ForumDefesa.com

Serviços Secretos => Serviços de Informações e Inteligência => Tópico iniciado por: P44 em Fevereiro 02, 2006, 08:57:59 am

Título: Sócrates cria nova secreta à margem da lei, diz Visão
Enviado por: P44 em Fevereiro 02, 2006, 08:57:59 am
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=213112 (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=213112)

Sócrates cria nova secreta à margem da lei, diz Visão

O primeiro-ministro José Sócrates estará a criar um novo núcleo de serviços de informação, sob a direcção de Júlio Pereira, secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa, noticia hoje a revista Visão.

Esse núcleo restrito de análise e produção de informações, já tem funcionamento no edifício da Presidência do Conselho de Ministros, na Rua Gomes Teixeira, refere a revista na sua edição de hoje, com o titulo de capa «A Secreta oculta de Sócrates».
De acordo com a Visão, este núcleo «indicia a existência de uma secreta paralela, uma espécie de serviço privado do chefe de Governo, actuando à margem da lei e de qualquer escrutínio do Conselho de Fiscalização, eleito pelo Parlamento».
A actual legislação não prevê que o secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP), actualmente Júlio Pereira, tenha uma estrutura própria de pesquisa e produção de informações.
Segundo a Visão, a actividade do grupo restrito, a trabalhar para o gabinete de Júlio Pereira, que responde directa e politicamente perante o primeiro-ministro, é exclusiva do SIS (Serviço de Informações de Segurança) e do SIED (Serviço de Informações Estratégicas de Defesa).
O SIS e o SIED são os únicos com competência para pesquisar e tratar informações ultraconfidenciais, classificadas como segredo de Estado.
Em causa, escreve a Visão, podem estar os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, já que o novo modelo não tem cobertura formal nem jurídica.
Ainda que a trabalhar limitada e informalmente, para melhorar a eficácia dos serviços e dar apoio ao responsável do SIRP, a acção daquele núcleo contraria o espírito da lei, adianta a revista semanal.
O artigo da Visão indica também que o «embrião da nova secreta faz parte de um plano ambicioso, que tem sido mantido no segredo dos deuses».
De acordo com a Visão, o objectivo final, já delineado, passa, a médio prazo, pela fusão das três actuais secretas, as duas civis (SIS e SIED) e a militar (DIMIL - Divisão de Informações Militares), num único serviço de informações.
A revista adianta que alguns dos departamentos, como o financeiro já estão em fase adiantada de integração.
O Governo, segundo a Visão, prepara-se para avançar com a transferência das «secretas» para um pólo único, de alta segurança, o qual poderá ficar instalado na Ameixoeira, na zona do Lumiar, em Lisboa, em antigas instalações militares, que, aliás, já estão em obras.
Neste momento, a questão que se coloca é complexa do ponto de vista jurídico, pois a lei de regulamentação do funcionamento dos serviços encontra-se por aprovar há cerca de um ano e meio.
A Visão refere que o Governo e Júlio Pereira continuam a trabalhar no assunto mas que para já ainda não há nenhum documento definitivo.
A situação não é desconhecida do novo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que de acordo com a Visão, terá certamente uma palavra a dizer a partir de 9 de Março, data em que toma posse, pois a lei obriga a que seja «especialmente informado».
Contactado pela Visão, Júlio Pereira não se mostrou disponível para prestar qualquer tipo de esclarecimento.
A revista escreve também que «em tempo de cortes orçamentais, as secretas têm um aumento de 25%», o que pode indiciar a estratégia governamental de reforçar ou remodelar este sector.

Diário Digital / Lusa
02-02-2006 7:41:00
Título:
Enviado por: Rui Elias em Fevereiro 02, 2006, 01:46:42 pm
A ser verdadeira a notícia da VISÃO, acho o caso gravíssimo.

Uns serviços de informações em qualquer estado de direito deve servir os interesse do Estado, na linha de proteger e defender contra ameaças, e não servir os interesse do Governo, porque aí as funções passariam a ser confundidas com as de uma polícia política.

Estado e Governo não são a mesma coisa.

