Concurso para o SEF

  • 507 Respostas
  • 238944 Visualizações
*

katja

  • 5
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #120 em: Janeiro 16, 2009, 12:52:30 am »
Olá a todos! Parabéns pelo fórum! Como muitos de vós, também concorri a este concurso. Agradeço alguns esclarecimentos que tirei neste fórum. Gostaria apenas de saber se alguém tem ideia em que consiste os exames psicológicos. Já agora aproeito parz dizer uma coisa:é importante para quem concorre ler com atenção o aviso e todas as leis lá citadas pois explicam basicamente tudo o que há para saber. Já agora, ninguém terá de saber a Constituição toda, pois isso é uma lei e não matéria de estudo. Em princípio até poderá ser consultada no exame, embora não tenha a certeza. Digo-vos isto porque tirei Direito e nunca me obrigaram a saber qualquer lei de cor. Importa sim percebê-la e enquadrá-la. A legislação e bibliografia está lá toda e pelo quue vi um bom manual de estudo será um de Direito Constitucional e Administrativo para perceber o funcionamento da Administração Pública. Quanto às leis, não se preocupem em decorá-las pois ninguém sabe os artigos todos. Bom estudo e espero ajuda na minha questão. Já agora, os escritos costumam sempre sempre os primeiros exames em quase todos os concursos públicos (excluem logo muita gente)  :?
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #121 em: Janeiro 16, 2009, 10:41:54 am »
Citação de: "katja"
Olá a todos! Parabéns pelo fórum! Como muitos de vós, também concorri a este concurso. Agradeço alguns esclarecimentos que tirei neste fórum. Gostaria apenas de saber se alguém tem ideia em que consiste os exames psicológicos.  


Testes psicotécnicos, para avaliar o perfil do candidato. Não ficava lá muito bem admitir um serial killer num órgão de polícia criminal, pois não?
 

*

..

  • 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #122 em: Janeiro 16, 2009, 01:07:09 pm »
..
« Última modificação: Janeiro 18, 2009, 01:44:04 am por .. »
 

*

katja

  • 5
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #123 em: Janeiro 16, 2009, 02:18:45 pm »
Citação de: "foxtrotvictor"
Citação de: "katja"
Olá a todos! Parabéns pelo fórum! Como muitos de vós, também concorri a este concurso. Agradeço alguns esclarecimentos que tirei neste fórum. Gostaria apenas de saber se alguém tem ideia em que consiste os exames psicológicos.  

Testes psicotécnicos, para avaliar o perfil do candidato. Não ficava lá muito bem admitir um serial killer num órgão de polícia criminal, pois não?

 
 Obrigado pela resposta mas isso já eu sei. Os testes psicológicos, servem obviamente para verificar se determinado candidato tem ou não aptidão para o cargo em concurso. No entanto, a minha dúvida é mais prática,ou seja, que perguntas é que nos fazem nesse exame? Nunca fiz nenhum nem sei de ninguém que o tenha feito. Agradecia que alguém informado ou que já o tenha feito me respondesse a esta pergunta.
Cumprimentos
 

*

JTD11

  • 36
  • +1/-0
Re: Dúvidas e Certezas.
« Responder #124 em: Janeiro 16, 2009, 03:45:44 pm »
Citação de: "Homem-do-Minho"
3 - Pedia que usassem este fórum, para colocar questões PERTINENTES, e não completamente descabidas, ou questões de preguiçoso, que não quer procurar a resposta. Pois imensa gente, faz perguntas que o aviso do DR responde na totalidade.


E passo a citar:

6 - Local e condições de trabalho:
6.1 - Local de trabalho:
6.1 - 2 - Os estagiários aprovados que venham a ser providos na categoria de inspector-adjunto de nível 3 serão colocados nas várias unidades orgânicas do SEF, nos termos do Regulamento de Colocações do Pessoal da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras em vigor.
6.2 - Condições de trabalho:
6.2 - 1 - O estágio será realizado como estagiário da categoria de inspector-adjunto, auferindo a renumeração correspondente ao índice 104, constante do mapa II anexo ao Decreto-Lei n.º 57/2004, de 19 de Março, sendo o valor do índice 100 para 2008 de 806.69€.


Afinal quem é o preguiçoso?

O aviso do DR responde na totalidade a pelo menos 2 das tuas dúvidas...
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
Re: Dúvidas e Certezas.
« Responder #125 em: Janeiro 16, 2009, 04:07:09 pm »
Citação de: "Homem-do-Minho"
muitos irão pedir-lhe para postar aqui as provas!!!
 


Nem pensar.
 

*

..

  • 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #126 em: Janeiro 16, 2009, 04:24:03 pm »
..
« Última modificação: Janeiro 18, 2009, 01:44:55 am por .. »
 

*

civil

  • 79
  • +0/-0
    • http://www.dinheirocomjuros.com
(sem assunto)
« Responder #127 em: Janeiro 16, 2009, 04:44:11 pm »
Este senhor homem do minho vem para aqui armado em doutor. Tem direito a usar o fórum, como qualquer utilizador, e se alguém tem de chamar à atenção sobre perguntas vazias de conteúdo são os moderadores do mesmo. Isto é um local de partilha de conhecimentos, e todos serão, em principio bem vindos. Essa atitude arrogante não lhe fica nada bem.
Quanto às suas certezas:
Vai concorrer muito bom gente que tem dificuldades a português. Todos são livres de o fazer, desde que cumpram os requisitos;
Todo o pessoal sem licenciatura vai perder tempo -> Ter licenciatura não é sinónimo de passar à frente, pois o que interessa é a classificação nos exames.
Pode argumentar :'mas em caso de igualdade quem é licenciado passa à frente' com certeza, mas quem concorre a um concurso deste tipo em principio é para ser o melhor ou dos melhores, caso contrário não vale a pena, com licenciatura ou não, e ter licenciatura não significa automaticamente ter melhores notas nos testes.
Usar o forum para colocar questões pertinentes -> só as suas questões é que são pertinentes? Aliás o JTD11 já lhe respondeu, e muito bem.
Um pouco de bom senso nunca fez mal a ninguém.
 

*

Andre_cbr

  • 7
  • +0/-0
Cultura não é Educação nem sequer Esperteza
« Responder #128 em: Janeiro 16, 2009, 04:53:52 pm »
Acho que o clima de competição já se está a fazer notar...
Enfim... Compreendendo algumas das questões que o "Homem-do-Minho" frisou, gostaria de alertar que é preciso ter cuidado com alguma arrogância ou sobranceria com que se colocam as questões. Ter alguma cultura não é sinónimo de ser educado. Nem sequer uma coisa é mais importante do que a outra. Nomeadamente quando se diz que as pessoas sem licenciatura não têm qualquer hipótese no concurso, especialmente no que concerne à prova de língua estrangeira… Ora bem, conheço muito boa gente que não é licenciado e que me dava muito boas lições, por exemplo de francês, uma vez que são descendentes de famílias que tiverem imigradas e que, portanto, dominam muito melhor a língua do que eu alguma vez dominarei.

Agora, questões mais práticas. Há alguém que já ande a treinar? Se sim, qual é a opinião que têm das provas físicas que são exigidas?
 

*

Andre_cbr

  • 7
  • +0/-0
Parêntesis Humorístico
« Responder #129 em: Janeiro 16, 2009, 05:26:58 pm »
Este já chumbou nos psicotécnicos… :rir:
 

*

civil

  • 79
  • +0/-0
    • http://www.dinheirocomjuros.com
(sem assunto)
« Responder #130 em: Janeiro 16, 2009, 05:37:46 pm »
andre_cbr as provas físicas não são nada de outro mundo..mas claro que ajuda praticar desporto regularmente. Para mim o que me pode custar mais são as 35 flexões (bem feitas), mas acho que chego lá. Só gostava era de ver o percurso de coordenação para ter uma ideia melhor.
 

