U209PN

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NVF

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Re: U209PN
« Responder #2715 em: Janeiro 07, 2019, 01:24:22 am »
Quando o CEMGFA é um almirante 'hidrográfico', que nunca comandou um navio de combate, pode dar nisto... 
Talent de ne rien faire
 

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Luso

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Re: U209PN
« Responder #2716 em: Janeiro 07, 2019, 09:38:33 am »
NUNCA confiar nas chefias de topo das nossas Farsas Armadas.

Não me espantaria que o comandante colocasse em causa a credibilidade de algum comando "aliado" com alguma… "façanha" e tenha, com isso, envergonhado certos políticos que depois deram uns cascudos nos sátrapas locais e, depois, foi por aí abaixo.

O Comandante hidrográfico é pelos vistos o campeão de alvarás de inteligente, na história da Marinha. E por causa disso não poderá ser criticado. Em todo o caso, faço-o, já que o considero um burocrata fardado (tal como o disse no passado):

https://www.emgfa.pt/documents/rszbkn5d8yjv.pdf

"Foi promovido ao posto de guarda-marinha em outubro de 1978 e especializou-se em Hidrografia. Possui o Doutoramento em Ciência Política, com agregação em Estratégia, e o Mestrado em Estratégia. Possui, igualmente, o Curso Geral Naval de Guerra, o Curso Complementar Naval de Guerra e o Curso de Promoção a Oficial General."

E pronto, está declarado o interesse prioritário do Sr. Almirante CEMG das Farsas "Armadas".
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
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asalves

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Re: U209PN
« Responder #2717 em: Janeiro 07, 2019, 01:02:11 pm »
No que vem descrito os motivos não parecem ter sido asneira, parece-me mais que surgiu uma oportunidade para "vigiar" qualquer coisa e o comandante aproveitou.

Lembro que no dia 1 setembro a Rússia realizou alguns exercícios no mediterrâneo, quem sabe o Arpão andava por lá e aproveitou-se. Cá na tugalandia ou na Europa podem não ter gostado pois se os russos tivessem descoberto podia ter dado barraca.

Nunca se saberá, é pena pois parece que daria para um bom filme de acção.
 
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Lancero

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Re: U209PN
« Responder #2718 em: Janeiro 07, 2019, 06:37:03 pm »
Quando o CEMGFA é um almirante 'hidrográfico', que nunca comandou um navio de combate, pode dar nisto...
O CEMGFA não exonera comandante da Marinha
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

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NVF

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Re: U209PN
« Responder #2719 em: Janeiro 08, 2019, 07:27:49 pm »
Quando o CEMGFA é um almirante 'hidrográfico', que nunca comandou um navio de combate, pode dar nisto...
O CEMGFA não exonera comandante da Marinha

Pois, mas quando o CEMGFA e ex-CEMA alega que um comandante de um navio da Marinha desobedeceu a uma diretiva superior, não resta muito que o CEMA possa fazer.
Talent de ne rien faire
 

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asalves

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Re: U209PN
« Responder #2720 em: Janeiro 11, 2019, 09:31:49 am »
Marinha abre processo a ex-comandante do Arpão por artigo na Revista da Armada
https://observador.pt/2019/01/10/marinha-abre-processo-a-ex-comandante-do-arpao-por-artigo-na-revista-da-armada/
Citar
A Marinha abriu um processo contra o ex-comandante Henriques Frade, por ter enviado para publicação na Revista da Armada um artigo com "informações reservadas" sem passar pela triagem.

A Marinha abriu um processo de averiguações ao ex-comandante do submarino Arpão Henriques Frade, exonerado em setembro, por ter enviado para publicação na Revista da Armada um artigo com “informações reservadas”.

De acordo com o porta-voz da Marinha, o ex-comandante do Arpão enviou para publicação na edição de dezembro da Revista da Armada um artigo contendo “matéria reservada, com elementos que não deviam lá estar”.

Segundo o comandante Fernando Fonseca, o processo de publicação na revista oficial da Marinha prevê que os artigos sejam apresentados à esquadrilha de superfície e ao Comando Naval “e só daí é que seguem para a Revista da Armada”, uma publicação oficial mensal com uma tiragem de quatro mil exemplares.

   
Citar
Quando terminou a missão em setembro, [o ex-comandante do submarino Arpão] fez um artigo e enviou-o para publicação sem passar pela triagem normal”, disse o comandante Fernando Fonseca.

Segundo o porta-voz da Marinha, a revista foi publicada em dezembro e a estrutura superior do ramo, ao tomar conhecimento do conteúdo, “mandou recolher os exemplares, mas não conseguiu recolher todos” e há ainda exemplares a circular, admitiu.

