Unidade de Intervenção da GNR (ex-BOP/RI/GNR)

  • 83 Respostas
  • 57029 Visualizações
*

AJ

  • 207
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #45 em: Outubro 10, 2008, 07:55:32 pm »
Citação de: "abatista"
Claro.. Isto de os caloiros dizerem todos "cívil" nas músicas pela faculdade, atrofia um gajo..


FEUP ou ISEP?

Correcção
« Responder #46 em: Outubro 10, 2008, 11:58:49 pm »
Olá a todos!
Li aqui coisas que podem induzir outros utilizadores do forum em erro. Expressões como "..a própria GNR define-se como uma força de Segurança militarizada.."; "..sendo a GNR uma força paramilitar.."; "tem havido uma certa confusão no que diz respeito a classificação da GNR.." (realmente existe e é também aqui fomentada nestes excertos..). DEFINIÇÃO de GNR: Força de segurança de NATUREZA MILITAR, constituida por militares organizados num corpo especial de tropas e dotada de autonomia administrativa, com jurisdição em todo o territorio nacional e mar nacional.

GNR - policia, militar (basta tomar atenção ás classes: praças e sargentos antecedendo os oficiais). PSP - policia, civil.
> uma força militarizada é por exemplo a policia maritima. Porquê? Porque o Comando é militar (marinha) e os subalternos são civis.

Quanto á Coe, desde já afirmo como todos sabem que os militares da gnr não trabalham a contrato, já muitos dos rangers, com todo o respeito pois a dedicação e qualidade não está em causa, estão ali de "passagem". Portanto, em certos ditos afirmar que o treino dos rangers é aprofundado com o tempo e insinuar que a coe se fica nos 3/4 meses de treino em lamego, é incorrecto. Afirmarem que a coe está vocacionada para terrenos urbanos, aí de facto está uma verdade, lógica.


Cumprimentos
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #47 em: Outubro 11, 2008, 12:05:44 am »
Desde a sua criação, a GNR sempre foi um Corpo Especial de Tropas, prolongamento do Exército, parte integrante das forças militares da Republica.

Tenente‑Coronel Gervásio Branco, GNR
Revista MIlitar, 16 Jan 2008


Uma faceta hoje em dia pouco propalada!
::..Trafaria..::
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #48 em: Outubro 11, 2008, 10:13:15 am »
A GNR está a ocupar o espaço deixado vago pelo Exercito.
Quando cada concelho tinha um Regimento ou Batalhão.
A GNR por além de fazer o policiamento também é a nossa força de quadrícula que permite uma ocupação Militar de todo o territorio nacional.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Outubro 11, 2008, 12:34:34 pm »
Citação de: "AJ"
Citação de: "abatista"
Claro.. Isto de os caloiros dizerem todos "cívil" nas músicas pela faculdade, atrofia um gajo..

FEUP ou ISEP?


Desculpem o off-topic: FEUP! A musiquinha ao som da ponte do rio kwai: '"Cívil", nós somos os maiores! "Cívil", nós somos os melhores.." :P
 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #50 em: Outubro 29, 2008, 11:40:54 pm »
Boas,
É verdade que se pode concorrer ao COE mal se acabe o CFG?

Ou seja,acabar o curso de guarda e fazer a especialização em Operações Especiais?
Ou até mesmo no Pelotão de Ordem Publica?

Obrigado
 

*

TiagoFilipe

  • Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #51 em: Outubro 29, 2008, 11:46:52 pm »
RicP o irmão de um amigo meu está no BOP e foi convidado a prestar provas e entrou logo mal acabou o CFP, sensivelmente de 2001/2002. Eu cá pelo que tenho lido e ouvido penso que primeiro é preciso estar x tempo no regimento de infantaria e só depois se concorre ao BOP. Depois de pertenceres ao BOP é que também podes concorrer à COE. Agora não sei se é preciso estar também x tempo no BOP ou se mal abrir concurso para a COE se pode concorrer logo. Mas agora sair directamente do CFG para a COE "legalmente" diria que não. :wink:
« Última modificação: Outubro 31, 2008, 09:47:49 pm por TiagoFilipe »
 

*

Silent_Storm

  • 143
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #52 em: Outubro 30, 2008, 08:57:24 pm »
Este ano, abriu concurso directo para o BOP sem ser preciso passar pelo Regimento de Infantaria e sem ser preciso ter 2 anos de Guarda. Para terem uma ideia, em 60 e poucas vagas, apenas entrou um Guarda que não saiu do alistamento em Maio.

Para o COE apenas entram os melhores dos melhores do BOP  :wink:
"Esta é a ditosa Pátria minha amada"
 

*

AJ

  • 207
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #53 em: Outubro 30, 2008, 09:00:03 pm »
Acho que o problema já foi referido há muito tempo neste forum.

Já lá vai o tempo de amor à camisola. Enquanto as remunerações não forem fieis ao exercício da função, os corpos de OE vão ter cada vez menos candidatos.

*

Silent_Storm

  • 143
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #54 em: Outubro 30, 2008, 09:19:59 pm »
Quando disse que apenas um não era do último alistamento, não foi por razões de €€€€€, foi mesmo pela condição física e determinação lol
"Esta é a ditosa Pátria minha amada"
 

*

TiagoFilipe

  • Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #55 em: Outubro 30, 2008, 10:00:46 pm »
Era óptimo que acontecesse o mesmo este ano. :P
 

*

sarg

  • 24
  • +0/-0
coe
« Responder #56 em: Outubro 31, 2008, 07:40:19 pm »
mas que raio é o boe????nunca ouvi tal coisa...e já ando niste a alguns anos.
existe sim o RI que tem incluido as companhias quer fazem as guardas ao parlamento e etc , o BOP, e agora a COE.
este ano deixaram concorrer estagiários não pela sua condição fisica e determinaçao mas im porque devido ao excesso de missões o RI entrou em ruptura.
o estgiário é que já sabe que tem de ir para Lisboa e arredores nem que não queira e por isso " mal por mal"  tenta ir para algo onde sempre pode ser melhor remonerado.agora acham que quem está á espera de vir para o norte já á 3 anos pensara em concorrer a algo que o obriga a ficar pelo menos mais 3 anos na capital??????
2º ARMIJA / NATO QRF 2000/2001
QUERER É PODER MUITO
CRER É PODER TUDO
 

*

TiagoFilipe

  • Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #57 em: Outubro 31, 2008, 09:47:14 pm »
Sim BOE não existe lol é Batalhão Operacional (BOP).
sarg achas que este ano se poderá concorrer logo após o CFG para o Batalhão?
 

*

Silent_Storm

  • 143
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #58 em: Novembro 01, 2008, 12:10:22 am »
Não vi "BOE" escrito em lado nenhum  :roll:
"Esta é a ditosa Pátria minha amada"
 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #59 em: Novembro 01, 2008, 01:46:45 pm »
Antes de mais não confundam as siglas,

BOP --> Batalhão de Ordem Publica
COE --> Corpo de Operações Especiais

Obrigado,vamos lá ver como será este ano.