Snipers Portugueses

  • 33 Respostas
  • 26939 Visualizações
*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2355
  • Recebeu: 151 vez(es)
  • Enviou: 442 vez(es)
  • +617/-322
(sem assunto)
« Responder #15 em: Junho 12, 2007, 12:47:07 am »
Ah! Grande Luso! Merece bem umas loiras frescas por este artigo  :G-beer2:
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Junho 12, 2007, 03:18:25 am »
Citação de: "ricardonunes"
Citação de: "Jorge Pereira"
Em 1998 o CIOE cria a secção de snipers. Em 2003 é criado o Pelotão.

Só uma questão de datas, em 1990, Portugal adquire a Barrett 12.7 mm e a Accuracy 7.62 mm, isto segundo o livro "Armamento de Guerra Português", para o CIOE.

Sei que os Paras usam a Accuracy, os fuzos sei que também usam a Barrett, isto para não falar das "não oficiais" (expeculação da minha parte).

A minha dúvida é, afinal alguém sabe concretamente apartir de quando se começaram a formar os nossos "snipers"  :wink:


A Barrett e calibre .50 e e usada principalmente nao como sniper contra pessoas mas sim contra veiculos pouco blindados, e usada para tiros super longos ate 2,500 metros. o problema e que este calibre nao foi desenhado para ser sniper mas para ser usado em metralhadoras e nao existe municoes fabricadas com os ingredientes precisos para ter a precisao  para ser consistente... Mas claro existe um nicho nos varios calibres de sniper para o .50! Mas nao e o calibre mais comum.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8527
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 682 vez(es)
  • +935/-7261
(sem assunto)
« Responder #17 em: Junho 12, 2007, 09:47:46 am »
Citação de: "oultimoespiao"
A Barrett e calibre .50 e e usada principalmente nao como sniper contra pessoas mas sim contra veiculos pouco blindados, e usada para tiros super longos ate 2,500 metros. o problema e que este calibre nao foi desenhado para ser sniper mas para ser usado em metralhadoras e nao existe municoes fabricadas com os ingredientes precisos para ter a precisao  para ser consistente...


Negativo.
Há munição match.

Exemplos de fornecedores:
http://www.aaa-ammo.com/
http://www.qpg.com/T/tcci/
Exemplos de componentes para recarga
http://www.hevanet.com/temple/bullets.html

O caçador canadiano que fez o abate a 2400 e tal metros "miscou" num taliban delberadamente com uma McMillan. E não foi com munição ordinária .50 BMG.

Há outro equipamento mais eficiente mas julgo não é aqui que se deve abordar este assunto.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Junho 12, 2007, 12:31:04 pm »
Citação de: "Luso"
Citação de: "oultimoespiao"
A Barrett e calibre .50 e e usada principalmente nao como sniper contra pessoas mas sim contra veiculos pouco blindados, e usada para tiros super longos ate 2,500 metros. o problema e que este calibre nao foi desenhado para ser sniper mas para ser usado em metralhadoras e nao existe municoes fabricadas com os ingredientes precisos para ter a precisao  para ser consistente...

Negativo.
Há munição match.

Exemplos de fornecedores:
http://www.aaa-ammo.com/
http://www.qpg.com/T/tcci/
Exemplos de componentes para recarga
http://www.hevanet.com/temple/bullets.html

O caçador canadiano que fez o abate a 2400 e tal metros "miscou" num taliban delberadamente com uma McMillan. E não foi com munição ordinária .50 BMG.

Há outro equipamento mais eficiente mas julgo não é aqui que se deve abordar este assunto.


Claro que ha firmas que teem productos para recarga e tb balas novas, nao foi isso que eu disse... Disse e que ha muito poucas e por haver poucas nao ha muitas escolhas e tb poucas estatisticas.
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
(sem assunto)
« Responder #19 em: Junho 12, 2007, 07:07:58 pm »
Obrigado Luso :roll:

Eu penso que cada Companhia de Atiradores, Paraquedista, Comandos devia ter um nucleo de pelo menos 3 snipers, sob comando directo do capitao.

No conceito actual e na guerra asimetrica uma equipa de snipers e muito importante para a propria segurança dos pelotoes em progressao no terreno.

Ao nível tactico devia ser utilzado para a protecçao dos pelotoes a dupla Milan ou Carl Gustav e Snipers com L96

Exemplo de Companhia:

3 pelotoes de 30 militares com MG3,G3,Law

pelotao comando e apoio com 6 Carl gustas ou Milan e 3 Snipers.

