Consórcio português assinou contrato para ampliar porto venezuelano
O consórcio Tdmota, integrado pela Teixeira Duarte e Mota Engil, assinou segunda-feira um contrato com uma empresa estatal venezuelana para a modernização e ampliação do porto de La Guaira, 30 quilómetros a norte de Caracas.
O contrato, de quase 400 milhões de dólares (275 milhões de euros), foi assinado pela capitã de navio e presidente da Puertos Litoral Central (PLC), Elsa Gutiérrez, e o representante do consórcio, Luís Alves.
No ato estiveram presentes, entre outros, o ministro luso-venezuelano de Transporte e Comunicações, Francisco Garcês, e o embaixador de Portugal em Caracas, Mário Lino da Silva.
Os trabalhos naquele porto, o mais importante do país, deverão iniciar-se em Janeiro de 2012 e têm uma duração prevista de 30 meses.
Francisco Garcês disse que permitirão ampliar as capacidades de negociação e exportação de produtos da Venezuela para outros países, além de optimizar os tempos de carga e descarga.
«Asseguramos o crescimento e intercâmbio tecnológico, o compromisso social, como parte desta ampliação, que inclusive é como que a criação de um novo porto», frisou.
O ministro explicou que actualmente podem atracar barcos de até duas mil TEU (Twenty-foot Equivalent Unit), ou seja de até dois mil contentores, e que depois da ampliação «poderão chegar até aos 6.500 TEU», estimando-se uma movimentação de até 600 mil contentores por ano.
«Actualmente descarregam-se 11 contentores por hora. Com esta obra passarão para 79 contentores por hora, o que significa um notório aumento, que se traduzirá na diminuição dos tempos de descarga», explicou.
Durante a assinatura do acordo, o embaixador de Portugal em Caracas, Mário Lino da Silva, sublinhou que a execução da obra dará uma nova imagem e infra-estrutura ao porto, contribuindo para o desenvolvimento da Venezuela.
«Este projecto vai permitir a complementaridade com o social e com o processo de mudança e desenvolvimento que a Venezuela está levando», disse.
Em declarações à Agência Lusa, o representante da Tdmota, Luís Alves, explicou que em Maio de 2008, durante a visita a Caracas do ex-primeiro ministro José Sócrates, os ministérios de Transporte e Comunicações de Portugal e de Infra-estruturas da Venezuela assinaram uma carta de intenções para desenvolver o projecto.
«Em Novembro desse mesmo ano assinamos o contrato para estudos e projecto, e agora para a construção e fornecimento de equipamentos do molhe este. Os trabalhos de campo vão começar em Janeiro de 2012, mas a mobilização de equipamentos vai começar imediatamente», disse.
Segundo aquele responsável, a assinatura do acordo «é a consolidação de um projecto, que permite consolidar as relações entre Portugal e a Venezuela, e tem a Teixeira Duarte como empresa líder do consórcio».
O contrato prevê a construção de um cais de 693 metros.
Em Setembro de 2010, o Ministério de Transporte e Comunicações da Venezuela assinou um acordo semelhante com a empresa chinesa Harbourd Engineering Company, para modernizar o porto de Puerto Cabello, o segundo mais importante do país, situado no Estado venezuelano de Carabobo.
Em 19 de Agosto último, a Venezuela negociou com a empresa chinesa National Machinery Industry Corporation a aquisição de 272 máquinas e equipamentos especializados para os portos venezuelanos, por mais de 25 milhões de dólares.
Lusa