F-35A Lightning II na FAP

  • 408 Respostas
  • 25090 Visualizações
*

JohnM

  • Especialista
  • ****
  • 958
  • Recebeu: 519 vez(es)
  • Enviou: 316 vez(es)
  • +80/-25
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #405 em: Hoje às 07:06:22 pm »
O Gripen faz o mesmo que o F16 e é da mesma geração. E se estamos a falar de uma questão de motores, o que vale ao F35 ter um se não o pode usar em pleno, além de levar 36 horas a desmontar? o Rafale tem dois e leva 75 minutos a desmontar cada um. Mas enfim, siga o F35, gripens e seus muchachos...  ::)



Saudações

P.S. Dois caças significam duas linhas de logística. Se não faz sentido para aviões de treino, de transporte, muito menos para caças.

https://www.airforce-technology.com/projects/f-16v-viper-fighting-falcon-multi-role-fighter/



P.S. Para a solução F35, preferia o complemento do Leonardo M346. Fazia treino, intercepção no espaço continental, etc. Mas é só uma opinião.  :-P



Espero que não esteja a ser incluído no "grupinho"  :mrgreen: mesmo não sendo  propriamente fã do Gripen, no entanto dado o desprezo que o poder politico devotou às FA durante décadas tenho que frisar alguns pontos:

1- Baixo custo de manutenção deixaria verba para comprar munições decentes (estou a pensar nos misseis meteor, no míssil antinavio RBS-15, qiçá até mesmo o stormshadow).

2- outro risco é o seu elevado custo operational e necessidades de manutenção especiais do F-35 (reparação do revestimento stealth por meio de projetores laser num edifício construído para o propósito) Tenho receio que os compremos por uma questão de imagem, e não por realismo custo beneficio face ás possibilidades financeiras do país para depois os encostar num armazém a seguir como foi com os Leos, (com as tradicionais e inevitáveis canibalizações).

3- Au acho que comprar o F-35 constitui um maior risco operacional considerando que Portugal é o ultimo país europeu a substituir os seus caças e tem mais inercia em o fazer. Neste momento a maior parte da sua mais-valia está no facto que é stealth. Se surgir algum desenvolvimento futuro que negue esta vantagem (mais rapido de desenvolver um sensor que um caça) o F-35 não tem mais pontos fortes que lhe valham. Por outras palavras, se o F-22 perdesse a sua capacidade stealth hoje continuaria ainda assim ser o melhor caça do mundo por uma larga margem. O mesmo será verdade para o FCAS, tempest e os NGAD (USAF+USN). O F-35 não tem esta polivalência.

4- às vezes mais vale um caça barato que pode ser operado a partir de uma garagem do que os ter inutilizados no solo, especialmente para um país barateiro, sujeito a decisões populistas e sem planeamento de futuro como o nosso.

Resumindo, não é o avião que quero para Portugal mas é o avião que vejo realisticamente a ser operado com elevados níveis de disponibilidade e com tolerância para ser maltratado pelos donos  :mrgreen:.
Três pontos rápidos:
1.   Dizer que a única vantagem do F-35 é ser stealth é absolutamente errado. O F-35 tem um nível de integração de sensores absolutamente único, e proporciona uma vantagem tão grande em termos de situational awareness e guerra eletrónica, que é por vezes apelidado de mini-AWACS. Não há absolutamente nada de 4ª geração que chegue nem perto.

2.   Dizer que é um risco sermos os últimos a operar não faz sentido nenhum, pelo contrário, sendo os últimos, já nos vamos integrar numa cadeia logística bem estabelecida. Qualquer aeronave tem problemas de manutenção e disponibilidade no início da sua vida e o F-35 não é exceção. Os israelitas, por exemplo, têm atingido taxas de operacionalidade de 90% na operação em Gaza…

3.   Para ficarmos na 4ª geração, mais vale ficarmos com o F-16V, que não é em nada inferior ao Gripen e não implica estabelecer uma nova infraestrutura logística.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva, Subsea7

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +41/-827
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #406 em: Hoje às 07:22:53 pm »
Nao me interpretem mal...maioria dos paises europeus e falo só a nivel europeu que é onde estamos localizados paises como Alemanha, suica, Holanda,grecia, entre outros já ha muito que optaram por esta plataforma, nao penso que Portugal está a fazer mal...é um excelente vector, que dá outras soluções e que é altamente sofisticado portanto portanto obviamente que peca por tardio....
Mas ha que aguardar e ver se no meio militar se ouve algum comentario acerca desta noticia...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

saabGripen

  • Perito
  • **
  • 584
  • Recebeu: 102 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +274/-303
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #407 em: Hoje às 08:32:48 pm »
O cavok é  conhecido por ser tanga por isso perguntei


O CEMFA podia perfeitamente ser um dos nossos colegas aqui no Forum.

O CEMFA declarou que, na opinião dele, ele acharia fixe que o F-35 pudesse vir a ser o substituto do F-16.
É como o presidente da CP declarar que gostava de ter o TGV de França porque dá 500km/h. Quando sabemos que aqui só vai poder circular a 250.

Gostava de ter é diferente de bater o dinheiro.

Interessante é a "abertura" demonstrada para acreditar no CAVOK quando normalmente aqui nem se quer ouvir falar de Brasileiros.

Para mim é impensável investir 5.5Mil Milhões sem um concurso com vários concorrentes.
Com um peso alto atribuido a contrapartidas.

A contrapartida do F-35 é passarmos a fazer parte da:    Lockheed Martin Bitch Consortium.
« Última modificação: Hoje às 08:33:58 pm por saabGripen »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18215
  • Recebeu: 5500 vez(es)
  • Enviou: 5874 vez(es)
  • +7131/-9517
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #408 em: Hoje às 09:04:24 pm »
Não sei se já está cá mas..
..https://www.cavok.com.br/portugal-confirma-aquisicao-de-cacas-f-35-lightning-ii-para-substituir-frota-de-f-16
epah epah, será?

Mas o meu instinto diz-me que assim que a guerra na Ucrânia acabar vão andar no ram ram durante anos até este plano inicial ser bastante reduzido. Estou a achar muita fruta. Ainda ontem o Ramalho Eanes veio dizer na TV que os F-16 não têm "foguetes" suficientes para 2 missões. O que me leva a suspeitar que vai ser como os leos, vieram porque alguem tinha o rabo a arder e depois da imagem reparada (dos M60 pararem avariados a meio de uma parada), passado algum tempo foram para um armazém apodrecer. Eu não quero ser velho do restelo por favor covençam-me do contrário.  :mrgreen:

Não é ser velho do Restelo,  é ser realista e pragmático.

Quando já se viu como este país funciona, é ver para crer como São Tomé

Até lá não acredito em NADA
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas