28 bancos governam o mundo.

  • 0 Respostas
  • 3207 Visualizações
*

Pellegrino Ernetti

  • Membro
  • *
  • 75
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-1
28 bancos governam o mundo.
« em: Agosto 26, 2015, 10:45:04 am »
Compreender por que os estados se tornaram reféns do sistema financeiro.

François Morin não é uma cassandra da bolsa, nem um profeta da desgraça: ele dá-nos uma explicação lúcida e alarmante sobre as dívidas públicas dos estados (sempre a aumentar e não só na zona Euro) acompanhado por um risco de deflação e instabilidade dos preços das matérias primas, para não mencionar o problema das 30 instituições bancárias sistêmicas.

É suficiente que só um destes bancos conheça um problema de liquidez de modo que o efeito dominó que vai seguir lance toda a economia mundial por terra sò num dia: um cenário que infelizmente não está fora da ficção científica, especialmente ao contrário do ano 2008, o colchão protector constituído pelas finanças públicas desinflou-se muito! Mas François Morin não se satisfaz de elaborar um sombrio diagnóstico, propõe igualmente medidas a aplicar urgentemente para evitar a próxima quebra, medidas que passam por um regresso em força da potência pública, acompanhado de uma firme retoma em mão da criação monetária e uma nacionalização parcial do sector bancário.

François Morin é professor emérito de economia na Universidade de Toulouse I. Ele era um membro do Conselho Geral do "Banque de France", consultor internacional para as Nações Unidas, censor do "Institut régional du développement industriel", membro do "Comité national des universités", membro do "Conseil d’Analyse économique".




“28 bancos governam o mundo”, acusa François Morin. Retornando sobre o poder deste oligopólio mundial, o economista propõe abater este hidra e voltar a dar o poder da moeda aos Estados.