Substituição P-3

  • 127 Respostas
  • 40063 Visualizações
*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Maio 26, 2008, 05:37:50 pm »
Na minha opiniao, os P3 deviam ser modernizados e nao subtituidos! Porque não aplicar nalguns deles AWACS? Acho o mais sensato...

Modernizar todos eles. E pegar num ou dois e instalar AWACS.

*

beachboy

  • 7
  • +0/-0
Outras alternativas...
« Responder #16 em: Maio 26, 2008, 07:43:04 pm »
Se o Typhoonman me permitir, eu gostaria de completar a sua frase referindo que só no Iraque, os P-3C já completaram mais de 5 000 horas de voo.
O P-8 (baseado no comercial 737) é a proposta da Boeing para colmatar a lacuna que a Lockeed Martin deixou ao fechar a linha de produção do P-3.
Eu gostaria de ver Portugal envolvido num projecto europeu. Especialmente se parte da sua produção ou desenvolvimento tiver lugar cá.
Os UAV´s são caros, mas posso dizer-lhe que existe desenvolvimento em Portugal.
Ainda respondendo ao PereiraMarques, é verdade...existem essas possibilidades, mas não creio que sejam muito viáveis nos tempos que correm. Repare, os alemães trocaram os atlantique por P-3C e os próprios britânicos estão a considerar deixar os nimrod devido ao elevado preço da sua re-estruturação para o modelo MRA4 e adquirir P-3C.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #17 em: Maio 27, 2008, 02:04:51 am »
Caro beachboy, os britânicos possuem grandes problemas com a sua frota de Nimrod, fugas de combustivel etc...
Eles estao a pensar adquirir P-3C?
 

*

beachboy

  • 7
  • +0/-0
eu compreendo-o!
« Responder #18 em: Maio 27, 2008, 01:03:19 pm »
A minha reacção foi igual à sua, mas é verdade! Se bem que me custe acreditar que acabem por tomar a decisão de adquirir P-3C. Até porque não sei até que ponto existem P-3C à venda no momento. Também devo acrescentar que esta informação tem algum tempo, pelo que os britânicos já devem ter tomado uma decisão sobre o desenvolvimento do projecto.
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #19 em: Maio 27, 2008, 01:11:48 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "LuisC"
operarem aeronaves P-3 ou da mesma geração

JLRC, também devemos considerar os Breguet Atlantic (França e Itália) e, mesmo os Hawker Nimrod (RU) :wink: .


Bom, pondo a questão dessa maneira, se todos os países europeus se comprometessem a comprar um hipotético Airbus MP (provavelmente derivado do A 330), então talvez o projecto fosse viável, caso contrario irão todos para o P-8 Poseidon.
 

*

bokaido

  • 56
  • +0/-0
Então e os C-295
« Responder #20 em: Julho 28, 2008, 04:15:41 pm »
Não é suposto 5 dos novos C-295 serem na versão de patrulha marítima? Presumo q sejam mt diferentes dos Orion mas n se destinam à mesma função?

   Ainda em relação à modernização dos Orion, vale a pena gastar dinheiro a instalar novos radares e sensores numa estrutura antiga? Qts mais anos é q eles vão aguentar, 10 ou 15?

   Desconheço as capacidades reais do nosso país na área da vigilância e segurança (prioritariamente marítima, claro) mas, não podem ser empregues nessa função aviões como os R-99?
Ó Estrela, queres cometa?
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
(sem assunto)
« Responder #21 em: Julho 28, 2008, 09:54:15 pm »
Citação de: "bokaido"
Não é suposto 5 dos novos C-295 serem na versão de patrulha marítima? Presumo q sejam mt diferentes dos Orion mas n se destinam à mesma função?
Afirmativo, cinco dos 12 C-295M encomendados à EADS-CASA serão destinados à missão de Vigilância Marítima, ou VIMAR. A missão de Vigilância Marítima tem especificidades algo diferentes das missões de Patrulha Marítima, Luta Anti-Submarina e Luta Anti-Superfície dos P-3P/C Orion. Por exemplo, enquanto os Orion possuem armamento ao seu dispôr, os C-295M Persuader não são armados.


Citação de: "bokaido"
Ainda em relação à modernização dos Orion, vale a pena gastar dinheiro a instalar novos radares e sensores numa estrutura antiga? Qts mais anos é q eles vão aguentar, 10 ou 15?
Não se pode dizer que os 5 P-3C adquiridos à Marinha Real Holandesa sejam estruturas antigas, muito longe disso. As suas células estão em muito bom estado e possuem muitos milhares de horas de voo disponíveis. E por conseguinte, sim, vale a pena investir esse dinheiro no programa CUP Plus.


Citação de: "bokaido"
Desconheço as capacidades reais do nosso país na área da vigilância e segurança (prioritariamente marítima, claro) mas, não podem ser empregues nessa função aviões como os R-99?

O C-295M Persuader é um excelente aparelho para a missão que irá cumprir ao serviço da Força Aérea Portuguesa (FAP). Não nos esqueçamos que a FAP precisava de uma aeronave que pudesse cumprir as missões de transporte táctico e vigilância marítima, e não de um aparelho especializado como o R-99. :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

bokaido

  • 56
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Julho 29, 2008, 12:04:54 am »
Charlie Jaguar, obrigado pelos esclarecimentos :wink:

   Parece que afinal compensa manter os Orion, e que a compra dos C-295 até foi correcta.
   A maioria queixou-se da escolha do avião EADS em detrimento do Spartan mas tb não me pareceu um mau negócio, ainda por cima nos tempos que correm.
Ó Estrela, queres cometa?
 

