Socorrista Militar

  • 6 Respostas
  • 4914 Visualizações
*

joaopfsampaio

  • Membro
  • *
  • 6
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Socorrista Militar
« em: Março 30, 2016, 01:49:38 am »
Boa noite,
Estou neste momento a pensar seriamente em concorrer às forças armadas. No entanto a área que mais me interessa é de socorrismo, ligado à saude, tudo o que seja socorrer, recuperar, salvar. Mas não tenho interesse na área de luta contra incêndios, como é hábito nos bombeiros.
A minha questão é qual das entidades das forças armadas leciona cursos nestas áreas e depois oferecem possibilidade de trabalho, e que áreas existem ligados a este departamento.
Tornar-me Recuperador Salvador seria o auge, mas não me quero agarrar só a este objetivo, como tal quero ter alguma coisa, que goste e que me veja a trabalhar caso não consiga tornar-me Recuperador Salvador da Força Aérea.
Têm conhecimento de quais seriam as áreas intervencionais, de um socorrista militar, tanto ao serviço da Força Aérea como do Exército. Se existe possibilidade, e qual a probabilidade de ingressar em missões. Basicamente qual seria o futuro enquanto socorrista dentro das forças armadas.
Comparando Força Aérea a Exército, ambos têm as mesmas funções a nível funcional no que diz respeito à área de socorrista militar?
A Marinha não tem também esta área?
Aquilo que queria mesmo, seria aquele serviço de ambulância, resgate, e não um serviço mais de centro de saúde, acompanhamento. Ou seja, serviços mais práticos, de ação e adrenalina, mais ativo, operacionais. Acham que consigo através desta área atingir este objetivo?
Aproveito para dizer que vou no próximo mês iniciar o TAT, pois sou socorrista da Cruz Vermelha Portuguesa. Existe equivalência, ou preciso de, por exemplo, repetir o curso, no caso de me tornar socorrista militar?
Obrigado.
Um bem haja,
Cumprimentos
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Socorrista Militar
« Responder #1 em: Março 30, 2016, 09:14:28 am »
Na Força Aérea acho que não dá para separar o serviço de centro de saúde do serviço de ambulância, no fim do curso és colocado numa unidade que possua centro de saúde, aí terás um horário tipo 9 às 17, mas de vez em quando terás o serviço de 24h na ambulância, mas isto não tem a agitação do INEM.

Na Força Aérea o combate à incêndios é feito por uma especialidade própria, os opsas.

Para se ser recuperador-salvador na Força Aérea tem que se ser sargento do quadro permanente, independentemente da especialidade.

Penso que na Marinha também existem essas funções, sempre que algum navio ande no mar deve ter uma equipa médica a bordo.
No fundo o serviço de saúde tem o mesmo objetivo em qualquer das forças militares, providenciar tratamento médico aos militares das respectivas forças, nas missões onde estiverem forças de um certo ramo militar, muito provavelmente também estará uma equipa médica.

Os recuperadores na Marinha penso que é pessoal mergulhador.
« Última modificação: Março 30, 2016, 09:20:27 am por Lightning »
 

*

joaopfsampaio

  • Membro
  • *
  • 6
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Socorrista Militar
« Responder #2 em: Abril 01, 2016, 01:02:07 am »
Boa noite,
Agradeço o seu feedback.
Liguei hoje para o Recrutamento da Marinha e informaram-se não existe especialidade de socorrismo dentro deste ramo.
Quais seriam as probabilidades de ingressar em missões através da fap com o curso de serviços de saúde/socorrismo?
Qual seria então a área mais indicada para mim?
Obrigado
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Socorrista Militar
« Responder #3 em: Abril 01, 2016, 02:32:37 pm »
Quais seriam as probabilidades de ingressar em missões através da fap com o curso de serviços de saúde/socorrismo?
Qual seria então a área mais indicada para mim?
Obrigado

Na Força Aérea seria mesmo socorrismo.

Já esteve uma equipa com medicos, enfermeiros e socorristas da Força Aérea no Afeganistão.
« Última modificação: Abril 01, 2016, 02:34:26 pm por Lightning »
 

*

joaopfsampaio

  • Membro
  • *
  • 6
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Socorrista Militar
« Responder #4 em: Abril 01, 2016, 06:01:58 pm »
Na Força Aérea seria mesmo socorrismo.

Já esteve uma equipa com medicos, enfermeiros e socorristas da Força Aérea no Afeganistão.
[/quote]

Socorrismo tipo INEM/Cruz Vermelha mas a nível militar?
Mas são regulares essas intervenções por parte da FAP no estrangeiro ou mesmo a nível nacional ?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Socorrista Militar
« Responder #5 em: Abril 01, 2016, 08:19:56 pm »
Socorrismo tipo INEM/Cruz Vermelha mas a nível militar?
Mas são regulares essas intervenções por parte da FAP no estrangeiro ou mesmo a nível nacional ?

No Afeganistão não era socorrismo, era trabalho no hospital da NATO em conjunto com pessoal médico de vários países.
Por vezes nas missões internacionais a Força Aérea costuma enviar um pequeno módulo de saúde, o Exército presumo que seja igual, por exemplo no Kosovo deve haver também uma equipa médica.

Intervenções a nível nacional, nunca ouvi falar, mas deve ser daquelas coisas que se a Protecção civil precisar pede. O Exército até está a criar o tal Agrupamento Sanitário.
 

*

joaopfsampaio

  • Membro
  • *
  • 6
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Socorrista Militar
« Responder #6 em: Abril 02, 2016, 10:10:15 pm »
Aqueles militares que utilizam as braçadeiras brancas com a cruz vermelha são o quê?