Missão militar portuguesa na RCA

  • 1190 Respostas
  • 290031 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #240 em: Abril 04, 2018, 02:45:54 pm »
A notícia refere que os bandidos usaram civis como escudos humanos, mas não especifica se as ocorrências se deram na rua, ou se os IN se encontravam entrincheirados em edifícios. A ser esse o caso, os calibres normalmente utilizados em espingardas — quer seja o 5.56 ou 7.62 — nem sempre têm a capacidade pretendida, dependendo do tipo de construção. Se os páras tiveram que recorrer às M2 é porque foi absolutamente necessário para a salvaguarda da sua integridade física.

NVF se usas 12,7 contra um edificio para conseguir furar as paredes e chegar aos maus da fita, tens a certeza que vais atingir os alvos ???
como sabes onde estão os civis ????

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #241 em: Abril 04, 2018, 03:09:14 pm »
LOL mafets...hás-de exprimentar carregar uma browning .50 e vê se não é "pesada"...brincadeiras à parte é um risco enorme de danos colaterais o uso de 12,7mm em ambiente urbano...mas o cabedal do nosso pessoal é sempre a prioridade máxima...

Daí eu achar que a história não está lá muito bem contada !
Não há feridos de parte a parte ????
Quatro horas de tiroteio ????
Sabemos muito bem qual a precisão das 12,7 e, foram usadas em barda neste caso e,........ nem um ferido do IN ou dos " escudos Civis " ????
A que distância estava o IN para se afirmar que as 7,62 não eram eficazes ???
Há aqui algumas pontas soltas e perguntas por responder, mas quem é responsável que as faça eu sei as que faria, bem para não dizer mais, quanto a mim há muitas imprecisões neste pseudo relato da emboscada !!!

Abraços

Tenente, diz-me uma única vez em que as Forças Armadas chegaram-se à frente e disseram que tinham eliminado seja quem for desde 96.. uma única vez! E já passamos por todo o tipo de TO. 8)

Que eu tenha lido ou tomado conhecimento nenhuma vez foi relatado que as Nossas Forças tenham entrado em combate e feito baixas ao IN.


Abraços

Eu não teria tantas certezas... e não estou a falar daquelas operações nas serras de Timor, mas sim no Afeganistão.

Em relação ao que falavas, como temos ou nenhuma certeza seja do que for, mais vale esperar para perceber o que aconteceu quando surgirem mais dados (se aparecerem).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9806 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #242 em: Abril 04, 2018, 10:34:06 pm »
A notícia refere que os bandidos usaram civis como escudos humanos, mas não especifica se as ocorrências se deram na rua, ou se os IN se encontravam entrincheirados em edifícios. A ser esse o caso, os calibres normalmente utilizados em espingardas — quer seja o 5.56 ou 7.62 — nem sempre têm a capacidade pretendida, dependendo do tipo de construção. Se os páras tiveram que recorrer às M2 é porque foi absolutamente necessário para a salvaguarda da sua integridade física.

NVF se usas 12,7 contra um edificio para conseguir furar as paredes e chegar aos maus da fita, tens a certeza que vais atingir os alvos ???
como sabes onde estão os civis ????

Abraços

Estava somente a alvitrar mais um cenário, já que a noticia (como é habitual em assuntos militares) não providencia muitos detalhes. Sinceramente, a conversa do 7.62 'não dar muito jeito' cheira-me a treta.

Mas se te estão a alvejar a partir de um edifício e a única maneira de fazer parar o fogo do IN é recorrer a armamento mais pesado eu, se estivesse no comando da força, não hesitaria, independentemente dos civis (não estou, obviamente a falar de artilharia). Mas não faço ideia da situação táctica nem das ROE da força — somente o que a notícia descreve. Mas se foram necessários 60 homens e quatro horas de luta para parar as hostilidades não deve ter sido nada bonito.
Talent de ne rien faire
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #243 em: Abril 05, 2018, 10:07:56 am »
4 horas de troca de tiros... ah e tal não foi nada. :rir:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1617
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #244 em: Abril 05, 2018, 11:08:23 am »
4 horas de troca de tiros... ah e tal não foi nada. :rir:

4h "presos" no local, pois os locais barricaram as saídas (emboscada em ambiente urbano...guerrilha) e obviamente trocas de tiros.... a browning foi uma boa forma de manter o IN afastado da posição... mas mesmo com 7.62mm com tracejantes já dava um efeito interessante.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #245 em: Abril 05, 2018, 11:36:43 am »
4 horas de troca de tiros... ah e tal não foi nada. :rir:

4h "presos" no local, pois os locais barricaram as saídas (emboscada em ambiente urbano...guerrilha) e obviamente trocas de tiros.... a browning foi uma boa forma de manter o IN afastado da posição... mas mesmo com 7.62mm com tracejantes já dava um efeito interessante.

