Mais seguranças privados do que polícias

  • 5 Respostas
  • 2851 Visualizações
*

Xerif3

  • Membro
  • *
  • 122
  • +0/-0
Mais seguranças privados do que polícias
« em: Março 17, 2009, 12:00:02 pm »
Portugal já tem mais seguranças privados do que agentes das forças policiais. De acordo com o Relatório Anual de Segurança Privada de 2008, elaborado pelo Ministério da Administração Interna (MAI), e citado pelo «Público», há mais de 61 mil pessoas habilitadas a desempenhar a função, apesar de apenas 39 mil a terem exercido no ano passado.

O somatório dos efectivos da PSP e da GNR ronda os 48 mil.

O relatório indica ainda que o negócio movimentou em 2008, cerca de 650 milhões de euros, o equivalente ao orçamento da PSP.

A utilização de tecnologias avançadas: sistemas de alarme e detecção, vigilância electrónica e controlo de acessos, espelham bem a modernização de um sector, em sentido ascendente, desde 2001.

A par da vigilância de instalações e de bens, designadamente de um milhar de postos de abastecimento de combustíveis em todo o país, os serviços privados são também cada vez mais requisitados para a segurança pessoal, refere ainda o «Público».

Enquanto o MAI garante o pleno funcionamento do acordo firmado para as gasolineiras, muitos empresários do sector asseguram que tal ainda não acontece. O plano prevê a partilha de informação entre a segurança provada e a polícia.

Segundo o relatório, existem em Portugal 105 empresas de segurança privada, sendo que no ano passado, a PSP e a GNR, entidades que as supervisionam, levantaram mais de 1600 autos de notícia, destacando-se 275 como infracções tipificadas como crimes. O total das coimas rendeu 1,3 milhões de euros.

O exercício de actividade sem alvará (59 casos) ou sem possuir cartão profissional (176) foram os crimes mais frequentes.

Além do exercício ilegal da actividade, o MAI destacou ainda a detecção de agentes privados em actividades por regulamentar.

O não cumprimento das obrigações fiscais e laborais e o conhecimento de situações de violência física são outras regularidades apontadas no relatório. A formação ilegal é outro problema denunciado.

Durante o ano de 2008, foram cancelados 13 alvarás e iniciou-se o processo de suspensão de mais nove.
TVI24
 

*

Linkxx

  • 187
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 18, 2009, 10:37:36 am »
..São numeros que nos dão que pensar , indicia que algo esta errado e que as politicas dos ministérios deviam ser revistas constantemente.

Cumps
--------- PTnet @mIRC -> Canal das Forças de segurança ->#Policia
 

*

AgentePM

  • 101
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Março 18, 2009, 05:22:08 pm »
Não vejo qual o drama desta notícia... Haver mais seguranças que polícias? Qual o problema? Cada vez mais empresas contratam seguranças... Se o mercado absorve os seguranças, criam-se mais empresas, formam-se mais seguranças, criam-se empregos e dinamiza-se a economia... Por mim, tá tudo bem!

Problemático era se os seguranças tivessem competências iguais/semelhantes às dos polícias...
 

*

Kardux

  • 31
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Março 18, 2009, 08:15:48 pm »
mas o probelema é mesmo a formação dos ditos seguranças...simplesmente não existe formação!eu por exemplo tirei o curso de segurança nivel 6 (estabelecimentos de diversão nocturna) e para o tirar so tive que pagar o que me pediram  e fazer uns testes que ja nem me lembro de que se tratavam porque foi tudo bastante facilitado!!

se ouvesse formação adequada,nada contra!!

cumps :wink:
 

(sem assunto)
« Responder #4 em: Março 18, 2009, 10:59:17 pm »
Amigo Kardux, eu sou formador dos módulos de segurança privada (3,4,5,6 e 7)e o maior culpado disso são os vigilantes como o sr. que aceitam pagar para ter a credenciação e não a formação, e normalmente nesses casos até assinam as folhas do dossier pedagogico com as horas de formação recebidas.
 

*

Kardux

  • 31
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Março 18, 2009, 11:20:58 pm »
Citação de: "bodyguard-madeira"
Amigo Kardux, eu sou formador dos módulos de segurança privada (3,4,5,6 e 7)e o maior culpado disso são os vigilantes como o sr. que aceitam pagar para ter a credenciação e não a formação, e normalmente nesses casos até assinam as folhas do dossier pedagogico com as horas de formação recebidas.


não posso deixar de concordar,mas para quem ja trabalhava ha uns anos, e ja tinha alguma experiencia na função,quando me foi feita essa proposta não exitei!a culpa,pode ser sim dos vigilantes que aceitam a dita credenciação renegando a formação,mas é uma maneira de efectuar um serviço que ja fazia de forma legal!mas concordo plenamente cm o que disse...

abraço