Solvay deslocaliza serviços para Portugal

  • 0 Respostas
  • 2096 Visualizações
*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Solvay deslocaliza serviços para Portugal
« em: Junho 03, 2005, 11:07:11 am »
" Segundo um projecto que se concretizara em breve, varios serviços - Finanças, Contabilidade, Recursos Humanos - de mais de trinta sitios diferentes do Grupo Quimico Solvay vao ser deslocalizados para Lisboa.Esta racionalizaçao diz respeito a cerca de 600 pessoas, das quais 80 em Bruxelas, e que estao na expectativa."Estamos simplesmente a adaptar-nos a uma tendencia prevalecente na industria quimica" argumentou Alois Michielsen  Pr. do Com. Executivo do grupo, ontem na assembleia geral.Segundo ele varias empresas rivais tinham ja procedido de igual maneira, a fim de minimizar os seus custos,  algumas delas indo para até para a India "mas nos mantemos o emprego na Europa" confirmou Michielsen.Solvay é o primeiro empregador belga a recorrer a esta estratégia."

A informaçao acima, teve direito ao maior destaque na primeira pagina do jornal economico 'L'Echo', e foi imediatamente retomada por outras fontes de comunicaçao social.O Grupo belga Solvay, um gigante mundial nas areas farmaceutica, quimica e plasticos, neste momento presente em Portugal através de sete empresas( www.solvay.com ), mas que na verdade existe entre nos ja hà varias dezenas de anos (de miudo me lembro da antiga Fabrica dos Saboes, na zona oriental de Lisboa).
Aparentemente nao havera grandes problemas na supressao dos postos de trabalho, pelo menos na Bélgica, e em Portugal estima-se a criaçao de cerca de 300 novos empregos.
Enfim aparentemente nao ha so mas noticias para a economia portuguesa, e nao posso deixar de concordar com o PDG belga quando afirma  pelo menos preferir manter o emprego na Europa.