Chaimite - V200
Veículo Blindado Transporte Pessoal (BRAVIA)
Fabricante: BRAVIA - Portugal
Tripulação: 11
Comprimento: 5.606 - Largura: 2.26M - Altura: 2.26M
Peso vazio: 6800Kg. - Peso preparado para combate: 7600Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Quatro rodas motrizes
Motor: M-75 V8/gas. Potência: 210 cv
Velocidade máxima: : 110 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 45 Km/h
Tanque de combustível: 300 Litros Autonomia máxima: 1050Km
65º
40º
Anfíbio
0M
0.9M
Blindagem Mobilidade
Sis. combate Com/electr.
Potência de fogo contra:
Blindados Construções
Pessoal Aeronaves
Armamento básico
- 1 x 12.7mm Browning M2 (Calibre: 12.7mm - Alcance estimado de 1.5Km a 2.4Km)
País: Portugal
Designação Local:Chaimite Listar todos os
veículos deste país
Qtd: Máx:96 - Qtd. em serviço:50
Situação: Em serviço Operacionalidade:
Entrou ao serviço do exército português em 1967 e participou em todas as campanhas em que Portugal esteve envolvido em África, tendo igualmente sido distribuido ao Regimento de Cavalaria 3, Cavalaria 8 e Escola Prática de Cavalaria. Com o fim do conflito africano, os Chaimites, foram distribuidos ao regimento de comandos e mais recentemente á B.A.I. e B.L.I.
Posteriormente tem havido algumas adaptações deste veículo, embora o exército utilize basicamente a versão V-200 e V-600.
36 anos após ter entrado ao serviço, o Chaimite continua a ter um papel de alguma relevância. Foi enviado por exemplo para a antiga Jugoslávia, integrado nas forças portuguesas da BAI.
Após quase quatro décadas de serviço, o Chaimite apresenta problemas de operacionalidade e é já dificil manter as duas dezenas de viaturas que estão na antiga Jugoslávia. Os veículos que se encontram em Portugal têm sido mantidos em condições de mobilidade, mas a operacionalidade do veículo e a sua utilidade e valor militar são mínimos.
Entretanto, o exército português escolheu o veículo blindado sobre rodas PANDUR-2, 8x8, de proveniência austríaca. O PANDUR, sustituirá no entanto, não só o Chaimite, como vários outros tipos de veículos do exército.
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O Chaimite V-200 ( seus derivados), é claramente inspirado no veículo norte-americano Commando «V-100», embora com algumas particularidades específicas.
Assim, e embora as suas características, peso e dimensões e colocação do motor, sejam em tudo idênticas ao modelos americanos da série V-100, o Chaimite foi bastante modificado, nomeadamente para reduzir os custos com a produção.
A primeira grande diferença é que enquanto o veículo original norte-americano tem a sua chaparia lateral moldada, no Chaimite utilizou-se o processo de soldadura o que barateou naturalmente o custo por permitir a sua produção sem necessidade de acesso a grandes e custosas prensas.
Mas a falta de equipamentos para produzir as peças moldadas levou a que se efectuasse uma radical modificação da parte traseira do veículo, que se adaptou muito melhor ao fabrico em quantidades mais pequenas. A traseira em angulos retos do Chaimite V-200, é a forma mais simples de identificar qualquer veículo desta família dos seus parentes norte-americanos.
A parte traseira do Chaimite V-200, à esquerda e do V-150 da Cadillac-Gage/Textron-Marine à direita. São evidentes as diferenças decorrentes do redesenho do veículo resultado da simplificação efectuada em Portugal
O Chaimite V-200 serviu também como base para várias versões. Entre as versões estudadas, esteve uma com um torre antiaérea, e outra com canhão de 90mm. De todos os estudos que foram efectuados, apenas a versão porta-morteiro chegou a ser produzida.
Varios países adquiriram veículos deste tipo, embora não seja possível determinar com precisão as quantidades. Em alguns mercados, os Chaimite V-200 são ou foram identificados como modelos da família V-100 da Cadillac-Gage (presentemente Textron).
Informação genérica:
Familia de veículos de transporte de pessoal de origem norte-americana V-100. Trata-se de um veículo 4x4 com motor atrás, blindagem ligeira e capacidade anfíbia e alta velocidade em estrada.
Muitos veículos deste tipo foram utilizados na guerra do Vietname, tendo sido utilizados pelo exército da República do Vietname do Sul.
Só ,mais tarde, reconhecendo as vantagens da necessidade de dispor de alguma blindagem para as suas forças móveis, os norte-americanos adquiriram também este veículo. Foram encomendados pelo exército, para as suas forças de policia e também pela Força Aérea dos Estados unidos.
Existem várias versões e séries deste veículo.
De entre essas destacam-se as conhecidas como «Chaimite» e que foram produzidas por Portugal nos anos 70 e 80, estando ao serviço naquele país europeu, chegando a ser exportado nas suas várias versões, que incluiam versão porta-morteiro e uma versão equipada com mísseis anti-tanque.
Os portugueses estudaram também versões para apoio de fogo (equipadas com canhão de 90mm de baixa presão) e veículos equipados com torres para defesa anti-aérea que não chegaram a estagio de produção.
A empresa Cadillac-Gage foi comprada pela Textron Marine & Land, e o projecto continuou a ser desenvolvido, tendo presentemente resultado numa família de veículos classificados como «veículo blindado de segurança» e que são utilizados pelo exército dos Estados Unidos para protecção de colunas miltares.
A sua mais recente versão chama-se M-1117.