Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Ghidra em Hoje às 06:44:47 pm »
Atenção que os Países Baixos tb vão ter outra classe:



Foi pensada para os contentores...
2
Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Ghidra em Hoje às 06:35:30 pm »
Para que é que a Marinha iria precisar de mais NPO?

Presumo que a ideia fosse substituir os 4 NPOs originais. Sempre é uma opção mais ajustada do que fantasiar com LHDs de 150M para patrulha da ZEE.

O plano atual do governo holandês é substituir os navios de patrulha oceânica da classe Holland por uma nova classe chamada Amphibious Transport Ships, que também substituirá os navios de desembarque anfíbio da classe Rotterdam, com entrada em serviço prevista a partir de 2032. Serão os 6 atuais navios das duas classes, substituídas por outros 6 dessa nova classe.

 :arrow: https://en.wikipedia.org/wiki/ATS-class_amphibious_warfare_ship

Acho estranho um navio tão grande e caro para substituir OPVs.

Mas os gajos têm dinheiro, e se calhar preferem ter vários navios com convés de voo corrido até para dar uso aos seus (muitos) helicópteros.
Conceptualmente, os Crossover encaixavam que nem uma luva na ideia de OPVs com capacidade anfíbia.
Não é só helicópteros como a possibilidade usar drones sem ser VTOL, e espaço também é importante para soluções contentorizadas.
3
Mundo / Re: Rússia
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 06:10:32 pm »
4
Força Aérea Portuguesa / Re: Notícias da FAP
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 05:40:32 pm »
patético

5
Força Aérea Portuguesa / Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Última mensagem por JohnM em Hoje às 05:25:38 pm »
Não leio nada disso nas notícias, o que leio é que os países pretendem adicionar fundos ao programa para aquisição de mais aeronaves.

Qual seria o ponto dos países compraram as suas próprias aeronaves para depois as entregarem a uma entidade terceira e depois contratarem horas de voo nas suas próprias aeronaves?
Posso estar a ver mal algum aspecto, mas faz-me pouco sentido.

Mais uma vez, ao que julgo saber, as aeronaves são propriedade da NSPA, funcionam como num ALD, os países disponibilizam fundos para aquisição colectiva e contratam horas de voo, sendo que existem bastantes limitações quanto à calendarização dessas horas.

A Bélgica vai adicionar 265M de euros, para financiar um MRTT adicional. A aeronave pode não ser deles, mas foi fundamentalmente comprada (ou financiada se assim preferires), por eles.

Se Portugal quisesse o mesmo nível de participação no programa que a Bélgica, teria que financiar a compra de mais uma aeronave.

eu continuo a achar que MRTT exclusivamente português é overkill para as nossas  necessidades no triângulo estratégico. Sobrevivemos sem esta capacidade até hoje, mas agora temos que ir logo para o MRTT?  É como nunca teres tido carro e de repente o teu primeiro carro é um Ferrari, com todos os custos de aquisição e manutenção associados, quando se calhar um carro mais barato chega para as tuas necessidades. Por vezes o ótimo é inimigo do bom… mas esta é a minha opinião, outros que se queixam de o estado português fazer despesas com equipamento que não é prioritário acham que nada menos que o MRTT português serve…

Se há coisa que tu não podes fazer aqui, é opinar acerca de prioridades. Defendes a compra de Super Tucanos, e até já sugeriste que Portugal comprasse uns 15 KC-390. Não tens como falar em "overkill".

A tua analogia com carros é desonesta. Consideras overkill comprar 1 Ferrari de 200 mil (ou 2 de 200k cada), mas quando sugeres a compra de 10 BMWs de 100k cada já não é. Ou temos dinheiro ou não temos, simplesmente decidam-se.

Também preciso que se decidam quais é que são as nossas necessidades. Num tópico insinuam que é o nosso triângulo estratégico, noutro dão a entender que a prioridade é África.

Eu defendo que temos 3 "frentes". Uma que é o nosso território, outra que é a NATO e UE, e outra que é África/Atlântico Sul e outras regiões do globo onde possamos ter interesses e/ou cidadãos nacionais (Timor-Leste, Venezuela...).

Com base nestas 3 áreas, defendo aquisições que tenham utilidade em pelo menos 2 delas, ao invés de compras de nicho que só são semi-úteis numa.
Os MRTT facilmente encaixam nas 3.

A isto somam-se as soluções de cibersegurança do MRTT, que desconhecia até hoje.

Podemos olhar para o "ideal é inimigo do bom", mas apenas quando houver uma alternativa real ao MRTT. Até lá, o "bom" não existe, restando-nos o ideal ou nada. Entrar no consórcio MMF era uma opção boa, se permitisse ter parte da frota na Península Ibérica. Caso contrário, é-nos inútil para o nosso triângulo. O mesmo para um consórcio Sul.

Entretanto, eu desaconselhava seriamente a não usares o argumento de "Sobrevivemos sem esta capacidade até hoje". Isto pode aplicar-se a literalmente todas as aquisições militares, inclusive o F-35.
Se te deres ao trabalho de ir ver o meu historial de posts sobre o ST, verás que eu nunca achei que fosse a situação ideal, mas que compreendo  a escolha e acho que é uma boa solução que permite agregar várias funções, como treino e CAS, envolvendo ao mesmo tempo a indústria portuguesa. Ou seja, foi uma boa solução, embora não a ache ideal… aliás, tu nunca chegaste a dizer que outra plataforma poderia reunir esses três critérios e ser mais adequada que o ST, mas isso são outros quinhentos…

Quanto à questão das valências, estás mais uma vez a ser desonesto… então a valência a ser coberta pelos F-35 nunca existiu? Devias explicar isso aos pilotos da 201 e da 301, que andam enganados há este tempo todo… Pelo contrário, explica-me lá onde é que Portugal já alguma vez teve capacidade de reabastecimento aéreo e como é que as duas situações são equivalentes… em menos de 4000 caracteres, excluindo espaços, por favor.

P.S.- Para ires buscar portugueses à Venezuela ou África, ou Timor, podes usar MRTT do consórcio, como parte das tuas horas. É k tipo de missão estratégica que assenta que nem uma luva ao avião. Não precisas de ter MRTT só teus…

P.P.S. - Estou ansioso por ver imagens e .gif bem educados que vais postar.
6
Força Aérea Portuguesa / Re: Notícias da FAP
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 04:54:49 pm »
MDN e General CEMFA falaram do assunto.
Força Aérea em emergência médica. Nuno Melo garante meios dia e noite https://share.google/vU7Czt4OOsnhXLwJa

Parece que afinal também há 2 C295 em prontidão.
7
Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por Red Baron em Hoje às 04:03:18 pm »
Eu diria que o eurofighter virá dos stocks britânicos.

Pelo que me disseram a NATO vai criar um novo conceito de batlegroup, em que as forças armadas portuguesas decidiram-se juntar aos birtanicos, enquanto os espanhois se irão juntar aos italianos e os franceses aos Belgas e os Holandeses à Alemanha.

A confirmar-se, levamos com o Tranche 1 na mesma, muito provavelmente..... :(

https://www.aerotime.aero/articles/raf-typhoon-tranche-1-retirement-uk-strategy

Não era suposto os Tranche 1 britânicos serem cedidos aos turcos?

Sim, iam ficar com os T1 e encomendar mais T4 depois.
Mas com o Trump eles conseguiram desbloquear os F-16 block70.
8
Força Aérea Portuguesa / Re: Notícias da FAP
« Última mensagem por tenente em Hoje às 03:56:43 pm »


Nuno Melo afirma: 2.º helicóptero de emergência disponível "em breve"

Citar
Segundo o ministro, a Força Aérea conta atualmente com um helicóptero em Beja autorizado a operar entre as 05:00 e as 21:30, um helicóptero e dois aviões no Montijo que operam 24 horas por dia e um helicóptero em Ovar para o período entre as 05:00 e as 21:30.

Ovar passará a contar, "em breve, com outro helicóptero que poderá operar 24 horas por dia", adiantou o governante, sem referir mais detalhes.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2817123/nuno-melo-afirma-que-2-helicoptero-de-emergencia-disponivel-em-breve

Palhaçada total isto, e depois do ridiculo de ter sugerido interesses nefastos por ter sido revelado que só estava 1 disponivel de noite


Será que Nuno Melo a confirmar que realmente só estava 1 disponivel de noite também não tem interesses escondidos  :bang: ::)


Segunda feira deveria é ser demitido, já chaga mesmo

É mesmo uma palhaçada completa.
O mdn anda a " planar " sobre a mayonaise.
Sabe lá ele quantos Helis estão capacitados a operar em ambiente nocturno e em, operações de baixa, visibilidade, LVO, outra situação que, de certeza, nem foi aflorada nesta alocação de meios aéreos de asa rotativa.
Mais do mesmo, quando a incompetência se alia à ignorância dá nisto !!

Abraço
9
Força Aérea Portuguesa / Re: Notícias da FAP
« Última mensagem por tenente em Hoje às 03:50:15 pm »
Segunda feira deveria é ser demitido, já chaga mesmo

A ministra da Saúde?

Por mim marchavam os dois e em passo acelerado, tanta culpa tem essa sra como esse sr nesta trapalhada de situação!!

Abraço
10
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Arqueologia/antropologia/ADN
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 03:42:32 pm »
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10