PORTUGAL PODE LANÇAR FOGUETÕES

  • 17 Respostas
  • 6799 Visualizações
*

Dinivan

  • Membro
  • *
  • 194
  • +0/-0
PORTUGAL PODE LANÇAR FOGUETÕES
« em: Setembro 13, 2004, 01:06:10 pm »
Açores a substituir Guiana
PORTUGAL PODE LANÇAR FOGUETÕES

Portugal é candidato a acolher uma base de lançamento de foguetões da Agência Espacial Europeia (ESA), indicou ontem ao CM a ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, acrescentando que "dadas as características geográficas e climáticas", a ilha de Santa Maria, nos Açores, é o local que reúne melhores condições para a instalação desta desejada base.  
Ho/Reuters
 
Portugal candidata-se a receber base de lançamento de foguetões
Depois de citada pela Lusa, a ministra confirmou ao CM que a ideia é Portugal "tirar partido da situação geográfica privilegiada face aos restantes países europeus". Isto porque, explica, "está em estudo até 2008" a substituição do actual modelo de foguetões, por uma nova tecnologia que permitirá a "recuperação dos lançadores". Sublinhando tratar-se de um "projecto a longo prazo", que não deverá estar operacional antes de 2015, a governante explicou que o novo modelo implica uma área geográfica rondando os dois mil quilómetros, que "a Guiana não possui".

Questionada sobre se Portugal seria o País da ESA melhor habilitado para receber a base de lançamento, a ministra admitiu que as Canárias (Espanha) poderão reunir condições semelhantes e sublinhou ser ainda prematuro para tirar ilações.

A ideia de instalar a base de lançamento de foguetões em St.ª Maria surge na sequência de um ano de negociações para instalação de um centro de rastreio de foguetões naquela mesma ilha.

A estar operacional em Maio de 2005, altura do lançamento do próximo foguetão a partir da Guiana, este centro de rastreio terá a sua construção custeada por Portugal, que por sua vez deduzirá esse montante da sua quota devida à ESA.

Sobre as eventuais vantagens para o País do centro de rastreio e da eventual futura base de lançamento, Graça Carvalho destaca a "criação de emprego científico qualificado" e o "turismo científico e não só", como consequência de o local se tornar conhecido em todo o Mundo.

De opinião semelhante, o responsável do PS para a Ciência, Augusto Santos Silva, afirmou ao CM que "por mais remota que seja a hipótese, é sempre positivo para o País receber um posto de alto valor tecnológico e estratégico".

Nesse sentido, criticou as "restrições orçamentais para a Ciência nos dois últimos anos", as quais, acrescenta, "atrasaram o pagamento das quotas aos organismos internacionais, como a ESA".

GALILEU CONCORRE CONTRA GPS

Portugal foi também convidado a receber uma estação de satélites do projecto Galileu, programa conjunto da ESA e da União Europeia que visa concorrer com o actual sistema GPS (norte-americano). Prevendo-se operacional em 2008, o Galileu poderá dar origem, numa primeira fase, a cerca de 100 mil novos empregos, e implica o lançamento de 30 satélites e quatro estações de controlo (duas na Europa e duas por controlo remoto).

É precisamente uma destas duas estações europeias que poderá vir a ser instalada em solo português, mais exactamente na ilha de St.ª Maria, nos Açores. Questionada pelo CM, a ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior reconheceu a possibilidade, explicando já ter convidado o presidente do projecto, o italiano Giuseppe Viriglio, para discutir o assunto.

