ForumDefesa.com

Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: Luso em Maio 19, 2006, 10:59:08 pm

Título: Futuro "best seller" português
Enviado por: Luso em Maio 19, 2006, 10:59:08 pm
O CÓDIGO D'AVINTES

Sinopse. A acção decorre em Avintes, no concelho de Vila Nova de Gaia. Hermenegildo Rui Lopes, conceituado filósofo e gastrónomo, está no salão da Junta de Freguesia a proferir uma conferência sobre «A Implantação da República e a Gnosiologia da Broa de Avintes» quando recebe uma notícia inesperada: a velha Maria Tarreca, a maior especialista na fabricação da iguaria, foi encontrada morta com um código indecifrável no bolso da bata:


500 FM. 300 CT. 5-6 czd.


Com o propósito de decifrar o estranho código, Hermenegildo Rui Lopes e uma jovem historiadora francesa, Sophie Saulnier, intentam deslindar o caso. Perdidos na investigação, chegam a telefonar ao Nuno Rogeiro e ao Prof. Marcelo, que costumam saber tudo. Debalde, porém. Aos poucos, vão descobrindo uma série de pistas inscritas nos monumentos da localidade. Tudo se complica quando Hermenegildo descobre uma surpreendente ligação: a cozinheira morta estava envolvida com o Priorado de Avintes, uma sociedade secreta fundada no segundo quartel do século XVIII — e à qual tinham pertencido o conde de Aveiras, o príncipe das Astúrias (D. Fernando, futuro Fernando VI de Espanha), a Madre Paula de Odivelas e o próprio rei D. João V. Pretendia a oculta organização criar a RABA (Real Academia da Broa de Avintes) e introduzir o estilo barroco na culinária lusa — e logo Sophie alvitra que a cúpula de côdea rija da broa semelha os tectos abobadados da arte barroca. (Broa, barroca: simples abreviatura, ou perda de letras com a erosão do tempo.)
Finalmente, os dois investigadores conseguem descriptografar o enigmático código. Era a receita da broa:


500 gramas de farinha de milho;
300 gramas de centeio;
5 a 6 horas de cozedura.


http://www.novafrente.blogspot.com/ (http://www.novafrente.blogspot.com/)
Título:
Enviado por: Miguel em Maio 19, 2006, 11:24:17 pm
:rir:
Título:
Enviado por: Yosy em Maio 24, 2006, 02:34:28 pm
:rir:
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 24, 2006, 03:34:54 pm
Tu... :D