Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan

  • 69 Respostas
  • 19139 Visualizações
*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan
« Responder #15 em: Julho 01, 2019, 06:11:35 pm »
Acho que há 2 tipos de mísseis que precisaríamos. Um para substituir os LAW como um sistema mais leve e de baixo custo e em grandes quantidades, portátil e operado por apenas um soldado, e outro mais complexo, para ser usado tanto por soldados apeados, como para ser utilizados em diversos tipos de veículos.


Para os descartaveis a melhor opção (para mim) seria a RPG americana, que pode disparar todos os projecteis da RPG-7 que se arranjam ao preço do lixo nos paises de Leste.
Fora isso, o AT4, ALAC, Carl Gustav M4, Matador.
 :-P
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan
« Responder #16 em: Julho 01, 2019, 06:28:28 pm »
Acho que há 2 tipos de mísseis que precisaríamos. Um para substituir os LAW como um sistema mais leve e de baixo custo e em grandes quantidades, portátil e operado por apenas um soldado, e outro mais complexo, para ser usado tanto por soldados apeados, como para ser utilizados em diversos tipos de veículos.

Tópico interessante; até se pode dividir em 3 categorias para trocarmos impressões: "1 disparo, deitar fora" (tipo MBT LAW, etc), o de "recarregar" (tipo Carl Gustaf M4) e os "verdadeiros" ATGM , para uso por soldados e para viaturas (MMP, SPIKE, etc)...

     
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan
« Responder #17 em: Julho 01, 2019, 11:39:24 pm »
Eu diria que o Carl Gustaf é essencial. É na prática um canhão portátil que pode ser usado para diversas funções e detrimento dos mísseis mais caros usados pelos SPIKE e equivalentes. Arriscaria dizer que até poderia ser utilizado a partir de navios menos armados, como o caso de NPOs e lanchas, com o objectivo de conferir algum poder de fogo assimétrico.

MBT LAW ou semelhantes também me parecem mais adequados especialmente para forças especiais, nomeadamente os Paras. Sistemas que também possam ser utilizados a partir do interior de edifícios se necessário, relativamente baratos e fáceis de transportar.

Por fim, entraríamos nos sistemas "topo de gama", mais caros, mais pesados e que requerem um suporte, mas que apresentam outras vantagens como o alcance. O caso do Spike é bastante apelativo, não só tem provas dadas, como tem inúmeras versões que com certeza se adequariam para diversos cenários. O NLOS é uma delas. Outro aspecto interessante, é poder ser adoptado tanto para soldados, como para veículos e até lançadores para meios navais.

Neste último caso, há que saber o que se pretende equipar com estes mísseis. Algo que me faz confusão é haver queixas da falta de uma versão anti-carro nas Pandur, quando existe uma solução lógica e de duplo-uso nas torres da Rafael RCWS 30. Equipadas com mísseis Spike são muito superiores a qualquer Pandur II equipado com um lançador TOW convencional, o atirador encontra-se protegido dentro do veículo e não sendo necessário o uso de mísseis anti-tanque, o veículo continua armado com uma torre para combate à infantaria.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan
« Responder #18 em: Julho 02, 2019, 10:59:24 am »
C90



+

Carl Gustav M4



+

MMP



Ficávamos servidos nas próximas décadas.
« Última modificação: Julho 02, 2019, 11:00:47 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan
« Responder #19 em: Julho 02, 2019, 01:26:32 pm »
É só trocar o C90 pelo ALAC ou AT4 e por mim está tudo bem...
 :-\
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan
« Responder #20 em: Julho 02, 2019, 03:08:52 pm »
É só trocar o C90 pelo ALAC ou AT4 e por mim está tudo bem...
 :-\

O C90 seria o substituto do LAW, ora o que se quer é algo leve para ser usado pelos Atiradores e nesse item nada bate C90. Segundo consta, a PA usa o C90, é perguntar a quem de direito se o mesmo cumpre ou não.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan
« Responder #21 em: Julho 02, 2019, 03:40:29 pm »
É só trocar o C90 pelo ALAC ou AT4 e por mim está tudo bem...
 :-\

O C90 seria o substituto do LAW, ora o que se quer é algo leve para ser usado pelos Atiradores e nesse item nada bate C90. Segundo consta, a PA usa o C90, é perguntar a quem de direito se o mesmo cumpre ou não.


Não me estava a referir ás capacidades do mesmo, provavelmente o C90 será bastante capaz.
Era mais o facto de mais uma vez colocarmo-nos na situação de depender dos vizinhos do lado para fornecerem armamento....
O ALAC brasileiro é basicamente uma "copia" do AT4 mas mais barato.
 :(
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan
« Responder #22 em: Julho 02, 2019, 04:38:06 pm »
É só trocar o C90 pelo ALAC ou AT4 e por mim está tudo bem...
 :-\

O C90 seria o substituto do LAW, ora o que se quer é algo leve para ser usado pelos Atiradores e nesse item nada bate C90. Segundo consta, a PA usa o C90, é perguntar a quem de direito se o mesmo cumpre ou não.


Não me estava a referir ás capacidades do mesmo, provavelmente o C90 será bastante capaz.
Era mais o facto de mais uma vez colocarmo-nos na situação de depender dos vizinhos do lado para fornecerem armamento....
O ALAC brasileiro é basicamente uma "copia" do AT4 mas mais barato.
 :(

Sendo Brasileiro, tenho as minhas dúvidas em relação a isso.

O AT4 tem quase o dobro do peso e quem anda a palmilhar mato com tudo e mais um par de botas é mau.

Depender? Mas tu já dependes de tudo e todos, ou pensas que hoje em dia a manutenção nossos meios mais avançados é feita integralmente no seio das Forças Armadas?!

Um exemplo disso são os nossos CC, que são mantidos pelas empresas alemãs e não pelo Exército Português.

Também dependes ao nível da formação, etc.

Comprar uns milhares de C90 na versão que defendo seria o mal o menos, já que os mesmos são descartáveis tal como o LAW.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan
« Responder #23 em: Janeiro 13, 2020, 03:44:13 pm »
Rafael Demonstrates SPIKE SR Unique Capabilities

Rafael recently demonstrated the uniquely lethal capability of the short-range SPIKE SR precision-guided missile in a series of tests in the Negev Desert, the company announced on 13 January.


SPIKE SR has been designed to be transported and operated by a single soldier, providing powerful stand-off anti-armour capability at the squad and platoon level. (Photo: Rafael)

An electro-optically shoulder-fired guided missile designed for infantry use, SPIKE SR is the smallest and lightest member of Rafael’s growing SPIKE family. Weighing only 10kg and featuring a stand-off range of 2,000m, the weapon is currently in use with the armed forces of several nations, including members of NATO. The entire SPIKE family is now operational in 34 nations, with more than 33,000 rounds delivered and as many as 45 different platforms integrated, including attack helicopters, ground vehicles and marine vessels.

Designed as a portable, fully disposable munition, SPIKE SR carries a powerful high explosive anti-tank (HEAT) warhead, combined with a frontal precursor for defeating explosive reactive armor (ERA) tiles. During the most recent demonstration, operators hit targets at ranges up to 2,000m, with impressive armor penetration results.

"[SPIKE SR] proved to be as lethal as other large-calibre missiles, with great agility for the warfighter due to its light weight, as well as its ability to act rapidly within six seconds from cold start, engaging fast moving targets, highly-demanded capabilities in today's warfare,” commented Gal Papier, Director of Marketing and Business Development for Rafael’s Precision Tactical Weapon Systems directorate.

https://www.monch.com/mpg/news/land/6591-rafael-spike-sr-unique-capabilities.html

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan
« Responder #24 em: Janeiro 13, 2020, 03:59:26 pm »
Por este andar o Spike consegue substituir todas as armas anti-tanque das forças armadas com as suas diferentes variantes e plataformas de lançamento! Já havia lançador único montado em tripé e montado em veículo, havia também os lançadores múltiplos, como o lançador duplo das RWS/RCWS, tem versão naval... só faltava a versão "shoulder mounted", e aqui está ela!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan
« Responder #25 em: Janeiro 13, 2020, 04:03:42 pm »
Por este andar o Spike consegue substituir todas as armas anti-tanque das forças armadas com as suas diferentes variantes e plataformas de lançamento! Já havia lançador único montado em tripé e montado em veículo, havia também os lançadores múltiplos, como o lançador duplo das RWS/RCWS, tem versão naval... só faltava a versão "shoulder mounted", e aqui está ela!

eu acho que era uma excelente escolha, e para todas as forças de infantaria fossem do Exército/Marinha/FA.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan
« Responder #26 em: Janeiro 13, 2020, 04:15:49 pm »
10 kg de peso, 2 km de alcance não está mau não senhor.
 :-P
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan
« Responder #27 em: Janeiro 13, 2020, 04:19:32 pm »
Pois não, só falta saber o preço. Talvez seja demasiado caro para substituir na totalidade os LAW, contra soft targets e edificações, mas como arma anti-carro pura, parece-me excelente e permitia uniformizar o fornecedor deste tipo de arma.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan
« Responder #28 em: Janeiro 13, 2020, 04:34:51 pm »
Citar
the price is around 80,000 € per missile and 400,000 € per launch unit

https://en.wikipedia.org/wiki/Talk:Spike_(ATGM)

Saudações
« Última modificação: Janeiro 13, 2020, 04:36:48 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan
« Responder #29 em: Janeiro 13, 2020, 04:56:54 pm »
Citar
the price is around 80,000 € per missile and 400,000 € per launch unit

https://en.wikipedia.org/wiki/Talk:Spike_(ATGM)

Saudações

The unit cost of the Spike SR has not been published, but is believed to be approximately $75 000. By comparison, a single example of the competing Raytheon FGM-148 Javelin has a unit cost in excess of $174 000. As of late 2019, the Spike SR is still being manufactured and marketed by Rafael

http://www.military-today.com/missiles/spike_sr.htm

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!