Recrutamento sis

  • 17 Respostas
  • 14036 Visualizações
*

Patriot

  • Membro
  • *
  • 69
  • +1/-0
Recrutamento sis
« em: Fevereiro 23, 2019, 02:26:50 am »
Boa noite pessoal! Sem me querer alongar muito sobre o assunto, estive nas provas do último recrutamento/admissão no sis para o cargo de técnico auxiliar de investigação (julgo ser assim o nome do cargo).
Infelizmente morri na praia, não fui chamado para os exames médicos que eram a penúltima prova antes da entrevista final.
Pelas minhas contas, não muito erradas, estaríamos pouco mais de 50 candidatos aptos antes dos médicos, e sei de fonte segura que entraram à volta de 20 candidatos para o curso.
Sei também que não chumbei em nenhuma prova, fiquei sim sem uma nota suficiente para estar dentro do grupo dos selecionados para frequentar o curso. Isto já foi em finais de outubro inicios de novembro.
A minha duvida é, para o pessoal que está dentro do aSISunto, poderei ainda porventura ter ficado em algum tipo de base de dados/lista de espera/standby durante por exemplo seis meses ou algo parecido, e posso ainda ser chamado caso voltem a fazer novo curso breve, isto visando a instituição não ter que fazer toda uma panóplia de provas como as que foram feitas durante meses?
A esperança é a ultima a morrer, e no caso sei que não entrei não por ter chumbado ou sido eliminado mas porque os outros foram melhores do que eu, resta-me apenas a consolação de saber que fiquei nos 50 que estavam aptos a entrar para o sis, mas em termos práticos não me serve de nada.
Desde já obrigado, cumprimentos
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Recrutamento sis
« Responder #1 em: Fevereiro 23, 2019, 03:19:20 pm »
Como concorreste ou foste chamado?
 

*

Patriot

  • Membro
  • *
  • 69
  • +1/-0
Re: Recrutamento sis
« Responder #2 em: Abril 03, 2019, 02:31:47 pm »
Boas! Tanta gente aqui no fórum (do SIS) a falar do SIS não há por aí ninguém que me consiga dar uma palavra sobre o que escrevi?!

Cumprimentos
 

*

equalizer22

  • Membro
  • *
  • 8
  • +1/-0
Re: Recrutamento sis
« Responder #3 em: Abril 04, 2019, 01:25:59 pm »
Caro Patriot,

Nunca estive em nenhum recrutamento do SIS ou SIED, mas conheço uma pessoa que tal com tu chegou aos últimos 50. Pelo o que ele  me disse na altura, 25 deles avançavam para estágio de 1 ano, salvo erro, e os outros 25 ficavam como substitutos. Portanto, o tempo que deves ficar na lista de reserva deve ser o mesmo que a duração do referido estágio. Quanto a estares ainda disponível para seres chamado para um novo concurso não tenho mesmo noção da resposta.

Não é muita coisa mas espero ter ajudado.
 

*

equalizer22

  • Membro
  • *
  • 8
  • +1/-0
Re: Recrutamento sis
« Responder #4 em: Abril 04, 2019, 02:05:16 pm »
Já agora, fizeste candidatura espontânea?
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Recrutamento sis
« Responder #5 em: Abril 09, 2019, 11:25:03 am »
Onde são publicados os concursos do SIRP? E como posso segui-los?
Vocês candidataram-se em concursos ou enviaram CV espontâneo?
 

*

equalizer22

  • Membro
  • *
  • 8
  • +1/-0
Re: Recrutamento sis
« Responder #6 em: Abril 10, 2019, 02:45:32 pm »
Onde são publicados os concursos do SIRP? E como posso segui-los?
Vocês candidataram-se em concursos ou enviaram CV espontâneo?

