Pessoalmente também discordo do TGV, eu moro na covilhã se me quiser deslocar até lisboa de carro, atendendo a que tenho limite de velocidade de 120 km/h, demoro cerca de 2h30m, se me descolar de autocarro demoro pouco mais de três horas, mas se resolver ir no comboio intercidades, que é o mais rapido, demoro 4h10m, e atenção lisboa é a cidade de grande dimenção onde mais rapido posso chegar, se quizer ir para o porto demora mais tempo, se quizer ir para coimbra demoro mais tempo, isto para não falar em grande parte do resto do país... Certamente pessoas que morem noutras zonas do país teram historias semelhantes para contar. Ora isto é uma vergonha, o comboio que tem potencialidades de ser muito mais rapido que o automovel é muito mais lento em portugal, e assim penso que a primeira prioridade a nivel de caminhos de ferro de passageiros seria sem duvida ligar convenientemente o país e não a preocupação de nos ligar em alta velocidade ao estrangeiro, sem duvida que se eu viver em Lisboa me pode dar muito jeito ir de tgv para madrid, mas e se eu não viver em lisboa, então e se eu não quiser ir para madrid?? Nesses casos o tgv não me serve para nada, o nosso país já sofre imenso com o exodo do interior, cada vez há menos gente no interior, e em vez de se tentar contrabalançar isso criando boas ligações entre todo o país de forma a que uma pessoa que more no interior tenha acesso a tdo o resto do país e não veja a sua vida prejudicada e atrasada pela inexistencia desse acesso, na realidade vemos algo que vai aumentar ainda mais as desigualdades entre quem mora em lisboa e quem não mora em lisboa.
A primeira prioriadade dos nossos governos deveria ser acima de tudo ligar o país, quando o país estivesse bem ligado entre si ai sim ligavamos-nos ao estrangeiro.
Em termos de comboios de mercadorias também há muito que se lhe diga, enquanto que no litoral ainda se veem comboios de mercadorias no interior daquilo que eu tenho noção eles são inexistentes, penso que simplesmente não se usam, camiões esses veem-se muitos, ora se o país estivesse bem ligado em comboios de mercadorias que oferececem rapidez em relação ao transporte rodoviario isso seria muito bom para o país noutra area que é a area energetica`. É que um camião inevitavelmente vai andar a petróleo, e o petróleo tem de ser importado, já o comboio anda a electricidade, a electricidade embora parte seja produzida com recurso a importação de combustiveis fosseis, há no entanto uma parte que é produzida sem ter que importar nada (eolicas, barragens, solar, bio-massa, etc.....), ou seja a utilização em larga estala do comboio de mercadorias mermitiria sem duvida a medio-longo prazo reduzir a nossa dependencia energetica, as nossas importações, e o nosso defice da balança comercial.
No entando em vez de se pensar nisto perfere-se pensar em nos ligar a espanha.... talvez nos queiram vender a espanha a médio-longo prazo...