AIRLIFT BLOCK TRAINING 2012 (1.ª PARTE e CONCLUSÃO)

  • 2 Respostas
  • 3108 Visualizações
*

Miguel Silva Machado

  • Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
    • http://www.operacional.pt/
AIRLIFT BLOCK TRAINING 2012 (1.ª PARTE e CONCLUSÃO)
« em: Abril 01, 2012, 11:55:25 am »
Mais uma vez as Forças Armadas Portuguesas receberam em território nacional um forte contingente militar belga. Habitualmente não é notícia mas reveste-se de aspectos interessantes.

http://www.operacional.pt/airlift-block ... %AA-parte/

« Última modificação: Abril 08, 2012, 04:51:51 pm por Miguel Silva Machado »
Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: AIRLIFT BLOCK TRAINING 2012 (1.ª PARTE)
« Responder #1 em: Abril 02, 2012, 11:15:19 am »
Citar
Aeródromo de Manobra Nº1 recebe Destacamento Belga

No período de 20 de fevereiro a 23 de março, o Aeródromo de Manobra Nº 1, em Ovar, recebeu um destacamento da Componente Aérea das Forças Armadas Belgas, para a realização de exercícios de treino tático e qualificação de tripulações, designado Air Block Training 2012 (ABT12).

A força, composta por quatro aeronaves C-130, diversos meios terrestres e um efetivo de 210 militares, efetuou várias missões de transporte aéreo tático diurnas e noturnas (com night vision goggles), a destacar a largada de para-quedistas e largada de cargas.

O ABT12 contou também com a participação de meios aéreos da Força Aérea Portuguesa, nomeadamente as aeronaves C-130 da Esquadra 501 e F-16 das Esquadras 201 e 301, e de tropas para-quedistas do Exército.

A presença da Componente Aérea Belga em Portugal surge no âmbito de uma cooperação Luso-Belga existente há mais de 10 anos e que tem permitido não só o treino de forças dos dois países como também a partilha de conhecimentos e experiências nas várias vertentes da aeronáutica.

http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.775
 

*

Miguel Silva Machado

  • Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
    • http://www.operacional.pt/
Re: AIRLIFT BLOCK TRAINING 2012 (1.ª PARTE e CONCLUSÃO)
« Responder #2 em: Abril 08, 2012, 04:52:28 pm »
As condições para a execução de saltos em pára-quedas - várias zonas aptas a lançamento de pessoal e material, de dia e de noite, poucas restrições de espaço aéreo a diferentes altitudes, são exemplos - permitiram aos para-comandos belgas atingir os objectivos deste treino em Portugal. Alfredo Serrano Rosa foi ao terreno e mostra-nos algumas curiosidades.

http://www.operacional.pt/airlift-block ... conclusao/

Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/