Caminho a percorrer para conseguir chegar aos DAE?

  • 6 Respostas
  • 1291 Visualizações
*

Byaura

  • Membro
  • *
  • 3
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +0/-0
Caminho a percorrer para conseguir chegar aos DAE?
« em: Janeiro 23, 2023, 04:54:46 pm »
 Boas! Tenho 18 anos e estou ainda a acabar o secundário. Gostava de seguir o ramo da Marinha e tirar curso de oficial com especialização em fuzileiro. Gostava de saber se este caminho dá para chegar aos DAE de alguma forma ou se preciso de um caminho especifico.
Sei que alguns se vão rir, vou ser gozado, e se por ventura disser isto na escola naval vou ser comido vivo. Tenho noção que ser DAE não é pensar que a tropa é call of duty, simplesmente tenho este objetivo e gostava de algum esclarecimento ou de ajuda de como lá chegar!
Qualquer ajuda é bem-vinda, obrigado!
« Última modificação: Janeiro 23, 2023, 07:30:33 pm por Byaura »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 3876
  • Recebeu: 2530 vez(es)
  • Enviou: 2052 vez(es)
  • +5701/-2760
Re: Caminho para percorrer para conseguir chegar aos DAE?
« Responder #1 em: Janeiro 23, 2023, 05:07:57 pm »
Boas! Tenho 18 anos e estou ainda a acabar o secundário. Gostava de seguir o ramo da Marinha e tirar curso de oficial com especialização em fuzileiro. Gostava de saber se este caminho dá para chegar aos DAE de alguma forma ou se preciso de um caminho especifico.
Sei que alguns se vão rir, vou ser gozado, e se por ventura disser isto na escola naval vou ser comido vivo. Tenho noção que ser DAE não é pensar que a tropa é call of duty, simplesmente tenho este objetivo e gostava de algum esclarecimento ou de ajuda de como lá chegar!
Qualquer ajuda é bem-vinda, obrigado!

Ter motivação por algo e lutar por isso nunca pode ser motivo a  gozo. Só se for por palermas. Deve ter os objetivos e manter o foco, por muito que isso custe nas várias fases para lá chegar. Depois é como se diz, "se fosse fácil estavam ....... outros".
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Byaura

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Caminho a percorrer para conseguir chegar aos DAE?
« Responder #2 em: Janeiro 23, 2023, 11:20:23 pm »
No DAE também há oficiais, mas sendo um grupo de reduzida dimensão não é de admirar se esse número for reduzido.

Pode começar por ter como objectivo ser oficial fuzileiro, que é o que temos informação disponível, depois durante o precurso dessa formação concerteza receberá mais informações sobre o DAE especificamente, pois os seus oficiais de algum lado vieram.

Não me admirava que os oficiais do DAE fossem os melhores (ou os melhores em determinadas áreas), dos respectivos cursos.

Por isso, aplicação, foco, concentração, no máximo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Byaura

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Caminho a percorrer para conseguir chegar aos DAE?
« Responder #3 em: Janeiro 24, 2023, 11:55:27 am »
No DAE também há oficiais, mas sendo um grupo de reduzida dimensão não é de admirar se esse número for reduzido.

Pode começar por ter como objectivo ser oficial fuzileiro, que é o que temos informação disponível, depois durante o precurso dessa formação concerteza receberá mais informações sobre o DAE especificamente, pois os seus oficiais de algum lado vieram.

Não me admirava que os oficiais do DAE fossem os melhores (ou os melhores em determinadas áreas), dos respectivos cursos.

Por isso, aplicação, foco, concentração, no máximo.

Citar
Os Cursos de Ingresso na Carreira  permitem o ingresso nos Quadros Permanentes (QP's) da Marinha na classe de Oficial.

Para a comunidade em geral a Escola Naval oferece cursos de:
Mestrado Integrado nas especialidades de:
     - Marinha;
     - Fuzileiros;
     - Medicina Naval, em associação com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Cursos de 2 ciclos (Licenciatura + Mestrado(*)) nas especialidades de:
 - Engenheiros Navais, ramos de Mecânica;
 - Engenheiros Navais, ramo de Armas e Eletrónica;
 - Administração Naval.
 
Para os  militares da Marinha, que pretendam ingressar na classe de oficiais, oferece-se uma Licenciatura em Tecnologias Militares Navais.

À uns anos só havia duas vagas por curso de Oficial Fuzileiro, será que se mantém?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Caminho a percorrer para conseguir chegar aos DAE?
« Responder #4 em: Janeiro 24, 2023, 12:00:03 pm »
Boas! Tenho 18 anos e estou ainda a acabar o secundário. Gostava de seguir o ramo da Marinha e tirar curso de oficial com especialização em fuzileiro. Gostava de saber se este caminho dá para chegar aos DAE de alguma forma ou se preciso de um caminho especifico.
Sei que alguns se vão rir, vou ser gozado, e se por ventura disser isto na escola naval vou ser comido vivo. Tenho noção que ser DAE não é pensar que a tropa é call of duty, simplesmente tenho este objetivo e gostava de algum esclarecimento ou de ajuda de como lá chegar!
Qualquer ajuda é bem-vinda, obrigado!

Em primeiro lugar, sê bem vindo ao fórum.
Concentra-te em entrar na Academia porque a competição será feroz, depois concentra-te em acabar com uma boa média e depois disto tudo se ainda tiveres força de vontade/motivação é fazeres o COEMAR para poderes entrar para o DAE.

 :arrow: https://escolanaval.marinha.pt/pt/ensino_web/mestradosintegrados/Paginas/fuzileiros.aspx
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Byaura

*

Byaura

  • Membro
  • *
  • 3
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: Caminho a percorrer para conseguir chegar aos DAE?
« Responder #5 em: Março 25, 2024, 05:43:00 pm »
:arrow: https://escolanaval.marinha.pt/pt/ensino_web/mestradosintegrados/Paginas/fuzileiros.aspx

Voltando ao tópico que criei há 1 ano, o objetivo continua o mesmo mas, com um impasse.
No site da marinha, dizem que o curso irá ser descontinuado;
Citar
METRADO INTEGRADO
Este curso encontra-se em processo de descontinuação, não admitindo mais alunos.
A minha dúvida é, vai ser permanentemente descontinuado ou é temporário?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Caminho a percorrer para conseguir chegar aos DAE?
« Responder #6 em: Março 26, 2024, 12:08:46 am »
Vai deixar de ser Mestrado Integrado para ser Licenciatura e Mestrado. No âmbito da acreditação dos cursos do ensino superior, e considerando a prática europeia, chegou-se à conclusão que os Mestrados Integrados são apenas para áreas científicas em que a formação de base deve ser longa (Medicinas, Engenharias, Arquitetura, etc.).

A Licenciatura já está aprovada, com um ramo comum entre Marinha e Fuzileiros. É expectável que os Mestrados deêm a especilização num ou noutro ramo.

https://si.a3es.pt/sia3es/page?stage=ConsultaPublicaProcesso&processID=173