ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

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Three Of Five

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« Responder #90 em: Maio 28, 2009, 05:20:56 pm »
Citação de: "Vicente de Lisboa"

Isto já para nem entrar nos outros problemas no navio.

Essa mania de que o estaleiro português tem por isso direito a não cumprir aquilo com que se compromete é um monumental atestado de incompetência ao país inteiro.


Porque raio encomendaram os projecto aos russos para depois o ENVC o construirem?

http://www.radiogeice.com/site_radio/in ... 5&Itemid=1

Tal como afirmado na notícia, há mão política na coisa e já agora 16,5 nós são 91,7% de 18 nós e não 85%. Aprendam a fazer contas

A confirmar-se o cancelamento da encomenda, vou-me lembrar disso quando tiver que escolher entre leite açoreano e espanhol  :evil:
 

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Chicken_Bone

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« Responder #91 em: Maio 28, 2009, 06:50:15 pm »
Epá, este tópico ganhou asas de repente. Ainda bem!

Fogo, toda a gente pensa que me conhece. O Porto não é uma aldeia. Já há muitos anos que tem vindo a perder milhares de pessoas, mas está longe de ser uma vila.

Fein: Não afirmei que pudesse ser problema de "cash flow", só expus o que poderia ser considerado uma hipótese.
De qualquer forma, obrigado pela cifra dos 30 %. Sempre a aprender. :D
"Ask DNA"
 

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Vicente de Lisboa

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« Responder #92 em: Maio 28, 2009, 07:21:59 pm »
Citação de: "Three Of Five"
Porque raio encomendaram os projecto aos russos para depois o ENVC o construirem?
Boa pergunta. Também gostava de saber, até porque pelo que consegui descobrir, esta empresa russa nunca desenhou ferrys.

Citar
Tal como afirmado na notícia, há mão política na coisa e já agora 16,5 nós são 91,7% de 18 nós e não 85%. Aprendam a fazer contas

Leu-me mal, eu não estava a fazer percentagens por fazer.

O que se passa é que o contratado era que o navio atingisse os 18 nós a funcionar a 85% da potência (se bem me lembro). Ora o entregue foi um navio que só atingia os 16,4 nós, e tinha de estar a 100% para o fazer.
 

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Lampuka

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« Responder #93 em: Maio 29, 2009, 03:10:54 am »
Citar
Vicente de Lisboa escreveu:

O meu amigo alguma vez comprou um carro? É que se acha que 15% de potência não faz diferença... hepa, tenho aqui um carrão para lhe vender!


Vários, e é indiferente que um carro dê 153 Km/h ou 180 Km/h quando só posso andar a 120 Km/h. De qualquer forma esta é uma comparação pouco realista.

De facto é uma diferença do caraças dar 33,3 Km/h ou 30,56 Km/h.  

As circunstãncias actuais ultrapassam em muito esse preciosismo. Os "cofres" da Região autónoma são os mesmos do estado Português, portanto deixem-se de tretas.
Isto é apenas um preciosismo da parte de alguém que quer protagonismo

Aproveitando os seus números, que nem me vou dar ao trabalho de confirmar, a diferença é de aproximadamente 3km/h. Não parece muito para quem, se calhar, a maior travessia "marítima" que fez foi o Tejo. Ora, a segunda ilha mais próxima de São Miguel é a Terceira, sendo que a viagem dura aproximadamente 6h. 6x3=18km, já começa a ser qualquer coisa... para as Flores, se calhar é mais do triplo...
E o consumo de um navio, sabe que se mede em toneladas? Tem a noção de quantas se gastam numa viagem? Para não ser muito drástico multiplique essas toneladas por 10% e vai ver o excesso de consumo. E agora faça o mesmo por 15 ou 20 anos. Não estamos a falar do depósito de uma lambreta...
As suas referências ao Estatuto e à Autonomia só comprovam a sua ignorância. Instrua-se para não vir para aqui dizer baboseiras (que tem todo o direito, é bem verdade). Ria-se de si mesmo e continue a beber leite Espanhol...
João Pereira
 

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Three Of Five

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« Responder #94 em: Maio 29, 2009, 09:35:15 am »
Citar
Aproveitando os seus números, que nem me vou dar ao trabalho de confirmar, a diferença é de aproximadamente 3km/h. Não parece muito para quem, se calhar, a maior travessia "marítima" que fez foi o Tejo

Não me subestime, já viajei muitas vezes em Ferrys no mar do Norte e nos das Canárias e digo-lhe que os atrasos devido aos embarques, estado do tempo e correntes superam em muito essa pequena diferença de 3 Km/h.

Citar
. Ora, a segunda ilha mais próxima de São Miguel é a Terceira, sendo que a viagem dura aproximadamente 6h. 6x3=18km, já começa a ser qualquer coisa... para as Flores, se calhar é mais do triplo...


Que cálculos são esses?  Um diferença de 3Km/h significa que demora mais 30 minutos nesse percurso de 6 h. Atrasos maiores existem nas ligações lisboa Porto por Alfa Pendular e ninguem rejeitou as linhas por causa disso.

Citar
E o consumo de um navio, sabe que se mede em toneladas? Tem a noção de quantas se gastam numa viagem? Para não ser muito drástico multiplique essas toneladas por 10% e vai ver o excesso de consumo. E agora faça o mesmo por 15 ou 20 anos. Não estamos a falar do depósito de uma lambreta...

Alguém disse o contrário?  Não acumule factores, velocidade inferior com o mesmo consumo é diferente.

Citar
As suas referências ao Estatuto e à Autonomia só comprovam a sua ignorância. Instrua-se para não vir para aqui dizer baboseiras (que tem todo o direito, é bem verdade).

As minhas referência ao novo estatuto relembram que a assembleia regional deixou de poder ser dissolvida pelo presidente da república. Se não percebe o que isso significa talvez devesse estudar direito constitucional.

 
Citar
Ria-se de si mesmo e continue a beber leite Espanhol...


Nunca o fiz e não o vou fazer. Sou suficientemente patriota para consumir produtos nacionais ao contrário de certos indivíduos que preferem pagar alugueres de barcos a empresas estrangeiras


Finalmente observe a notícia:
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Depois de um atraso consideravel ( nove meses ) os estaleiros de Viana do Castelo entregarão o ferry à Atlanticoline com uma penalização económica que não cobre o aluguer dos navios que efectuaram o serviço de sustituição nos Açores.Tudo isto após as novas provas de mar a ser efectuadas em breve, dado que as efectuadas na segunda-feira dia 9 tiveram resultado negativo devolvendo o navio ao porto por não obter os 18-19 nós previstos por falhas no gerador principal segundo a divulgação do próprio estaleiro.
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Afinal parece que houve uma falha no gerador principal que comprometeu o teste e limitou a velocidade máxima.
 

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FoxTroop

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« Responder #95 em: Maio 29, 2009, 01:07:41 pm »
Para tirar umas duvidas aqui vai.

1- Um estaleiro ao executar um projecto, tem de o fazer de acordo com o mesmo. Não pode modificar, nem proceder a nenhuma alteração do mesmo sem o aval da inspecção. Todas a fases de construção são avaliadas por inspectores para garantir isso mesmo.

2- O projecto foi comprado a um gabinete russo. Comprado na base de politiquices e a um gabinete que nunca desenhou esse tipo de navios. Quem adquiriu o projecto e o mandou executar é o único responsável pelo seu sucesso ou não.

3- O primeiro navio de um projecto novo tem quase sempre problemas associados, muitas vezes bastante graves, que geralmente são corrigidos depois, sendo as correcções automaticamente inseridas nos seguintes navios.

4- A haver responsáveis, os mesmos são o Governo Autónomo pelas razões descritas acima.

É minha forte convicção quer tudo não passa de jogadas politicas e jogas de interesses. A recusa em se chegar a um entendimento com os ENVC, o facto de não se querer apurar quem são os responsáveis e a recusa em procurar outras soluções, para mim é mais que prova do que digo.
 

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Vicente de Lisboa

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« Responder #96 em: Maio 29, 2009, 03:09:15 pm »
Citação de: "FoxTroop"
É minha forte convicção quer tudo não passa de jogadas politicas e jogas de interesses. A recusa em se chegar a um entendimento com os ENVC, o facto de não se querer apurar quem são os responsáveis e a recusa em procurar outras soluções, para mim é mais que prova do que digo.

A encomenda aos Russos foi uma decisão estúpida, a aceitação da encomenda por parte dos ENVC foi outra. Acho que ninguém duvida disso.

O GRAA vir agora aceitar um Navio mal feito seria mais uma decisão estúpida, e 3 más decisões não fazem uma boa.

Agora digo eu, vamos lá é a privatizar totalmente os ENVC para não continuar a haver interferências politico-partidárias em decisões que deviam ser puramente técnicas e comerciais.
 

