ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: JLRC em Setembro 10, 2004, 08:22:43 pm

Título: Radar para a Madeira
Enviado por: JLRC em Setembro 10, 2004, 08:22:43 pm
Indra Completes NATO’s Portuguese Air Surveillance Network for 18 million euros
 
 
(Source: Indra; issued Sept. 9, 2004)
 
 
 The award of the Portuguese Ministry of Defence consolidates the international projection of the Lanza 3D radar systems, developed entirely by Indra  
 
The Portuguese Ministry of Defence has awarded Indra, in a public tendering, with the extension of the country’s air surveillance network to the Madeira Islands, as well as the integration into the command and control line within NATO’s sphere.  
 
The contract, for an initial amount of 18 million euros, foresees the implementation of a Lanza 3D radar system in Pico do Arriero, in Madeira, to cover the air surveillance of the archipelago’s zone and supply the tactical communications systems with aircrafts, ships and with the national command and control centre.  
 
In the same contract, the Portuguese Ministry of Defence has included a purchase option of three additional radar systems for the Azores islands as well as its integration in the command and control network, option that can be executed during the 30 month duration of the contract.  
 
The Spanish company has been chosen after an international process wherein groups such as Lockheed Martin, Thales Raytheon Systems and Alenia Marconi Systems have been evaluated as well. The process has been ruled by NATO’s contracting standards and technical specifications, and earns recognition for the technology developed by Indra for this kind of systems.  
 
The Lanza 3D radar system has been developed by Indra for the Spanish Ministry of Defence as a key element of the new long-range air surveillance network which combines the most advanced functions of the market. Particularly significant among the main novelties of the system is the fact that it is transportable, so location can be modified according to needs; it is totally controlled by software and it incorporates three-dimensional detection systems (that calculate the three spatial coordinates of flying objects); it also includes systems able to combat possible measures or interferences aimed at blinding it.  
 
Likewise, the system incorporates an architecture with a high parallel processing capacity, which guarantees the system reliability and the possibility of incorporating any new technological advances that may arise in the future.  
 
-ends-  

A notícia fala numa opcção de mais 3 radares para os Açores. Será erro da notícia ou está correcto?

Cumptos
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Setembro 11, 2004, 03:27:47 pm
Retirado da revista "Defensa"

Citar
INDRA AMPLÍA LA RED OTAN DE VIGILANCIA AÉREA DE PORTUGAL.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defensa.com%2Fboletin%2Fimages%2Findustria%2Fradar_08.jpg&hash=24cbe12bd8bcbf0711b9e0617817927a)

Indra ha firmado un contrato con el Ministerio de Defensa portugués para la extensión al archipiélago de Madeira de la red de vigilancia aérea del país y la integración en la red de mando y control dentro del ámbito de la OTAN. El contrato, por un importe inicial de 18 millones de euros, prevé la implantación de un sistema radar tridimensional Lanza en el Pico do Arriero, en la isla de Madeira, para cubrir la vigilancia aérea de la zona asignada al archipiélago y suministrar los sistemas de comunicaciones tácticas con aeronaves, buques y con el centro de mando y control nacional.
En la misma adjudicación, el Ministerio de Defensa Portugués ha incluido una opción de compra de tres sistemas de radares adicionales para las islas Azores y su integración en la red de mando y control, opción ésta que puede ser ejercida a lo largo de los 30 meses de ejecución del contrato.
La compañía española ha sido seleccionada en un concurso internacional al que fueron invitados, además, los grupos Lockheed Martin, Thales Raytheon Systems, Alenia Marconi Systems y que se ha regido por las normas de contratación y especificaciones técnicas de la OTAN, lo que supone un espaldarazo a la tecnología desarrollada por Indra para este tipo de sistemas y una importante referencia en el mercado internacional
Título:
Enviado por: foxtrot em Setembro 13, 2004, 04:10:03 pm
Para quando a cobertura da totalidade do território nacional? :x

Cumptos
Título:
Enviado por: JNSA em Setembro 14, 2004, 02:43:01 pm
É uma óptima notícia, mas é só o primeiro passo de um percurso longo que ainda tem que ser percorrido, e que inclui a cobertura de radar completa nos Açores e Continente.

Mas não só - é preciso que as Forças Armadas criem um sistema de comando e controlo interligado, que permita uma resposta rápida a qualquer tipo de ameaça. Isto implica ligações seguras em tempo real aos comandos, às bases aéreas e também às unidades de artilharia anti-aérea do exército.

Tenho alguma curiosidade em saber qual é a compatibilidade e a capacidade de partilha de dados entre estes radares, e futuros sistemas anti-aéreos que a gente venha a comprar, não só com sistemas NATO, mas também com sistemas russos...
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Setembro 14, 2004, 03:24:02 pm
Salvo erro, todo o território nacional se encontra sobre cobertura de radar a cargo da FAP - só que este não é do mesmo modelo do que agora foi adquirido à INDRA, ou seja um sistema mais antigo.

Igualmente, mas com menos certeza, penso que todo ( ou quase ) o arquipélago dos Açores está sobre cobertura do sistema de controlo aéreo das Lajes. Se alguém o pudesse confirmar...  :roll:
Título:
Enviado por: JNSA em Setembro 14, 2004, 03:49:55 pm
Citação de: "Ricardo Nunes"
Salvo erro, todo o território nacional se encontra sobre cobertura de radar a cargo da FAP - só que este não é do mesmo modelo do que agora foi adquirido à INDRA, ou seja um sistema mais antigo.

Igualmente, mas com menos certeza, penso que todo ( ou quase ) o arquipélago dos Açores está sobre cobertura do sistema de controlo aéreo das Lajes. Se alguém o pudesse confirmar...  :wink: ) associados, de pouco nos serve... :(
Título:
Enviado por: snakeye25 em Setembro 14, 2004, 11:36:19 pm
Caro JNSA

Com pouco mais de 10 anos os 3 radares tridimensionais (Montejunto, Fóia e Paços de Ferreira) que proporcionam a cobertura aérea de Portugal Continental são tudo menos obsoletos. Ok, não serão "state of the art", mas estarão ao nível do que se encontra instalado por esta Europa fora.
No que toca à capacidade C3, não é para isso que existe o SICCAP (Sistema Integrado de Comando e Controlo Aéreo de Portugal), onde estão integradas as estações de radar e os meios de defesa aérea ?

O SICCAP é perfeitamente capaz de partilhar dados com outras redes de radar europeias (recordo-me de referências à espanhola e francesa), assim como com os E-3 da NATO.

No que toca à compatibilidade com material russo, penso que lhe falta um toque de actualidade... o material russo é que tem que ser compatível com os standards NATO e não o contrário.
Título:
Enviado por: snakeye25 em Setembro 14, 2004, 11:47:02 pm
Acrescentando, no documento que apresenta o estudo da localização do radar na Madeira ( 3ª fase do POACCS - SICCAP ) é assim descrito o programa :

O POACCS, após a conclusão da Fase II, compreenderá (Figura 3.2):
• Um Centro de Operações Aéreas (AOC), em Monsanto, com capacidades AO/AD;
• Um Centro de Operações Aéreas Alternativas (SOF), em Beja com capacidades AD;
• Três estações de radar tridimensional (Fóia, Montejunto e Pilar);
• Seis Bases Aéreas (Ovar, Monte Real, Montijo, Sintra, Beja e Porto Santo) equipadas com terminais AO e ligações de comunicações seguras;
• Um sistema de comunicações que inclui:
 a) Uma rede de feixes hertzianos e fibra óptica entre Monsanto / Beja e as estações de radar, de rádio e as Bases Aéreas;
 b) Comunicações Terra - Ar nas estações de radar;
 c) Comunicações “Link 11” e “Link 14” com estações terminais em Sagres e Fóia;
 d) Comunicações internas em Monsanto, Beja e estações de radar;
 e) Equipamentos de criptografia;
• Interfaces com CINCSOUTHLANT, STRIDA, TAR e ACC de Lisboa;
• Interface POMBAL.

É incluida uma figura com a cobertura dos mesmos, incluindo todo o território continental.

Podem consultar o documento na página de abertura do site do MDN.
Título:
Enviado por: JNSA em Setembro 15, 2004, 01:56:10 am
Obrigado, snakeye25.  :D

Já agora, sabe dizer-me até que ponto é que existe uma articulação com as unidades anti-aéreas do exército, ao nível de partilha de informações entre cadeias de comando e unidades? É claro que actualmente os poucos meios que o exército tem não servem de muito, mas esperemos que a situação venha a mudar em breve...

Citação de: "snakeye25"
No que toca à compatibilidade com material russo, penso que lhe falta um toque de actualidade... o material russo é que tem que ser compatível com os standards NATO e não o contrário.


Depende do ponto de vista... :wink:
Título:
Enviado por: snakeye25 em Setembro 15, 2004, 12:30:28 pm
Citação de: "JNSA"
Já agora, sabe dizer-me até que ponto é que existe uma articulação com as unidades anti-aéreas do exército, ao nível de partilha de informações entre cadeias de comando e unidades? É claro que actualmente os poucos meios que o exército tem não servem de muito, mas esperemos que a situação venha a mudar em breve...


A coordenação com o exército deve ser nula, ou próximo disso, dado que este apenas possui meios de defesa próxima ou muito próxima, que estão destinados à defesa das grandes unidades (BMI/BLI/BAI).
Título:
Enviado por: Spectral em Setembro 15, 2004, 05:29:15 pm
Citação de: "JNSA"
snakeye25 escreveu:   
No que toca à compatibilidade com material russo, penso que lhe falta um toque de actualidade... o material russo é que tem que ser compatível com os standards NATO e não o contrário.   


Depende do ponto de vista...


Bem esse é o ponto de vista dos próprios russos, já que até os seus equipamentos mais recentes ( como por exemplo os Yak-130 ou os T-90 para a Índia) vêm com "databuses" de  standards ocidentais.  :wink:
Título: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Maginot em Junho 26, 2006, 11:39:19 am
Alguém sabe se o polémico radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro) sobreviveu aos cortes da LPM?
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 26, 2006, 03:06:24 pm
Julgo que não está em causa.

Os custos do radar da Madeira, penso eu, não está incluido nas verbas da LPM.
Título:
Enviado por: Akagi em Junho 29, 2006, 03:21:00 pm
Praa que serve ter um radar, para depois não haber aviões para fazerem a intercepção a algum avião que tenha violado o espaço aereo.
Título:
Enviado por: Lightning em Junho 29, 2006, 03:35:15 pm
Citação de: "Akagi"
Praa que serve ter um radar, para depois não haber aviões para fazerem a intercepção a algum avião que tenha violado o espaço aereo.


Como é que sabe que não vai haver aviões?

Ainda recentemente 4 F-16 estiveram destacados em Porto Santo para participar em exercicios com as forças espanholas nas Canárias.

Acha que depois do radar estar operacional que a FAP não vai colocar um destacamento de F-16 no Porto Santo em permanencia? Se é por falta de caças então que não tivessem a brilhante ideia de vender 12.

Ou talvez a defesa aérea do arquipelago da Madeira fique a cargo dos F-16 em Monte Real, em Portugal continental existem 3 radares o que não quer dizer forçosamente que existam caças nesses locais.
Título:
Enviado por: alfsapt em Junho 29, 2006, 06:36:22 pm
Citação de: "Akagi"
Praa que serve ter um radar, para depois não haber aviões para fazerem a intercepção a algum avião que tenha violado o espaço aereo.


Então, serve para depois podermos vir para o Fórum reclamar por os f18 hermanos lá andarem!!!
Título:
Enviado por: Lightning em Junho 29, 2006, 10:14:39 pm
Citação de: "alfsapt"
Então, serve para depois podermos vir para o Fórum reclamar por os f18 hermanos lá andarem!!!


Agora ao menos passamos a ter provas, já não é o fulano tal que viu

 :rir:
Título:
Enviado por: antoninho em Junho 29, 2006, 10:28:26 pm
Para os mais distraídos...

http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=3704 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=3704)
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Junho 29, 2006, 11:07:13 pm
Citação de: "Hélder"
Citação de: "alfsapt"
Então, serve para depois podermos vir para o Fórum reclamar por os f18 hermanos lá andarem!!!

Agora ao menos passamos a ter provas, já não é o fulano tal que viu

 :lol: )
Isso é a lengalenga de "nuestos hermanos" das Canárias......aliás, terra acolhedora invadida por hordas de conterrâneos nesta altura c34x
Título:
Enviado por: Lightning em Novembro 24, 2006, 09:27:36 pm
Possiveis futuras unidades territoriais da Força Aérea Portuguesa na Madeira (se não houver cortes orçamentais)...

http://www.emfa.pt/www/unidades/unidade ... &key=11000 (http://www.emfa.pt/www/unidades/unidadedetalhe.php?lang=pt&key=11000)

Comando da Zona Aérea da Madeira

Aerodromo de Manobra nº3
(Destacamento Aéreo da Madeira)

Estação Radar nº4
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Janeiro 27, 2007, 09:45:09 am
Citar
JORNAL DA MADEIRA - Foram 13 os concorrentes que se apresentaram, até ao passado dia 21 de Dezembro, ao concurso público para a empreitada de construção do radar no Pico do Areeiro, que vai surgir na zona onde hoje está localizada a Pousada, entretanto, já encerrada. Recorde-se que o concurso público foi dado a conhecer, ao nível nacional e regional (através do JM) no passado dia 12 de Outubro, tendo como preço base 4 milhões de euros, sendo que o prazo máximo de execução da obra é de 270 dias, a partir da data do anúncio do vencedor, o que acontecerá no decorrer do mês de Março.

Segundo o JM conseguiu apurar, ontem, junto da Direcção de Serviços e Infra-Estruturas e Comunicações (DSIEC), foram 13 os concorrentes que se apresentaram, sendo que entre estas constam empresas regionais e nacionais.

Neste momento, todas as propostas encontram-se na fase final da análise técnico-financeira, ao que se seguirão as audiências prévias, onde todos os candidatos poderão consultar os processos e relatórios, sendo certo que dentro de quatro semanas, poderá já ser conhecido o nome da empresa vencedora deste concurso.

Por parte da Direcção, o coronel José Camisa, responsável pela área de construção civil começou por salientar ao JM que o número elevado de propostas não surpreendeu. «Dada a crise que é conhecida, era perfeitamente expectável que viesse a surgir este número de empresas concorrentes», justificou, acrescentando ainda que todo o concurso está a ser regido conforme determina o Decreto-Lei 59/99, que gere o regime das empreitadas.

A construção da estação de radar do Pico do Areeiro deverá iniciar-se no terreno no início do primeiro semestre deste ano, devendo ficar concluída em 2008. O mesmo interlocutor salientou que, neste momento, apenas falta acertar com o Governo Regional pequenos pormenores em termos de terrenos, mas que em nada são impeditivos para o início dos trabalhos. «Haverá sempre condicionantes, mas o grosso da obra será feito. Podem ficar algumas coisas soltas para acabar, mas 95 por cento da construção terá de ser concluída em 2008», prosseguiu.

De salientar que foi a 2 de Janeiro de 2004 que o ministro da Defesa adjudicou a extensão ao Arquipélago da Madeira do Sistema de Comando e Controlo Aéreo (POACCS).

Trata-se de um sistema cujos custos de aquisição e operação têm vindo a ser financiados pela NATO, pelo que apesar das verbas necessárias a este projecto estarem inscritas na lei de programação militar, é de prever que venha a existir também financiamento do Aliança Atlântica.


Estudo de incidências ambientais é o que interessa à Secretaria

A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais também está a acompanhar o processo, através de um representante nomeado pelo Governo Regional, no caso concreto, o chefe de gabinete de Manuel António Correia. Segundo o JM conseguiu apurar, recentemente realizou-se um encontro entre as partes tendo em vista "update" sobre todo o processo.

Por parte da secretaria, apenas foi-nos garantido que «está a fazer o acompanhamento do processo, de modo a assegurar que as obrigações que decorrem do estudo de incidências ambientais».


Conferir maior eficácia a outras missões

Há muito que a implementação de um sistema de Defesa Aérea, permitindo a vigilância e controlo da totalidade do espaço aéreo nacional, constitui uma preocupação antiga da Defesa Nacional, como factor determinante de soberania nacional. No caso do radar do Pico do Areeiro, este permitirá, entre outros aspectos, conferir maior eficácia a outras missões de interesse público, como a busca e salvamento, a fiscalização das actividades de pesca, o controlo de actividades ilícitas e a protecção do ambiente. O projecto de Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal (SICCAP) que na versão anglo-saxónica é conhecido por Portuguese Air Command and Control System (POACCS) de âmbito NATO, foi iniciado na década de 80, visando dotar Portugal e a sua Força Aérea de um sistema de comando e controlo aéreo centralizado.
Título:
Enviado por: tito em Março 27, 2007, 06:19:40 pm
...
Título:
Enviado por: Nuno Bento em Março 28, 2007, 02:41:20 am
Só uma pergunta.


Se o radar Lanza 3D é de longo alcance são mesmo precisos 3 radares para cobrir o territorio dos Açores ?
Título: Re:
Enviado por: dmbc em Abril 02, 2007, 01:03:13 pm
Caros,

A necessidade de três radares Lanza 3P (a instalar em cada grupo insular) prende-se com as zonas de sombra que as ilhas produzem.

Sem mais,
dmbc
Título:
Enviado por: Lightning em Abril 02, 2007, 06:28:56 pm
Citação de: "tito"
Para além disto, também acho que seria importante se tivéssemos um radar de longo alcance (conforme mencionei em cima) na Madeira direccionado para as Canárias e Marrocos (não sei é se é possível a nível técnico).


E também podiamos ter um outro radar nas Flores apontada para os EUA.  c34x
Título: Re:
Enviado por: p_shadow em Abril 03, 2007, 04:19:53 am
Citação de: "dmbc"
Caros,

A necessidade de três radares Lanza 3P (a instalar em cada grupo insular) prende-se com as zonas de sombra que as ilhas produzem.

Sem mais,
dmbc


Seguramente a melhor pessoa no forum para esclarecer este tipo de assuntos. :wink:


Abraço
Título:
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 30, 2008, 10:29:51 am
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg95.imageshack.us%2Fimg95%2F7843%2Feva97zu.jpg&hash=65b021c592519cdc0af1b02caf07321f)

do forum http://www.zonamilitar.com.ar (http://www.zonamilitar.com.ar)

o objectivo é mostrar como poderá ser o novo radar na madeira. este radar encontra-se se não estou enganado e se li bem nas ilhas espanholas

3D Lanza Radar for Portugal
NATO contract signed with the Portuguese Ministry of Defence for the supply of a long-range 3D Lanza radar to be installed in Madeira and extending to the archipelago Command and Control capacities for Air Defence and Communication.

www.indra.es (http://www.indra.es)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Frt0032gh.eresmas.net%2FTorrejon%2F03b_lanza.jpg&hash=506a710853416b573b77361cb24a8ede)
http://rt0032gh.eresmas.net/Torrejon/03b_lanza.jpg (http://rt0032gh.eresmas.net/Torrejon/03b_lanza.jpg)
Título:
Enviado por: Ricardo em Fevereiro 14, 2008, 04:45:42 pm
Por curiosidade e "ignorância", todos estes radares apresentados podem ser bastante condicionados em termos operacionais pelo estado do tempo, nomeadamente nevoeiro denso e muito cerrado?
Título:
Enviado por: nelson38899 em Fevereiro 14, 2008, 04:59:27 pm
Citação de: "Ricardo"
Por curiosidade e "ignorância", todos estes radares apresentados podem ser bastante condicionados em termos operacionais pelo estado do tempo, nomeadamente nevoeiro denso e muito cerrado?


não o radar é o mesmo, pelo que pude constatar ele tanto pode ser movel com imovel. o radar não depende das condições do tempo, pois apesar de ser 3D, tem um principio similar ao radares convencionais.
Título: Re:
Enviado por: dmbc em Fevereiro 15, 2008, 05:36:54 pm
Caros,

Em resposta resposta ao forista Ricardo quando pergunta:

Citar
Por curiosidade e "ignorância", todos estes radares apresentados podem ser bastante condicionados em termos operacionais pelo estado do tempo, nomeadamente nevoeiro denso e muito cerrado?


A resposta é sim e não. Sim porque qualquer radar sofre teoricamente perda de performance com forte intensidade de chuva (são mais ecos falsos que o sistema tem de processar e eliminar). No entanto os radares modernos, como o caso do Lanza, utilizam não só sistemas computacionais de grande capacidade (redes neuronais) que não são significativamente afectados com o aumento de cálculos de ecos a realizar, como também a própria física aplicada nos sistemas permite minimizar esse efeito (aumenta-se a potência de emissão, na ordem dos KW e até MW, alteração de frequência de emissão de forma irregular, etc...). Assim mesmo más condições atmosféricas (neste caso chuva, menos o nevoeiro) não afectam significativamente (quase de todo...) a performance do radar.

Como nota adicional, o Lanza está disponível quer como sistema móvel ou fixo terrestre ou como sistema naval.  

Sem mais, com os mais cordiais cumprimentos,
dmbc
Título:
Enviado por: mad20001 em Fevereiro 22, 2008, 05:05:56 pm
Algumas novidades no DN de hoje, com as habituais polémicas ambientais à mistura...

Citar
Radar em Março prejudica a Freira  
A cafetaria será entregue ao gR que vai decidir o seu modo de funcionamento  
Data: 22-02-2008  

As obras de construção da estação do radar do Pico do Areeiro deverão avançar em Março, justamente no mês em que tem início o período de nidificação da Freira da Madeira, uma ave endémica, classificada como criticamente ameaçada.

Ana Isabel Fagundes, directora da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) - Madeira, teme que os ruídos provocados pela construção venham a perturbar a espécie, que costuma permanecer em terra até Setembro.

Apesar da mudança de localização, Ana Isabel Fagundes sublinha que a ameaça mantém-se. Inicialmente o radar estava previsto para o caminho de acesso ao miradouro do Juncal tendo sido 'transferido' para uma zona mais próximo do marco geodésico existente, junto à pousada.

Também Hélder Spínola reitera que os riscos persistem. O presidente da Quercus considera que a nova localização não é tão prejudicial, mas continuam a existir grandes implicações ambientais, nomeadamente ao nível dos efeitos negativos da radiação na reprodução das aves.

O ambientalista contrapõe as afirmações de que o radar é fundamental em matéria de Defesa, referindo que a tecnologia de hoje oferece outras alternativas, como o controlo por satélite, através do sistema Galileu, e também por meio de radares costeiros, como o que está, de resto, a ser implementado na costa portuguesa.

Hélder Spínola questionou ainda a compatibilização do Pico do Areeiro para fins turísticos com as medidas de segurança que terão de existir em torno do radar.

Dada a decisão firme do Estado, o ambientalista adiantou que no orçamento da obra deveriam estar previstos meios para um maior conhecimento e acompanhamento das aves, após a instalação do radar. Algumas dessas preocupações estão inseridas no estudo de incidências ambientais, referente à nova localização, que prevê a definição de um Plano de Monitorização para "que se evitem, minimizem ou compensem as incidências negativas e se potenciem as positivas" e contempla a recuperação das zonas envolventes ao radar.

Em 2003, já depois do primeiro estudo de incidências ambientais encomendado pelo Ministério da Defesa, foram descobertos novos ninhos da Freira da Madeira, o que levou a uma quase duplicação do número de aves. Segundo a SPEA existirão, actualmente, entre 70 a 80 casais.

A Direcção-Geral de Infra-estruturas, entidade dependente do Ministério da Defesa pela implementação do projecto, adiantou ao DIÁRIO que o processo de adjudicação está em fase de conclusão, pelo que o início da empreitada terá início assim que forem cumpridas as formalidades legais, como a assinatura do contrato e a consignação da obra. Estima, assim, que em Março tenham início os trabalhos, com um prazo de execução de 180 dias. O projecto inclui uma cafetaria que "será depois entregue ao Governo Regional, que decidirá qual o seu modo de funcionamento e exploração".

estação e cafetaria

O concurso público, lançado em Outubro de 2006, para a 'Construção da Estação de Radar e Cafetaria no Pico do Areeiro', tem um preço base de quatro milhões de euros. A obra está incluída no projecto de extensão ao Arquipélago da Madeira do Sistema de Comando e Controlo Aéreo, no valor de 16.902.150 euros, que inclui, além da estação e da instalação do radar, equipamentos de comunicações terra-ar, na Madeira e no Porto Santo.

O radar foi já adquirido em 2004 pelo Ministério da Defesa à empresa espanhola IDRA e permitirá a cobertura completa do espaço aéreo na Região Autónoma da Madeira, com particular atenção para as ilhas Selvagens, no passado alvo de sobrevoos por aviões e helicópteros espanhóis.

A polémica que surgiu em torno a construção daquela infra-estrutura prendeu-se com os efeitos nocivos que a mesma possa vir a ter na Freira da Madeira, uma ave que está entre um dos endemismos da Madeira, se não o mais forte, pois não habita em mais nenhum local.

É uma ave muitíssimo rara e ameaçada ao nível mundial, pelo que chegou a ser considerada extinta até a década de sessenta, sendo redescoberta, no fim daquela mesma década por Paul Alexander Zino.

 
Sílvia Ornelas  


 :arrow: www.dnoticias.pt (http://www.dnoticias.pt)
Título:
Enviado por: comanche em Março 02, 2008, 03:36:22 pm
Madeira: Movimento Partido da Terra manifesta-se contra radar militar no Pico do Arieiro

Citar
Funchal, 02 Mar (Lusa) - O Movimento Partido da Terra (MPT) da Madeira afirmou-se hoje "totalmente contra a instalação de um radar militar" no Pico do Areeiro, segundo maior Pico da Região, por motivos paisagísticos e ambientais.

"A instalação desta estrutura será altamente prejudicial ao Pico do Areeiro, tanto a nível paisagístico como a nível amiental", referiu João Isidoro, líder do MPT-Madeira.

"Está mais do que provocado que a instalação do radar será prejudicial à Freira da Madeira", afirmou, referindo-se a uma ave dada como extinta na década de 1970, mas que tem presentemente uma população estimada na ordem dos 80 casais.

O também deputado do MPT à Assembleia Regional disse, aliás, que se este radar não fosse prejudicial, as autoridades militares não tinham adiado a sua construção desde este mês de Março, em que ocorre o período de nidificação da ave, para o mês de Setembro.

O responsável referia-se à notícia, avançada sábado pelo semanário Expresso, de que o Ministério da Defesa admite adiar o avanço do projecto para não colidir com o período de nidificação da ave.

João Isidoro disse por outro lado que existem outros meios para fazer a vigilância do espaço áereo, designadamente satélites.

Contudo, manifestou-se satisfeito por a obra poder ser adiada, pois "vai potenciar um debate sério e participado sobre a instalação daquele radar", estimado em 16 milhões de euros.

O Ministério da Defesa Nacional informou na semana passada que o projecto de instalação do radar estava em fase de conclusão, podendo as obras começar em Março.

O projecto tem gerado muitas críticas, por ser um local onde nidifica a Freira da Madeira.

Em comunicado, o Ministério garantiu que "cumprirá escrupulosamente as medidas minimizadoras e recomendações constantes do Estudo de Incidências Ambientais".

"As obras não poderão conflituar com as cláusulas particulares do caderno de encargos realizado para esta obra, nomeadamente no que respeita aos requisitos ambientais, com natural ênfase na protecção da fauna e em especial o da espécie "freira", uma ave endémica classificada como criticamente ameaçada", conclui a nota do Ministério da Defesa Nacional.

O radar faz parte do projecto de extensão ao arquipélago madeirense do Sistema de Comando e Controlo Aéreo que permite uma cobertura de todo o espaço da região.

Além da estação e instalação do radar, inclui equipamentos de comunicação terra-ar nas ilhas da Madeira e Porto Santo, e uma cafetaria no Pico do Areeiro cujo funcionamento ficará depois na responsabilidade do Governo Regional.



Também acho que podem adiar e deixar passar o periodo de nidificação, para proteger a freira, mas este radar é estratégico e é uma obra que deve ser executada, claro minimizando o mais possivel os impactos ambientais.
Título:
Enviado por: Nuno Calhau em Março 02, 2008, 06:49:43 pm
O argumento apresentado pelo respeitavel sr deputado, faz lembrar os argumentos dos ambientalestas do continente aquando da construção da ponte Vasco da Gama.
Os animais habituam-se!
Retomam as suas rotinas ao constatarem que não existe ameaças.
Quando é que paramos com este tipo e atitudes sem cabimento.
É uma obra de interesse nacional, assim sendo, siga!

Um Abraço.
Título:
Enviado por: pedro em Março 02, 2008, 10:02:10 pm
Sou da mesma opiniao.
Se depois os espanhois entram em espaço aereo nacional, é por que o governo nao investe na Madeira. :roll:
Cumprimentos
Título:
Enviado por: EB em Março 04, 2008, 02:27:17 pm
Citar
Freira trava NATO
Ministério de Severiano Teixeira poderá adiar a instalação de radar para preservar a Freira-da-Madeira, uma ave protegida que nidifica entre Março e Setembro no Pico do Areeiro.
Mário de Carvalho
13:20 | Terça-feira, 4 de Mar de 2008
 
 
A Pterodroma Madeira, ou a Freira da Madeira
A Freira da Madeira (Pterodroma madeira), embora seja uma pequena ave, é uma espécie protegida na Região Autónoma da Madeira, que poderá travar o arranque da obra para a instalação de um radar do Sistema de Comando e Controle Aérea (POACCS), no Pico do Areeiro. O surgimento da colocação deste sistema é uma medida preconizada pela NATO e que será complementada com mais três radares instalados no Continente.

O Ministério de Defesa pondera adiar o avanço do projecto (orçado em mais de 16 milhões de euros), previsto para Março, por poder colidir com o período de nidificação desta espécie, na zona. Como disse ao Expresso uma fonte do Ministério da Defesa - "se o estudo de incidência ambiental apontar para esse impedimento respeitaremos integralmente as suas recomendações".

A decisão de colocar a estação de radar no Pico do Areeiro foi de Paulo Portas, então ministro de Defesa, que determinou também, em 2001, a realização de um estudo de incidência ambiental, visto tratar-se de uma zona ecológica integrada na Rede Natura, do Parque Natural de Madeira.

Miguel Coutinho, do Instituto do Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Aveiro, presidente da Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes e coordenador do Estudo de Incidência Ambiental, refere que o estudo recomendava que as obras não decorressem entre Março e Setembro, altura de reprodução da Freira da Madeira, e deveriam evitar o período nocturno: "Esta ave passa o dia no mar regressando antes do anoitecer ao Pico do Areeiro. A fase mais dura do projecto é o seu arranque com maior movimentação de máquinas".

Na Madeira, apenas a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal contestou o projecto. "O Pico do Areeiro não precisa de radar. O que precisa é de acções de reflorestação, com espécies indígenas, de forma a aumentar a infiltração da água da chuva", indica Raimundo Quinta desta Associação.
 


EXPRESSO, 04Mar08
Título:
Enviado por: typhonman em Março 04, 2008, 07:44:32 pm
Citar
Na Madeira, apenas a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal contestou o projecto. "O Pico do Areeiro não precisa de radar. O que precisa é de acções de reflorestação, com espécies indígenas, de forma a aumentar a infiltração da água da chuva", indica Raimundo Quinta desta Associação


Não precisa de radar? Mas quem c****** é esta gente para dizer isto??? São entendidos na matéria????
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Março 04, 2008, 09:36:56 pm
Citação de: "Typhonman"
Citar
Na Madeira, apenas a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal contestou o projecto. "O Pico do Areeiro não precisa de radar. O que precisa é de acções de reflorestação, com espécies indígenas, de forma a aumentar a infiltração da água da chuva", indica Raimundo Quinta desta Associação

Não precisa de radar? Mas quem c****** é esta gente para dizer isto??? São entendidos na matéria????


Em reflorestação e laurisilva , sim............
Um até queria vigiar o espaço aéreo com satélites  :?
Mas, não será o fim do mundo a decisão de adiar por 7 meses para a nidificação da Freira da Madeira
Título: Re:
Enviado por: dmbc em Março 10, 2008, 09:04:22 am
Caros,

Como contribuinte, este adiamento não me agrada pois implica o pagamento da prolongação de armazenamento e aumento dos custos de projecto inerentes a ter toda uma estrutura de pessoal e equipamento a aguardar ordem de marcha...Afinal temos o radar pronto e empacotado a ganhar pó em armazém...

Como cidadão consciente da fragilidade do ambiente e da necessidade de protecção do património ambiental com que fomos abençoados, creio que o preço a pagar será justo para tentar proteger esta espécie. Asseguro-vos que todos os esforços foram feitos para minimizar (até mesmo eliminar) qualquer efeito negativo sobre esta e qualquer outra espécie que poderia ser afectada pela instalação e utilização deste equipamento.

Sem mais,
dmbc
Título: Re:
Enviado por: Raul Neto em Março 10, 2008, 01:54:38 pm
Citação de: "dmbc"
Caros,

Como contribuinte, este adiamento não me agrada pois implica o pagamento da prolongação de armazenamento e aumento dos custos de projecto inerentes a ter toda uma estrutura de pessoal e equipamento a aguardar ordem de marcha...Afinal temos o radar pronto e empacotado a ganhar pó em armazém...

Como cidadão consciente da fragilidade do ambiente e da necessidade de protecção do património ambiental com que fomos abençoados, creio que o preço a pagar será justo para tentar proteger esta espécie. Asseguro-vos que todos os esforços foram feitos para minimizar (até mesmo eliminar) qualquer efeito negativo sobre esta e qualquer outra espécie que poderia ser afectada pela instalação e utilização deste equipamento.

Sem mais,
dmbc


Fala quem sabe :wink:
Título:
Enviado por: NVF em Março 11, 2008, 02:02:27 am
Ora bem e, afinal estamos so' a falar de um atraso de alguns meses, nada comparavel 'a questao das 'limalhas' com os NPO.
Título:
Enviado por: nelson38899 em Março 11, 2009, 12:44:22 pm
Citar
Mau tempo empata radar
Ministério da Defesa assume que o processo está agora a ser reajustado


Desta vez, é o mau tempo está a empatar o arranque da obra de construção do polémico radar no Pico do Areeiro. Assim se queixam alguns dos trabalhadores responsáveis pela parte das canalizações que já estão no terreno mas que passam o dia mais dentro dos contentores, devido ao nevoeiro e à chuva, do que a cumprir a missão no terreno.

Mas não é só a natureza a 'trocar as voltas' ao radar. Também o Ministério da Defesa Nacional faz saber que "as obras no terreno ainda não começaram". Os tapumes a envolver a zona de intervenção foram colocados, mas o dono da obra garante que ainda não é já que a execução do famigerado radar terá o seu início. Desta vez, a assessora do Ministro da Defesa, Inês Rapazote, explica que "o processo está a ser reajustado", não precisando, contudo, as razões de mais um reajustamento num processo constantemente adiado e que remonta a quando Paulo Portas era titular da pasta da Defesa.

Do Poiso ao Pico do Areeiro, os funcionários dos dois restaurantes que vivem da clientela turística acreditam que as obras já estão em marcha devido aos tapumes e contentores já instalados. Não estão preocupados com tal construção. A chuva e a neve que marcam este Inverno têm sido o principal aliciante que faz rumar ao Areeiro madeirenses e forasteiros. O comércio continua a render por conta do frio e da neve e ninguém se queixa do radar, até porque ainda não tomou forma e são desconhecidas, na prática, as suas características.

Região 'policia' obra

O investimento é da alçada do Ministério da Defesa e foi considerado uma obra de "interesse estratégico nacional." Porém, os melindres de natureza ambiental e turístico também têm o seu peso, tanto mais que o Governo Regional faz questão de dizer "sim" à obra, desde que sejam acautelados os princípios da preservação ambiental e o acesso turístico permanente ao local, antes e depois da empreitada, até mesmo com melhores condições de acesso e de apoio.

Neste processo, a Região, através da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, desempenha um pouco o papel de vigilante da empreitada nacional, a ver se as obrigações acordadas são cumpridas. O secretário Manuel António não se pronuncia sobre o cronograma da obra nem os detalhes da sua execução, remetendo os comentários para a Defesa Nacional. A sua preocupação, reafirma, é "acautelar os interesses ambientais e de promoção de visitação do local, através da sua manutenção durante a obra e requalificação urbanística no seu final (Despacho n.º 6/2009)." Manuel António incumbiu o arquitecto Paulo Silva gestor deste processo.

República trata com 'pinças'

A assessora do Ministro da Defesa explica, em resposta curta enviada ao DIÁRIO, que tem havido "o maior cuidado em conciliar a instalação do radar com a preservação da espécie Freira da Madeira." Mas o Governo da República procura conciliar os interesses em jogo: "E embora o radar do Pico seja um equipamento fundamental em termos de defesa do espaço aéreo, com enormes vantagens para a busca e salvamento, assim como evacuações sanitárias em ambiente marítimo, fiscalização das actividades ilícitas e o controlo de poluição na Região, a sua instalação terá de cumprir as recomendações constantes do Estudo de Incidências Ambientais."

Para além do Pico do Areeiro constituir uma zona especial de preservação ambiental, a necessidade de não afectar a Freira da Madeira que ali nidifica pesa também nas decisões do Executivo central. Sabe-se que, o período de nidificação da Freira, decorre entre Março a Outubro. Mas também constam dos estudos que as obras, neste período, apenas não poderão ser feitas à noite, altura em que podem ocorrer distúrbios sérios nesta espécie. Este e outros aspectos estão a ser ponderados pelo promotor da obra, o que também concorre para atrasar a sua execução.

Questionado sobre o cronograma, o projecto e os custos globais, Inês Rapazote considerou "prematuro" avançar com respostas, justamente porque o processo sofre "reajustamentos." No entanto, o DIÁRIO apurou que tais "reajustamentos" se prendem com a necessidade de melhorar alguns aspectos mas que não colocam em causa a necessidade e a estrutura de base já definida deste investimento.

Turistas não contestam radar

No snack-bar "Pico do Areeiro", sabe-se que a obra do radar já está a mexer no terreno. "Pelo menos, foi vedada a zona", contam-nos um dos funcionários, embora sem grande convicção de que a execução propriamente dita da obra vá arrancar a curto prazo. O mau tempo persiste com o nevoeiro a cobrir qualquer visibilidade, agravado com chuva e vento. Numa das mesas, dois alemães saboreavam o café. Werner Schmurr e Egon Rosenthal passam uma semana de férias na Madeira e foram surpreendidos com o frio, típico do seu país. Schmurr é controlador aéreo e considera que a construção do radar no Pico do Areeiro não é problemática. Lembra que, na Alemanha, há várias estações do género, sem qualquer reflexo negativo na paisagem nem na população. Já Rosenthal, aposentado, considera que é preciso conhecer todo o projecto, mas não vê qualquer drama nesse investimento. Por um lado, acha que não há razões para controlar o espaço aéreo porque a Madeira não costuma ser sobrevoada por tantos aviões. Mas, por outro, medita sobre as questões da segurança.

Quanto às consequências negativas para a Freira e para o turismo, ambos rejeitam essa possibilidade. Rosenthal, meio a sério meio a rir, comenta: "Mais depressa os turistas prejudicam a Freira da Madeira do que o próprio radar".

http://www.dnoticias.pt/default.aspx?fi ... 0208100309 (http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04010208100309)
Título:
Enviado por: Lancero em Abril 01, 2009, 09:42:08 pm
Citar
Madeira: Radar no Pico do Areeiro não influencia "Freira da Madeira", director Parque Natural    

   Funchal, 01 Abr (Lusa) -- O director do Parque Natural da Madeira garantiu  hoje que a instalação de um radar no Pico do Areeiro não terá qualquer influência  negativa na "Freira da Madeira", a ave endémica ameaçada que nidifica naquelas  serras da região.  

 

   Paulo Oliveira falava no Funchal à margem da apresentação do projecto  de criação de um altas sobre as aves da região, 39 espécies, entre as quais  algumas em perigo.  

 

      A "Freira da Madeira", que nidifica no Pico do Areeiro entre os meses  de Março e Setembro, foi dada como extinta na década de 70, mas voltou a  ser avistada na região e presentemente tem uma população estimada nos 80  casais.  

 

   A decisão de colocar o radar naquele local - uma zona especial de conservação  que está integrada na Rede Natura, visitada por milhares de turistas e próxima  da floresta laurissilva - foi tomada pelos governos da República e Regional  em 2000 e tem suscitado muita polémica na região.  

 

   O radar  é uma infra-estrutura que faz parte do projecto de extensão  ao arquipélago madeirense do Sistema de Comando e Controlo Aéreo que permite  uma cobertura de todo o espaço da região, enquanto área de importância geoestratégica,  inclui equipamentos de comunicação terra-ar nas ilhas da Madeira e Porto  Santo, e uma cafetaria no Pico do Areeiro cujo funcionamento ficará depois  na responsabilidade do Governo Regional.  

 

   Paulo Oliveira sustenta que "existem outros lugares com espécies semelhantes  em idêntica situação, que a Freira da Madeira nidifica à sombra e não será  afectada e que as rotas de chegada da ave à área, subindo os vales, estão  para lá do radar, pelo que nunca utilizam aquela zona".  
Título:
Enviado por: Mercurio em Abril 02, 2009, 07:40:45 am
As novas tecnologias de RADAR já não afectam os organismos como antigamente. Hoje em dia os RADARES já não trabalham com pulsos mas sim com variações doppler. Por outro lado, as aves em questão nidificam alguns metros (em altitude) abaixo da posição  das antenas RADAR) e isso foi estudado.

Por fim, a Madeira não tem RADAR de jeito (seja de defesa, de tráfego marítimo ou de tráfego aéreo). Este tipo de facilidade poderá ajudar a região não só no tocante à defesa aérea, mas também à segurança física de bens e pessoas que se desloquem no ar e no mar (neste segundo caso na proximidade da ilha uma vez que a curvatura da terra não permite a cobertura RADAR à superfície da àgua muito longe). Qualquer navio ou avião que entre em emergência será imediatamente detectado por esta facilidade e o apoio será muitíssimo melhorado. Enfim, ..., se as pessoas soubessem aquilo que se arriscam por (nos sistemas actuais de navegação aérea) andarem no ar sem cobertura NENHUMA de RADAR, ..., pensavam duas vezes. Não faz muitos anos que uma aeronave civil se espetou num monte de uma ilha dos Açores por causa do nevoeiro, ..., e por não haver cobertura RADAR no arquipélago.
Título:
Enviado por: Instrutor em Abril 02, 2009, 11:44:50 am
CHARLES DARWING defende que as espécies evoluem e adaptam-se ao meio envolvente, a adaptabilidade faz parte da evolução humana e animal, quem nao evolui neste sentido extingue-se.... os animais o único inimigo que têm é o Homem, neste sentido se o Homem não apresenta neste caso nenhuma ameaça á especie de ave que nidifica nesse pico então não existe nenhum problema na construção do radar. Muitas grandes obras que foram realizadas, muitas delas foram contra as intençoes ambientalistas e de tentativas de sabotarem os projectos.  Mas uma coisa eu pergunto? Esses ambientalistas de meia tigela que tudo fazem para travar o progresso e obras de extrema importancia para o País, fazem as suas deslocações como??? Andam de carro contribuido assim para a poluição, ou andam sobre as suas canetas??? Não são esses ambientalistas que tanto defendem a natureza e os animaizinhos, esses senhores alimentam-se de que???? Animais (vaca, porco, galinhas ....) coitadinhos dos animaizinhos, ou entao são vegetarianos (couves, alface, soja, cenouras....) coitadinhas das plantinhas, entao não sao esses senhores ambientalistas que tanto defendem o ambiente e depois por tras comem os animaizinhos e plantinhas e andam de carrinho a contribuirem para o aquecimento global???? Entao em que ficamos senhores ambientalistas??? Não são os senhores ambientalistas que tanto alarido fazem quando se constroi uma barragem, mas depois gostarem de ter em suas casas todo o conforto prorporcionado por tal, aguinha para beber, tomar banho, cozinhar entre outras coisas...... Ambientalistas igual a hipocrisia


Vamos é la construir o dito radar que bem precisamos para monotorizar os passeios dos F-18 espanhois e deixemo-nos de tretas.... Esses senhores ambientalistas que vão fazer uma visitinha ao Conde Ferreira e deixem a avezinha em paz que ela tem mais resistencia que qualquer humano e muito mais inteligencia e capacidade de se adptar ao meio envolvente.
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: nelson38899 em Maio 11, 2010, 02:33:22 pm
Citar

O radar da NATO, cuja infra-estrutura está em construção no Pico do Areeiro, vai custar mais de meio milhão de euros ao custo adicional do contrato inicial, que era sensivelmente superior a 19,1 milhões de euros.

Um despacho assinado pelo ministro da Defesa Nacional a 20 de Abril, mas só publicado ontem em Diário da República, vem dar razão aos ambientalistas que defendiam um plano de preservação da ave 'Freira da Madeira', cuja zona de nidificação fica precisamente na abrangência do radar.

No documento que Augusto Santos Silva mandou publicar, lembra-se que as obras, iniciadas em 2004 e ampliadas em 2008, estão "suspensas de forma a garantir um impacto negativo reduzido junto de uma ave marinha endémica da Madeira", decisão "exclusiva do Estado Português", contribui para que a obra custe mais caro, exactamente mais 520.415 euros, acrescidos aos 19.105.090 euros.

Este valor a mais "corresponde à compensação de custos já suportados pelo adjudicatário (...), por força do atraso da disponibilidade por parte da entidade adjudicante (Estado) do local de instalação do equipamento", refere o ponto 1, cláusula 3ª do contrato adicional, por sinal o segundo a que é obrigado a rubricar para dar continuidade ao projecto.

Assim, e porque a empresa que ganhou o contrato de execução do projecto, a Indra Sistemas, S.A., com sede em Madrid, teve de suportar os custos de manutenção (estrutura técnica) do equipamento em condições de pronta utilização, desde a suspensão do projecto para o estudo do impacto causado na 'freira' até ao momento da entrega e instalação no Pico do Areeiro.

De referir que o contrato de fornecimento assinado em 2004 tinha um prazo de seis anos e três meses (75 meses) para ser executado. Desde então já se passaram exactamente seis anos e alguns meses, e o radar ainda está para ser instalado.

Aos dois valores já referidos, há que referir que já foi paga uma boa maquia, num total de 12.546,786 euros de um 'bolo' total de 17.923.980 euros da componente 'contractor logistic support', referente aos períodos de manutenção e apoio logístico do equipamento, desde 2004 até 2008. Fica em aberto a possibilidade de, em caso de novo atraso da obra de instalação do radar, a empresa que a vai instalar seja ressarcida em valor nas mesmas condições (contrato adicional) do que aconteceu em 2008 e no documento agora publicado.

O controverso radar da NATO, cuja localização seria no Pico do Areeiro, já ultrapassou quatro governos da República, sendo que o passo decisivo foi dado pelos então ministros do Estado e da Defesa Nacional, Paulo Portas, e das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, Amilcar Theias, que deram aval (financeiro e ambiental) em Dezembro de 2003, que seria e tem sido financiado pela Lei de Programação Militar.

A extensão do Sistema Integrado de Comando e Controlo Aéreo de Portugal ao Arquipélago da Madeira esteve estimado em 25 milhões de euros, agora as contas são outras, dado atraso na obra que deveria (deverá) estar concluída em 2010 e operacional em 2011.
http://www.netmadeira.com/noticias/economia/2010/5/11/radar-do-areeiro-derrapa-meio-milhao-de-euros
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: pchunter em Maio 11, 2010, 10:02:30 pm
Mais uma obra de Santa Ingracia.
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: nelson38899 em Julho 19, 2010, 11:25:52 am
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm5.static.flickr.com%2F4095%2F4761605436_1c64730d5b_o.jpg&hash=aa1521652093664fea3dc39aedc7e10f)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm5.static.flickr.com%2F4081%2F4760973409_26058e43c5.jpg&hash=d0b3b646a6b81f3eca9cc0bf3ad0eab4)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm5.static.flickr.com%2F4122%2F4802427471_cab1975c2d.jpg&hash=10d89be824d036cac06a0d749546abfb)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm5.static.flickr.com%2F4077%2F4802427551_1139ddabc7.jpg&hash=f840638d969093c1070fd53d6c28e752)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm5.static.flickr.com%2F4095%2F4803057902_1eae9e699a.jpg&hash=6d62817f21d529ac523d94d3d695a8df)
http://bisbis.blogspot.com/2010/07/noti ... julho.html (http://bisbis.blogspot.com/2010/07/noticias-do-pico-do-radar-17-de-julho.html)
http://bisbis.blogspot.com/2010/07/pico-do-radar.html (http://bisbis.blogspot.com/2010/07/pico-do-radar.html)
http://bisbis.blogspot.com/2010/05/bela ... eeiro.html (http://bisbis.blogspot.com/2010/05/bela-e-o-monstro-no-pico-do-areeiro.html)
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: pn84 em Julho 19, 2010, 04:17:21 pm
Espectáculo, está a andar a bom ritmo.:G-beer2:
Haja bom senso e sentido patriótico.
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: pchunter em Julho 19, 2010, 10:56:15 pm
Boas noticias, belas fotos. :G-beer2:
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Falcão em Julho 20, 2010, 01:07:00 am
Citação de: "nelson38899"
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm5.static.flickr.com%2F4095%2F4761605436_1c64730d5b_o.jpg&hash=aa1521652093664fea3dc39aedc7e10f)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm5.static.flickr.com%2F4081%2F4760973409_26058e43c5.jpg&hash=d0b3b646a6b81f3eca9cc0bf3ad0eab4)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm5.static.flickr.com%2F4122%2F4802427471_cab1975c2d.jpg&hash=10d89be824d036cac06a0d749546abfb)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm5.static.flickr.com%2F4077%2F4802427551_1139ddabc7.jpg&hash=f840638d969093c1070fd53d6c28e752)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm5.static.flickr.com%2F4095%2F4803057902_1eae9e699a.jpg&hash=6d62817f21d529ac523d94d3d695a8df)
http://bisbis.blogspot.com/2010/07/noti ... julho.html (http://bisbis.blogspot.com/2010/07/noticias-do-pico-do-radar-17-de-julho.html)
http://bisbis.blogspot.com/2010/07/pico-do-radar.html (http://bisbis.blogspot.com/2010/07/pico-do-radar.html)
http://bisbis.blogspot.com/2010/05/bela ... eeiro.html (http://bisbis.blogspot.com/2010/05/bela-e-o-monstro-no-pico-do-areeiro.html)

Bela descoberta Nelson. Obrigado. :G-beer2:
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Desertas em Dezembro 07, 2010, 05:24:44 pm
Boas tardes ,



Diário de Notícias
Quinta, 21 de Outubro de 2010
Madeira
Radar meteorológico no Orçamento de 2011

Nélio Gomes

A construção do radar meteorológico na Madeira está contemplada no Orçamento do Estado para 2011. Uma garantia dada ontem pelo director do Observatório de Meteorologia da Madeira, Victor Prior, por ocasião de uma visita feita pelo Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, àquele organismo.
Victor Prior revelou que o custo da infra-estrutura se situa entre um milhão e meio e dois milhões de euros, dependendo do lugar em que for construído. O Pico do Arieiro continua a ser a localização preferida, contudo a a sua localização está condicionada pelo outro radar, de natureza militar, que está ali a ser construído pelo Ministério da Defesa.
O anúncio de que o radar meteorológico faz parte do Orçamento de Estado foi bem recebido por Alberto João Jardim, que aproveitou para deixar a mensagem de que o Ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, "é uma pessoa que tem honrado sempre a sua palavra".
A visita serviu para que o presidente do Governo Regional se inteirasse das remodelações de infra-estruturas e equipamentos efectuados no referido observatório, nos centro meteorológicos dos aeroportos da Madeira e Porto Santo, bem como da construção de cinco novas estações automáticas, situadas em Santana, Santo da Serra, Quinta Grande, Bica da Cana e São Vicente. Num investimento total que rondou os  450  mil euros.
Na visita ficou ainda a saber-se que o quadro de pessoal do observatório é suficiente para a Madeira, mas regista um défice de dois elementos no Porto Santo. Uma necessidade que Victor Prior já comunicou ao ministério.”


Curioso é o facto de nenhuma organização ambientalista ou partido político falar deste caso . Julgo que se fosse um radar meteo da FAP , voltariam ao ataque . Enfim........
Já agora gostaria se algum dos foristas pudesse elucidar-me em relação aos vários radares existentes e previstos no arquipélago da Madeira .  Gostaria de saber as características do Radar existente em Porto Santo ( julgo que pertence a NAV ) e as caracteristicas e funções de um radar meteorológico ( será que o Lanza 3d do Areeiro não consegue detectar a chuva ? ).
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: nelson38899 em Dezembro 07, 2010, 07:48:20 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi691.photobucket.com%2Falbums%2Fvv279%2Fmad20001%2FOutras%2Fradar.jpg&hash=c671e24e91a6dbec5d2baefb7a7701f4)

source: http://www.forum9gs.net/viewtopic.php?f=3&t=882&st=0&sk=t&sd=a&start=30
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Edu em Dezembro 07, 2010, 08:28:57 pm
Era ali ao lado uma bateria de SAM's e tava feito...
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Desertas em Janeiro 23, 2011, 12:39:58 am
Citação de: "Edu"
Era ali ao lado uma bateria de SAM's e tava feito...

Tendo em conta o relevo da Ilha , que bateria ou baterias de SAM aconselhavam ? ( Tendo em conta a necessidade de defender além da instalação do radar no Pico do Arieiro ,o Aeroporto da Madeira , e os portos do Funchal e Caniçal .)

Um Abraço
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Charlie Jaguar em Janeiro 23, 2011, 12:22:15 pm
Mas uma bateria de mísseis terra-ar para quê? Para espantar as cagarras e os pombos?  :mrgreen:

O principal, neste momento, é o que está a ser feito, ou seja, a cobertura radar do arquipélago da Madeira para a Defesa Aérea, e a posterior instalação de um radar Doppler meteorológico para o Instituto de Meteorologia de modo a poder monitorizar melhor as condições atmosféricas e prevenir tragédias como a ocorrida a 20 de Fevereiro de 2010.
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: typhonman em Janeiro 23, 2011, 03:24:16 pm
Se for para a frente a compra de SAM por parte do Exército, em caso de crise na zona da Madeira, seria movida para lá uma bateria de mísseis de médio longo alcance, como seja o NASAM´s ou PATRIOT, mas é so uma intenção, nada está decidido..
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Charlie Jaguar em Janeiro 23, 2011, 03:39:18 pm
Citação de: "typhonman"
Se for para a frente a compra de SAM por parte do Exército, em caso de crise na zona da Madeira, seria movida para lá uma bateria de mísseis de médio longo alcance, como seja o NASAM´s ou PATRIOT, mas é so uma intenção, nada está decidido..

Mas crise com quem, Marrocos, Espanha? Não percebo, sinceramente.  :mrgreen:
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: JLRC em Janeiro 23, 2011, 08:23:47 pm
Citação de: "Charlie Jaguar"

Vamos declarar guerra a alguém e ainda não me avisaram?  :oops:
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 23, 2011, 08:32:23 pm
Citação de: "typhonman"
Se for para a frente a compra de SAM por parte do Exército, em caso de crise na zona da Madeira, seria movida para lá uma bateria de mísseis de médio longo alcance, como seja o NASAM´s ou PATRIOT, mas é so uma intenção, nada está decidido..

Sinceramente acho que duas baterias uma de patriot ou S300 e outra de pantsyr ou Avenger
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: typhonman em Janeiro 23, 2011, 10:32:21 pm
Citação de: "Charlie Jaguar"
Citação de: "typhonman"
Se for para a frente a compra de SAM por parte do Exército, em caso de crise na zona da Madeira, seria movida para lá uma bateria de mísseis de médio longo alcance, como seja o NASAM´s ou PATRIOT, mas é so uma intenção, nada está decidido..

Mas crise com quem, Marrocos, Espanha? Não percebo, sinceramente.  :mrgreen:

Então segundo o nosso CEME, o novo conceito estratégico da NATO assenta na defesa anti-míssil, sendo um dos motivos para supostamente adquirir mísseis SAM, se a Madeira faz parte de Portugal, não vejo o problema...

Já agora nelson, o pantysr russo não me parece que pudesse ser inserido numa rede C3 de defesa aérea, sem mais.
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: typhonman em Janeiro 23, 2011, 10:34:11 pm
Citação de: "JLRC"
Citação de: "Charlie Jaguar"

Vamos declarar guerra a alguém e ainda não me avisaram?  :oops:

É pá, então para que queremos os SSK ? ou as MEKO ? Ou a razão do CEMFA querer a protecção das bases com SAM, contra quem? Deve ser louco o homem.  :mrgreen:
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Desertas em Janeiro 24, 2011, 12:28:01 am
Citação de: "Charlie Jaguar"
Mas uma bateria de mísseis terra-ar para quê? Para espantar as cagarras e os pombos?  :mrgreen:


Lembro-me que em tempos falou-se na possibilidade de instalar mísseis terra-ar no Palheiro Ferreiro para proteger o Porto e o aeroporto. Foi colocada a hipotese de um sistema  M-730 / M48A3 «Chaparral» , mas após algum tempo desistiram da ideia.
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Instrutor em Janeiro 24, 2011, 12:43:29 am
É pah voces são mesmo loucos, realmente aqui no forum existe pessoas a destabilizar o conceito estratégico de defesa nacional. Se construimos.... nao nos faz falta, se nao construimos é porque temos pessoas no governo que não se interessao pela defesa.... é acordem pessoal. Para alél do radar é necessário uma bateria terra-ar e duas parelhas de F16 MLU..... não falo por Espanha andar la passear os seus F-18, mas sim de um possível passeio pelos F-16 Marroquinos que em breve estaram operacionais.... o Magreb é um barril de pólvora pronto arrebentar.... a crise na Tunísia é o principio que bem pode alastrar aos seus vizinhos..... e depois como é. Nota o nosso mais proximo vizinho (Marrocos) vai ter em breve 24 F16 mais modernos que os nossos F-16 MLU M5 varias dezenas de F-5 MLU 1 Fragata Fremm 3 corvetas Visby, para além de possuir mais carros de combate e peças de artilharia que nós. Uma das nossas mais graves lacunas de defesa é mesmo a nossa defesa aérea em termos de capacidade de artilharia anti-aerea.... sou adepto de comprar-mos 4 baterais de misseis AA longo alcance tipo NAssam ou Patriot (1 Madeira, 1 Alentejo e Algarve, 1 Lisboa, 1 Centro-Norte de Portugal) para além de equipar com mais Stinger a BRR e Avengers para a BM e BI).
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Desertas em Janeiro 24, 2011, 12:47:01 am
Citação de: "Instrutor"
É pah voces são mesmo loucos, realmente aqui no forum existe pessoas a destabilizar o conceito estratégico de defesa nacional. Se construimos.... nao nos faz falta, se nao construimos é porque temos pessoas no governo que não se interessao pela defesa.... é acordem pessoal. Para alél do radar é necessário uma bateria terra-ar e duas parelhas de F16 MLU..... não falo por Espanha andar la passear os seus F-18, mas sim de um possível passeio pelos F-16 Marroquinos que em breve estaram operacionais.... o Magreb é um barril de pólvora pronto arrebentar.... a crise na Tunísia é o principio que bem pode alastrar aos seus vizinhos..... e depois como é. Nota o nosso mais proximo vizinho (Marrocos) vai ter em breve 24 F16 mais modernos que os nossos F-16 MLU M5 varias dezenas de F-5 MLU 1 Fragata Fremm 3 corvetas Visby, para além de possuir mais carros de combate e peças de artilharia que nós. Uma das nossas mais graves lacunas de defesa é mesmo a nossa defesa aérea em termos de capacidade de artilharia anti-aerea.... sou adepto de comprar-mos 4 baterais de misseis AA longo alcance tipo NAssam ou Patriot (1 Madeira, 1 Alentejo e Algarve, 1 Lisboa, 1 Centro-Norte de Portugal) para além de equipar com mais Stinger a BRR e Avengers para a BM e BI).

Concordo plenamente.  :G-beer2:

Um Abraço
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: typhonman em Janeiro 24, 2011, 07:53:13 pm
Citação de: "Desertas"
Citação de: "Instrutor"
É pah voces são mesmo loucos, realmente aqui no forum existe pessoas a destabilizar o conceito estratégico de defesa nacional. Se construimos.... nao nos faz falta, se nao construimos é porque temos pessoas no governo que não se interessao pela defesa.... é acordem pessoal. Para alél do radar é necessário uma bateria terra-ar e duas parelhas de F16 MLU..... não falo por Espanha andar la passear os seus F-18, mas sim de um possível passeio pelos F-16 Marroquinos que em breve estaram operacionais.... o Magreb é um barril de pólvora pronto arrebentar.... a crise na Tunísia é o principio que bem pode alastrar aos seus vizinhos..... e depois como é. Nota o nosso mais proximo vizinho (Marrocos) vai ter em breve 24 F16 mais modernos que os nossos F-16 MLU M5 varias dezenas de F-5 MLU 1 Fragata Fremm 3 corvetas Visby, para além de possuir mais carros de combate e peças de artilharia que nós. Uma das nossas mais graves lacunas de defesa é mesmo a nossa defesa aérea em termos de capacidade de artilharia anti-aerea.... sou adepto de comprar-mos 4 baterais de misseis AA longo alcance tipo NAssam ou Patriot (1 Madeira, 1 Alentejo e Algarve, 1 Lisboa, 1 Centro-Norte de Portugal) para além de equipar com mais Stinger a BRR e Avengers para a BM e BI).

Concordo plenamente.  :G-beer2:

Um Abraço

Se o Magreb estivesse perto disso os EUA não vendiam F-16C a Marrocos....

A questão é que daqui a 10 15 anos não sabemos, podemos ter um regime islamista na mauritânia ou argélia... Que possa ameaçar-nos, daí aventar a possibilidade de mover uma bateria de SAM para o arquipélago em caso de necessidade, como foram os A-7P movidos para lá durante a guerra do Golfo, ainda não percebi para que....
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 24, 2011, 08:35:47 pm
É bom não esquecer que o magreb está a mudar, e não se sabe que regimes virão, quando as actuais ditaduras caírem.
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Instrutor em Janeiro 24, 2011, 10:16:16 pm
Não concordo muito com a sua opinião, relativamente ao que diz que os EUA não venderiam material de guerra a um país destabilizado ou futuramente destabilizado como Marrocos.... a História assim o diz.... vendemos materia porque o mais importante é os dólares e a influencia..... Uma pequena lição de História com todo o respeito que tenho por si: decada de 80 União Sovietica invade Afeganistão, EUA aliados do Afeganistão fornecem material bélico aos Talibãs e Osama Bim Ladem grande amigo dos EUA duas décadas depois e de acordo com os diversos contextos internacionais EUA espetam no Afeganistão 200 mil soldados para combater antigos aliados Osaba Bim Ladem torna-se no mais procurado do mundo inimigo mortal dos EUA e de toda a NATO....... Antes deste episódio 1975 Indonésia invade Timor ex colonia de Portugal um dos mais fieis alidados dos EUA, EUA fornece armamento à Indonésia "para massacrar povo Timorense" Portugal combate Indonésia na ONU sem grande apoio dos seus queridos aliados..... Acha mesmo que os EUA se importam se os F-16 Marroquinos venham passear à Madeira..... :mrgreen: desdde que eles não atinjam a Base das Lajes para os EUA tudo bem. Agora uma lição de economia..... EUA vendem material de guerra a Marrocos entre eles os sofisticados F-16...... Portugal e Espanha sentem-se ameaçados com esta venda..... vamos comprar mais material de guerra entre eles MISSEIS SISTEMAS DE RADARES FRAGATAS DE DEFESA AÉREA (ESPANHA) MODERNIZAÇÕES PARA OS NOSSOS F16 MLU..... TUDO MADE IN EUA.... tudo gira á volta dos Dólares americanos..... por isso eu defendo que Portugal tem mais a ganhar com material construido na Europa..... Portugal tem de estar atento a todas estas pseudoameaças e protegermo-nos convenientemente.... pois em caso de agressão militar diplomática ou mesmo brincadeiras com o nosso espaço aéreo temos mesmo que contar com a nossa capacidade e armamento.... não estou mesmo nada haver F22 a virem salvar os madeirenses e todos os portugueses em geral.... mesmo nada.
NOTA: Marrocos .... com o mesmo governo de agora, ja tentou a gracinha com Espanha quando ocupou aqueles ilheus..... vigorante foi a resposta da Espanha com navios avioes e forças especiais.... a brincadeira acabou logo por ali, porque se acabou com as intenções, agora pergunto e se Espanha tivesse sido passiva? Hoje os ilheus ... Amanha Ceuta e Melilha.... Passado as Canárias....... E Portugal como defenderia caso Marrocos ocupasse as Selvagens ou as Formigas? Uma Lancha com meia duzia de marinheiros? Ou uma resposta dura e expressiva como fez a Espanha?
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Desertas em Janeiro 28, 2011, 01:12:47 am
Algum dos foristas podia informar se a fase de aceitação do Radar já está concluída , e quando é que este estará funcionando a 100% .

Um Abraço
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: jonhfx em Janeiro 28, 2011, 11:06:09 am
Uma foto recente do Radar ( obrigado entusiastas das neve  :lol: )
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.dnoticias.pt%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2Fimagecache%2Fbody_640_slide%2FKAS_20_Small.JPG&hash=84d3016db2476c6153d15ac36c32d1a1)
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 18, 2011, 04:05:16 pm
Citar
Estação de Radar Nº4

17-02-2011

A Estação de Radar Nº4 (ER4), no Pico do Areeiro, na Madeira, encontra-se numa posição geográfica com fortes condicionamentos nos acessos rodoviários e sujeita a condições meteorológicas adversas, sobretudo nos meses de Inverno, entre Janeiro e Março. A neve, o gelo, a queda de árvores e os ventos fortes, provocados pelas intempéries, constituem obstáculo para os militares que se deslocam diariamente para a ER4.

Para ultrapassar essas dificuldades e garantir, em permanência, o funcionamento do radar, a Força Aérea apostou na formação teórica e prática desses militares. Receberam os conhecimentos e experiência necessários na área da condução em vias com neve e em terreno hostil, com viaturas 4X4, nas vertentes de tracção e redutoras, guincho e Hi-Life, transposição de obstáculos e condução extrema. Aprenderam ainda, sempre com o uso de equipamentos de protecção individual, como manusear a motoserra no abate de árvores, desramação e progressão no terreno.

Esta formação revela-se particularmente importante na medida em que a preparação dos militares é condição essencial para que a missão seja cumprida com segurança e em segurança. A ER4 ainda não se encontra em funcionamento, pois aguarda-se a conclusão das obras. Os militares que irão garantir a operação do radar irão trabalhar em regime de turnos, de forma a garantir a capacidade de operação e de manutenção programada/ inopinada da ER4, 24 horas por dia, em todos os dias do ano.

D.C.  
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg265.imageshack.us%2Fimg265%2F8210%2Fer4large.jpg&hash=e133054d1543915ae19f56aa3ce1165d)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg840.imageshack.us%2Fimg840%2F543%2Fer41large.jpg&hash=249bef73db235f1a77a62bd7a01cf658)

:arrow: http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.569&lang=pt (http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.569&lang=pt)
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Desertas em Abril 14, 2011, 05:17:10 pm
In Diário de notícias da Madeira.(14-04-2011)

Citar
Radar e pista Pt. Santo

O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, Luís Araújo, disse, ontem, numa audiência com Alberto João Jardim, que o radar do Pico do Arieiro estará operacional em breve. Está em fase de afinações técnicas, designadamente de comunicação de dados com Lisboa.

"Está com um problema que tem a ver com a transmissão da imagem radar que recolhe, com o continente. É um problema de comunicação que havemos de resolver logo que possível", assegurou.

Por seu turno, Jardim confrontou o general com a questão relativa à degradação da pista do aeroporto do Porto Santo. E encontrou da parte de Luís Araújo uma identidade de pontos de vista sobre a pista que serve interesses militares e civis.

"Não se pode andar aqui num jogo do empurra. Tem de se fazer um acordo entre o Ministério da Defesa e a ANAM no sentido de se fazer as obras que são necessárias naquela pista", disse Jardim.

Sobre o radar do Pico do Arieiro o chefe do Executivo disse que a inauguração está para breve. Uma infra-estrutura que considera fundamental para garantir "a segurança de pessoas e bens, sobretudo sob o ponto de vista dos transportes que se dirigem e saem da Região".


Espero que os problemas quer do Radar quer da pista de Porto Santo sejam de fácil resolução .

Um Abraço
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Desertas em Maio 04, 2011, 03:12:06 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fipt.olhares.com%2Fdata%2Fbig%2F403%2F4038507.jpg&hash=6d011d067a54f900f075d00851240fb7)

Um Abraço
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: afonsinho em Outubro 22, 2011, 08:13:03 pm
Citar
Não concordo muito com a sua opinião, relativamente ao que diz que os EUA não venderiam material de guerra a um país destabilizado ou futuramente destabilizado como Marrocos.... a História assim o diz.... vendemos materia porque o mais importante é os dólares e a influencia..... Uma pequena lição de História com todo o respeito que tenho por si: decada de 80 União Sovietica invade Afeganistão, EUA aliados do Afeganistão fornecem material bélico aos Talibãs e Osama Bim Ladem grande amigo dos EUA duas décadas depois e de acordo com os diversos contextos internacionais EUA espetam no Afeganistão 200 mil soldados para combater antigos aliados Osaba Bim Ladem torna-se no mais procurado do mundo inimigo mortal dos EUA e de toda a NATO....... Antes deste episódio 1975 Indonésia invade Timor ex colonia de Portugal um dos mais fieis alidados dos EUA, EUA fornece armamento à Indonésia "para massacrar povo Timorense" Portugal combate Indonésia na ONU sem grande apoio dos seus queridos aliados..... Acha mesmo que os EUA se importam se os F-16 Marroquinos venham passear à Madeira..... :mrgreen: desdde que eles não atinjam a Base das Lajes para os EUA tudo bem. Agora uma lição de economia..... EUA vendem material de guerra a Marrocos entre eles os sofisticados F-16...... Portugal e Espanha sentem-se ameaçados com esta venda..... vamos comprar mais material de guerra entre eles MISSEIS SISTEMAS DE RADARES FRAGATAS DE DEFESA AÉREA (ESPANHA) MODERNIZAÇÕES PARA OS NOSSOS F16 MLU..... TUDO MADE IN EUA.... tudo gira á volta dos Dólares americanos..... por isso eu defendo que Portugal tem mais a ganhar com material construido na Europa..... Portugal tem de estar atento a todas estas pseudoameaças e protegermo-nos convenientemente.... pois em caso de agressão militar diplomática ou mesmo brincadeiras com o nosso espaço aéreo temos mesmo que contar com a nossa capacidade e armamento.... não estou mesmo nada haver F22 a virem salvar os madeirenses e todos os portugueses em geral.... mesmo nada.
NOTA: Marrocos .... com o mesmo governo de agora, ja tentou a gracinha com Espanha quando ocupou aqueles ilheus..... vigorante foi a resposta da Espanha com navios avioes e forças especiais.... a brincadeira acabou logo por ali, porque se acabou com as intenções, agora pergunto e se Espanha tivesse sido passiva? Hoje os ilheus ... Amanha Ceuta e Melilha.... Passado as Canárias....... E Portugal como defenderia caso Marrocos ocupasse as Selvagens ou as Formigas? Uma Lancha com meia duzia de marinheiros? Ou uma resposta dura e expressiva como fez a Espanha?

Concordo!!!
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: pchunter em Outubro 22, 2011, 11:32:02 pm
Já se diz a muito tempo, fia-te na virgem e não corras.
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Desertas em Novembro 29, 2011, 08:42:12 pm
IN Jornal da Madeira 2011-11-29
Citar
CEMFA visitou ontem obras do futuro radar do Arieiro
General não arrisca data
   
O Chefe de Estado Maior da Força Aérea não arrisca uma data para a entrada em funcionamento da Estação de Radar nº4 (ER4), no Pico do Arieiro. O General José Pinheiro esteve ontem a ver o andamento das obras para a aceitação da infraestrutura.[/b]

Citar
Depois de uma visita às obras da Estação de Radar nº 4, no Pico do Arieiro, o Chefe de Estado Maior da Força Aérea (CEMFA), não quis arriscar a data para a entrada em funcionamento da infraestrutura que está, contudo, na fase final de aceitação. O General José Pinheiro, que aproveitou o segundo aniversário do aeródromo de Manobra nº3, (AM3) no Porto Santo, para uma deslocação, com os seus oficiais, ao local a partir de onde se vai fazer ainda mais e melhor vigilância aérea, assumiu ter esperança de que esteja «para breve a aceitação, mas não quero arriscar uma data, porque também não a tenho». E porque o que está agora por resolver são assuntos que se prendem com a área da informática, às vezes um pequeno problema demora muito tempo a resolver, é um equipamento novo, que está a ser instalado num local de difícil acesso e todas essas questões podem ter contribuído para a morosidade do processo, declarou.
No entanto, o CEMFA reconhece que quando entrar em funcionamento, «aquela instalação dignificará não só a Força Aérea, mas também o país», mas isso não quer dizer que o seu contributo para a vigilância da soberania nacional venha acompanhado de uma parelha de aviões F16 ou apenas um aparelho e nem se isso vai acontecer, admitiu, «de forma permanente», porque há que reequacionar todos os custos previstos anteriormente. O que importa, garantiu o general, é que o espaço aéreo português vai estar «com a sua soberania afirmada, teremos capacidade para a mantermos em mais um espaço da nossa responsabilidade».
O General visitou as instalações do radar antes de rumar para o Porto Santo, onde esteve pela primeira vez nas actuais funções, para ouvir da boca de Telmo Reis, o responsável pelo AM3, que os momentos mais marcantes deste último ano de actividade para os profissionais daquele ramo ali colocados foram o desaparecimento de duas jovens no mar do Seixal, a 14 de Fevereiro e o mais recente do militar que participava no exercício “Zarco 2011”, nos mares da ilha dourada, para destacar apenas duas das mais de cem missões feitas pelos meios da Força Aérea ali existentes.
É também por isso que o coronel que completou na passada sexta-feira, dia da unidade, um ano à frente do Aeródromo, enaltece o esforço de todos quantos ali prestam serviço, razão pela qual aposta fortemente na entrada em funcionamento das novas instalações para receber os militares e dar-lhes mais condições para permanecerem destacados na ilha, onde estão permanentemente de serviço.

Um Abraço
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: zawevo em Maio 09, 2013, 07:44:03 pm
Portugal tem mais um radar para fazer defesa do espaço aéreo


O aparelho tem uma cobertura de 250 milhas náuticas e vai permitir detectar quem entra no espaço aéreo da região da
Madeira.
A defesa do espaço aéreo português tem a partir desta quinta-feira mais um aliado. Trata-se do novo radar que vai
ser inaugurado na Madeira, no pico do Areeiro.
Situado a quase dois mil metros de altitude, o radar nº4 vai permitir uma maior vigilância do território nacional.
Com uma cobertura de 250 milhas náutica, o aparelho vai detectar quem entra no espaço aéreo da região. O porta-voz
da Força Aérea, Tenente-coronel Rui Roque, sublinha a importância do aparelho.
“Se não formos capazes de tomar conta daquilo que é nosso, quer do ponto de vista militar, quer até do ponto de
vista da defesa dos recursos, então estamos, de facto, a desperdiçar um grande manancial que poderemos ter no
futuro e que poderá ser fundamental, e já é fundamental, para o interesse nacional”, explica.
A Madeira ganha uma maior importância geoestratégica, garante a Força Aérea que não adianta o valor do
investimento.
Para estar a funcionar em pleno só falta garantir que o sinal do radar esteja perto dos 100% o que ainda não
aconteceu.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... did=106888 (http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=106888)
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: HSMW em Maio 24, 2013, 10:48:47 pm
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Maginot em Abril 24, 2014, 05:56:38 pm
Citar
O radar militar do Pico do Areeiro vai estar operacional até ao fim deste ano. A garantia foi dada esta tarde na comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República pelo ministro da Defesa. José Pedro Aguiar Branco respondia a uma questão levantada pelo deputado madeirense do PSD, Correia de Jesus.

O governante brincou mesmo com a situação e disse que não é assim tão estranho haver problemas de comunicação entre a Madeira e o Continente, a propósito dos problemas técnicos do radar,  que visa assegurar a vigilância aéra do arquipélago, mas que tem problemas desde 2012. Situado a 1.813 metros de altitude, o radar da Estação de Radar 4  (ER 4) começou a transmitir o primeiro sinal de radar para o Centro de Relato e Controlo de Monsanto a 9 de Maio de 2012, tendo sido detectados atrasos na transmissão do sinal.

Entretanto, a ER4 foi activada a 18 de Fevereiro de 2013, tendo sido nomeado comandante desta nova Unidade da Força Aérea o tenente-coronel Sérgio Manuel Silvestre da Cruz.

A ER4 é parte integrante do projecto de extensão do Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal (SICCAP) ao arquipélago da Madeira.

Depois de estarem ultrapassadas as anomalias técnicas, deverá opera 24 horas por dia e durante todo o ano, permitindo "ampliar o alcance da defesa área nacional bem como a vigilância e o controlo do seu Espaço Estratégico de Interesse Nacional".

 

http://www.dnoticias.pt/actualidade/pol ... diz-lisboa (http://www.dnoticias.pt/actualidade/politica/436904-radar-do-pico-do-areeiro-a-funcionar-ate-ao-fim-do-ano-diz-lisboa)
Título: Radar do Pico do Arieiro na Madeira
Enviado por: Oktarnash em Março 26, 2015, 03:01:09 pm
Tenho uma pergunta sobre o Radar que esta baseado no Pico do Arieiro, é um 3d Lanza.
E gostaria de saber o preço, e o estado de operação, se esta a funcionar ou não.
Título: Re: Radar do Pico do Arieiro na Madeira
Enviado por: Oktarnash em Março 26, 2015, 03:06:29 pm
Eu encontrei um thread mais velho viewtopic.php?f=27&t=4036&hilit=pico+arieiro&start=60 (http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?f=27&t=4036&hilit=pico+arieiro&start=60)
Mas não encontrei o custo :
Título: Re: Radar do Pico do Arieiro na Madeira
Enviado por: Oktarnash em Março 26, 2015, 03:10:24 pm
Acho que já encontrei o que estava a procurar XD
Mais se alguêm ainda tem algo de adicionar, adoraria :D
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: paraquedista em Abril 29, 2015, 12:54:24 am
Eu nao me parece que nesta nova LPM esteja prevista a instalacao de 1 ou varios radares militares nos Acores, como estava previsto na anterior LPM.  
Alguem sabe algo sobre isso ?

E penso que tambem estava previsto colocar F16 em Porto Santo, assim que o Radar do Arieiro estivesse a funcionar e que a Pista fosse reparada...tambem nunca mais se falou disto...
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: HSMW em Maio 14, 2015, 09:46:44 pm
(https://scontent-lhr.xx.fbcdn.net/hphotos-xat1/v/t1.0-9/11074189_580483592091469_1558848595226331666_n.jpg?oh=3d95b90facec96033ae311f1ccb2acc9&oe=55D3EC50)

 :wink:
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: Bravo Two Zero em Maio 15, 2015, 12:38:03 am
Citação de: "HSMW"
(https://scontent-lhr.xx.fbcdn.net/hphotos-xat1/v/t1.0-9/11074189_580483592091469_1558848595226331666_n.jpg?oh=3d95b90facec96033ae311f1ccb2acc9&oe=55D3EC50)

 :wink:


Mas o problema é novo, se antes prendia-se com um atraso na transmissão do sinal de radar para o Centro de Relato e Controlo de Monsanto, ao que parece resolvido, agora existem problemas ao nível das comunicações locais entre os controladores de tráfego aéreo e as aeronaves.

In Diário de Notícias da Madeira - 15/05/15

Citar
O chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general José António Pinheiro, espera que "com alguma brevidade", no espaço de "meses", que o Radar do Pico do Areeiro possa estar "completamente ligado ao sistema de defesa área nacional".

O general José António Pinheiro, que se deslocou à Madeira no âmbito das comemorações do segundo aniversário da unidade, realizadas esta tarde no Pico do Areeiro, admite a existência de "alguns problemas de percurso no equipamento sofisticado que está a ser instalado". O chefe do Estado Maior da Força Aérea acrescenta que o radar "está operativo", o problema que persiste "prende-se fundamentalmente com sistemas de comunicações".

O responsável máxima de Força Aérea diz que a questão inicial, que tinha a ver com a transmissão do sinal entre o Radar do Pico do Areeiro e o Centro de Operações de Sector de Monsanto, está ultrapassada. "Estamos com um problema específico na área das comunicações", cimenta, acrescentando que esse aspecto "não está ainda afinado", muito embora a Força Aérea esteja "a trabalhar de forma muito intensiva" com o fabricantes do radar no sentido de ultrapassar os problemas que ainda persistem.

Na prática, acrescenta o general José António Pinheiro, "a imagem do radar está a ser mostrada em Lisboa, mas temos problemas de comunicações na ligação entre os controladores e os aviões". Ou seja, neste momento, numa situação em que fosse necessário mobilizar os caças F16 da Força Aérea, seria sempre necessário fazer levantar um outro avião para permitir que as comunicações fossem estabelecidas.

"Neste sistema estamos ainda a afinar detalhes, omo devem compreender, isto tem a ver com segurança da operação e nós somos extremamente rigorosos nisso", sublinhou.
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: night_runner em Maio 15, 2015, 12:49:03 am
Citar
Na prática, acrescenta o general José António Pinheiro, "a imagem do radar está a ser mostrada em Lisboa, mas temos problemas de comunicações na ligação entre os controladores e os aviões". Ou seja, neste momento, numa situação em que fosse necessário mobilizar os caças F16 da Força Aérea, seria sempre necessário fazer levantar um outro avião para permitir que as comunicações fossem estabelecidas.
Ou sou eu ou pode ser da hora mas..... só funciona a três (parelha QRA + 1)?  :mrgreen:
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: HSMW em Novembro 02, 2016, 10:06:07 pm
http://www.emfa.pt/www/mobile/unidade-123
Citar
Estação de Radar Nº 4 (ER4)
Pico de Areeiro

Missão

A Estação de Radar nº 4 tem como missão, garantir a prontidão dos meios de vigilância e deteção.

História

A criação da Estação Radar N.º 4 (ER4), situada no Pico do Areeiro, na ilha da Madeira é parte integrante e fundamental do projeto de extensão do “Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal” (SICCAP) ao arquipélago da Madeira.

Depois da concretização deste projeto na área de Portugal Continental, a sua natural extensão à Madeira, denominada Fase 3 (POACCS III), foi considerada, dentro da localização geoestratégica e da definição de ameaça atual, prioritária relativamente à posterior e completiva extensão ao arquipélago dos Açores (Fase IV).

O POACCS III, operante em efetividade durante 24 horas por dia e durante todo o ano, com as suas capacidades próprias e hodiernas, para além de ampliar o alcance essencial da defesa aérea nacional, permitindo a vigilância e o controlo do seu Espaço Estratégico de Interesse Nacional (EEIN), e ser um fator persuasor e determinante na afirmação de soberania, permite ainda aumentar substancialmente a eficácia e segurança no cumprimento de outras missões de interesse público, designadamente missões de alerta, busca e salvamento, fiscalização das atividades de pesca e da prática de atos ilícitos, e ao mesmo tempo a proteção do ambiente.

No âmbito da segurança da navegação aérea, acrescente-se que a disponibilização do sinal do radar secundário da Madeira, ao Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa, contribuirá para a melhoria no controlo e segurança do tráfego aéreo desta região.

Considera-se como data oficial do início deste projeto o dia 19 de novembro de 1999, tendo os respetivos Requisitos Operacionais sido aprovados em 11 de janeiro de 2000.

A escolha do local da instalação desta Estação Radar, das particularidades das necessárias infra-estruturas, sua construção e monitorização e do arranjo paisagístico da zona envolvente, resultaram dos referidos Requisitos Operacionais, de estudos prévios in loco, do Estudo de Incidência Ambiental do IDAD (da Universidade de Aveiro) e de recomendações da Comissão Europeia.

Neste sentido, no dia 6 de agosto de 2004 foi, então, assinado o contrato técnico (POACCS III) de fornecimento e instalação dos equipamentos em causa com a firma Indra Systems, S.A, que compreendia, essencialmente, um radar de defesa aérea primário, tridimensional, de longo alcance (LANZA 3-P), um radar secundário (Monopulse Secondary Surveillance Radar – MSSR), conjuntamente com comunicações associadas (UHF e VHF) e um novo subsistema de “Link 11” (este último subsistema instalado na ilha de Porto Santo).

Por sua vez, o concurso relativo à construção das infraestruturas da Estação de Radar foi outorgado em 9 janeiro de 2009 à firma construtora FDO.

O radar da ER4, situado a 1.813 metros de altitude, cuja instalação está sujeita a fortes condicionalismos e circunstâncias meteorológicas adversas, sobretudo nos meses de Inverno, como seja a neve, acumulação de gelo e ventos fortes, começou a transmitir o primeiro sinal de radar para o CRC (Centro de Relato e Controlo) Monsanto em 9 de maio de 2012, considerando-se, assim, este dia o dia da Unidade.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.radartutorial.eu%2F19.kartei%2F02.surv%2Fpic%2Fimg1162.jpg&hash=1397c1493a7785a5172f09b03e47b3b3)
http://www.indracompany.com/sites/default/files/3D%20LANZA%20FAMILY%20RADARS.pdf

Monopulse Secondary Surveillance Radar
http://www.skybrary.aero/index.php/Monopulse_Secondary_Surveillance_Radar

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fportal-admin.netmadeira.com%2Fimages%2Fdaily_images%2F275.jpg&hash=1b7b54d37152d12413ee49f97ea35bc9)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.jm-madeira.pt%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2Fradar_pico_do_arieiro.jpg&hash=fb173dd370a3f8d6524a3fa0852b408d)
Título: Re: Radar da FAP na Madeira (pico do Arieiro)
Enviado por: typhonman em Novembro 02, 2016, 10:20:46 pm
Faltam 3 F-16MLU, + 3 weather sheltrs e sistema de SAM credível.


Cumps
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Lusitano89 em Junho 11, 2017, 01:25:15 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.pixady.com%2F2017%2F06%2F165261_177959231323095541116040796368597870349837n.jpg&hash=5433d63c4cda0556ee3c0bec91b88f19)


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.pixady.com%2F2017%2F06%2F454500_177959231323095541116040796368597870349837n.jpg&hash=4b4987ecb8cd469b4f5a34717bac24ad)


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.pixady.com%2F2017%2F06%2F220119_177959231323095541116040796368597870349837n.jpg&hash=5ab526903127b32d2d46ae4bdb924263)


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.pixady.com%2F2017%2F06%2F627033_177959231323095541116040796368597870349837n.jpg&hash=53b94e42c0fbe4d747469ddb10a3d07d)
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Daniel em Maio 01, 2018, 02:22:37 pm
Agência da Nato em setembro na Madeira para avaliar radar militar
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/agencia-da-nato-em-setembro-na-madeira-para-avaliar-radar-militar-300566
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Foje-50ea.kxcdn.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2018%2F04%2FRadar-Militar-da-Madeira-925x578.jpg&hash=ef10cd9bdf008b26e48110c25ce3104f)
Citar
Em resposta à deputada social-democrata Sara Madruga da Costa, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, avançou que o radar reúne as condições mínimas necessárias para a exploração operacional de apoio à grande maioria das atividades da Força Aérea no arquipélago madeirense.A agência especializada da NATO (NSPA) vai estar na Madeira, em setembro, durante uma semana, para proceder a uma avaliação técnica e independente do radar militar. O anúncio desta visita foi dado pelo ministro da Defesa, Azeredo Lopes, na sequência de uma pergunta da deputada social-democrata, Sara Madruga da Costa, durante a última audição regimental.

De acordo com Sara Madruga da Costa, o ministro revelou ainda que  o radar da Madeira se encontra, desde novembro de 2017, num período de avaliação operacional experimental do sistema e já reúne as condições mínimas necessárias para a exploração operacional de apoio à grande maioria das atividades  da Força Aérea no arquipélago madeirense, “nomeadamente nas missões de interesse público, onde se destaca a busca e o salvamento, as evacuações, as operações de vigilância marítima e a  fiscalização das pescas”.

“Se os últimos testes ao radar correram bem  significa que os próximos testes vão já envolver aeronaves F-16 e esses testes estão previstos para o terceiro trimestre deste ano, portanto julho a setembro de 2018”, afirma a deputado do PSD-Madeira, citando Azeredo Lopes.
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: nelson38899 em Maio 01, 2018, 02:54:18 pm
É tão bonito ver radares sem qualquer protecção anti-aérea.
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Lightning em Maio 01, 2018, 11:28:07 pm
É tão bonito ver radares sem qualquer protecção anti-aérea.

Se um dia a Madeira for invadida por caças espanhóis ou marroquinos, talvez o pessoal que está no radar ainda tenha tempo de avisar do ataque e safar o corpinho antes do radar ser destruído ;D.
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Stalker79 em Maio 02, 2018, 03:39:00 pm
Uma dúzia destes bicharocos na versão SM e já se resolvia o problema.
(Já sei que não porque é russo, mas ninguém vende mais nada, nem parecido)
Pode defender tanto radares, instalações militares, civis ou acompanhar forças em movimento.
Em ultimo caso mete-se o gajo no helipad dum NPO e passa a ser uma bateria aérea marítima!
75 Km de detecção, 40 Km de alcance de tiro. Venham eles!

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.worldinwar.eu%2Fwp-content%2Fuploads%2F2018%2F04%2FPantsir-S1.jpg&hash=e716335db3e31cd754d12b427e6fe6b9)

(https://i.ytimg.com/vi/kdgYgv76E44/maxresdefault.jpg)

 ;D
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 02, 2018, 05:58:56 pm
O Exército nem a FAP tem ou vai ter um sistema semelhante... com muito pena minha.
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: mafets em Maio 03, 2018, 10:35:32 am
Se calhar foi má ideia termos devolvido os Crótale.  ;D ;)
Citar
Bom correndo o risco de introduzir algumas incorrecções/lapsos, uma vez que apenas tive a oportunidade de desfolhar o livro...

O livro “Armamento de Artilharia Antiaérea”, da Editora Prefácio, da autoria do Coronel João Vieira Borges, refere que os CROTALE foram adquiridos para fazer face à ameaça dos caças da Guiné-Conakri, que se temia que podessem ser utilizados pelo PAIGC.

O facto mais interessante deste livro refere-se a aquisição de 200 Redeye (lançadores/misseís?) nos meses anteriores ao 25 de Abril, que foram pagos e cujo carregamento nunca chegou a Portugal...

http://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=6087.0 (http://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=6087.0)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F&hash=4547764470b1d77bf8e16480844bcd2d)
Citar
-Sistema Míssil Ligeiro Crotale m/97443; (Sistema de Defesa AA a Curta Distância
SHORAD44), de origem francesa, a sua guarnição era composta por 6 militares e
possuía uma unidade de aquisição e vigilância. Tinha como missão executar a defesa
de pontos e zonas sensíveis contra aeronaves voando a baixa e muito baixa altitude,
em quaisquer condições meteorológicas. Equipou o Exército Português apenas
durante um ano (até 1975) e representou um “salto tecnológico” comparativamente
aos materiais que estavam ao serviço na altura.

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/7278/1/%E2%80%9CA%20EVOLU%C3%87%C3%83O%20...%20AAA%E2%80%9D%20Asp.%20V%C3%A9stia%20Dias.pdf (https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/7278/1/%E2%80%9CA%20EVOLU%C3%87%C3%83O%20...%20AAA%E2%80%9D%20Asp.%20V%C3%A9stia%20Dias.pdf)

Interessante este estudo (afinal os radares da Madeira e Açores estão protegidos  ;D )
Citar
A Artilharia Antiaérea está ainda presente na Brigada Mecanizada com uma Bateria de Artilharia Antiaérea equipada com o Radar de Aviso Local FAAR e com Sistema Míssil Portátil Stinger e Sistema Míssil Ligeiro Chaparral, e nos Arquipélagos da Madeira e Açores, onde existe uma Bateria para cada Arquipélago, ambas equipadas com o Sistema Canhão Bitubo.


 https://www.revistamilitar.pt/artigo/1112 (https://www.revistamilitar.pt/artigo/1112)

Saudações
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: raphael em Maio 03, 2018, 11:11:10 am
Mafets já viste o sistema bitubo em funcionamento? Muito aparato e pouca eficácia.
E uma coisa é ter os sistemas, outra é estarem em condições de operação e com equipas formadas para os operar...
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: mafets em Maio 03, 2018, 11:32:14 am
Mafets já viste o sistema bitubo em funcionamento? Muito aparato e pouca eficácia.

Estava a ser como é evidente, irónico. Com as armas actuais a serem disparadas a centenas de quilómetros, ter apenas sistemas de curto alcance seja MPADS ou Canhões AA é pouco ou quase nada. Basta ver o alcance por exemplo dos misseis anti-radar (só o HARM tem um alcance de 150 km).  ;)

https://en.wikipedia.org/wiki/Anti-radiation_missile (https://en.wikipedia.org/wiki/Anti-radiation_missile)

Citação de: raphael
E uma coisa é ter os sistemas, outra é estarem em condições de operação e com equipas formadas para os operar...

 Por isso os Estudos.  ;)

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/7278/1/%E2%80%9CA%20EVOLU%C3%87%C3%83O%20...%20AAA%E2%80%9D%20Asp.%20V%C3%A9stia%20Dias.pdf (https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/7278/1/%E2%80%9CA%20EVOLU%C3%87%C3%83O%20...%20AAA%E2%80%9D%20Asp.%20V%C3%A9stia%20Dias.pdf)


Saudações

Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: PereiraMarques em Maio 03, 2018, 03:46:25 pm
Acho que as BAAA dos RG foram até "despromovidas" a Pelotão...

Citar
COMPANHIA DE APOIO DE COMBATE EFETUOU TREINO OPERACIONAL NO DESTACAMENTO DE SEGURANÇA DO PORTO SANTO
Entre os dias 13 e 27 de fevereiro de 2017, o Pelotão de Reconhecimento (PelRec) e o Pelotão de Artilharia Antiaérea (PelAAA), da Companhia de Apoio de Combate do Batalhão de Infantaria da ZMM (BI/ZMM), foram projetados para a Ilha do Porto Santo a fim de executarem Treino Operacional, integrado no Plano de Instrução e Treino Operacional do BI/ZMM.

http://assets.exercito.pt/SiteAssets/RG3/Newsletter/Mar%C3%A7o2017/index.aspx
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Stalker79 em Maio 03, 2018, 06:21:05 pm
Só uma questão, os Chaparral não tinham sido retirados de serviço por falta de peças!?
Penso que se tinha levantado essa questão noutro tópico.
 :-\
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 04, 2018, 11:28:51 am
Só uma questão, os Chaparral não tinham sido retirados de serviço por falta de peças!?
Penso que se tinha levantado essa questão noutro tópico.
 :-\

Mesmo que não tenham sido retirados, a eficácia de um meio tão antigo é no mínimo duvidoso. Pelo menos já há programa de reequipamento, o que deixa-me com uma ponta de esperança.
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Stalker79 em Maio 04, 2018, 12:39:35 pm
Só uma questão, os Chaparral não tinham sido retirados de serviço por falta de peças!?
Penso que se tinha levantado essa questão noutro tópico.
 :-\

Mesmo que não tenham sido retirados, a eficácia de um meio tão antigo é no mínimo duvidoso. Pelo menos já há programa de reequipamento, o que deixa-me com uma ponta de esperança.

Só se for uma pontinha mesmo, porque com um orçamento de 32 milhões de € para armas,radares e misseis não prevejo que seja algo muito capaz...
A ver vamos.
 :-\
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 04, 2018, 12:57:51 pm
Devem ser algo na mesma linha dos Stinger...

Citar
No contrato com a `NATO Support Procurement Agency´ incluem-se oito terminais de armas do Sistema de Comando e Controlo de Artilharia Antiaérea, dois radares, oito sistemas de mísseis e oito viaturas táticas blindadas para os transportar.
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: typhonman em Maio 05, 2018, 04:16:50 pm
Pelo que sei, o sistema para o Exército, tudo se encaminha para:

http://www.mbda-systems.com/product/mcp-imcp/

Quanto aos radares não estarem protegidos, os do continente também não estão !

Basta um míssil de cruzeiro russo e lá se vai uma ER.

Somos o flanco SUL da NATO, mas "who cares" ?
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 05, 2018, 04:36:58 pm
Pelo que sei, o sistema para o Exército, tudo se encaminha para:

http://www.mbda-systems.com/product/mcp-imcp/

Quanto aos radares não estarem protegidos, os do continente também não estão !

Basta um míssil de cruzeiro russo e lá se vai uma ER.

Somos o flanco SUL da NATO, mas "who cares" ?

O Flanco Sul? Nós somos os bacanos que são uns bacanos que fazem umas missões, mantém o básico para terem capacidade para mandar uns destacamentos... seja lá o que for e está bom demais. Para a OTAN nós nem sequer devíamos ter submarinos... já que a marinha Espanhola e Norte-Americana podia patrulhar a nossa ZEE.
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Stalker79 em Maio 05, 2018, 04:54:12 pm
O MCP/IMCP até me dá vontade de rir sinceramente.

MCP: Alcance de detecção distancia - 30 km
          Alcance de detecção altitude - 4 km

IMCP: Alcance de detecção distancia - 80 km
           Alcance de detecção altitude - 15 km

Alcance dos misseis - 6 km .....

 :jok: :jok: :toto:
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Lightning em Maio 05, 2018, 07:23:52 pm
SHORAD quer dizer SHOrt Range Air Defence, de certeza que não vai ser algo que destrua misseis balísticos ou de cruzeiro. Existem sistemas destes com melhores alcances?

Ficava contente se detectar e destruir drones. Ou por exemplo qual é o alcance a que um helicóptero Apache consegue lançar mísseis helfire? Esses é que são os inimigos de uma força mecanizada.
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: HSMW em Maio 05, 2018, 07:52:49 pm
O MCP/IMCP até me dá vontade de rir sinceramente.

MCP: Alcance de detecção distancia - 30 km
          Alcance de detecção altitude - 4 km

IMCP: Alcance de detecção distancia - 80 km
           Alcance de detecção altitude - 15 km

Alcance dos misseis - 6 km .....

 :jok: :jok: :toto:

O FAAR do Chaparral não é muito diferente.
Serve pelo menos para abater uns drones, helicópteros  ou interditar uma pista de aviação.
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: NVF em Maio 05, 2018, 08:13:29 pm
SHORAD quer dizer SHOrt Range Air Defence, de certeza que não vai ser algo que destrua misseis balísticos ou de cruzeiro. Existem sistemas destes com melhores alcances?

Ficava contente se detectar e destruir drones. Ou por exemplo qual é o alcance a que um helicóptero Apache consegue lançar mísseis helfire? Esses é que são os inimigos de uma força mecanizada.

O alcance do Hellfire anda pelos 8 km. Como tenho dito desde o anúncio da preferência pelo Mistral por parte do Exército: não entendo a escolha de um sistema da mesma geração do que já possuímos e com menor alcance. Se os nossos Stinger estão em final de vida, então que se adquiram mais. Devia era apostar-se em algo com mais músculo, mesmo que em segunda mão.
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Stalker79 em Maio 05, 2018, 09:10:24 pm
Se fossem optar por um sistema como o MCP/IMCP ao menos que fosse para utilizar os VL MICA ou o CAMM/CAMM-ER, até o Chaparral usava Sidewinders!
Por amor da santa,é um passo em frente dois atrás....
 :P
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Lightning em Maio 06, 2018, 10:11:03 am
Não sei qual é o míssil e sistema que tem essa capacidade, mas no concurso o exército quer um alcance mínimo de 20km.
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Stalker79 em Maio 06, 2018, 11:39:46 am
Não sei qual é o míssil e sistema que tem essa capacidade, mas no concurso o exército quer um alcance mínimo de 20km.

Olá! Pelo menos esse requisito já deixa algo a prever.  O mais aproximado será o VL MICA, SPYDER SR ou o CAMM.
MAS por 32 milhões ,oito unidades de lançamento mais radares e veículos!? Não sei que milagre contabilístico vão fazer ai.....
 ???
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: NVF em Maio 10, 2018, 01:26:02 am
Não sei qual é o míssil e sistema que tem essa capacidade, mas no concurso o exército quer um alcance mínimo de 20km.

Para o míssil ou para o radar? Pelo que têm postado por aí parece que o requisito do Exército é para um radar 3D com alcance mínimo de 20 km; não há referencia ao alcance do míssil.
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: HSMW em Novembro 20, 2018, 11:11:33 pm
(https://scontent.flis2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/45609124_10217438065764311_9096260873411887104_n.jpg?_nc_cat=109&_nc_ht=scontent.flis2-1.fna&oh=a6d43ae0251eb5e9297c38bd8cd5a431&oe=5CAAD252)
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Lusitano89 em Maio 09, 2021, 02:30:04 pm
Estação de Radar N.º 4 comemora 8.º aniversário


Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 11, 2021, 03:10:18 pm
Não sei qual é o míssil e sistema que tem essa capacidade, mas no concurso o exército quer um alcance mínimo de 20km.

Citar
O Exército francês dispõe de meios capazes de operar nas mais variadas altitudes, com meios que vão desde os sistemas de defesa aérea a muito baixa altitude (Very Short Range Air Defense) até aos de defesa aérea a média e alta altitude (High & Medium Air Defense), abrangendo também desde sistemas míssil portátil e ligeiro.

No que diz respeito aos meios de defesa aérea a baixa e muito baixa altitude (Short & Very Short Range Air Defense), este país conta com os sistemas míssil Mistral e Crotale. O primeiro, carateriza-se por ser um sistema de caráter portátil, sendo fácil de transportar e podendo ser operado por um apontador. Pode também ser acoplado a diferentes meios, como viaturas, navios ou helicópteros. Para o transporte deste sistema, na versão míssil portátil (Man-portable air-defense systems – MANPAD), são necessários dois militares – um para transportar o míssil e outro para transportar a Unidade de Tiro. O míssil é do tipo fire & forget, guiando-se através de um sistema passivo de infravermelhos que segue a fonte de calor do alvo. É de realçar ainda que iniciou-se a comercialização da versão Mistral 3, que permitirá o empenhamento contra alvos de pouca assinatura eletromagnética, nomeadamente, os sistemas aéreos não tripulados.

Em relação ao sistema Crotale, este caracteriza-se por ser um sistema míssil ligeiro, capaz de operar em difíceis condições meteorológicas e destinado à proteção de pontos sensíveis no Teatro de Operações (TO). Testes realizados a este meio de defesa aérea demonstram que obtém sucesso a atingir alvos em altitudes a rondar os 1000 metros e alcances que vão até 15 km. É um sistema equipado com uma viatura todo-o-terreno que lhe fornece elevada mobilidade e ainda um sistema de vigilância com radar. Através deste sistema, o Crotale consegue fazer a vigilância através de um setor, vigilância em movimento e dispõe ainda de um sistema de identificação amigo-inimigo (IFF). Este radar, que efetua a vigilância e deteção, tem um alcance de 20 km e uma altitude de 5 km.

 :mrgreen: :bang:
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: typhonman em Junho 20, 2021, 06:33:17 pm
https://www.jm-madeira.pt/aconteceu/ver/40630/Video_Drone_despenha-se_perto_do_radar_militar_no_Pico_do_Areeiro

Coincidência ou sistema anti-drone?
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: nelson38899 em Junho 20, 2021, 06:51:58 pm
Era giro ter sistema anti drone.

Mas acredito mais no facto de estes drones não terem capacidade de voar a estas altitudes.
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: HSMW em Junho 20, 2021, 09:01:06 pm
https://www.jm-madeira.pt/aconteceu/ver/40630/Video_Drone_despenha-se_perto_do_radar_militar_no_Pico_do_Areeiro

Coincidência ou sistema anti-drone?

O vídeo
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Lightning em Junho 20, 2021, 09:31:14 pm
Ou as emissões do radar podem ser suficientes para o mandar abaixo.
Mas o piloto diz que nunca perdeu o controlo...

Não sei o que a Força Aérea tem neste aspecto, mas se fosse o sistema anti-drone do exército, o drone ficava furado  ;D.
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: dc em Junho 20, 2021, 09:42:26 pm
E pela conversa de uma hélice ter sido encontrada afastada do drone, pode ter-se dado o caso de falha no aparelho, saltando a hélice, e o dito perde o controlo. Também a hélice pode ter-se soltado com o impacto da queda. Certo é que não foi disparado nada contra o drone.  :mrgreen:
Título: Re: Radar para a Madeira
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 14, 2022, 04:12:36 pm
Rendição de Comandante da Estação de Radar N.º 4