Acho que tudo isto merece um esclarecimento.
Título:
Enviado por: TOMKAT em Fevereiro 02, 2006, 06:10:56 pm
O governo já se apressou a desmentir a notícia.
O PSD e o PCP já manifestaram a intenção de pedirem inquéritos parlamentares.

A Visão por sua vez reafirma o que escreveu e diz que vai continuar com a investigação sobre o caso, considerando naturais os desmentidos.

Ainda estamos na fase dos desmentidos, mas em política... não costuma haver fumo sem fogo,... e algum empolamento jornalistico de casos, que ás vezes, nem o chegam a ser.

Não é a primeira vez que se houve falar na fusão das 3 secretas portuguesas.
Título:
Enviado por: Yosy em Fevereiro 02, 2006, 06:57:48 pm
A fusão das 3 secretas é um erro. Já foi tentado noutros países e foi desastroso porque a parte militar e civil começam a competir uma com a outra e só dá problemas.
Título:
Enviado por: Nuno Bento em Abril 26, 2006, 12:23:03 am
Citação de: "Yosy"
A fusão das 3 secretas é um erro. Já foi tentado noutros países e foi desastroso porque a parte militar e civil começam a competir uma com a outra e só dá problemas.


Sis ; Siedm e .... :?:
Título:
Enviado por: Lightning em Abril 26, 2006, 08:50:17 pm
Citação de: "Nuno Bento"
Citação de: "Yosy"
A fusão das 3 secretas é um erro. Já foi tentado noutros países e foi desastroso porque a parte militar e civil começam a competir uma com a outra e só dá problemas.

Sis ; Siedm e .... :?:


 :censurado: é secreto
Título:
Enviado por: Yosy em Abril 27, 2006, 09:49:18 pm
Citação de: "Nuno Bento"
Citação de: "Yosy"
A fusão das 3 secretas é um erro. Já foi tentado noutros países e foi desastroso porque a parte militar e civil começam a competir uma com a outra e só dá problemas.

Sis ; Siedm e .... :?:


Sorry, enganei-me  ;)
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Abril 27, 2006, 10:25:16 pm
A 3ª é a DIMIL - Divisão de Informações Militares, ex-DINFO - Divisão de Informações
Título:
Enviado por: NotePad em Abril 27, 2006, 11:51:44 pm
...
Título:
Enviado por: Yosy em Abril 28, 2006, 04:55:20 pm
Citação de: "PereiraMarques"
A 3ª é a DIMIL - Divisão de Informações Militares, ex-DINFO - Divisão de Informações


Pensava que essa já tinha acabado - que tinha sido absorvida pelo SIEDM.
Título:
Enviado por: Lightning em Abril 28, 2006, 08:04:24 pm
Citação de: "NotePad"
Acho muito bem feito esta fusão, actualmente temos 3 agencias na mesma area a gastar $$ e recursos humanos a triplicar, e fazer nao se sabe bem o que. Assim juanta-se tudo e cria-se 1 agencia muito mais eficiente. digo eui...


E você gostava com certeza de saber o que é que eles fazem? Então não servia para nada.  :lol:

Não é bem na mesma area porque o SIS é informações internas (Portugal) e o SIEDM é informações externas (outros paises), a Dimil não sei.
Título:
Enviado por: quintanova em Março 18, 2008, 11:41:16 pm
Já é uma sorte esses senhores conseguirem acabar um Soduku (ou lá como se chama), quanto mais o trabalho que deviam... Cruz Credo. Trabalho? Foge!
Título:
Enviado por: RicP em Março 19, 2008, 05:08:41 pm
Cá para mim a "Visão" anda a ter visões...

 c34x
Título:
Enviado por: jmg em Março 21, 2008, 09:24:17 am
Bem enquanto o SIEDM recolhia informação estratégica até do ponto de vista militar (Orçamentos de estado reservados para a defesa, tipos de investimentos feitos no sector da defesa, pesquisa e desenvolvimento científico na área da defesa, acordos multi ou bilaterais em matéria de defesa.....) a DIMil dedica-se à recolha de informações tácticas ou operacionais (Organização de grandes unidades, estado de prontidão, estado de preparação, mobilização, aumento do numero de exercícios realizados....).