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Lampuka

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« Responder #97 em: Maio 30, 2009, 12:47:32 am »
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...e digo-lhe que os atrasos devido aos embarques, estado do tempo e correntes superam em muito essa pequena diferença de 3 Km/h.
Já bastam estes imprevistos...
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Que cálculos são esses? Um diferença de 3Km/h significa que demora mais 30 minutos nesse percurso de 6 h.
Logo no triplo do percurso, o triplo do atraso... 30minutos x 3 = 1 hora e meia... uns breves minutos(90). Ida e volta e o atraso já quase que dá para fazer o percurso São Miguel/Santa Maria.
Citar
...velocidade inferior com o mesmo consumo é diferente.
Pois, só que com o mesmo consumo a diferença já não se fica pelos 3km/h.
Citar
As minhas referência ao novo estatuto relembram que a assembleia regional deixou de poder ser dissolvida pelo presidente da república.
O bendito estatuto que tem "parado" o país é composto por uma série de pontos. Não é perfeito mas, no seu essencial, vem agilizar procedimentos e relações entre os governos nacional e regional. Esse ponto, aparentemente o único do documento que foi lido, é daqueles que "não aquece nem arrefece". Uma "cagança" da região que descambou em birra politica perfeitamente dispensável, mas enfim...  Não percebo é a relação...
João Pereira
 

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FoxTroop

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« Responder #98 em: Maio 30, 2009, 10:29:46 am »
Citar
O GRAA vir agora aceitar um Navio mal feito seria mais uma decisão estúpida, e 3 más decisões não fazem uma boa


Completamente de acordo, não se deve aceitar o navio assim. Só uma correcção, o navio não foi mal feito, o navio foi mal desenhado que é muito diferente. E sem duvida nenhuma, que erros de desenho foram certamente detectados durante a fase de construção e algo se passou a níveis superiores para que as coisas continuassem assim. Também os representantes do GRAA que acompanhavam as vistorias devem ter percebido isso e mais uma vez me surpreende o porquê de só depois de o navio pronto haver estas ondas todas.

Continuo fortemente convencido que isto não passa de jogadas politicas porque problemas com projectos novos são muito comuns e todos eles são sanáveis.
 

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bokaido

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« Responder #99 em: Junho 02, 2009, 12:59:14 am »
Depois deste agradável debate apenas me resta uma questão, a que velocidade são realizadas as travessias entre ilhas nos Açores? Acho que isso seria um dado interessante..
Ó Estrela, queres cometa?
 

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FAAS

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« Responder #100 em: Junho 27, 2009, 12:46:06 pm »
Não sei se a privatização é solução. Lá por não estar sobre o alçado do governo o rapazinho que detiver o Estaleiro pode estar de alguma forma comprometido com este, e deixando o bacalhau na mesma água salgada não muda nada.

Por outro lado há quem argumente que os erros de concepção do navio se devem a outro factor, a falta de capacidade de manter os engenheiros navais nos ENVC, segundo argumentado por um eng naval a situação nos ENVC é que os eng's recem formados entram ao serviço e pouco depois são "recrutados" por estaleiros de outros países Europeus onde são substancialmente melhor remunerados, contudo não sei até que ponto se confirma.

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Feinwerkbau

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« Responder #101 em: Junho 27, 2009, 07:20:28 pm »
Citação de: "FAAS"
Não sei se a privatização é solução. Lá por não estar sobre o alçado do governo o rapazinho que detiver o Estaleiro pode estar de alguma forma comprometido com este, e deixando o bacalhau na mesma água salgada não muda nada.

Por outro lado há quem argumente que os erros de concepção do navio se devem a outro factor, a falta de capacidade de manter os engenheiros navais nos ENVC, segundo argumentado por um eng naval a situação nos ENVC é que os eng's recem formados entram ao serviço e pouco depois são "recrutados" por estaleiros de outros países Europeus onde são substancialmente melhor remunerados, contudo não sei até que ponto se confirma.


pode-se dizer que sim... não só a nivel de eng's, o mesmo se passa a nivel de soldadores e outros técnicos mais especializados

a renovação de quadros e rejuvenescimento dos mesmos é importante numa empresa como esta para manter o nivel de especialização e actualidade tecnológica.

as noticias são que os ENVC vão dispensar ( não renovar contratos ) 120 e tal contratados ( malta jovem e que ainda não é efectiva ), o que contraria totalmente esta filosofia.
 

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FAAS

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« Responder #102 em: Junho 29, 2009, 12:07:39 am »
Não entendo porquê é que um estaleiro como os ENVC que tem um carteira de encomendas relativamente cheia dispensa operários... tencionam fazer das entregas fora de prazo uma constante?

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P44

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« Responder #103 em: Junho 29, 2009, 10:04:27 am »
Citação de: "FAAS"
Não entendo porquê é que um estaleiro como os ENVC que tem um carteira de encomendas relativamente cheia dispensa operários... tencionam fazer das entregas fora de prazo uma constante?


Porque na mentalidade tipica do patronato português, redução de custos= despedimentos, mesmo que seja para no dia seguinte se renovar o parque automóvel da administração... :roll:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Luso

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« Responder #104 em: Junho 29, 2009, 12:48:29 pm »
Isto é mesmo falar para os peixinhos:

Quando é que o pessoal vai perceber de uma vez por todas que um "gestor" de nomeação política tem objectivos e tarefas diferentes de uma empresa normal?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...