O processo de averiguações foi aberto “há algumas semanas” e poderá ou não dar origem a um processo disciplinar.

O comandante Fernando Fonseca recusou que o processo de averiguações se relacione com os motivos da exoneração do ex-comandante, cerca de um mês e meio antes de terminar a comissão de serviço, em setembro.

“Já tinha sido exonerado. Só tomámos conhecimento da situação [da publicação do artigo] depois da revista sair”, frisou.

O porta-voz da Marinha rejeitou que a direção da Revista da Armada tenha “alguma culpa” na publicação do artigo com “informações reservadas”, frisando que o “processo normal” é o autor dos artigos submetê-los à “triagem” superior antes de os enviar.

Segundo noticiou o DN no sábado passado, o comandante Henriques Frade foi exonerado em setembro, antes de completar a comissão. O mesmo jornal escreve que o “comandante tomou decisões operacionais cujas consequências teriam colocado em risco a segurança do submarino e dos seus 33 militares”.

Sobre a exoneração, o porta-voz da Marinha disse apenas que a decisão foi tomada pelo almirante chefe do Estado-Maior da Armada, Mendes Calado, “por questões de gestão administrativa”, sem adiantar os motivos que a fundamentaram.

Portanto o comandante é exonerado em setembro porque tomou decisões numa missão que é tão secreta que ninguém quer falar disso. Paralelamente escreve um artigo para a revista da marinha que não envia para a triagem com informações sensíveis (segundo a marinha) que obriga a que a marinha tente recolher todas as revistas publicadas.

Será que no artigo fala da missão? alguém tem esta edição da revista? estou curioso para saber do que se tratava o artigo.
 

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jpthiran

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Re: U209PN
« Responder #2721 em: Janeiro 11, 2019, 02:38:10 pm »
...lol...
...o que é o comandante descobriu e comentou que mais ninguém sabia!...
...que segredo tão extraordinário é esse?...
 

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Lightning

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Re: U209PN
« Responder #2722 em: Janeiro 11, 2019, 05:06:38 pm »
Se é assim então a causa é uma falha nos procedimentos, a revista em causa até é da Marinha, bastava que eles estipulassem que qualquer informação operacional tenha que vir do Comando Naval e não dos intervenientes, se isso acontecesse, como neste caso, não publicavam.
 

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Charlie Jaguar

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Re: U209PN
« Responder #2723 em: Janeiro 12, 2019, 12:02:54 pm »
Se é assim então a causa é uma falha nos procedimentos, a revista em causa até é da Marinha, bastava que eles estipulassem que qualquer informação operacional tenha que vir do Comando Naval e não dos intervenientes, se isso acontecesse, como neste caso, não publicavam.

Essa parte da Revista da Armada é curiosa; por exemplo, conheci bem os meandros da Mais Alto, revista da Força Aérea, as suas linhas editoriais e o cuidado que têm antes de publicar um artigo, especialmente aqueles que são escritos por militares no activo, precisamente para que no explanar da informação não se divulgue aquilo que não é necessário de todo vir cá para fora, o que é de certa forma compreensível. Não se verifica isso na Revista da Armada?  ???
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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mafets

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Re: U209PN
« Responder #2724 em: Janeiro 22, 2019, 12:52:03 pm »
Não me recordo de ter visto por aqui (e pelo menos é um regresso ao tópico).  :mrgreen: c56x1

https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Submarino-portugues-deteta-mais-de-16000-navios-em-dois-meses-no-Mediterraneo-central.aspx
Citar
Submarino português deteta mais de 16000 navios em dois meses no Mediterrâneo central

Durante a missão realizada em apoio à operação “SOPHIA” da Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR MED), que tem como principal objetivo contribuir para o desmantelamento do modelo de negócio das redes de introdução clandestina de migrantes e tráfico de pessoas, bem como para o combate ao contrabando de combustíveis no Mediterrâneo central, o submarino “Arpão” contabilizou 16.374 navios identificados, em 45 dias na área de operações e perto de 1000 horas de patrulha em imersão.

A missão primordial do submarino português consistiu na identificação de navios que constam nas bases de dados internacionais, conhecidos ou suspeitos de exercerem atividades ilícitas associadas ao financiamento ilícito e indireto de organizações criminosas, ou associadas ao terrorismo transnacional e, consequentemente contribuir para manutenção da segurança marítima nesta região do mediterrâneo.

O submarino da Marinha portuguesa foi capaz de detetar e recolher informação de 43 navios referenciados pela missão da União Europeia presumivelmente como navios relacionados com atividades ilícitas.

Durante as operações realizadas o "Arpão" caracterizou também o tipo e padrões de navegação e as principais linhas de comunicação marítima do Mediterrâneo central, região do globo conhecida por ser uma das principais artérias por onde passa o tráfego marítimo mundial.

