O previsto é que uma viagem Lisboa/Porto seja 1h15 minutos ou seja, 1h19 minutos mais rápido que os actuais 2h34minutos do Alfa Pendular.
Há que ver isto na perspectiva das vantagens para o passageiro.
Para quem já faria a viagem de comboio, poupa 1h19 minutos. Ou 2h38 se for uma viagem de ida e volta. Isto é muito tempo. Para dormir ou para rentabilizar. Pode perfeitamente ser a diferença entre ir e vir no mesmo dia e ter de pagar um quarto de hotel.
Para quem considera fazer a viagem de automóvel, torna o comboio claramente vantajoso em termos de tempo. Com algumas transgressões pelo meio, Lisboa/Porto faz-se em 3h de automóvel. Juntando a isso a necessidade de estarmos sujeitos a horários e nos deslocarmos de transportes públicos no destino, o automóvel consegue competir com os 2h34 minutos em termos de tempo. Com os tempos previstos para a ligação de Alta Velocidade, não há competição.
Ainda sobre a ligação Lisboa/Porto, há outro aspecto a ter em conta: as duas vias da Linha do Norte são insuficientes. Neste momento, já há mercado para ter mais comboios no eixo Lisboa/Porto. E há alguns projectos que irão abrir mercado para ainda mais comboios de mercadorias.
Contudo, não é tecnicamente possivel acomodar todos esses comboios em duas vias. São precisas mais. Uma vez que durante a sua longa existência foram crescendo imensas povoações e até cidades à sua volta, alargá-la seria um projecto tão polémico como dispendioso. Construir uma nova linha parece ser a alternativa mais razoável.
Há quem tenha dinheiro. Há quem faça um esforço. E há muita gente que não viaja por lazer mas sim por necessidade.
Uma viagem de TGV Lisboa/Madrid será, certamente, cara. Mas, para quem quer mesmo ou tem mesmo de ir, só há duas alternativas: ir de automóvel ou de avião. Porque Lisboa/Madrid de comboio só se for mesmo pelas 12h de experiência...
Ir de carro leva mais tempo, é cansativo, ligeiramente perigoso, caro (dependendo do preço do petróleo e do número de pessoas). Este acréscimo de tempo pode significar a diferença entre uma viagem de fim de semana valer a pena ou não, a diferença entre ter de pagar mais uma noite de alojamento ou não, etc.
O preço de uma viagem de avião é uma arte quase insondável. As companhias praticam estratégias de preços complexas em que chegam a fazer "dumping". A antecedência na compra, viagens com ligações, a altura do ano, a altura da semana, o número de dias entre a ida e volta fazem todos variar o preço.
Decerto, será possível adquirir viagens de avião Lisboa/Madrid mais rápidas e baratas que de TGV. Mas não se aplicará a toda a gente. Em média, os preços serão mais elevados. E claro, extremamente sensíveis ao preço do petróleo.
E uma vez mais: não se trata só de alta velocidade. As ferrovias que ligam Portugal a Espanha estão mais perdidas que D. Sebastião. A ligação Lisboa/Madrid será também uma importante, talvez a mais importante, linha de transporte ferroviário de mercadorias entre Portugal/Espanha e, eventualmente, Portugal/resto da Europa.
E lamento informá-lo mas nós precisamos muito mais desta ligação Lisboa/Madrid que os espanhóis. Admitindo que eles estão tão interessados em ter uma boa ligação ferroviária connosco como nós com eles, há uma diferença importante entre nós e eles: para eles, é principalmente uma ligação a Lisboa. Para nós, é largamente uma ligação a Madrid e ao resto da Europa.
Uma ligação Lisboa/Faro sem uma boa ligação Lisboa/resto da Europa só serve os turistas portugueses. Os estrangeiros continuam a ir de avião para Faro.
Évora não tem uma das maiores pistas do país. Beja tem.