Camuflage, devido à natureza sensível do que se faz nos serviços de informações não existe maneira de acompanhares os concursos. As únicas formas de prestar provas é enviando candidatura espontânea e aguardar que te chamem ou então tens de ser recrutado por alguém dos serviços. Sei que algumas vezes eles publicaram anonimamente no jornal e as pessoas nem sabiam ao que se estavam a candidatar pelo que nunca saberás.

Mas lá está, não tenho qualquer experiência nos serviços de informações, apenas suposições. Espero ter ajudado.
 

*

Patriot

  • Membro
  • *
  • 69
  • +1/-0
Re: Recrutamento sis
« Responder #7 em: Abril 12, 2019, 10:20:14 am »
Já agora, fizeste candidatura espontânea?

Sim. Obrigado 👍🏻
 

*

equalizer22

  • Membro
  • *
  • 8
  • +1/-0
Re: Recrutamento sis
« Responder #8 em: Abril 18, 2019, 11:48:56 am »
Já agora, fizeste candidatura espontânea?

Sim. Obrigado 👍🏻

Que tipo de provas te fizeram?
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Recrutamento sis
« Responder #9 em: Abril 19, 2019, 12:55:38 pm »
Já agora, fizeste candidatura espontânea?

Sim. Obrigado 👍🏻

Usaste algum CV em particular ou o modelo europeu?
 

*

FR6

  • Membro
  • *
  • 2
  • +0/-0
Re: Recrutamento sis
« Responder #10 em: Abril 20, 2020, 11:35:44 am »
Por curiosidade, alguém tem ideia dos requisitos que os SIS valorizam?
.
Sou licenciado em Direito, mas experiência profissional, infelizmente, nenhuma.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Recrutamento sis
« Responder #11 em: Abril 20, 2020, 05:49:45 pm »
Fazem poucos concursos, normalmente dissimulados de anúncios de empresas ou serviços ou para determinadas funções que à partida e aparentemente nada têm as ver com serviços secretos, pedindo pessoas com certas características, conhecimentos e habilitações... Só numa fase bem avançada do processo é que informam o candidato da finalidade daqueles procedimentos pelo que a maioria nem chega sequer a sonhar que esteve a fazer provas e entrevistas para o SIS.
Mas há outras formas mais directas de entrar. Há uns anos entrou para o SIS um colega meu por ser talvez a unica pessoa dos nossos serviços públicos que dominava bem uma determinada língua, havendo urgência, foi convidado, e já estando no publico o processo resumiu-se a uma simples transferência de serviço. Há imensos casos desses.
::..Trafaria..::
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Recrutamento sis
« Responder #12 em: Abril 20, 2020, 07:10:38 pm »
Concordo. O domínio de línguas deve ser determinante. Mandarim, russo, árabe...
Talvez alguma experiência militar...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

FR6

  • Membro
  • *
  • 2
  • +0/-0
Re: Recrutamento sis
« Responder #13 em: Abril 25, 2020, 07:58:07 pm »
Obrigado pela atenção.
.
Pois, tendo em conta o organismo, faz todo o sentido que os concursos assim sejam.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Recrutamento sis
« Responder #14 em: Abril 29, 2020, 10:40:11 pm »
Fazem poucos concursos, normalmente dissimulados de anúncios de empresas ou serviços ou para determinadas funções que à partida e aparentemente nada têm as ver com serviços secretos, pedindo pessoas com certas características, conhecimentos e habilitações... Só numa fase bem avançada do processo é que informam o candidato da finalidade daqueles procedimentos pelo que a maioria nem chega sequer a sonhar que esteve a fazer provas e entrevistas para o SIS.
Mas há outras formas mais directas de entrar. Há uns anos entrou para o SIS um colega meu por ser talvez a unica pessoa dos nossos serviços públicos que dominava bem uma determinada língua, havendo urgência, foi convidado, e já estando no publico o processo resumiu-se a uma simples transferência de serviço. Há imensos casos desses.

Em 2015, fui convocado para prestar provas em Lisboa, numa faculdade e o processo foi tudo menos secreto.

Por outros motivos, não fui em frente, mas quem sabe um dia.