*

Xana624

  • 6
  • +0/-0
Re: Cultura não é Educação nem sequer Esperteza
« Responder #131 em: Janeiro 16, 2009, 05:47:57 pm »
Citação de: "Andre_cbr"
Agora, questões mais práticas. Há alguém que já ande a treinar? Se sim, qual é a opinião que têm das provas físicas que são exigidas?


Boas!! Eu já ando a treinar... Não é nada fácil! O quanto desejas ser um dos 31 é decisivo... independentemente da condição física...
A corrida de resistência e os abdominais não me parece nada do outro mundo; as flexões é que já é mais dificil!
Mas a parte do salto sem balanço é que vai ser o meu Calcanhar de Aquiles! :roll:
 

*

Andre_cbr

  • 7
  • +0/-0
Testes Físicos
« Responder #132 em: Janeiro 16, 2009, 06:01:59 pm »
Desde já agradeço as vossas respostas. Acho que a troca de experiencias nos ajudará a todos. Desta forma e uma vez que os exercícios mais difíceis parecem ser o salto e as flexões. Deixava aqui a questão ao foxtrotvictor  se quando entrou para a força de segurança também teve de realizar testes físicos. Se a reposta for positiva, então a questão será saber se a execução dos exercícios tem de ser correctíssima, uma vez que o grau de dificuldade é muito maior no caso de nos exigirem por exemplo 35 flexões bem feitas.
 

*

civil

  • 79
  • +0/-0
    • http://www.dinheirocomjuros.com
(sem assunto)
« Responder #133 em: Janeiro 16, 2009, 07:07:47 pm »
andre_cbr, a questão da perfeição da execução das flexões está no despacho nº 21/2003, no DR nº 112 de 15 de maio, disponivel em http://dre.pt/pdf1sdip/2003/05/112B00/30763082.PDF .
Nele podes ler:
Citar
Flexões e extensões de braços no solo:
a) Descrição ; efectuar correctamente flexões/extensões de braços no solo;
b) Condições de execução:
A prova não tem limite de tempo;
Não são permitidas pausas;
A imobilização do executante implica a imediata finalização do exercício;
Durante a execução, o corpo dos candidatos tem de estar empranchado sem formar ângulo entre o tronco e os membros inferiores. Os executantes femininos fazem o apoio posterior nos joelhos com os pés levantados;
É obrigatória a extensão completa dos membros superiores (fase ascendente);
É obrigatório, no final da flexão dos membros superiores (fase descendente), tocar com a zona do peito situada entre a linha dos ombros no punho de um elemento colocado junto ao solo (punho
com o maior diâmetro na vertical);
A prova inicia-se com o executante na posição de empranchado, com extensão total dos membros superiores;
Não são consideradas as execuções incorrectas;
O resultado é medido em número de execuções correctas;


Por isso como vês, ou fazes a flexão como deve ser, ou não contará, e basicamente cansas-te para nada.
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
Re: Testes Físicos
« Responder #134 em: Janeiro 16, 2009, 07:18:23 pm »
Citação de: "Andre_cbr"
Desde já agradeço as vossas respostas. Acho que a troca de experiencias nos ajudará a todos. Desta forma e uma vez que os exercícios mais difíceis parecem ser o salto e as flexões. Deixava aqui a questão ao foxtrotvictor  se quando entrou para a força de segurança também teve de realizar testes físicos. Se a reposta for positiva, então a questão será saber se a execução dos exercícios tem de ser correctíssima, uma vez que o grau de dificuldade é muito maior no caso de nos exigirem por exemplo 35 flexões bem feitas.


O SEF não é uma força de segurança, mas sim um serviço de segurança.

Todos os elementos dos 5 cursos anteriores da CIF/SEF tiveram de passar por um percurso idêntico de provas.