Eurofighter Typhoon

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dremanu

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Eurofighter Typhoon
« em: Abril 08, 2004, 12:57:21 am »
Fotos do bicho:



























Na fábrica:





"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

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Normando

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« Responder #1 em: Abril 08, 2004, 03:27:20 am »
Excelentes fotos! Obrigado Dremanu.  :D
"If you don't have losses, you're not doing enough" - Rear Admiral Richard K. Turner
 

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Rui Elias

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« Responder #2 em: Abril 08, 2004, 10:34:17 am »
Ora aí está uma boa opção de compra para uma terceira esquadra de aparelhos para diversificar a nossa frota de F-16.

Creio que portugal ficaria muito melhor servido com 60 do que com 40 caças.

De qualquer modo teimo em dizer que se deveria pensar a sério na aquisição de um reabastecedor de combustível aéreo, e também na compra de pelo menos 2 aviões para a FAP para transporte de tropas para teatros de operações longínquos (para não falar nos dois C-17 que não acredito que um dia cá cheguem) :cry:
 

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FFAP

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« Responder #3 em: Abril 08, 2004, 01:34:24 pm »
Citação de: "Rui Elias"
Ora aí está uma boa opção de compra para uma terceira esquadra de aparelhos para diversificar a nossa frota de F-16.

Creio que portugal ficaria muito melhor servido com 60 do que com 40 caças.

De qualquer modo teimo em dizer que se deveria pensar a sério na aquisição de um reabastecedor de combustível aéreo, e também na compra de pelo menos 2 aviões para a FAP para transporte de tropas para teatros de operações longínquos (para não falar nos dois C-17 que não acredito que um dia cá cheguem) :cry:



  Concordo com a compra de reabastecedor e de 2 aviões para transporte de tropas, agora comprar Thyphoon??? Todos os países que fazem parte do programa estão a pensar em reduzir o número de compras e nós íamos comprá-los? Naa...
Um abraço

EX MERO MOTU
 

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Spectral

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« Responder #4 em: Abril 08, 2004, 01:43:19 pm »
Citar
Concordo com a compra de reabastecedor e de 2 aviões para transporte de tropas, agora comprar Thyphoon??? Todos os países que fazem parte do programa estão a pensar em reduzir o número de compras e nós íamos comprá-los? Naa...


Por essa razão os países constructores estão quase desesperados ( não tanto como os franceses com o Rafale  :D ) em vender os aparelhos e começam a oferecer negócios muito interessantes aos outros países.

A noruega por exemplo já ameaçou abandonar o F-35 ( cujo custo está a aumentar e os prazos a atrasarem-se) e optar pelo EF, devido à pouca participação das empresas norueguesas no JSF, ao contrário do que estava estebelecido. E a Holanda parece que também está a ficar incomodada...


Os F16MLU vão aguentar por uns tempos, logo de momento existem outras prioridades...
Mas a questão não é só essa.
 Um país como Portugal não se pode dar ao luxo de operar 2 tipos de aparelhos de combate diferentes. Ponto Final.


cumptos
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

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Guilherme

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« Responder #5 em: Abril 08, 2004, 02:45:23 pm »
Portugal poderia trocar os F-16 por EF-2000.
 

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papatango

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« Responder #6 em: Abril 08, 2004, 03:46:46 pm »
Citar
Ora aí está uma boa opção de compra para uma terceira esquadra de aparelhos para diversificar a nossa frota de F-16.

Ora aí está uma coisa que qualquer exército sério não deve fazer.

Um exército não se quer diversificado, se se quer eficiente. Os meios militares operados e os seus componentes devem ser tão parecidos quanto possível. Isso da diversificação é muito bonito na industria, nas exportações, no ensino etc...

Mas nas Forças armadas?

Não senhor. É péssimo.

Ainda hoje quando olho para os CONDOR da força aérea, ou para aquela compra de HUMVEES, e mesmo para a GNR com estes IVECO, dá-me dor de estomago.

Manter veículos tão diferentes em operação, é uma dor de cabeça. Um carro de combate, ou um avião, não é o carro de passeio ao domingo que está no parque de estacionamento.

