Declarações do Director do SIEDM na AR

  • 0 Respostas
  • 5087 Visualizações
*

Tiger22

  • Perito
  • **
  • 566
  • +1/-0
Declarações do Director do SIEDM na AR
« em: Maio 05, 2004, 03:25:05 pm »
Público 2004/05/05

Citar
O director dos Serviços de Informações Estratégicas de Defesa e Militares (SIEDM), Caimoto Duarte, advertiu hoje que o combate ao terrorismo islâmico radical passa pelo estudo profundo das raízes deste fenómeno e não apenas por medidas repressivas.

Falando na conferência sobre a política de segurança e defesa comuns, na Assembleia da República, o embaixador Caimoto Duarte disse que a "ameaça transnacional" criada pelo terrorismo radical islâmico alterou "profundamente o panorama estratégico internacional".

"Os Estados são agora obrigados a reflectir sobre a própria distinção tradicional entre segurança e defesa, bem como sobre a dicotomia entre ameaças externas e internas", afirmou Caimoto Duarte, mostrando-se convicto de que Portugal, em breve, "superará algumas indefinições ainda existentes" a este nível.

Também segundo o director do SIEDM, "não é possível enfrentar o desafio actual do terrorismo de inspiração islâmica radical apenas com medidas repressivas, nem confundir minorias violentas com a generalidade da população dos países islâmicos".

"Aos serviços de informações estratégicas cabe também uma parte no trabalho de análise das raízes profundas de um fenómeno que, eventualmente, continuará a ameaçar a comunidade internacional", sustentou o director do SIEDM, numa referência ao terrorismo islâmico.

Num debate moderado pelo ex-ministro da Administração Interna Ângelo Correia, o presidente da Liga dos Combatentes, general Chito Rodrigues, defendeu a tese de que Portugal deverá continuar a privilegiar a NATO no âmbito da sua política de informações estratégicas.

"O figurino da NATO parece o mais viável e recomendável. No actual estádio político da União Europeia não parece viável a criação de uma central de informações europeia", observou o general Chito Rodrigues, que deixou igualmente dúvidas sobre um futuro multilateralismo a nível dos serviços de informações.

"O princípio de que só se troca bilateralmente informação produzida pelos próprios é um princípio básico da confiança e da segurança de informações", apontou ainda o presidente da Liga dos Combatentes.
"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-