O submarino português apoiou simultaneamente a operação “SEA GUARDIAN” da NATO, tendo  prestado um relevante contributo  através da partilha de informação do panorama marítimo com as marinhas da Aliança.​



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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asalves

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Re: U209PN
« Responder #2725 em: Janeiro 22, 2019, 02:20:29 pm »
Não me recordo de ter visto por aqui (e pelo menos é um regresso ao tópico).  :mrgreen: c56x1

https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Submarino-portugues-deteta-mais-de-16000-navios-em-dois-meses-no-Mediterraneo-central.aspx
Citar
Submarino português deteta mais de 16000 navios em dois meses no Mediterrâneo central

Durante a missão realizada em apoio à operação “SOPHIA” da Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR MED), que tem como principal objetivo contribuir para o desmantelamento do modelo de negócio das redes de introdução clandestina de migrantes e tráfico de pessoas, bem como para o combate ao contrabando de combustíveis no Mediterrâneo central, o submarino “Arpão” contabilizou 16.374 navios identificados, em 45 dias na área de operações e perto de 1000 horas de patrulha em imersão.

A missão primordial do submarino português consistiu na identificação de navios que constam nas bases de dados internacionais, conhecidos ou suspeitos de exercerem atividades ilícitas associadas ao financiamento ilícito e indireto de organizações criminosas, ou associadas ao terrorismo transnacional e, consequentemente contribuir para manutenção da segurança marítima nesta região do mediterrâneo.

O submarino da Marinha portuguesa foi capaz de detetar e recolher informação de 43 navios referenciados pela missão da União Europeia presumivelmente como navios relacionados com atividades ilícitas.

Durante as operações realizadas o "Arpão" caracterizou também o tipo e padrões de navegação e as principais linhas de comunicação marítima do Mediterrâneo central, região do globo conhecida por ser uma das principais artérias por onde passa o tráfego marítimo mundial.

O submarino português apoiou simultaneamente a operação “SEA GUARDIAN” da NATO, tendo  prestado um relevante contributo  através da partilha de informação do panorama marítimo com as marinhas da Aliança.​



Cumprimentos

Fora o que encontrou e não vem referido na noticia  ;D A tal informação "censurada" da revista da armada.
 

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asalves

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Re: U209PN
« Responder #2726 em: Janeiro 22, 2019, 04:00:55 pm »
No inicio do vídeo é possível ver um submarino na doca seca, será o Arpão já na fase de manutenção?

https://www.facebook.com/ArsenalAlfeiteSA/videos/255895801770110/
 

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HSMW

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Re: U209PN
« Responder #2727 em: Janeiro 22, 2019, 09:40:38 pm »
Acho que já chega. Já deu para rir o suficiente.
Nova página agora dedicada apenas aos submarinos.
« Última modificação: Janeiro 22, 2019, 09:43:38 pm por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
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Re: U209PN
« Responder #2728 em: Janeiro 22, 2019, 11:52:14 pm »
No inicio do vídeo é possível ver um submarino na doca seca, será o Arpão já na fase de manutenção?

https://www.facebook.com/ArsenalAlfeiteSA/videos/255895801770110/

Assim parece !!
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Charlie Jaguar

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Re: U209PN
« Responder #2729 em: Fevereiro 08, 2019, 09:29:54 am »
O "Público" publica hoje (passo a redundância) uma entrevista com o Ministro da Defesa onde aborda sobretudo questões mais gerais, se bem que em relação à Marinha fale na questão das fragatas e dos submarinos. Aqui fica a parte relacionada com os últimos e o Arsenal do Alfeite.

Citar
(...) Continuará no Arsenal do Alfeite o upgrade e revisão dos submarinos?

Estão a ir à Alemanha trabalhadores do Alfeite para fazer formação para fazerem aqui o upgrade do Arpão para 2019. Isto é muito importante porque vai dar uma nova capacidade aos estaleiros do Alfeite que permitirá concorrer para receber submarinos de outras marinhas que deixarão de ir à Alemanha fazer a reparação. Estamos a ganhar no Alfeite uma nova competência que representa novos mercados possíveis.

Há uma hipótese de nova linha de negócio?

Que já está a ser pensada pela direcção do Alfeite. Sabemos que há um conjunto de marinhas, da Grécia e do Egipto, entre outras, com submarinos semelhantes e que o próprio estaleiro de Kiel está mais interessado em produzir novos do que ocupar o seu espaço com reparações, pelo que temos uma abertura de mercado muito interessante que compete à direcção do Alfeite saber aproveitar.

https://www.publico.pt/2019/02/08/politica/entrevista/contrapartidas-nao-historico-sucesso-1861043#gs.zVtUMJAt
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)