Umas forças armadas necessitam de pessoal treinado a utilizar os meios de que dispõe. Por exemplo a Força Aérea, para ter pilotos treinados e aptos a voar, tem que manter os pilotos a voar durante um numero minimo de horas, num determinado tipo de avião. Esses aviões têm que existir e têm que voar. E quando voam, desgastam-se. Há sempre pequenos problemas com qualquer veículo. Muitas vezes a quantidade de aviões que pode voar de imediato é extremamente reduzida por causa disto.

Quanto maior for a diversidade de meios, maior (muito maior) é o problema.

Essa história de F-16 mais uns F-18 e umas pitadas de EFA, e uma meia duziazita de F-15, é muito engraçado, mas apenas engraçado.

Se a força aérea tiver 40 F-16AM/BM operacionais, terá uma capacidade muito boa.

Conforme já referi em imensos lugares, apenas acho que o F-16 não se adequa á nossa eventual necessidade de controlar o mar, dado ser um avião relativamente pequeno e com reduzido raio de acção.

Mas já sabem qual é o meu avião preferido, nem vale a pena falar ... :D :D :D

Se isso não chegasse, acho que seria imprudente termos a nossa defesa aérea dependente de países europeus, que Históricamente, sempre que  puderam fazê-lo, planearam dividir Portugal aos bocados, invadi-lo, ou acabar mesmo com o país. As potências Europeias não são de confiar, porque temos que olhar para a História para as analisar.

A análise é péssima, e deixa muito, mas muito a desejar.

Antes debaixo da asa da América, que debaixo da pata de qualquer imperialistazeco da Europa !

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Guilherme

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« Responder #7 em: Abril 08, 2004, 05:52:51 pm »
Citação de: "papatango"
Trocar os F-16AM/BM pelo EF-2000.

Na realidade não traria grande vantagem. A realidade é que depois do Upgrade, as vantagens do EF-2000 sobre o F-16 não são assim tão esmagadoras. Aliás, permitir upgrades sofisticados do F-16, é uma forma de os americanos tornarem o EF-2000 menos interessante.

Além do mais, o custo de um upgrade MLU dos F-16 daria para comprar 5 (cinco) EF-2000.


Quais seriam as modificações que o MLU introduzirá nos F-16 de Portugal ?
 

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Ricardo Nunes

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« Responder #8 em: Abril 10, 2004, 10:23:19 pm »
Sobre o MLU:

http://www.f-16.net/modules.php?op=modl ... =59&page=1

Mas lembre-se que o programa português inclui também o update FALCON UP.
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

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Fábio G.

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« Responder #9 em: Abril 10, 2004, 11:09:59 pm »
A Espanha neste momento já dispõe de 6 EF-2000 (todos bi-lugares) operacionais.

Penso que os F-16 MLU ficaremos bem servidos durante uns tempos, seria uma loucura a compra deste ou de outro avião, a duplicação de meios na nossa situção económica seria incomportável.
 

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papatango

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« Responder #10 em: Abril 11, 2004, 12:26:03 am »
Citar
A Espanha neste momento já dispõe de 6 EF-2000 (todos bi-lugares) operacionais.
E que, como são dos primeiros, e o EFA é um projecto que fez 20 anos no ano passado, já se podem preparar para um MLUzinho. Aliás em Espanha, muitos dos peritos militares apontam ao projecto EFA essa enorme deficiência. Demorou tanto tempo que quando chegou á activa, já está desactualizado. Provavelmente, serão necessários upgrades, antes da totalidade das encomendas serem entregues.

Os americanos, naturalmente a rir-se. Porque os MLU's quer dos F-16 quer dos F-18 transformam estes aviões em equipamentos extremamente eficientes, por uma fracção do preço.

Citar
Penso que os F-16 MLU ficaremos bem servidos durante uns tempos
Muito bem servidos, sem dúvida, no caso de o programa ser mais rápido que o que parece. Inicialmente deveriamos ser capazes de por um MLU cá fora todos os meses, no minimo. Mas parece que estes valores não vão ser atingidos, o que é mais preocupante.

Cumprimentos
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Spectral

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« Responder #11 em: Abril 11, 2004, 12:49:51 am »
Citar
E que, como são dos primeiros, e o EFA é um projecto que fez 20 anos no ano passado, já se podem preparar para um MLUzinho. Aliás em Espanha, muitos dos peritos militares apontam ao projecto EFA essa enorme deficiência. Demorou tanto tempo que quando chegou á activa, já está desactualizado. Provavelmente, serão necessários upgrades, antes da totalidade das encomendas serem entregues.


O facto de o projecto fazer 20 anos é irrelevante. As suas carcterísticas mudaram tanto ao longo do tempo que essas comparações não tem lógica.

E claro, por muito bom que o pack MLU seja, NUNCA põe um F-16 ao nível do EF. Basta analisar brevemente as características dos 2 aviões para se ver claramente que o EF ( tal como o Rafale) pertence a uma geração diferente de caças.


cumptos
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Fábio G.

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« Responder #12 em: Abril 11, 2004, 01:09:49 am »
Os primeiros requisitos operacionais para o actual EF-2000 foram elaborados em 1983, os estudos de viabilidade tiveram inicio entre os meses de Fevereiro e Junho de 1984 e terminaram em 1985 (ano em que quase acabou o projecto devido ao abandono da França) acertando-se o nº de aviões a contruir, 250 para Alemanha e Reino Unido e 200 para Itália (a Espanha ainda não tinha entrado para o consórcio o que aconteceu em 2/9/85) , em 1986 foi assinado o protocolo contitutivo do consórcio Eurofighter pelos 4 paises. Em 1987 foi apresentada a maquete em tamanho real do EFA. Em 1993 sofreu o seu segundo grande revés por causa da situação económica da Alemanha e em 1995 os 4 usuários decidiram reorientar o projecto procurando um avião menos sofisticado,  mais barato e com uma maior capacidade de evolução. Em 1997 foi assinado o Memorando de Entendimento que cobria a fabricação e suporte para os aviões. Em 1998 foi assinado o contrato final de produção de 620 aviões (180 Alemanha, 232 Reino Unido, 121 Itália e 87 Espanha, note-se a grande redução de aviões pedidos inicialmente pela Alemanha e Itália).  

Pois já estamos em 2004 e o previsto era estes aviões entrarem no activo a mediados dos 90 (já lá vão uns anos  :lol: ).
 

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Fábio G.

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« Responder #13 em: Abril 11, 2004, 01:15:55 pm »
O Eurofighter é um avião multi-role de uma geração superior ao F-16, mesmo assim o F-16 com MLU não fica muito distante em termos de capacidades do EF-2000. Claro que o EF-2000 é superior tem de o ser é mais recente, de uma nova geração e é muito mais caro. O EF-2000 é um avião de supremacia aérea e apesar de ser multi-role a sua principal função e as suas melhores qualidades é de combate ar-ar, ao contrário do F-16 que penso ser melhor na função ar-solo do que ar-ar.

Eu gosto bastante do EF-2000 acho-o um avião muito capaz, apesar dos contra-tempos e de chegar uns anos atrasado é um excelente avião, mas muito caro o que é pena. Veremos como responde em combate ai é que se vê se é mesmo bom ou não, e ai é que o F-16 lhe tira vantagem já que é um grande "cavalo de batalha", já foi mais do que provada a sua valia em combate nas diferentes guerras e operaçãoes em que actuou, desde que está no activo sempre respondeu positivamente.
 

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Fábio G.

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« Responder #14 em: Abril 11, 2004, 08:59:50 pm »
O EdAire espanhol assinou recentemente a compra 100 misseis Taurus (350 km de alcance) para os EF-2000 e F-18MLU, adquiriu 85 bombas anti-bunker BPG-2000 (já começaram a ser recebidas) também para ambos aviões. Parece que por enquanto não têm muito dinheiro para estas compras já que estão a comprar em numeros abaixo dos pretendidos.