Graça Carvalho explica ainda que Portugal contribui com cerca de 6,5 milhões euro/ano para o orçamento total do projecto, 3,2 mil milhões de euros o qual, nas palavras da ministra, "apesar de parecer elevado é inferior ao custo da ponte entre a Suécia e a Dinamarca ou do último terminal do Aeroporto Internacional de Heathrow, em Londres". Pensado desde há 10 anos, o Galileu poderá ter aplicações no tráfego aéreo, na navegação, combate a incêndios e outras calamidades. As empresas nacionais podem concorrer a verbas ao abrigo deste programa.  


http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=130257&idselect=10&idCanal=10&p=94
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 14, 2004, 03:05:35 pm »
Portugal deveria apostar ( e muito) em garantir que esta base fosse instalada em solo português. As implicações deste projecto são enormes: entrada de capital estrangeiro, maior projecção internacional, criação de empregos (tecnológicos e não tecnológicos), desenvolvimento científico e regional, etc.

Segundo ouvi dizer, o projecto incluí não uma, mas duas bases - uma nos Açores e outra no Alentejo (Beja?).

De qualquer modo, já está a ser preparada a instalação da estação de controlo de satélites, nos Açores, que, segundo creio, estará operacional lá para 2007 ou 2008...
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #2 em: Setembro 14, 2004, 03:27:07 pm »
Citação de: "JNSA"
Segundo ouvi dizer, o projecto incluí não uma, mas duas bases - uma nos Açores e outra no Alentejo (Beja?).


João, tens mais informações sobre isto que me possas facultar?
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #3 em: Setembro 14, 2004, 03:41:21 pm »
Citação de: "Ricardo Nunes"
Citação de: "JNSA"
Segundo ouvi dizer, o projecto incluí não uma, mas duas bases - uma nos Açores e outra no Alentejo (Beja?).

João, tens mais informações sobre isto que me possas facultar?

É só pedir... :wink:

Não foi esta a notícia que li, mas também faz referência a Beja:

Citar
Europa estuda base espacial em Portugal
Portugal vai ter estação de controlo de lançamento de satélites em Santa Maria, Açores
 
  Lusa
A Agência Espacial Europeia (ESA) vai construir em Santa Maria, nos Açores, uma estação de controlo de lançamento de satélites, confirmou hoje à Lusa a ministra da Ciência. Para além disso, Portugal pode vir a acolher uma base de lançamento de foguetões, avançou ainda a governante.

A proposta foi feita por Portugal junto da ESA, que segundo Maria da Graça Carvalho já a aceitou, devendo ser assinado em Novembro próximo um protocolo entre o Estado português e a Agência Espacial.

A primeira missão de lançamento de satélite a ser seguida dos Açores será já em Maio do próximo ano, disse a ministra, explicando que como a estação ainda não estará pronta nessa altura a ESA colocará em Santa Maria uma "estação móvel".

A estação de acompanhamento de lançamento de satélites justifica-se em Santa Maria porque, explicou um especialista à Lusa, quando os foguetes são lançados na base da Guiana Francesa, a nordeste da América do Sul, num determinado momento deixam de poder ser seguidos através das actuais estações.

A ESA tem actualmente a sua base de lançamento de foguetões em Kourou, na Guiana Francesa, que faz fronteira com o norte do Brasil.

A missão da agência é planear e desenvolver a capacidade espacial da Europa e reúne 15 Estados da Europa, a maior parte da UE.

Com sede em Paris, a ESA tem centros na Alemanha, Itália e Holanda, além de gabinetes na Bélgica, Rússia e Estados Unidos. Tem ainda a base de lançamentos da Guiana e estações terrestres e de rastreio em vários locais do mundo.

Em 2003 trabalhavam na ESA 1920 pessoas, quase todas profissionais altamente qualificados e provenientes de todos os Estados membros.

Europa estuda base espacial em Portugal

Ainda segundo Maria da Graça Carvalho, Portugal pode vir a acolher também uma base de lançamento de foguetões, com a Agência Espacial Europeia (ESA) a admitir que seja em Beja ou igualmente em Santa Maria, nos Açores.

A ministra explicou à Lusa que a acontecer só será depois de 2008, mantendo-se até lá a actual estação de lançamento de foguetões.

A hipótese de Portugal surge, disse, por ser necessário procurar uma alternativa complementar à Guiana para a próxima geração de lançadores de foguetões, que a ESA quer que sejam recuperáveis, o que actualmente não acontece.

O programa espacial norte-americano também optou por substituir os antigos foguetões pelos actuais "space shutle", que conseguem fazer várias viagens ao espaço, nomeadamente para colocação ou reparação de satélites.

"A ESA está a trabalhar num projecto de lançadores reutilizáveis, isso significa que tem de haver um local de lançamento e outro de aterragem. E a Guiana não tem estrutura para isso", disse Maria da Graça Carvalho à Lusa.

"Há estudos da ESA que apontam para Portugal", devido à sua "situação geográfica e climática", acrescentou.

A mudança justifica-se, referiu a ministra, pelo facto de ser necessário um número mínimo de quilómetros entre a estação de lançamento e a de aterragem, que a Guiana não comporta.

"Temos uma ambição, a longo prazo, de ter em Portugal uma base destas, e conseguir isso passa por evidenciar a situação privilegiada do país. Os Açores têm vantagens geográficas e climáticas e superam por exemplo as Canárias, em questões como a visibilidade, o tráfego aéreo ou a densidade populacional", afirmou Maria da Graça Carvalho.

Para que Portugal esteja integrado nesta "aventura" é preciso também um esforço de empresas e universidades, avisou a ministra.

"Temos de tentar posicionar Portugal nestas matérias, estar em reuniões, convidar pessoas a virem cá, porque estamos longe do centro da Europa", afirmou Maria da Graça Carvalho.

O governo português prepara-se ainda, revelou a ministra, para construir em Santa Maria um Centro de Investigação ligado às Ciências do Mar.  


fonte: http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1203313&idCanal=35
« Última modificação: Setembro 14, 2004, 03:43:45 pm por JNSA »
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #4 em: Setembro 14, 2004, 03:43:02 pm »
E mais uma que diz basicamente o mesmo...

Citar
Europa estuda base espacial em Portugal
12-09-2004 16:45
 


Agência Espacial Europeia admite base de lançamento de foguetões em Beja e Santa Maria, nos Açores

   



Portugal pode vir a acolher uma base de lançamento de foguetões, com a Agência Espacial Europeia (ESA) a admitir que seja em Beja e Santa Maria, nos Açores, segundo o governo.

A ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, explicou à Agência Lusa que a acontecer só será depois de 2008, mantendo-se até lá a actual estação de lançamento de foguetões, na Guiana Francesa, América do Sul.

A hipótese de Portugal surge, disse, por ser necessário procurar uma alternativa complementar à Guiana para a próxima geração de lançadores de foguetões, que a ESA quer que sejam recuperáveis, o que actualmente não acontece.

O programa espacial norte-americano também optou por substituir os antigos foguetões pelos actuais "space shutle", que conseguem fazer várias viagens ao espaço, nomeadamente para colocação ou reparação de satélites.

"A ESA está a trabalhar num projecto de lançadores reutilizáveis, isso significa que tem de haver um local de lançamento e outro de aterragem. E a Guiana não tem estrutura para isso", disse Maria da Graça Carvalho à Lusa.

"Há estudos da ESA que apontam para Portugal", devido à sua "situação geográfica e climática", acrescentou.

A mudança justifica-se, referiu a ministra, pelo facto de ser necessário um número mínimo de quilómetros entre a estação de lançamento e a de aterragem, que a Guiana não comporta.

"Temos uma ambição, a longo prazo, de ter em Portugal uma base destas, e conseguir isso passa por evidenciar a situação privilegiada do país. Os Açores têm vantagens geográficas e climáticas e superam por exemplo as Canárias, em questões como a visibilidade, o tráfego aéreo ou a densidade populacional", afirmou Maria da Graça Carvalho.

Para que Portugal esteja integrado nesta "aventura" é preciso também um esforço de empresas e universidades, avisou a ministra.

