Dúvidas sobre a Academia da Força Aérea

  • 27 Respostas
  • 18195 Visualizações
*

sylen

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Setembro 13, 2007, 10:45:33 pm »
Pois, realmente parece exactamente o que eu procurava. Vou-me informar então.

Agradeço imenso todas as respostas e conselhos :o
 

*

sylen

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Setembro 14, 2007, 10:18:51 pm »
Apenas mais três, que espero, serão as minhas últimas perguntas:
- Fazendo Regime de Voluntariado é possível integrar alguma das tropas especiais (comandos, operações especiais...) ou nao? Se sim, valerá a pena?
- Tenho ouvido referir os "rangers", no entanto não encontro nenhuma referência a esta unidade. Alguém me poderia dizer no que consiste?

Obrigado desde já.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7897
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #17 em: Setembro 14, 2007, 10:39:14 pm »
"Rangers" é uma alcunha referentes às Forças de Operações Especiais do Exército Português, cuja unidade territorial é o Centro de Tropas de Operações Especiais em Lamego.

Wikipedia em português:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_ ... _Especiais

Este link da wikipedia inglesa está bastante mais completo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Special_Op ... ops_Centre

Na página do Exército:
http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... sp/104.asp
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7897
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #18 em: Setembro 14, 2007, 10:42:27 pm »
Citar
CURSO DE OP. ESP. PARA PRAÇAS RV/RC
 
 CURSO FORMAÇÃO PRAÇAS OP ESP

OBJECTIVO FINAL:

HABILITAR O INSTRUENDO A: EXECUTAR OPERAÇÕES ESPECIAIS DE ACÇÃO DIRECTA

PERFIL DO INSTRUENDO:

TER O 6º ANO DE ESCOLARIDADE

TER BOA CONDIÇÃO FÍSICA E PSÍQUICA

SER VOLUNTÁRIO

DURAÇÃO: 12 SEMANAS + 4 SEMANAS ICOMPL

 
Citar
CURSO DE OP. ESP. CFO/CFS RV
 
CURSO FORMAÇÃO OF/SARG

REGIME VOLUNTARIADO E CONTRATO

OBJECTIVO FINAL:

HABILITAR O INSTRUENDO A:

COMANDAR E INSTRUIR FORÇAS MILITARES NA EXECUÇÃO

DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DE ACÇÃO DIRECTA

PERFIL DOS INSTRUENDOS:

POSSUIR LICENCIATURA (OFICIAL), BACHAREL (SARGENTO) OU 12º ANO E UM ANO DE SERVIÇO EFECTIVO

TER BOA CONDIÇÃO FÍSICA E PSÍQUICA

SER VOLUNTÁRIO

DURAÇÃO: 12 SEMANAS (1ªFASE) + 5 SEMANAS (2ªFASE)
 

*

sylen

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Setembro 16, 2007, 11:23:32 am »
Muito obrigado pelas respostas.  :)
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
(sem assunto)
« Responder #20 em: Setembro 17, 2007, 10:23:28 pm »
¿Alguien me podria decir si las Chipmunk siguen en servico en a sua Fuerza aerea?

Obrigado.

En Evora vi una conmemorativa de los 50 anos del Chipmunk en la Forza Aerea Portuguesa, y no se si siguen en servico o no.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7897
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #21 em: Setembro 17, 2007, 10:40:34 pm »
Sete como rebocadores de planadores.

Citar
O CHIPMUNK MK20 é um avião bilugar em tandem, metálico, com trem fixo e travões hidráulicos de disco, dotados de duplo comando. Foi utilizado pela FAP para instrução elementar de pilotagem podendo, pelas suas características de vôo fazer toda a acrobacia e, em boas condições metereológicas, vôo nocturno e por instrumentos. Das cerca de 30 unidades que a Força Aérea dispunha e devido ao seu efectivo, foram seleccionadas 7 unidades que, com vista à execução de missões de reboque de planadores da AFA, foram submetidas a várias modificações. As modificações introduzidas constam de remotorização mais potente (145 HP para 180 HP); novo bloco de travões; novo rádio; transponder; derivas anti-vrille e pintura original da instrução na Força Aérea, com inscrição e emblema da Academia da Força Aérea.


Fonte: http://www.emfa.pt/www/aeronavesdetalhe ... t&cod=chip
 

*

sylen

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Setembro 18, 2007, 05:20:05 pm »
Tenho umas últimas pergunta que acredito que outras pessoas também têm. Após isto dirigir-me-ei ao centro de recrutamento para esclarecimentos mais específicos.

     - Escolhendo fazer Regime de Voluntariado, o que acontece às notas de exame e médias obtidas no 12º ano? A questão é que fui informado de que os exames tinham validade de 2 anos (apesar de isso não fazer sentido na nova reforma quando os exames específicos são feitos no 11º), e assim sendo não sei se depois do RV me posso candidatar simplesmente à Universidade pública. (os exames correram-me muito bem.... seria muito chato desperdiçá-los)

     - Eu faço dezoito anos em Novembro. Deste modo só serei chamado para RV em Novembro ou Dezembro certo? Mas tendo o RV a duração de um ano, só acabarei o serviço militar após o começo do outro ano lectivo. Isso quer dizer que se fizer RV perco 2 anos dos quais só aproveito 1 ou posso entrar logo no ano seguinte apesar de acabar o serviço militar mais tarde?

     - A que curso concorrem os indivíduos com o 12º ano completado (Praças, Sargentos)?

     - Será possível fazer um ano e meio em RV em vez de 12 meses?

Peço desculpa pelo testamento, mas prometo não vos chatear mais.

Muito obrigado desde já.
 

*

GinTonic

  • Membro
  • *
  • 46
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Setembro 18, 2007, 07:35:26 pm »
Citação de: "sylen"
    - Escolhendo fazer Regime de Voluntariado, o que acontece às notas de exame e médias obtidas no 12º ano? A questão é que fui informado de que os exames tinham validade de 2 anos (apesar de isso não fazer sentido na nova reforma quando os exames específicos são feitos no 11º), e assim sendo não sei se depois do RV me posso candidatar simplesmente à Universidade pública. (os exames correram-me muito bem.... seria muito chato desperdiçá-los)

Os exames podem ser utilizados como provas de ingresso no ano em que são feitos e nos dois anos seguintes (ou seja, exames feitos em 2007 podem ser usados até 2009 inclusive). Se quando quiseres concorrer os exames já estiverem "fora de validade" tens de os repetir (mas não todos, só aqueles que queres usar como provas de ingresso)

Citação de: "sylen"
- Eu faço dezoito anos em Novembro. Deste modo só serei chamado para RV em Novembro ou Dezembro certo? Mas tendo o RV a duração de um ano, só acabarei o serviço militar após o começo do outro ano lectivo. Isso quer dizer que se fizer RV perco 2 anos dos quais só aproveito 1 ou posso entrar logo no ano seguinte apesar de acabar o serviço militar mais tarde?

Podes concorrer com 17 anos (com autorização de quem exerça o poder paternal) mas a incorporação só se realiza depois de fazeres 18. Se quando acabares o serviço militar já tiverem acabado os prazos para entregar as candidaturas tens de esperar até ao próximo ano (talvez te possas candidatar ainda a fazer serviço militar, mas espera que alguém confirme into que eu não tenho a certeza).

Citação de: "sylen"
    - A que curso concorrem os indivíduos com o 12º ano completado (Praças, Sargentos)?

Em principio para Praças, mas em algumas especialidades (Fuzileiros, Pilotos, etc) podem concorrer para oficiais.

 
Citação de: "sylen"
   - Será possível fazer um ano e meio em RV em vez de 12 meses?


Impossível, o RV tem a duração de 12 meses.
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
(sem assunto)
« Responder #24 em: Setembro 18, 2007, 09:22:24 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Sete como rebocadores de planadores.

