Se tivéssemos empenhado um 101 CSAR como apoio aos nossos Fuzos.......
A Força Aérea também não tem capacidade de operar com os EH101 a partir de navios, isso primeiro tem que ser treinado.
Mas também já podia ter sido feito, já estiveram por cá navios americanos, espanhóis, franceses, onde isso podia ter sido feito...
Claro, se não foi feito não por falta de oportunidades com tantos cross training dos fuzos, com nuestros Hermanos a bordo do Juan Carlos I, para não mencionar outras Nações !
https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Fuzileiros-portugueses-conduzem-primeira-operacao-anfibia-da-Marinha-lituana.aspxhttps://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Marinha-treina-resposta-a-ameacas-terroristas-em-exercicio-com-mais-de-2-mil-militares.aspxhttps://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/FUZILEIROS_TESTAM_PRONTIDAO_EM_ESPANHA.aspxhttps://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Componente-Naval-treina-nos-Acores-operacao-de-evacuacao-de-cidadaos-em-cenario-de-crise.aspxROVER Class AOR General characteristics
Displacement: 11522 tons full load
Length: 461 ft 04 in (140.61 m)
Beam: 63 ft 02 in (19.25 m)
Draught: 24 ft 00 in (7.32 m)
Propulsion: (orig) 2 x 16 cyl Ruston diesels (post 1974 )2 x 16 cyl Pielstick diesels
Speed: 19 knots
Range: 15,000 miles (24,000 km) at 15 knots (28 km/h)
Capacity: 7460 cubic metres fuel oil, 600 tons aviation fuel, 70 tons lubricating oil and 362 cubic metres fresh water
Complement: • 16 officers
• 31 ratings
Sensors and
processing systems: Sperry Marine Visionmaster radars and ECDIS. 1690 I band navigation radars
Electronic warfare
& decoys: • 2 × Corvus and 2 × Plessey Shield decoy launchers
• Graseby Type 182 towed torpedo decoy
Armament: • 2 × Oerlikon 20 mm guns
• 2 × 7.62 mm machine guns
Aircraft carried: one flight spot for a Merlin can take a Chinook no hangar facilitieshttps://www.worldnavalships.com/rover_class.htmAlgumas fotos de Sea king, e outros helis no flight deck destes AOR's.
Precisamos de algum meio Naval externo para treinar takeoff/landing operações c/ os CSAR, quando possuímos um no Burgo ??
Isto de capacitações, valências, treinos e afins faz-me lembrar os flight decks dos NPO's, servem para quê ?
Os nossos quatro CSAR servem para quê ?
Para serem utilizadas as suas capacidades em Part-Time,
SAR e SIFICAP ??
Quando houver uma situação em que sejamos obrigados a operar esses helis em meio Naval, devemos treinar na véspera, ou não ?
Se calhar pedimos a outros os helis para efectuar as operações heli transportadas, e, já agora se solicitarmos os meios humanos para as executar também, é o que falta !!
Eu já começo é a pensar como alguns deste fórum, que alguns dos equipamentos que possuímos são desnecessários, demasiado evoluídos para as reais capacidades operacionais das nossas FFAA, que possuímos alguns brinquedos simplesmente para agradar a Generais e Almirantes, pois este é um dos muitos exemplos que não são exploradas as suas capacidades e valências.
Abraços