 :idea:


PS:Chegei a ver equipas de snipers constituidas por 4 elementos (1 sniper com L96, 1 observador, 1 operador radio, 1 chefe de equipa)
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Junho 13, 2007, 12:15:58 am »
Citação de: "Miguel"
Obrigado Luso :roll:

Eu penso que cada Companhia de Atiradores, Paraquedista, Comandos devia ter um nucleo de pelo menos 3 snipers, sob comando directo do capitao.

No conceito actual e na guerra asimetrica uma equipa de snipers e muito importante para a propria segurança dos pelotoes em progressao no terreno.

Ao nível tactico devia ser utilzado para a protecçao dos pelotoes a dupla Milan ou Carl Gustav e Snipers com L96

Exemplo de Companhia:

3 pelotoes de 30 militares com MG3,G3,Law

pelotao comando e apoio com 6 Carl gustas ou Milan e 3 Snipers.

 :idea:


PS:Chegei a ver equipas de snipers constituidas por 4 elementos (1 sniper com L96, 1 observador, 1 operador radio, 1 chefe de equipa)


Vamos ver se posso clarear um pouco. ha dois tipos de sniper, aqueles que o objectivo e tentar com 1 tiro so causar uma baixa do inimigo, e que andao sos, usao uma carabina calibre .308, .300, ou .338. sao todos calibres militares snipers so usao calibres que podem ser usados noutras armas militares ou vice versa. e sao tiros que vao dos 100 metros aos 1000. depois disso a possibilidade de erro e tao grande que e melhor nao arriscar para nao ser descoberto! E a teoria e 1 tiro por hora de lugares diferentes! Depois ha o "sniper" de apoio tactico a linha da frente e e aqui que as .50 entrao em accao em conjunto com spotters de artilharia etc...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8527
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 682 vez(es)
  • +935/-7261
(sem assunto)
« Responder #21 em: Junho 13, 2007, 09:39:03 am »
Citação de: "oultimoespiao"
Vamos ver se posso clarear um pouco. ha dois tipos de sniper, aqueles que o objectivo e tentar com 1 tiro so causar uma baixa do inimigo, e que andao sos, usao uma carabina calibre .308, .300, ou .338. sao todos calibres militares snipers so usao calibres que podem ser usados noutras armas militares ou vice versa. e sao tiros que vao dos 100 metros aos 1000. depois disso a possibilidade de erro e tao grande que e melhor nao arriscar para nao ser descoberto! E a teoria e 1 tiro por hora de lugares diferentes! Depois ha o "sniper" de apoio tactico a linha da frente e e aqui que as .50 entrao em accao em conjunto com spotters de artilharia etc...


Um comentário: nenhum dos calibres mencionados são militares. O .308 (Winchester) apesar das suas semelhanças não é totalmente compatível do 7.62x51 NATO. É uma versão civil, não apenas na designação, mas ao nível das pressões máximas que podem suportar, e os estojos serem reforçados (ao nivel da espessura do latão) para aguentarem os ciclos de automatismo. O .300 (Winchester Magnum?) é um calibre civil. As suas munições são preparadas por firmas especializadas ou por armeiros militares dividamente formados. O .338 (Lapua) foi concebido para fins militares e utilizado em apenas em armas de caçador (o termo correcto português para sniper) é fornecido de fábrica ou atravez de componentes, não havendo mais nenhuma arma com outro uso militar que a utilize.
O calibre 12,7x99mm é utilizado também para abater indivíduos deliberadamente, e como tudo, deve ser utilizado de forma a tirar o melhor proveito das suas capacidades: alcance, energia, penetração e uso de projéctil explosivo útil (pensar em barreiras como paredes e muros). Portanto, a missão anti-material não implica a exclusividade para esse fim deste maior calibre, e isso já foi mais que demonstrado. Quanto ao resto, a diferença estará na mobilidade superior dos calibres mais pequenos que, mais uma vez, são utilizados em função das suas melhores vantagens ou quando as suas desvantagens são irrlevantes para a missão a cumprir.

Comentário histórico:

- Sempre que há um caçador (sniper) devidamente instruido e formado, há sempre munição feita de propósito para esse uso. É assim desde sempre, e quando não há (por questões de logística) os caçadores selecionam lote mais preciso de munição ordinária à sua disposição;

- Desde a I Guerra Mundial que os Snipers têem como missão auxiliar a artilharia, fazendo reconhecimento e orientando o tiro.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2485
  • Recebeu: 907 vez(es)
  • Enviou: 3128 vez(es)
  • +581/-75
(sem assunto)
« Responder #22 em: Junho 13, 2007, 09:53:17 am »
Aproveitando a explicação dada (quem sabe, sabe!) sobre munição:

Se no caso de snipers o uso de armas / calibres diferentes dos restantes membros da unidade a que estão agregados parece pacifica, qual a opinião em relação ao "atirador designado" nas secções / pelotões...?

Pelas informações na wikipedia a tendencia parece ser terem uma arma diferente, mas inspirada (ie, com uma logística similar) à dos restantes membros da secção...

Qual a vossa opinião: arma diferente, mas mesmo calibre / munição? Tudo diferente?

Por exemplo, a G36 tem alguma versão que permita este caso?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Junho 14, 2007, 02:05:09 am »
Citação de: "Luso"
Citação de: "oultimoespiao"
Vamos ver se posso clarear um pouco. ha dois tipos de sniper, aqueles que o objectivo e tentar com 1 tiro so causar uma baixa do inimigo, e que andao sos, usao uma carabina calibre .308, .300, ou .338. sao todos calibres militares snipers so usao calibres que podem ser usados noutras armas militares ou vice versa. e sao tiros que vao dos 100 metros aos 1000. depois disso a possibilidade de erro e tao grande que e melhor nao arriscar para nao ser descoberto! E a teoria e 1 tiro por hora de lugares diferentes! Depois ha o "sniper" de apoio tactico a linha da frente e e aqui que as .50 entrao em accao em conjunto com spotters de artilharia etc...

Um comentário: nenhum dos calibres mencionados são militares. O .308 (Winchester) apesar das suas semelhanças não é totalmente compatível do 7.62x51 NATO. É uma versão civil, não apenas na designação, mas ao nível das pressões máximas que podem suportar, e os estojos serem reforçados (ao nivel da espessura do latão) para aguentarem os ciclos de automatismo. O .300 (Winchester Magnum?) é um calibre civil. As suas munições são preparadas por firmas especializadas ou por armeiros militares dividamente formados. O .338 (Lapua) foi concebido para fins militares e utilizado em apenas em armas de caçador (o termo correcto português para sniper) é fornecido de fábrica ou atravez de componentes, não havendo mais nenhuma arma com outro uso militar que a utilize.
O calibre 12,7x99mm é utilizado também para abater indivíduos deliberadamente, e como tudo, deve ser utilizado de forma a tirar o melhor proveito das suas capacidades: alcance, energia, penetração e uso de projéctil explosivo útil (pensar em barreiras como paredes e muros). Portanto, a missão anti-material não implica a exclusividade para esse fim deste maior calibre, e isso já foi mais que demonstrado. Quanto ao resto, a diferença estará na mobilidade superior dos calibres mais pequenos que, mais uma vez, são utilizados em função das suas melhores vantagens ou quando as suas desvantagens são irrlevantes para a missão a cumprir.

Comentário histórico:

- Sempre que há um caçador (sniper) devidamente instruido e formado, há sempre munição feita de propósito para esse uso. É assim desde sempre, e quando não há (por questões de logística) os caçadores selecionam lote mais preciso de munição ordinária à sua disposição;

- Desde a I Guerra Mundial que os Snipers têem como missão auxiliar a artilharia, fazendo reconhecimento e orientando o tiro.


Nao existe absolutamente nenhuma diferenca entre estes calibres e as versoes em mm. Nao diga que existe que nao e verdade, estes existião    primeiro que os outros. quando eu falo no calibre, falo nas medidas nao na balistica e nas caracteristicas. Todo o mundo sabe que os snipers teem municao adequada, mas tb em caso de acabar a municao ele tem sempre a opcao de encontrar municao por perto, e por isso que o calibre das espingardas e sempre um calibre standard militar! Agora ja se sabe que as balas sao especiais, alias sao carregadas a mao!
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8527
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 682 vez(es)
  • +935/-7261
(sem assunto)
« Responder #24 em: Junho 14, 2007, 09:38:56 am »
Citação de: "oultimoespiao"
Nao existe absolutamente nenhuma diferenca entre estes calibres e as versoes em mm. Nao diga que existe que nao e verdade, estes existião primeiro que os outros. quando eu falo no calibre, falo nas medidas nao na balistica e nas caracteristicas. Todo o mundo sabe que os snipers teem municao adequada, mas tb em caso de acabar a municao ele tem sempre a opcao de encontrar municao por perto, e por isso que o calibre das espingardas e sempre um calibre standard militar! Agora ja se sabe que as balas sao especiais, alias sao carregadas a mao!


http://www.fulton-armory.com/308.htm

Já agora, por favor acabe com a minha ignorância e diga-me quais as armas regulamentares de uso geral que usam o .300 Win Mag (ou o ".300" que menciona) e o ".338" também por si referido.
É que nestas coisas nunca se sabe tudo e está-se sempre a aprender.

PS: pedia-lhe que tivesse um nadica de mais atenção com a ortografia.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Junho 15, 2007, 12:45:54 am »
Nao venha com essa... nao sou melhor que ninguem, so disse que podia esclarecer alguma coisa porque pratico tiro ha 35 anos e o meu  amigo tem uma loja de armas e eu estou la quase todos os dias, entao estou a par do que ha de novo no mercado!   Mas para responder a sua pergunta aqui vao algumas sugestoes de armas para estes dois calibres.      Em .338 lapua ha a armalite ar-30 ou a erma sr100(nao confundir lapua fabrica as balas nao as desenvolveu) Em .300 mag a walther wa2000 a melhor carabina sniper (muito cara)  a AWM a accuracy espingardas semi-automaticas para tiros de presicao nao sao boas com excepcao da walther. Mas ha muitos mais. Para min a melhor e a "minha" winchester mod. 70 em .300 com colatra manual bull barrel e coronha sintetica. O que voce nao esta a ver (talvez desconheca) mas o calibre .300 e simplesmente aquele que tem uma trajectoria mais constante (quase nao sobe) e isso para tiros de 1000m e muito (extremamente importante). Quanto a ortografia que se lixe.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8527
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 682 vez(es)
  • +935/-7261
(sem assunto)
« Responder #26 em: Junho 15, 2007, 12:31:03 pm »
Citação de: "oultimoespiao"
Nao venha com essa... nao sou melhor que ninguem, so disse que podia esclarecer alguma coisa porque pratico tiro ha 35 anos e o meu  amigo tem uma loja de armas e eu estou la quase todos os dias, entao estou a par do que ha de novo no mercado!   Mas para responder a sua pergunta aqui vao algumas sugestoes de armas para estes dois calibres.      Em .338 lapua ha a armalite ar-30 ou a erma sr100(nao confundir lapua fabrica as balas nao as desenvolveu) Em .300 mag a walther wa2000 a melhor carabina sniper (muito cara)  a AWM a accuracy espingardas semi-automaticas para tiros de presicao nao sao boas com excepcao da walther. Mas ha muitos mais. Para min a melhor e a "minha" winchester mod. 70 em .300 com colatra manual bull barrel e coronha sintetica. O que voce nao esta a ver (talvez desconheca) mas o calibre .300 e simplesmente aquele que tem uma trajectoria mais constante (quase nao sobe) e isso para tiros de 1000m e muito (extremamente importante). Quanto a ortografia que se lixe.


Está bem então.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

frank

  • 1
  • +0/-0
Re: Snipers Portugueses
« Responder #27 em: Setembro 22, 2013, 03:08:49 pm »
viva pessoal.
para se entrar num curso de sniper, primeiro tem que se ter formação numa especialidade(comandos, OE,etc)  certo?
cumps
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20228
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
Re: Snipers Portugueses
« Responder #28 em: Setembro 24, 2013, 10:47:39 am »
Para se poder fazer o curso de Snipers é preciso ser ou Ranger ou Pára, salvo erro os Comandos ainda não têm Snipers. O curso é realizado no CTOE, isto de apesar de no meu tempo os Páras irem fazer o dito curso em Belas.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
Re:
« Responder #29 em: Setembro 29, 2013, 11:46:03 am »
Citação de: "oultimoespiao"
A Barrett e calibre .50 e e usada principalmente nao como sniper contra pessoas mas sim contra veiculos pouco blindados, e usada para tiros super longos ate 2,500 metros. o problema e que este calibre nao foi desenhado para ser sniper mas para ser usado em metralhadoras e nao existe municoes fabricadas com os ingredientes precisos para ter a precisao  para ser consistente... Mas claro existe um nicho nos varios calibres de sniper para o .50! Mas nao e o calibre mais comum.

Mas pode-se "afinar" muito com a recarga. Até se arranjaram uns “dies” todos catitas para os nosso "irregulares".