"Temos de tentar posicionar Portugal nestas matérias, estar em reuniões, convidar pessoas a virem cá, porque estamos longe do centro da Europa", afirmou Maria da Graça Carvalho.

A ilha de Santa Maria, nos Açores, já vai ter também uma estação de controlo de lançamento de satélites, uma sugestão de Portugal à ESA e que a Agência Espacial aceitou, assinando o protocolo nesse sentido já no próximo mês de Novembro.


fonte: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticias/noticia.php?id=443438
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #5 em: Setembro 14, 2004, 03:45:27 pm »
E mais uma:  :wink:

Citar
Europa estuda base espacial em Portugal
Portugal pode vir a acolher uma base de lançamento de foguetões, com a Agência Espacial Europeia (ESA), que terá como destino Beja e Santa Maria, nos Açores, anunciou hoje a ministra Maria da Graça Carvalho.
 
( 17:36 / 12 de Setembro 04 )

 
 
 
A ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, explicou que o projecto só está previsto para depois de 2008, mantendo-se até esta data a actual estação de lançamento de foguetões, na Guiana Francesa, situada na América do Sul.

A hipótese de Portugal surge por ser necessário procurar uma alternativa complementar à Guiana para a próxima geração de lançadores de foguetões, que a ESA quer que sejam recuperáveis, o que actualmente não acontece.

A ESA está a trabalhar num projecto de lançadores reutilizáveis, o que significa que tem de haver um local de lançamento e outro de aterragem. E a Guiana não tem estrutura para isso», disse Maria da Graça Carvalho.

«Há estudos da ESA que apontam para Portugal», devido à sua «situação geográfica e climática», acrescentou.

A mudança justifica-se, referiu a ministra, pelo facto de ser necessário um número mínimo de quilómetros entre a estação de lançamento e a de aterragem, que a Guiana não comporta.

«Temos uma ambição, a longo prazo, de ter em Portugal uma base destas e conseguir este objectivo passa por evidenciar a situação privilegiada do país. Os Açores têm vantagens geográficas e climáticas e superam por exemplo as Canárias, em questões como a visibilidade, o tráfego aéreo ou a densidade populacional», afirmou Maria da Graça Carvalho.

A ilha de Santa Maria, nos Açores, vai ter no futuro uma estação de controlo de lançamento de satélites, uma sugestão de Portugal à ESA e que a Agência Espacial aceitou, assinando o protocolo nesse sentido já no próximo mês de Novembro.

O governo português prepara-se ainda, revelou a ministra, para construir em Santa Maria um Centro de Investigação ligado às Ciências do Mar.

 
fonte: http://www.tsf.pt/online/ciencia/interior.asp?id_artigo=TSF154022
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #6 em: Setembro 14, 2004, 05:05:41 pm »
Citar
A ESA está a trabalhar num projecto de lançadores reutilizáveis, o que significa que tem de haver um local de lançamento e outro de aterragem. E a Guiana não tem estrutura para isso», disse Maria da Graça Carvalho.

«Há estudos da ESA que apontam para Portugal», devido à sua «situação geográfica e climática», acrescentou.

Gostaria muito de ver tais estudos porque eu, ao contrário (aparentemente) da nossa ministra do Ensino Superior ( e da ciência nas horas vagas) sei que existem muitas vantagens em lançar os foguetões de uma localização mais próxima do Equador( se bem me lembro a força gravítica é menor aí), e no meu conhecimento de geografia a Guiana está muito mais próxima do Equador que os Açores.


Citar
A mudança justifica-se, referiu a ministra, pelo facto de ser necessário um número mínimo de quilómetros entre a estação de lançamento e a de aterragem, que a Guiana não comporta

 :?:  :?:

Os vaivéns descolam de Cabo Canevaral na Flórida e aterravam originalmente  em Edwards na Califórnia, que não é exactamente ali ao lado. Só de há uns anos para cá é que começaram a aterrar regularmente no Kennedy Space Center na Califórnia.