*

beachboy

  • 7
  • +0/-0
correcção sobre os persuader
« Responder #23 em: Julho 29, 2008, 03:08:48 pm »
Caro amigo Charlie Jaguar, permita-me fazer uma pequena correcção! O persuader tem capacidade para transportar misseis e torpedos! Para isto conta com seis pontos fixos nas asas.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
(sem assunto)
« Responder #24 em: Julho 29, 2008, 04:11:58 pm »
Independentemente das correcções não está previsto que CASA C-295 para a FAP possua qualquer tipo de armamento! :twisted:
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
(sem assunto)
« Responder #25 em: Julho 29, 2008, 06:57:36 pm »
Citação de: "beachboy"
Caro amigo Charlie Jaguar, permita-me fazer uma pequena correcção! O persuader tem capacidade para transportar misseis e torpedos! Para isto conta com seis pontos fixos nas asas.

Sim, é verdade. O que eu quis dizer anteriormente é que os C-295MSA/MPA Persuader da FAP não serão armados, como complementou o amigo Raphael, e não que o aparelho não tem possibilidade de carregar armamento. Expressei-me de forma deficiente, peço desculpa. :wink:

Ao serviço da FAP, os Persuader apenas carregarão nos pontos fixos um farol de busca (como mostra a imagem), e talvez algum depósito de combustível se houver a necessidade de aumentar o raio de busca em missão VIMAR ou SAR.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

beachboy

  • 7
  • +0/-0
nova correcção!
« Responder #26 em: Julho 29, 2008, 07:14:54 pm »
Sim, é verdade caro camarada! Mais acrescento que o nosso C-295 poderá ser equipado com os pod´s ALQ-131 nesses pontos fixos nas asas. Não sei se isto será extensível áqueles destinados à missão VIMAR.
Outro abraço.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
(sem assunto)
« Responder #27 em: Julho 29, 2008, 08:18:05 pm »
Citação de: "beachboy"
Sim, é verdade caro camarada! Mais acrescento que o nosso C-295 poderá ser equipado com os pod´s ALQ-131 nesses pontos fixos nas asas. Não sei se isto será extensível áqueles destinados à missão VIMAR.

Afirmativo, o pod empastelador de frequências AN/ALQ-131(V) também poderá ser usado pelos C-295M quando tal for preciso. Todas as aeronaves tácticas terão a possibilidade de usar dois destes pods de contramedidas electrónicas em pilones sob as asas, ao exemplo do que já sucede com os C-130.

Não está previsto qualquer tipo de armamento em ambas as versões do C-295M. Contudo, ambas as versões terão provisões completas de auto-protecção. Para isso a FAP irá adquirir três equipamentos DASS (Defensive Aid SubSystem) composto pelo RWR SPS-1000(V)5 da Elisra, o MWS AN/AAR-54 da Northrop Grumman e o CDS AN/ALE-47 da BAe, que poderão ser mudados de aeronave para aeronave conforme as necessidades.  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #28 em: Agosto 28, 2008, 09:53:05 am »
Citar

P-3 Recovery Plan Tries to Keep the Fleet in the Air

The USA’s aging aircraft problem spans a number of fleets, from aerial tankers, to fighters, to tactical transports. One may argue, however, that its most severe problem lies with its fleet of Lockheed Martin P-3 maritime patrol aircraft. Not only was the global P-3 fleet produced between 1962-1990, the aircraft have often been flown at low altitudes in a salt-spray environment. This is not a recipe for aircraft health.

Rear Adm. Holmes’ 2005 interview confirms the seriousness of the situation. The US Navy keeps retiring aircraft, and is trying to hang on until its P-8A Poseidon/ BAMS UAV successors are fielded. That is proving to be difficult, to the point that Boeing is reportedly being asked to speed up P-8 production and fielding. Meanwhile, the P-3 Recovery Plan is part of a range of efforts designed to keep the P-3s in the air. A pair of contracts over the last week provide a glimpse into the program’s scope:


http://www.defenseindustrydaily.com/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #29 em: Junho 23, 2009, 09:10:32 am »
Citar
MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL

Gabinete do Ministro

Despacho n.º 14096/2009

A Lei de Programação Militar (LPM), aprovada pela Lei Orgânica
n.º 4/2006, de 29 de Agosto, prevê a concretização da medida «Capacidade de operações aéreas ASW/ASUW, EW, C2 e ISTAR».

A referida medida inclui a modernização de cinco aeronaves P -3C,
tendo sido celebrado, neste contexto, em 6 de Setembro de 2007, entre o
Estado Português e a empresa americana Lockheed Martin Corporation, o
contrato para a modernização de cinco aeronaves Lockheed P -3C Orion,
o qual entrou em vigor em 21 de Dezembro de 2007.

Atento o disposto na cláusula 21.ª do referido contrato, que prevê
a criação de uma missão de acompanhamento e fiscalização, que
representa o Estado para efeitos de execução do referido contrato,
sua composição, competências e modo de funcionamento, determino
o seguinte:

1 — É criada a Missão de Acompanhamento e Fiscalização (MAF)
do Programa de Modernização de 5 Aeronaves P -3C, titulado pelo
contrato para a modernização de cinco aeronaves Lockheed P -3C
Orion, celebrado em 6 de Setembro de 2007, entre o Estado Português
e a Lockheed Martin Corporation, adiante designada por
fornecedor.

[...]


 :arrow: http://dre.pt/pdf2sdip/2009/06/119000000/2449824500.pdf