Substituição dos Lynx

  • 735 Respostas
  • 184236 Visualizações
*

ruben lopes

  • Membro
  • *
  • 132
  • +0/-0
Substituição dos Lynx
« em: Maio 28, 2008, 02:50:48 pm »
Qual é que acham que devia ser o substituto do heli Westland Lynx? Era bom haver novos helis para serem usados depois no NAVPOL (quando o tivermos daqui a 10 anos! :evil:
A melhor opção deveria ser um heli maior, que talvez era melhor a versão NFH do NH-90.
ruben lopes
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20060
  • Recebeu: 2926 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 28, 2008, 03:16:34 pm »
Há 4 Merlim preparados para serem usados no NavPol.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8510
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 28, 2008, 05:44:03 pm »
Em relação ao Lynx, procure ler o que é dito sobre esse programa no que para mim é um excelente blogue militar "Defence of The Realm".
Eu confesso que tinha alguma pedilecção por essa plataforma, mas a realidade parece ser bem diferente.
As predilecções devem ser baseadas em factos e menos em publicidade - contra mim falando.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 485
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +13/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 28, 2008, 06:05:44 pm »
Citação de: "Luso"
Em relação ao Lynx, procure ler o que é dito sobre esse programa no que para mim é um excelente blogue militar "Defence of The Realm".
Eu confesso que tinha alguma pedilecção por essa plataforma, mas a realidade parece ser bem diferente.
As predilecções devem ser baseadas em factos e menos em publicidade - contra mim falando.


 Cuidado com o "Defence of The Realm", é de facto um bom blogue (está inclusivamente nos meus favoritos) mas tem a particularidade de achar que todas (ou quase todas) as decisões efectuadas pelo MOD Britânico são por defeito uma "M#$%$#" (Mera  :wink: ) o que até nem é verdade. Mais especificamente sobre o Lynx o Blogue tem a mania de comparar o custo total por unidade do programa "Future Lynx" com o "Unit Cost Production" de um Blackhawk  Norte Americano e dizer que este ultimo seria uma data de vezes mais barato de adquirir pela RAF, o que não só não é verdade como demonstra uma certa dose de desconhecimento...
 O Lynx é uma boa plataforma com provas dadas, mas o seu futuro está em causa devido a um "Budget Crunch" do MOD Britânico.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8510
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 28, 2008, 07:59:55 pm »
Sintra, é verdade que eles tendem a malhar muito no MOD. Se há razão para tal ou não aí já não me quero meter. Os argumentos que daí retiro dão que pensar, como o custo, o desempenho em temperaturas elevadas, a capacidade de transporte e a disponibilidade. Mas isso é apenas o que leio. Longe de mim dizer que isso é definitivo.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 485
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +13/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 28, 2008, 09:01:43 pm »
Citação de: "Luso"
Sintra, é verdade que eles tendem a malhar muito no MOD. Se há razão para tal ou não aí já não me quero meter. Os argumentos que daí retiro dão que pensar, como o custo, o desempenho em temperaturas elevadas, a capacidade de transporte e a disponibilidade. Mas isso é apenas o que leio. Longe de mim dizer que isso é definitivo.


 Completamente de acordo Luso.
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Maio 29, 2008, 08:16:44 pm »
Acho o Black Hawk um bom candidato! Mas os Eurocopter Dauphin e o Cougar tambem nao era maus :roll:

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #7 em: Maio 29, 2008, 08:26:24 pm »
Não tem logica adquirir o BlackHawk(neste caso seria o SeaHawk) visto ir-mos ter NH-90 no Exército na sua versão TTH, pode-se optar pela versão naval do NH-90, o NH-90NFH.
 

*

ruben lopes

  • Membro
  • *
  • 132
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Maio 29, 2008, 09:12:23 pm »
ESTOU TOTALMENTE DE ACORDO, TYPHONMAN. :G-Ok:  :G-beer2:  :G-beer2:
ruben lopes
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #9 em: Maio 29, 2008, 09:23:45 pm »
Typhonman escreveu:
Citar
não tem logica adquirir o BlackHawk(neste caso seria o SeaHawk) visto ir-mos ter NH-90 no Exército na sua versão TTH, pode-se optar pela versão naval do NH-90, o NH-90NFH.
Nas duas B.Dias não eragrande impedimento. Nas V. da Gama iam-se gastar muitos Euros para as adaptar.
Na minha opinião pessoal, a marinha só vai ter novos helicópteros quando as duas classes existentes forem abatidas. Dúvidas???


nonameboy escreveu:

Citar
Acho o Black Hawk um bom candidato! Mas os Eurocopter Dauphin e o Cougar tambem nao era maus

 Qual o modelo do Eurocopter? O SH 70 não cabe lá, e o Cougar também não.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Maio 29, 2008, 09:52:49 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
nonameboy escreveu:
Citar
Acho o Black Hawk um bom candidato! Mas os Eurocopter Dauphin e o Cougar tambem nao era maus
Qual o modelo do Eurocopter? O SH 70 não cabe lá, e o Cougar também não.


Se o EH-101 cabe... Talvez eles tambem caibam... :?

Estou a falar do ultimo modelo do Cougar! EC725

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Maio 29, 2008, 09:59:05 pm »
O EH-101 não cabe.
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Maio 29, 2008, 10:02:05 pm »
:arrow:
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Há 4 Merlim preparados para serem usados no NavPol.

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Maio 29, 2008, 10:05:03 pm »
Oops!
Como estávamos a falar da subtituição do Lynx, assumi que o LFS se estava a referir às fragatas.
 

*

JMM

  • 89
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Maio 29, 2008, 10:56:09 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Typhonman escreveu:
Citar
não tem logica adquirir o BlackHawk(neste caso seria o SeaHawk) visto ir-mos ter NH-90 no Exército na sua versão TTH, pode-se optar pela versão naval do NH-90, o NH-90NFH.

Nas duas B.Dias não era grande impedimento. Nas V. da Gama iam-se gastar muitos Euros para as adaptar.
Na minha opinião pessoal, a marinha só vai ter novos helicópteros quando as duas classes existentes forem abatidas. Dúvidas???


Antes que me comecem a bater deixem-me desde já dizer que também acho que a Marinha só vai ter helicópteros novos quando o meu filho de 2 anos entrar para a Universidade, na melhor das hipóteses... :twisted:

Já repararam que se as coisas correrem como planeado, Portugal vai ter que suportar 4 cadeias logísticas diferentes para hélis (EH-101, Lynx, NH-90, héli ligeiro para a FA e UALE)? Pelo menos um deles podia e devia "ir à vida" e a escolha natural é o Lynx, essencialmente porque é o mais antigo e aquele que existe em menor número. A escolha para o substituir também me parece óbvia, o NH-90, por vários motivos:

a) Já vamos ter a cadeia logística por causa do UALE.

b) É state-of-the-art e bastante mais capaz que o Lynx

c) As Bartolomeu Dias podiam ser facilmente convertidas. Aliás, a Bélgica e a Holanda estão a fazer isso mesmo.

d) Nas VdG o trabalho não seria tão simples, mas também não me parece que fosse assim tão complicado. Afinal, onde cabem 2 Lynx cabe de certeza um NH-90. Mesmo que o MLU das VdG incluísse uns radares de controlo de tiro melhorados e um VLS MK-41 com ESSM (mais uma vez "wishful thinking"), o lançador óctuplo podia sempre ir para a vante onde até já está reservado espaço desde o início, certo? (corrijam-me nisto se estiver enganado)

Portanto aqui fica a sugestão: adquiram-se 5 NH-90 depois dos MLU das fragatas e da entrega do primeiro lote para o Exército, i.e., com entrega lá para 2015/6 (por essa altura os Lynx vão ter mais de 20 anos).

P.S.- Eu tenho que deixar de fumar certas coisas que me dão alucinações... :rir: