Artigo do EMFA na revista Take-Off

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paraquedista

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Artigo do EMFA na revista Take-Off
« em: Maio 10, 2005, 03:11:58 am »
Sera que alguem tem acesso a  revista Take-off e que possa por alguma informacao sobre a entrevista ao EMFA ou senao for pedir muito, talvez mesmo um "scan" das paginas do artigo...como costuma fazer o "Luso".

E que para estes lados do Atlantico nao tenho acesso a esta revista...ficaria muito agradecido, pois parece interessante.

Ja agora como se faz para colocar imagens aqui nas nossas mensagens ?


P.S. - Os teclados tambem nao tem C's de cedilhas, nem acentos para por nas palavras...americanises
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #1 em: Janeiro 03, 2007, 10:58:42 am »
Vejam a última edição do Take-Off, tem um artigo muito porreiro dos nossos F-16 com imagens lindissimas.  :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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typhonman

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« Responder #2 em: Setembro 04, 2008, 08:49:32 pm »
Na revista "Take Off" o CEMFA fala na necessidade de Portugal pensar no substituto do F-16, falando o CEMFA no F-35 Joint Strike Fighter.  :wink:
 

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nelson38899

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« Responder #3 em: Setembro 05, 2008, 09:18:41 am »
E ao que parece o futuro avião que vai substituir o C130 será construído em Portugal e será o C390
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Lightning

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« Responder #4 em: Setembro 05, 2008, 09:37:58 am »
Citação de: "Typhonman"
Na revista "Take Off" o CEMFA fala na necessidade de Portugal pensar no substituto do F-16, falando o CEMFA no F-35 Joint Strike Fighter.  :wink:


O homem pode dar a sua opinião, mas penso que para já isso é tudo irrelevante, não me parece que a opinião do CEMFA seja um dos requisitos para o substituto do F-16 e, além do mais, quando chegar essa altura já não será o mesmo CEMFA a comandar a Força Aérea.
 

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Cabecinhas

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« Responder #5 em: Setembro 05, 2008, 09:47:52 am »
Citar
Em termos aéreos estamos bem
De acordo com o General Piloto Aviador, Luís Evangelista Esteves de Araújo, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa (FAP), em entrevista ao Take-Off, são necessários «108 pilotos para ter os quadros todos preenchidos». O General refere a dificuldade na retenção dos pilotos na Força Aérea mas afirma peremptoriamente que nem uma só missão das que estão atribuídas à Força Aérea alguma vez deixou de ser cumprida, nem deixará: «nem que eu ponha generais a voar se for necessário».Outro dos problemas com que a FAP se debate neste momento relaciona-se com o EH-101, cuja resolução irá demorar anos. Apesar de tudo, «a Força Aérea está num bom momento», assegura, referindo-se às novas frotas recebidas e a receber nos próximos anos e ao andamento do programa MLU do F-16. Mas, o Chefe do Estado-Maior disse ao Take-Off que já se devia estar a estudar e a trabalhar em Portugal para substituir os F-16, aderindo ao projecto do Joint Strike Fighter.

Os investimentos da Embraer em Portugal são vistos com bons olhos pelo General e percebe-se que é adepto do envolvimento da Força Aérea em projectos que signifiquem transferência de tecnologia para o nosso país, trabalho feito cá, em detrimento de compras do produto acabado.


Fonte: Europress

http://www.aeropress.pt/index.php?optio%20...%20cle&id=599
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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Lightning

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« Responder #6 em: Setembro 05, 2008, 09:48:58 am »
Citação de: "nelson38899"
E ao que parece o futuro avião que vai substituir o C130 será construído em Portugal e será o C390


A ser verdade então só espero que alterem o projecto e o façam maior. O Aviocar substitui-se por um avião com capacidade superior, acho que substituir o C-130 por um avião com capacidade inferior é um erro, o C-390 que tenho, no mínimo, a mesma performance do C-130, para termos um avião "um pouco" maior que o C-295 não vale a pena o trabalho.
 

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typhonman

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« Responder #7 em: Setembro 05, 2008, 02:13:59 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Typhonman"
Na revista "Take Off" o CEMFA fala na necessidade de Portugal pensar no substituto do F-16, falando o CEMFA no F-35 Joint Strike Fighter.  :wink:

O homem pode dar a sua opinião, mas penso que para já isso é tudo irrelevante, não me parece que a opinião do CEMFA seja um dos requisitos para o substituto do F-16 e, além do mais, quando chegar essa altura já não será o mesmo CEMFA a comandar a Força Aérea.


Pois mas já o CEMFA em 1999 dizia o mesmo,falava no Joint Strike Fighter como é sabido é o substituto natural do F-16, nas EPAF, apesar de nestes países haver em concurso outras aeronaves como o JAS-39 Grippen ou o F/A-18E/F Super Hornet Block II.
 

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Lightning

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« Responder #8 em: Fevereiro 18, 2009, 07:35:27 pm »
Por acaso hoje encontrei esse artigo que pude ler com pormenor.

O principal problema da Força Aérea é a falta de cerca de 100 pilotos porque apesar de um total de 9.000 efectivos possuir 8.700 (quase completo), possui graves faltas de pessoal nalgumas especialidades, como é o caso dos pilotos.

Falou da possivel criação de um Comando da Formação.

A nivel das unidades territoriais falou-se na vontade do CEMFA em transferir o CFMTFA da Ota para Ovar, de forma a colocar uma grande unidade no norte do país.
Em Monte Real é complicado a construção de um aeroporto civil devido a ter F-16 mas não é impossivel.
O Campo de Tiro de Alcochete deve continuar a existir.
Em relação às Estações de Radar, vai-se começar a construção civil do Radar da Madeira e pensa-se em instalar 2 ou 3 radares nos Açores e a construção de um CRC (Centro de Reporte e Controle) alternativo que será em Beja.

Nas aeronaves:
o Aviocar vai para a BA6.
O Epsilon vai para a BA1 em Sintra porque a sua missão é instrução de pilotos por isso tem logica que fique junto à AFA.
O General previa termos 12 F-16 MLU até ao fim do ano 2008.
Deveriamos ter 4 C295 até ao fim do ano :mrgreen: )

Referiu a importancia do TACP na guerra moderna para minimizar danos colaterais e na aquisição em cooperação com o Exército de 4 viaturas blindadas 4x4 para o TACP.

A nivel da capacidade expedicionária criar-se um Sistema Móvel de Comunicações Tácticas Seguras para melhorar o Comando e Controlo de aeronaves no estrangeiro.

Em relação à Capacidade Conjunta de Helicopteros o CEMFA aprova, para evitar desperdicio de recursos, em vez de existir manutenção da FAP, da Marinha e do Exército, existir só uma comum a todos e a utilização de infraestruturas comuns, como por exemplo a existencia da esquadrilha de helicopteros da Marinha na BA6.
 

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Daniel

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« Responder #9 em: Fevereiro 18, 2009, 08:02:45 pm »
Citar
O Campo de Tiro de Alcochete deve continuar a existir.

 :conf:
 

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Daniel

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« Responder #10 em: Fevereiro 18, 2009, 08:06:23 pm »
Citar
O principal problema da Força Aérea é a falta de cerca de 100 pilotos porque apesar de um total de 9.000 efectivos possuir 8.700 (quase completo), possui graves faltas de pessoal nalgumas especialidades, como é o caso dos pilotos.


Possa mas falta assim tantos pilotos, é que 100 pilotos, não se forma de um dia para o outro, é preciso anos, sabia que falta pilotos, mas não assim tantos. c34x
 

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Lightning

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« Responder #11 em: Fevereiro 18, 2009, 08:46:58 pm »
Citação de: "Daniel"
Citar
O Campo de Tiro de Alcochete deve continuar a existir.
:lol: , mas é para todos os treinos exepto ataque ao solo, para isso vai ter que ser outro local.
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #12 em: Fevereiro 18, 2009, 08:52:03 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Daniel"
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O Campo de Tiro de Alcochete deve continuar a existir.
:lol: , mas é para todos os treinos exepto ataque ao solo, para isso vai ter que ser outro local.

Fala-se muito numa localização no Baixo Alentejo, mais ainda é tudo muito prematuro.



Citação de: "Lightning"
Nas aeronaves:
o Aviocar vai para a BA6.


Os Aviocar, já exclusivamente operados pela Esq. 401 "Cientistas", deverão permanecer em Sintra até serem todos desactivados. Não chegarão a operar da BA6.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Lightning

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« Responder #13 em: Fevereiro 18, 2009, 09:13:57 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Citação de: "Lightning"
Nas aeronaves:
o Aviocar vai para a BA6.


Por acaso enganei-me :lol: , o que o CEMFA diz nesse artigo é que o C295 vai substituir o Aviocar e que o C295 vai operar da BA6.
 

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pchunter

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« Responder #14 em: Fevereiro 18, 2009, 11:28:08 pm »
Eu tenho essa revista e nesse artigo o CEMFA faz alguns comentários quanto a mim pouco realistas para alguém na posição dele.

1º-Substituir o F-16 pelo F-35 a ideia em si não é má mas gostava de o ver a convencer os políticos a pagar 100 milhões por cada avião fora extras.

2º-Diz que o Embraer 190 é do tamanho do A310, mas o A310 tem o dobro da capacidade do 190.

3º- Substituir o C130 pelo C390 mais uma vez o principio é bom mas com a actual capacidade do avião 19 tons não me parece uma boa escolha se for alterado p projecto 100% de acordo.
Tirando isto o homem esteve bem.