Fazer tiro com a G3 sem o tapa-chamas...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #246 em: Abril 05, 2018, 09:45:22 pm »
COMANDANTE DA FND PORTUGUESA NA RCA FALA AO OPERACIONAL
http://www.operacional.pt/comandante-da-fnd-portuguesa-na-rca-fala-ao-operacional/

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Cabeça de Martelo

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5876
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #247 em: Abril 08, 2018, 11:54:48 am »
Militares portugueses envolvidos em confrontos na capital da República Centro Africana

República Centro Africana (MINUSCA) levou a efeito uma operação no 3º distrito na cidade de Bangui, capital da República Centro Africana, com a finalidade de neutralizar os grupos armados que atuam neste distrito e que no passado dia 31 de março atacaram uma patrulha portuguesa.

A Força de Reação Rápida portuguesa, (constituída na maioria por militares paraquedistas e por três militares da Força Aérea), que inclui para além de outras forças militares e policiais da MINUSCA, estiveram envolvidas na operação, tendo um dos militares portugueses ficado ligeiramente ferido na omoplata direita devido a um fragmento provocado pelo rebentamento de uma granada ofensiva.

O militar encontra-se bem e a recuperar favoravelmente.

Da ação determinada e proeficiente dos militares portugueses resultou a capturada de quatro elementos do grupo armado opositor, diverso material e a destruição de viaturas do inimigo.

"Que nunca por vencidos se conheçam"

Para mais informações: Porta-voz e Relações Públicas do Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Comandante Pedro Coelho Dias: 966 226 463

https://www.emgfa.pt/pt/noticias/1173
Potius mori quam foedari
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #248 em: Abril 08, 2018, 04:53:53 pm »
Sem querer ser o pessimista do costume. Ou se envia reforços e blindados de jeito para a situação, ou ainda vamos ter um episódio estilo "black hawk down" se lá as milícias decidem saltar em cima dos nossos militares de surpresa.
 s1x2x
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jorgeshot1

*

jpthiran

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 95 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +19/-11
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #249 em: Abril 08, 2018, 05:26:43 pm »
o anterior ataque mostrou o risco de as nossas forças ficarem cercadas, com as estradas cortadas por todo o tipo de objectos pesados...
o perigo que uma situação destas coloca é enorme...

se houver a intenção de limpar os bairros será necessário usar meios à altura dos riscos...
não é mandar uns corajosos para lidar com os problemas (fazer umas incursões) e depois logo se vê...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jorgeshot1

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #250 em: Abril 08, 2018, 07:02:30 pm »
LOL mafets...hás-de exprimentar carregar uma browning .50 e vê se não é "pesada"...brincadeiras à parte é um risco enorme de danos colaterais o uso de 12,7mm em ambiente urbano...mas o cabedal do nosso pessoal é sempre a prioridade máxima...

Daí eu achar que a história não está lá muito bem contada !
Não há feridos de parte a parte ????
Quatro horas de tiroteio ????
Sabemos muito bem qual a precisão das 12,7 e, foram usadas em barda neste caso e,........ nem um ferido do IN ou dos " escudos Civis " ????
A que distância estava o IN para se afirmar que as 7,62 não eram eficazes ???
Há aqui algumas pontas soltas e perguntas por responder, mas quem é responsável que as faça eu sei as que faria, bem para não dizer mais, quanto a mim há muitas imprecisões neste pseudo relato da emboscada !!!

Abraços

Tenente, diz-me uma única vez em que as Forças Armadas chegaram-se à frente e disseram que tinham eliminado seja quem for desde 96.. uma única vez! E já passamos por todo o tipo de TO. 8)

Que eu tenha lido ou tomado conhecimento nenhuma vez foi relatado que as Nossas Forças tenham entrado em combate e feito baixas ao IN.


Abraços

Eu não teria tantas certezas... e não estou a falar daquelas operações nas serras de Timor, mas sim no Afeganistão.

Em relação ao que falavas, como temos ou nenhuma certeza seja do que for, mais vale esperar para perceber o que aconteceu quando surgirem mais dados (se aparecerem).

https://www.emgfa.pt/pt/noticias/1173

Bem, afinal sempre houve feridos nesta refrega que se saiba um das nossas Forças, das outras forças amigas nada se sabe assim como do IN, já começam as imprecisões dos primeiros relatos de tiroteio, de quatro horas............ a vir ao de cima, mas deve haver mais imprecisões só pode quatro horas de tiros e " non pasou nada " ?????? Desculpem mas eu não acredito !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #251 em: Abril 08, 2018, 10:40:24 pm »
Segundo esta fonte houve pelo menos cerca de 33 feridos( civis/militares ONU) segundo fontes dos hospitais locais e da associação dos médicos sem fronteiras, e que vários civis do bairro PK5 tentaram impedir a acção dos militares da MINUSCA. A operação terá começado às 2 da manhã e prolongou-se pelo menos até ao meio dia. Terão sido cercadas e tomadas de assalto as bases dos grupos "Force" e do grupo "50/50".

http://www.jeuneafrique.com/549515/politique/centrafrique-operation-militaire-contre-des-groupes-armes-dans-le-quartier-du-pk5-a-bangui/
Está em francês mas o Google deve conseguir fazer uma tradução razoável.

nota: O PK5 é o bairro onde actualmente se concentra toda a população muçulmana de BANGUI na sequência da derrota e expulsão dos SELEKA (actualmente ex-seleka e maioritariamente muçulmanos ) pelos grupos antibalaka a partir de 2013. Inicialmente estes grupos armados de que se fala acima, foram incentivados e apoiados pela comunidade muçulmana como grupos de autodefesa, que os protegessem dos "outros". Como costuma ser habitual em África estes bandos armados tornaram-se um problema ainda maior para a população que supostamente protegiam, transformando-se em grupos criminosos que vendem/exigem pagamento pela sua protecção e que se entretém em escaramuças com grupos rivais para manter o seu negócio.

nota da nota: Fala-se aqui em muçulmanos e anti-balaka ( e supostamente cristãos ou animistas ) mas a realidade é mais complexa tendo-se que contar com os diversos grupos étnicos que não se gramam independentemente da religião oficial que professam e o facto dos diversos grupos estarem muito mais ocupados a tentarem saquear o máximo possível para os seus bolsos do que preocupados com qualquer agenda politica ou religiosa.

Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Lightning

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #252 em: Abril 09, 2018, 10:18:29 am »
Pela explicação que vi na TV do porta-voz do EMGFA, resumiu a situação no facto do país estar dividido em 18 regiões, das quais o governo apenas controla duas, as restantes 16 são controladas por 15 grupos diferentes, o que dá uma grande confusão, a única coisa boa deve ser que nenhum grupo deve ser muito forte.
 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #253 em: Abril 09, 2018, 08:13:55 pm »
Links com várias noticias sobre a operação no PK5 e o seu rescaldo:

http://centrafrique-presse.over-blog.com/

http://www.abangui.com/

Resumindo após as operação e nessa mesma noite (domingo) o campo FIDEI da ONU foi atacado pelas 23h por indivíduos em motociclos durante cerca de 30 minutos ( segundo a noticia foram vistos pelo menos 4(quatro) indivíduos a disparar)

Segunda feira manifestação de parte da população do 3ºbairro (leia-se KP5) em protesto contra a acção das forças da ONU no Domingo devidamente enquadrados por mulheres e crianças não fosse o diabo, ou os militares da ONU, tecê-las, seguido de tomada de assalto da sede da MINUSCA.

Segundo um dos intervenientes na manifestação
Citar
... estamos de acordo com o desarmamento e o diálogo, mas não com o bombardeamento do Km5; mesmo Hiroshima não viveu o que nós vimos ontem...
::)

Obviamente por aqueles lados os conhecimentos de história mundial ou sobre o que se passou em Hiroshima são um bocado fracos.

Cumprimentos,


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jorgeshot1

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #254 em: Abril 09, 2018, 08:49:27 pm »
Estas missões da ONU são do mais inútil que há, sempre em países instáveis, com presença de milícias, toda a gente sabe quem eles são e de onde vêm, mas a única missão dos enviados da ONU é proteger civis e não ir atrás do inimigo, não consigo perceber estas brincadeiras.