Este artigo do Público parece-me mais certeiro:

Citar
Próximo Lançamento de Um Foguetão Ariane Poderá Ser Seguido da Ilha de Santa Maria
Por ANA MACHADO
Terça-feira, 14 de Setembro de 2004

O Governo português está a negociar com a Agência Espacial Europeia (ESA) a possibilidade do próximo lançamento de um foguetão Ariane, marcado para Maio do ano que vem, ser monitorizado e seguido a partir da ilha de Santa Maria, nos Açores. Esta etapa é essencial para que tanto o Governo português como a ESA saibam se aquela ilha cumpre as expectativas estratégicas da agência, que fariam com que ali nascesse uma base de monitorização dos lançamentos dos Ariane, que são feitos a partir de Kourou, na Guiana francesa, na América do Sul.

O projecto é falado já há mais de um ano, mas ainda não foi assinado o acordo entre Portugal e a ESA, apesar das negociações, que já implicaram inclusivamente visitas ao local, estarem a correr bem. Um primeiro passo nesse sentido poderá ser dado em Novembro, noticiou a agência Lusa, com a assinatura de um protocolo para criar uma estação de monitorização de satélites em Santa Maria.

Se Santa Maria cumprir as expectativas estratégicas traçadas pela ESA, a ilha açoriana poderá vir a ter, dentro de alguns anos, uma estação de monitorização dos voos de foguetões Ariane, e que poderá servir também para a aterragem de partes da próxima geração de lançadores, que a ESA espera tornar reutilizáveis, ao contrário do que hoje acontece.

A hipótese da ESA criar um centro na ilha de Santa Maria, nos Açores, é já apontada como possível há mais de um ano. O primeiro anúncio desta hipótese foi feito em Maio do ano passado pela ministra Maria da Graça Carvalho, na altura presidente do Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior.

Na altura, com as negociações entre Portugal e a ESA ainda em fase embrionária, a prioridade ia para o estudo de viabilidade do projecto, que contemplava uma base de recepção de partes dos foguetões que seriam sempre lançados da histórica base da Guiana francesa, na América do Sul, fronteiriça com o Brasil, onde são feitos lançamentos desde 1968 às mãos da França, ainda antes da constituição da agência espacial, da qual Portugal é membro de pleno direito desde 2000. "A ESA está a trabalhar num projecto de lançadores reutilizáveis, e isso significa que tem de haver um local de lançamento e outro de aterragem. E a Guiana não tem estrutura para isso", disse Graça Carvalho,

Mesmo sem o estudo terminado, Graça Carvalho disse à Lusa que a base de Santa Maria será uma realidade, talvez em 2008. Mas desta data está dependente da satisfação da ESA, depois de feitos os primeiros ensaios.

Esta futura base de monitorização na ilha de Santa Maria receberia também uma estação de monitorização do projecto Galileu. A constelação de 30 satélites de navegação e orientação, semelhante ao actual GPS norte-americano mas apenas com fins civis, é um projecto orçamentado em quase 3,5 mil milhões de euros e é um dos objectivos mais ambiciosos da ESA.

O Galileu deverá ter duas estações de controlo na Europa, mas uma imensa rede de pequenos centros de monitorização, de funcionamento automático, controlados remotamente, diz a Lusa. É um desses centros automatizados que a ESA pretende instalar em Santa Maria e para o qual já endereçou o convite a Portugal. O processo de distribuição destas estações passará agora por concurso, que terá início este ano.

Os primeiros satélites do sistema de navegação por satélite Galileu só deverão começar a ser lançados para o espaço em 2005. E em 2008 prevê-se que as estações comecem a monitorizar a actividade do sistema de navegação, ainda numa fase primária. O Galileu deverá estar pronto em 2010.

A ministra da Ciência e do Ensino Superior, responsável do Governo pelas negociações, garante que já foi recebido quase todo o retorno de investimento feito na ESA por Portugal. O investimento pode ser recuperado através de empresas portuguesas com projectos que sirvam o Galileu. Mas a ministra reconhece que a maior parte desses projectos são de empresas de "software", chamando a atenção para o investimento que também tem de passar pelos projectos na área do "hardware".


fonte:

http://jornal.publico.pt/publico/2004/09/14/Ciencias/H05.html

Não vejo referências a Beja...
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #7 em: Setembro 24, 2004, 09:17:13 pm »
Esta notícia é muito interessante, seria bom que isto se concretiza-se.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #8 em: Outubro 26, 2005, 08:08:58 pm »
Saudações guerreiras.


Citar
A convite de Mariano Gago
Director-geral da Agência Espacial Europeia visita Portugal em Novembro

2005-10-13 17:02:16

Lisboa - O director-geral da Agência Espacial Europeia (ESA), Jean-Jacques Dordain, desloca-se a Lisboa em Novembro, a convite do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, informou a tutela.


Dordain e Mariano Gago, que estiveram reunidos esta semana em Paris, agendaram a assinatura do acordo de instalação de uma estação de rastreio da ESA nos Açores, de acordo com uma nota do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Segundo a mesma fonte, ficou também decidida a abertura, em Portugal, de um programa especial para as ciências e tecnologias do espaço com a criação de um Comité Científico Internacional para o Espaço, com funções de acompanhamento e avaliação.

Acordaram ainda o apoio da ESA à promoção do acesso de empresas nacionais ao mercado da Agência, alargando as áreas de intervenção e as empresas participantes.

A ESA foi formalmente fundada em 1973 com o objectivo de dotar a Europa de capacidade espacial independente

http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=7824

Citar
Estação da Agência Espacial Europeia fica definitivamente em Santa Maria
2005-10-25 12:03:29


Vila do Porto - A estação de rastreio de satélites que a Agência Espacial Europeia (ESA) vai instalar em Santa Maria, no quadro de um acordo a estabelecer com o Governo da República, em Novembro, ficará definitivamente na ilha açoriana.

A garantia foi dada, segunda-feira, pelo secretário regional da Habitação e Equipamentos, José Contente, após uma sessão pública, em Vila do Porto, de apresentação do projecto por um alto dirigente da ESA, a que presidiu o chefe do Governo açoriano, Carlos César.

Segundo o mesmo responsável, só em caso de grande necessidade é que a estação será deslocada.

Na sessão, os responsáveis da ESA explicaram a opção da agência em instalar o equipamento nos Açores, alegando, sobretudo, o posicionamento estratégico privilegiado da Região.

Foi já construída uma plataforma de 810 metros quadrados de betão armado, montado o pré-fabricado de apoio logístico e garantido o abastecimento eléctrico à zona, indicou José Contente.

O governante lembrou que a 5 de Novembro os executivos da Região e da República assinam o protocolo que vai permitir a distribuição, em sinal aberto, nos Açores, das emissões dos canais nacionais de televisão generalista.

Depois da assinatura do acordo, a empresa de televisão por cabo poderá proceder à instalação dos equipamentos receptores, sendo possível que o serviço esteja disponível em alguns lares ainda antes do fim o ano, indicou o secretário regional


http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=7969

Cumprimentos
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Outubro 26, 2005, 09:48:36 pm »
ola a todos.
a ser verdade seria uma grande noticia mas claro primeiro temos que ter capacidade para isso e claro tinhamos que melhorar a forca aerea termos uma melhor radar nos acores ja agora tambem um grupo das forcas especiais para guardar a base bem isso vai custar muito :D
 

*

C. E. Borges

  • Membro
  • *
  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Outubro 26, 2005, 11:21:06 pm »
«A ESA tem actualmente a sua base de lançamento de foguetões em Kourou, na Guiana Francesa, que faz fronteira com o norte do Brasil».
.
Só para não esquecer :
E que era um território de Portugal.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20258
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1341/-3463
Protecção
« Responder #11 em: Outubro 27, 2005, 11:53:18 am »
Muito provavelmente teríamos uns quantos F-16 a guardar os Açores e o contingente de PAs seria aumentado (tudo boas noticias).
Tb seria fantástico para a economia local, afinal estes cientistas ganham bastante bem. Os americanos é que teriam de sair dos Açores (pelo menos é isso que o meu pai deseja e ele é terceirense).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

smaerd

  • Membro
  • *
  • 67
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Outubro 27, 2005, 03:24:54 pm »
En Canarias parece ser que algunos colectivos  no quieren ni oir hablar de ese proyecto. Una pena :( , veremos en que acaba todo esto.


http://www.ctv.es/USERS/cnc/paz.htm
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4594/-871
Re: Protecção
« Responder #13 em: Outubro 27, 2005, 03:28:10 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Muito provavelmente teríamos uns quantos F-16 a guardar os Açores e o contingente de PAs seria aumentado (tudo boas noticias).
Tb seria fantástico para a economia local, afinal estes cientistas ganham bastante bem. Os americanos é que teriam de sair dos Açores (pelo menos é isso que o meu pai deseja e ele é terceirense).


Porque é que os americanos teriam que sair da base das Lajes (Ilha Terceira), por causa de uma estação construida na Ilha de Santa Maria?  :shock:

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-46
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #14 em: Julho 13, 2007, 05:32:34 pm »
Citar
Espaço: estação da ESA nos Açores abre em Outubro

Complexo de rastreio de satélites instalado na ilha de Santa Maria

A estação de rastreio de satélites da Agência Espacial Europeia (ESA) na ilha de Santa Maria, Açores, ficará operacional em Outubro, a tempo de acompanhar o lançamento do foguetão «Ariane 5», no início de 2008, noticia a Lusa.

Ricardo Conde, supervisor da Edisoft, uma das três empresas portuguesas a trabalhar na estação, adiantou aos jornalistas que em Agosto será montado o restante equipamento tecnológico, ficando «tudo operacional» em Outubro.

No primeiro de dois dias de visita à ilha de Santa Maria, o Governo Regional visitou o Monte das Flores, o local escolhido para instalar a estação de monotorização e telemetrias de satélites.

No âmbito de um acordo estabelecido no final de 2005 entre Portugal e a ESA, a instalação da estação na ilha de Santa Maria vai acompanhar os lançamentos do foguetão «Ariane 5» e poderá, ainda, ser utilizada para outros lançamentos e para serviços de recepção e envio de dados.

Segundo o responsável, a estação de Santa Maria é uma das doze estações da ESA, distribuídas por vários pontos do globo, que vão monotorizar o lançamento do foguetão «Ariane 5» no início de 2008.

«Passados 18 minutos do lançamento, a equipa sedeada em Santa Maria irá transmitir os dados recolhidos em tempo real para a Guiana Francesa», afirmou Ricardo Conde, sublinhando que a estação açoriana vai acompanhar a «fase crítica» da operação.

A instalação da estação, que vai incluir uma antena com 5,5 metros de diâmetro e equipamentos de ponta distribuídos por três pré-fabricados, representa um investimento de um milhão de euros do Governo Regional.

A ilha de Santa Maria foi considerada a melhor localização no Atlântico para receber a estação da ESA de rastreio para o «Ariane 5», que vai cobrir todo o percurso desde o seu lançamento em Kourou (Guiana Francesa) até à acoplagem na Estação Espacial Internacional (ISS).

Com sede em Paris e 17 estados-membros, a ESA, criada em 1975, dispõe de centros na Alemanha, Itália e Holanda, além de gabinetes na Bélgica, Rússia e Estados Unidos, onde trabalham cerca de dois mil profissionais altamente qualificados.

Fonte

Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos