Ingresso na PSP ou GNR??

  • 69 Respostas
  • 50535 Visualizações
*

vitor315

  • 98
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Ingresso na PSP ou GNR??
« em: Julho 16, 2010, 10:14:51 am »
Muitos concorrem ao ingresso em ambas as forças de segurança. Mas ao ficarem aptos em ambos torna-se uma escolha difícil.
Divulguem todos os vossos conhecimentos para contribuírem para uma melhor decisão.....
 

*

vitor315

  • 98
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: ingresso na PSP ou GNR??
« Responder #1 em: Julho 16, 2010, 11:54:23 am »
Um peso muito grande na decisão é sem duvida o tempo das transferências para perto de casa.....
Já ouvi dizer que na GNR cada vez mais vai aumentar o tempo de transferência e neste momento ronda os 3 anos. Confirma-se?
 

*

vitor315

  • 98
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: ingresso na PSP ou GNR??
« Responder #2 em: Julho 16, 2010, 12:27:28 pm »
A GNR trabalha 8horas e a PSP 6 mas também já ouvi dizer que vai mudar. Mas que é uma grande diferença a longo prazo lá isso é!
 

*

pxcastro

  • 276
  • +0/-0
Re: ingresso na PSP ou GNR??
« Responder #3 em: Julho 16, 2010, 06:25:02 pm »
GNR sempre. Mais facilidades nas colocações e uma escolha de funções muito maior.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: ingresso na PSP ou GNR??
« Responder #4 em: Julho 17, 2010, 10:51:07 pm »
Citação de: "pxcastro"
GNR sempre. Mais facilidades nas colocações e uma escolha de funções muito maior.
hahaha ..... chumbaste nas provas da psp, nao foi?  :D
Ah, nao. Tu és dos que quando nasceu já queria ir pá guarda!

Informem-se, são duas realidades muito diferentes.
::..Trafaria..::
 

*

andrefx

  • 69
  • +0/-0
Re: ingresso na PSP ou GNR??
« Responder #5 em: Julho 18, 2010, 01:30:47 pm »
Concorri a 3 concursos publicos até agora o que achei mais dificil foi o dos RSBL, para mim a qualidade vê-se pelo grau de exigencia e pelo menos nas provas que realizei até agora achei o RSBL mto mais dificl pelo menos a nivel fisico. Quanto a psp ou gnr penso que é basicamente a mesma coisa, o tipo de trabalho é identico o salario também.  A nivel salarial ainda o melhor é GP mas depende do gosto de cada um. Cumprimentos.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: ingresso na PSP ou GNR??
« Responder #6 em: Julho 18, 2010, 03:03:19 pm »
Citar
Quanto a psp ou gnr penso que é basicamente a mesma coisa, o tipo de trabalho é identico o salario também.
Vá, nao enganes as pessoas...
Admito que nao conheças nem uma força nem outra, de resto só esse desconhecimento te permite dizeres o que disseste.
Mas se deres uma volta pelo forum da GNR rapidamente concluirás que boa parte daquela gente teima em querer transformar aquela força numa especie de PSP ou de algo à imagem da PSP... alguma razão existirá para isso ... e não será por serem basicamente a mesma coisa, porque obviamente nao são.

Como disse e insisto: informem-se.
::..Trafaria..::
 

*

pxcastro

  • 276
  • +0/-0
Re: ingresso na PSP ou GNR??
« Responder #7 em: Julho 18, 2010, 03:06:50 pm »
Citação de: "Trafaria"
Citação de: "pxcastro"
GNR sempre. Mais facilidades nas colocações e uma escolha de funções muito maior.
hahaha ..... chumbaste nas provas da psp, nao foi?  :D
Ah, nao. Tu és dos que quando nasceu já queria ir pá guarda!

Informem-se, são duas realidades muito diferentes.

A resposta para a sua conversa está na diferença do número de candidatos que concorrem às duas instituições.
A GNR deve ter 90% ou mais do território nacional, sob sua jurisdição. Logo isso dá mais facilidades de colocações.
Isto que falei é o básico. Já nem falo, no que leva para lá muita gente:
Unidade de intervenção
 -GIOE
 -GIOP
 -GIC
 -GIPS
 -CIESS;
NIC;
USHE;
UNT;
UCC;
UCF;
SEPNA;
PIR;
Grupo Especial de Montanha;
Banda de GNR;
Missões.

Chega?
Quanto factos não há argumentos. E o facto é que a grande maioria das pessoas, preferem a GNR.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: ingresso na PSP ou GNR??
« Responder #8 em: Julho 18, 2010, 03:09:14 pm »
Quais factos?

Eu que sou policia quase há 20 anos e tenho um irmão na guarda há 22 ainda nao sei qual é a melhor.
Congratulo-te pelas tuas certezas...
::..Trafaria..::
 

*

pxcastro

  • 276
  • +0/-0
Re: ingresso na PSP ou GNR??
« Responder #9 em: Julho 18, 2010, 03:20:28 pm »
Citação de: "Trafaria"
Quais factos?

Eu que sou policia quase há 20 anos e tenho um irmão na guarda há 22 ainda nao sei qual é a melhor.
Congratulo-te pelas tuas certezas...
Obrigado.
 

*

andrefx

  • 69
  • +0/-0
Re: ingresso na PSP ou GNR??
« Responder #10 em: Julho 18, 2010, 04:42:46 pm »
Citação de: "Trafaria"
Citar
Quanto a psp ou gnr penso que é basicamente a mesma coisa, o tipo de trabalho é identico o salario também.
Vá, nao enganes as pessoas...
Admito que nao conheças nem uma força nem outra, de resto só esse desconhecimento te permite dizeres o que disseste.
Mas se deres uma volta pelo forum da GNR rapidamente concluirás que boa parte daquela gente teima em querer transformar aquela força numa especie de PSP ou de algo à imagem da PSP... alguma razão existirá para isso ... e não será por serem basicamente a mesma coisa, porque obviamente nao são.

Como disse e insisto: informem-se.

A minha opinão é de alguém que está por fora do meio. Alias até vou mais longe para mim as 2 forças deveriam ser fundidas numa só, porque têm basicamente as mesmas funçoes e para facilitar a circulação de informação, juntar o que as 2 policias tem de melhor seria o ideal.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: ingresso na PSP ou GNR??
« Responder #11 em: Julho 18, 2010, 05:57:27 pm »
Policia única, esquema dual, ou múltiplo (como o nosso), são apenas sistemas… e ainda está para nascer o gajo que consiga dizer objectivamente qual é o melhor.
A Grécia juntou a sua “GNR” à sua “PSP” e criaram para lá um sarilho que nunca mais se entendem. Na Belgica (um pais do tamanho do aletejo) idem, mas juntaram-lhe tb a “PJ” lá do sitio… e as coisas complicaram-se de tal maneira que há quem defenda que se volte atrás.
Mas outros casos há onde as coisas correram melhor …

Eu sou favorável a uma solução próxima da Policia Nacional (e única), mas francamente já defendi essa solução com mais entusiasmo do que actualmente.
::..Trafaria..::
 

*

numisife

  • 107
  • +0/-0
Re: ingresso na PSP ou GNR??
« Responder #12 em: Julho 18, 2010, 08:55:56 pm »
Fundir as duas forças parece-me uma utopia, a confusão seria imensa e o actual sistema que temos parece-me melhor que uma força única. Não se esqueçam que o comandante geral da gnr é um general do exército, estariamos a falar em juntar três e não dois poderes distintos. Os oficiais da gnr formados na academia ainda só têm o posto de major, penso que quando a gnr tiver o seu próprio corpo de oficiais generais as coisas fiquem melhores dentro da instituição. Será sempre, digo eu, uma força militar, mas com imensas diferenças quando isso for alcançado. Essa ideia que foi falada de transformar um pouco a instituição a imagem da psp será então atingida, não sei a que se refere o colega, mas tenho também a ideia de que a gnr precisa,em certos aspectos, de "copiar" a psp. Quanto ao numero de candidatos que concorrem as duas forças, de que a gnr tem mais pessoas a concorrer que a psp, penso que a justificação apresentada, de que as pessoas preferem a gnr, não passará por aí mas sim pelas habilitações, aliás mesmo na psp já se notou um aumento dos candidatos este ano devido as pessoas que concluíram o 12º através do programa novas oportunidades e coisas do genero. Para além disso, grande parte das pessoas que concorrem, não fazem a mínima ideia da diferença entre as duas instituições e qualquer uma lhes serve, só não concorrem também a psp porque não têm habilitações para tal. Outro factor que no meu entender terá grande peso, serão as colocações, nem toda a gente está dísponivel para trabalhar em lisboa anos a fio sem que possa ir para perto de casa, mas este aspecto em nada tem a ver com uma força ser melhor que a outra. Discutir qual a melhor das forças, quanto a mim é uma discussão vazia e os fundamentos até agora apresentados mostram isso mesmo. Penso que esta discussão terá todo o interesse se as diferenças entre as duas instituições forem apresentadas e então cada um possa fazer o seu julgamento, radicalismos nunca serviram para nada, muito menos para que saia algo de interessante numa discussão.


Cumprimentos.
 

*

militar03

  • Membro
  • *
  • 181
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: ingresso na PSP ou GNR??
« Responder #13 em: Julho 18, 2010, 09:22:08 pm »
Citação de: "numisife"
Fundir as duas forças parece-me uma utopia, a confusão seria imensa e o actual sistema que temos parece-me melhor que uma força única. Não se esqueçam que o comandante geral da gnr é um general do exército, estariamos a falar em juntar três e não dois poderes distintos. Os oficiais da gnr formados na academia ainda só têm o posto de major, penso que quando a gnr tiver o seu próprio corpo de oficiais generais as coisas fiquem melhores dentro da instituição. Será sempre, digo eu, uma força militar, mas com imensas diferenças quando isso for alcançado. Essa ideia que foi falada de transformar um pouco a instituição a imagem da psp será então atingida, não sei a que se refere o colega, mas tenho também a ideia de que a gnr precisa,em certos aspectos, de "copiar" a psp. Quanto ao numero de candidatos que concorrem as duas forças, de que a gnr tem mais pessoas a concorrer que a psp, penso que a justificação apresentada, de que as pessoas preferem a gnr, não passará por aí mas sim pelas habilitações, aliás mesmo na psp já se notou um aumento dos candidatos este ano devido as pessoas que concluíram o 12º através do programa novas oportunidades e coisas do genero. Para além disso, grande parte das pessoas que concorrem, não fazem a mínima ideia da diferença entre as duas instituições e qualquer uma lhes serve, só não concorrem também a psp porque não têm habilitações para tal. Outro factor que no meu entender terá grande peso, serão as colocações, nem toda a gente está dísponivel para trabalhar em lisboa anos a fio sem que possa ir para perto de casa, mas este aspecto em nada tem a ver com uma força ser melhor que a outra. Discutir qual a melhor das forças, quanto a mim é uma discussão vazia e os fundamentos até agora apresentados mostram isso mesmo. Penso que esta discussão terá todo o interesse se as diferenças entre as duas instituições forem apresentadas e então cada um possa fazer o seu julgamento, radicalismos nunca serviram para nada, muito menos para que saia algo de interessante numa discussão.



falaste bem... mas acho que que oficiais da GNR o limite é coronel.. e há alguns.... de resto resumiste bem as diferenças!!!


Cumprimentos.
 

*

numisife

  • 107
  • +0/-0
Re: ingresso na PSP ou GNR??
« Responder #14 em: Julho 18, 2010, 09:35:38 pm »
Penso que estejas equivocado. Neste momento, saídos da academia,oficiais da gnr, apenas há major. Quanto ao limite ser coronel, estás equivocado também, irá ser alcançada a patente de major-general e tenente-general, no caso da gnr não tens é o posto/patente de general e marechal-general.
Essas patentes serão atingidas quando deixarem que sejam atingidas!!!

Essas patentes, leia-se, acima de major.