nao as consigo anexar... nao me lembro do site onde as saquei) está desenhado não só para camuflar mas também para fazer um jogo de mente (quando o fundo é o ambiente normal de uma floresta/mato, o cérebro tem dificuldade em interpretar o padrão, confundindo-se com o fundo. O mesmo se passa com a versão DESERT). Até os bolsos estão bem pensados, são inclinados e não direitos como os nossos.
Na verdade os nossos novos camuflados estão desactualizados, não só no padrão de camuflagem, como também na concepção. Aposto que as calças nem têm tira de ajuste para a cintura (para os mais magros e altos como eu). Oh well, mas enfim antes assim do que com aquela N.3.

PS: Já agora informo que quando a N2 sair de serviço, VOU QUEIMÁ-LAS TODAS em cerimónia de despedida pública. Quando fiz a recruta em 94 ainda andei com a N2/TP, e bem me F...i a rastejar no tojo só de camisa de N2.
PS2: é só mais uma achega, estes camuflados (ao contrário dos bons velhos "lagartos") não têm reforço nos cotovelos, joelhos ou fundilho das calças, já estão a ver não é!!!!! PREPARAR, PRONTO, JÁ...DEITOU!!!! ai tanta dor
Taz