Citar
O CHIPMUNK MK20 é um avião bilugar em tandem, metálico, com trem fixo e travões hidráulicos de disco, dotados de duplo comando. Foi utilizado pela FAP para instrução elementar de pilotagem podendo, pelas suas características de vôo fazer toda a acrobacia e, em boas condições metereológicas, vôo nocturno e por instrumentos. Das cerca de 30 unidades que a Força Aérea dispunha e devido ao seu efectivo, foram seleccionadas 7 unidades que, com vista à execução de missões de reboque de planadores da AFA, foram submetidas a várias modificações. As modificações introduzidas constam de remotorização mais potente (145 HP para 180 HP); novo bloco de travões; novo rádio; transponder; derivas anti-vrille e pintura original da instrução na Força Aérea, com inscrição e emblema da Academia da Força Aérea.

Fonte: http://www.emfa.pt/www/aeronavesdetalhe ... t&cod=chip


Muito obrigado............ :wink:
 

*

sylen

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Setembro 23, 2007, 09:46:35 pm »
Muito obrigado.  :)
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 327 vez(es)
  • +97/-42
(sem assunto)
« Responder #26 em: Setembro 25, 2007, 10:15:49 pm »
Actualmente os Chipmunk só fazem a instrução dos cadetes alunos da AFA do 1º ao 4º ano, além dos estágios de voo para quem concorre para PIL (RC) e PILAV (QP).O reboque de planadores é esporádico.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

n0caXmcrX

  • 2
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #27 em: Janeiro 18, 2009, 08:18:36 pm »
Ola, antes de mais, sou nova aqui no forum. Fiquei muito contente quando o descobri, pois é uma excelente oportunidade para exclarecer as minhas dúvidas e trocar pontos de vista  

O que se passa é o seguinte:

Sou aluna do 12.º ano do curso de ciencias e tecnologias e se tudo correr bem devo acabar o secundário com média de +- 18 valores (já contando com os exames).

Estou a pensar seguir algo ligado á saúde. A hipotese da medicina começa a ganhar forma, mas como tenho alguns / muitos problemas económicos ser-me-á muito dificil superar todos os anos do curso, os materias,etc. por isso vi na AFA uma optima oportunidade para realizar a minha formação.

Como a medicina é uma das minhas opções e, depois de andar aqui a pesquisar, começei a ponderar tentar tirar medicina na força aérea. Mas sei que a AFA não é nenhuma brincadeira, e tem de se gostar mesmo da vida militar para suportar akilo tantos anos. Mas também nunca tive nenhuma experiencia a nivel militar e por isso não sei como é. Por isso agradecia imenso que, se houver por aki alguem a tirar medicina na AFA (ou qualquer outra licenciatura), ou conheça alguem, pfavor exclareçam-me algumas destas duvidas:

* será que para preparar os testes psicotècnicos, realizar testes de qi ajuda? Os psicotecnicos são assim tão "feios" como os pintam? O que me aconselham para ter uma melhor preparação?
* existem anualmente muitos candidatos para a especialidade de medicina? (dado que apenas existem 3 vagas)
* Ao nível físico, eu tenho a perna direita 7mm mais curta que a esquerda, devido a um desvio na coluna...será que esse é motivo para ser eliminada?
* algum conselho, em especial, para me preparar fisicamente? Quais são as provas mais dificeis?
* quanto tempo dura a recruta e em que consiste? é também um critério eliminatório, certo?
* como é o dia a dia normal na academia?
* temos treinos militares todos os dias? é muito exigente?
* há tempo para estudar?
* sei que quem é de medicina estuda na FML, mas depois ainda existem cadeiras que temos de fazer na academia, mesmo relacionadas com a vida militar, certo? São muito exigentes? Roubam-nos muito tempo?
* para quem não está habituado à vida militar, é facil adaptar-se?
* para quem está a tirar medicina, a exigência ao nível físico é a mesma para todos os cursos?
* da vossa experiencia pessoal, aconselhar-me-iam esta decisão? Estão a gostar de estar aí?

Qualquer coisa ajudaria bastante, pois estou mesmo confusa.

As dúvidas podem parecer um pouco parvas, mas a verdade é que gostaria mesmo de saber +- como tudo funciona, para ter a certeza que é isto que quero!

Desde já, um muito obrigado pela a atenção.

XXX

P.S. estão à vontade para add no msn, para ser mais fácil.[/b]