Desfile 10 de Junho

  • 226 Respostas
  • 91837 Visualizações
*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 888
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +25/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #15 em: Maio 17, 2007, 03:49:17 pm »
Citar
Ninguém referiu os militares de forma desrespeitosa.

Não estou a falar deste tópico. Infelizmente, é uma situação frequente em várias mensagens que tratam as forças armadas com um escárnio e gozo que ultrapassam francamente a crítica social e legítima e entra num registo ofensivo, desnecessário e sem qualquer consequência positiva. Ou já se perguntou porque os militares e outras pessoas mais informadas vêm deixando de participar no fórum?  :wink:

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4582/-871
(sem assunto)
« Responder #16 em: Maio 17, 2007, 09:30:50 pm »
Citar
Esquecem-se que as aeronaves são pilotadas por pessoas. Grandes pessoas, diga-se. Para mim, brincar com essas coisas é falta de respeito. Como me dizia um militar, não se percebe como é que alguém que gosta tanto de assuntos militares mostra tanto desprezo pelos mesmos...

Bom.
Partindo do principio de que tal desfile será aqui em Setubal, eu deveria ficar indignado por haver quem quisesse que me caisse um helicóptero em cima ?

Num fórum de discussão discute-se
E num fórum de discussão aberto, tanto pode haver quem faz apreciações e análises mais cuidadas e tecnicamente mais correctas, como pode aparecer quem não sabe o que está a dizer.

É o que acontece num fórum aberto onde qualquer cidadão se pode inscrever e dizer de sua justiça.

Pessoalmente não tenho visto nenhum desprezo demonstrado por assuntos militares neste fórum.

Tenho visto, isso sim, comentários mais ou menos sarcásticos, que na maioria dos casos se explicam com muitos dos factos conhecidos e pela situação que afecta não só as  Forças Armadas como a sociedade em geral.

A situação não é boa, e por isso é natural que as pessoas falem, critiquem e digam de sua justiça, correndo naturalmente o risco de fazer apreciações injustas.

Ocorre o mesmo com o funcionalismo público.
Todos sabemos que funciona mal. Todos sabemos que presta serviços inadequados. Todos sabemos que uma parte dos funcionários não gosta do que faz e que está alí a "fazer o frete".
Todos sabemos isso.

Devemos calar o bico apenas porque é politicamente correcto não apontar o dedo?

Quantos funcionários públicos há, que trabalham por três?

Da mesma forma, também nas forças armadas há de tudo.
Ninguém pode ficar mais ou menos incomodado por neste forum dizermos que há coisas que não estão bem, porque estamos a generalizar.

Não acredito que haja quem não sabe que no meio de muitos que se desleixam, não continua a haver quem trabalha e se esforça (muitas vezes sem ter o reconhecimento que lhe é devido).

Isso acontece em todos os sectores da administração pública, e naturalmente também nas Forças Armadas.

Não vem nenhum mal ao mundo, se criticarmos quando houver que o fazer.

Ninguém!
Absolutamente ninguém pode estar acima do escrutínio das pessoas. Para periodos em que não se abria a boca, não fosse o senhor fulano ou sicrano ficar indignado, já tivemos 48 tristes anos.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 888
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +25/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #17 em: Maio 17, 2007, 10:17:36 pm »
Citar
Num fórum de discussão discute-se
E num fórum de discussão aberto, tanto pode haver quem faz apreciações e análises mais cuidadas e tecnicamente mais correctas, como pode aparecer quem não sabe o que está a dizer.
Se chama a discussão imaginar coisas a cair em cima de pessoas...  :?

Obviamente que não coloco em causa a liberdade dos membros para dizerem o que dizem. Fica ao critério de cada um. Se há quem leia as minhas mensagens e pense o contrário, pouco posso fazer. Naturalmente, comentários desses não me afectam particularmente.

No fundo, apenas começo a identificar-me com os que desistiram de participar (aliás, neste momento, se há uma questão que se me coloca é porque perdi o meu tempo a colocar uma notícia que pensei que poderia interessar a entusiastas que querem ver eventos militares...).  :?

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #18 em: Maio 18, 2007, 01:07:40 am »
Citação de: "Pedro Monteiro"
Citar
Ninguém referiu os militares de forma desrespeitosa.
Não estou a falar deste tópico. Infelizmente, é uma situação frequente em várias mensagens que tratam as forças armadas com um escárnio e gozo que ultrapassam francamente a crítica social e legítima e entra num registo ofensivo, desnecessário e sem qualquer consequência positiva. Ou já se perguntou porque os militares e outras pessoas mais informadas vêm deixando de participar no fórum?  :wink:

Cumprimentos,
Pedro Monteiro


Completamente de acordo consigo Pedro, quer neste post, quer nos 2 anteriores. Infelizmente há quem erre e não seja capaz de reconhecer o erro. É lamentável.
 

*

sturzas

  • Membro
  • *
  • 120
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Maio 18, 2007, 03:51:33 am »
Viva a todos:

Antes demais, e sem querer tomar "partido" pessoal, penso que o "camarada forista" Duarte não teve intenção de ferir ninguém ou, sequer alguém; limitou-se a utilizar o sarcasmo, para quantificar "uma" situação que se torna demasiadamente repetitiva em toda a nossa sociedade, em todos os aspectos que fazem parte da mesma.

O mal, está em "tudo o que supostamente nos deveria orientar", quer seja política, militar, religiosa, social, económica, etc. Este é um fórum aberto, com regras próprias, que considero aceitáveis. Também considero aceitável a liberdade de exteriorização de todos os membros participantes (dentro destas regras próprias) seja com sarcasmo, com ironia, com humor, com tudo aquilo que seja minimamente aceite para não ferir o próximo(s). Pacífico, na minha opinião.

"Assino" por baixo, o que escreveu o Papatango (à excepção do funcionário público que trabalha por três  :D ).

Caro "camarada forista" Pedro Monteiro, penso, na minha humilde existência, que os membros que não escrevem aqui, não o fazem, em primeira análise por opção. Imagine agora, e sendo este fórum, um canal de transmissão de informação/conhecimento aberto a quem queira participar, também poderá servir de meio condutor à análise do que se passa, do que se pensa. Sim porque não estamos sós, nós os registados (em cada 3 pessoas registadas, existem cerca de 7 incógnitos a ver o que escrevemos ou pensamos). A maioria de nós (95%) não tem vínculo com a instituição militar, logo está perfeitamente tranquilo, para escrever o que pensa. Eu já lá estive e tive que tomar a opção de poder pensar e exteriorizar, em vez de calar e engolir, certo tipo de situações impraticáveis.

É aqui que, sem dúvida, terei que concordar com o Pedro Monteiro. Acho curioso, por exemplo, o forista Miguel Machado (acho que era este o nome), tenha deixado de participar, por exemplo. Não só, dado ser Tenente-Coronel Pára-quedista (na Reserva), como colaborador da Revista Militar (penso que ainda o é?) e que poderia dar dinâmica às dúvidas, às conversas, às ilações que todos têm o direito de ter.

Dou o exemplo do Fórum 9 G's em que temos o forista "Pinho FAP", que é co-piloto (será já piloto-comandante?) nos Merlin da nossa Força Aérea, e que com todo o seu conhecimento e sapiência (dentro dos limites que a  Instituição Retrógada Militar o permite) tem proporcionado a todos os participantes desse Fórum, conhecimentos e registos práticos verdadeiramente espectaculares.

Em suma, penso que este Fórum deveria de ganhar mais conteúdo prático/técnico sobre as áreas de discussão que envolve, para que se passasse a discutir/trocar ideias/dar aprendizagem, de uma forma mais salutar.

Cumprimentos a todos
NA PAZ E NA VIDA... QUE RESERVA TÃO CALMA E TRANQUILA... MAS SE OUVIRES O TROAR DA GUERRA... ENTÃO IMITA O TIGRE...
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #20 em: Maio 18, 2007, 05:49:17 am »
Citação de: "sturzas"
Dou o exemplo do Fórum 9 G's em que temos o forista "Pinho FAP", que é co-piloto (será já piloto-comandante?) nos Merlin da nossa Força Aérea, e que com todo o seu conhecimento e sapiência (dentro dos limites que a  Instituição Retrógada Militar o permite) tem proporcionado a todos os participantes desse Fórum, conhecimentos e registos práticos verdadeiramente espectaculares.

Em suma, penso que este Fórum deveria de ganhar mais conteúdo prático/técnico sobre as áreas de discussão que envolve, para que se passasse a discutir/trocar ideias/dar aprendizagem, de uma forma mais salutar.

Cumprimentos a todos


Se o amigo sturzas conhece o 9G's saberá certamente relacionar o que acabou de referir com a "cultura" e "raison d'etre" do próprio forum, implantados desde o seu primeiro dia online, e sem algum desvio dessa conduta desde então.

Esse "pilar" tem feito com que o espaço evolua naturalmente e permite estabelecer outros horizontes que, esperamos, melhor sirvirão aqueles que se interessam pelo tema debatido.

No Forum Defesa a "cultura" é diferente. E isso não é problema, se é essa a vontade de quem idealizou este espaço. Pelo que tenho observado há muito, não existe qualquer tentativa por parte dos responsáveis para mudar seja o que for, pelo que presumo que seja este o tipo de nível e postura pretendido.

Acho que é uma pena porque, e já o disse várias vezes, sempre encontrei no FD um enorme potencial para "outros voos", mas não sei se quem-de-direito terá consciência disso ou se porventura, e muito simplesmente, não está interessado em aproveitá-lo (embora,e curiosamente, todos nós desejamos que a sociedade civil tenha uma visão mais acertada em relação às FAs... :)


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2355
  • Recebeu: 151 vez(es)
  • Enviou: 442 vez(es)
  • +617/-322
(sem assunto)
« Responder #21 em: Maio 18, 2007, 06:31:42 am »
Caros colegas foristas
Mas que grande controvérsia.. por um simples desleixo sarcástico da minha parte, julgo que inofensivo, talvez de mau gosto, mas feito sem tal intenção.

Há mais de 25 anos que sigo com muito interesse assuntos de defesa e das forças armadas, e tenho acompanhado, com muita atenção e preocupação, o desinteresse e abandono quase total das forças armadas por sucessivos governos, daí o meu sarcasmo e desprezo. É uma crítica válida, mas expressa talvez duma forma depropositada. Ninguém é perfeito.

Se adivinhasse que fossem levar isto com tanta seriedade e causar tanto transtorno, não o teria feito.

Voltemos ao debate sério dos assuntos de defesa e tentarei ter mais juizinho no futuro :N-icon-Axe:

Cumprimentos
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2485
  • Recebeu: 907 vez(es)
  • Enviou: 3128 vez(es)
  • +581/-75
(sem assunto)
« Responder #22 em: Maio 18, 2007, 10:24:08 am »
Citar
Se o amigo sturzas conhece o 9G's saberá certamente relacionar o que acabou de referir com a "cultura" e "raison d'etre" do próprio forum, implantados desde o seu primeiro dia online, e sem algum desvio dessa conduta desde então.

Esse "pilar" tem feito com que o espaço evolua naturalmente e permite estabelecer outros horizontes que, esperamos, melhor sirvirão aqueles que se interessam pelo tema debatido.

No Forum Defesa a "cultura" é diferente. E isso não é problema, se é essa a vontade de quem idealizou este espaço. Pelo que tenho observado há muito, não existe qualquer tentativa por parte dos responsáveis para mudar seja o que for, pelo que presumo que seja este o tipo de nível e postura pretendido.



Um post que devia ser alvo de uma reflexão e com o qual concordo.

O Pedro Monteiro reagiu um post em particular talvez porque o "copo" já está cheio de outros post's...

O preocupante é que se calhar não se importarem mesmo que "políticos" morram com um helicóptero no desfile.

O problema é que muitas contribuições no fórum têm uma forte motivação "política" e ainda por cima de franjas radicais, como nunca pensei ainda existir.

E como se pode ver na resposta de um moderador em outro post sobre "esquerdalha" nem os moderadores aqui são moderados...

Eu. pessoalmente, tento limitar a minha participação aqui a perguntas técnicas... tentar convencer alguém que a razão de não termos mísseis SPIKE não é o D. Miguel ter sido derrotado nas guerras liberais não é para mim...

O 9G, onde leio e aprendo mas não participo por falta de conhecimentos é outra coisa, o http://www.defesabrasil.com/forum/ também tem sido até agora... e sim , já sei, quem está mal muda-se...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

RAP1

  • 68
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Maio 18, 2007, 10:51:05 am »
Quais são os dois Batalhões do exercito que vão desfilar?
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4582/-871
(sem assunto)
« Responder #24 em: Maio 18, 2007, 10:53:52 am »
Devo concluir portanto que há quem ache que devemos começar a expulsar e a banir participantes... ?

Existem participantes que têm posicionamentos politicos, naturalmente.
Mas haverá alguém que não tenha um posicionamento político?

Quaisquer melhoras, e ideias sobre procedimentos a tomar, também são sempre bem vindos.
O Forumdefesa, é um fórum aberto, onde não é preciso o registo para ler o que está escrito.

Em meu entender, este fórum é um lugar onde as pessoas podem discutir temas militares, mas onde inevitavelmente se falará de tudo um pouco, como acontece em qualquer outro fórum.

Citação de: "p_shadow"
No Forum Defesa a "cultura" é diferente. E isso não é problema, se é essa a vontade de quem idealizou este espaço. Pelo que tenho observado há muito, não existe qualquer tentativa por parte dos responsáveis para mudar seja o que for, pelo que presumo que seja este o tipo de nível e postura pretendido.
Se achar por bem, pode propor mudanças.

Infelizmente fico com a ideia de que o que se propõe, prende-se com a restrição da liberdade que este fórum dá às pessoas para falar.

Quando se dá liberdade às pessoas para falar, inevitavelmente aparecem pessoas de todos os quadrantes e com todo o tipo de opiniões e pontos de vista, uns mais válidos que outros.

Dos fórums referidos anteriormente, um deles tem um enorme numero de pessoas expulsas e o outro não o conheço. Por isso se alguém tem sugestões, porque não as apresenta?
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Falcão

  • Administrador
  • *****
  • 399
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +12/-13
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #25 em: Maio 18, 2007, 01:03:37 pm »
Vamos deixar este tópico para o desfile de 10 de Junho.

Sugestões/Reclamações serão centralizadas neste novo tópico:

Sugestões/Reclamações
Cumprimentos
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #26 em: Maio 19, 2007, 05:14:54 pm »
Afinal quais são os meios que vão lá estar expostos?
Valerá a visita?
É que o ano passado no Porto foi uma desilusão, só os "vimos passar". Procurei ter contacto fisico com o material e o acesso foi-me barrado. Penso ser uma injustiça, nós contribuintes e Portugueses, sermos tão mal "recebidos" pelas nossas Forças Armadas!
Forças Armadas da qual fizemos parte, e material esse (algum , calro) que aprendemos a manuzear e cuidar, ver ser-nos interdito como se de leigos nos tratasse-mos.
Quem tiver mais informações, divulgue por favor!
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 888
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +25/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #27 em: Maio 19, 2007, 09:36:01 pm »
Nuno,

A minha sugestão é que chegues uma ou duas horas antes e te dirijas ao local de concentração dos meios. No 10 de Junho, bem como no desfile do 25 de Abril de 2004, eu estive no local a fazer alguns registos e não tive qualquer problema.  :)

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #28 em: Maio 30, 2007, 06:26:13 pm »
Citar
10 Junho: Cavaco Silva vai homenagear Forças Armadas em Setúbal

Lisboa, 30 Mai (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, vai,  pelo segundo ano consecutivo, homenagear as Forças Armadas no 10 de Junho,  em Setúbal, numa cerimónia em que participam efectivos dos três ramos.  

   O programa das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades  Portuguesa, que começa a 09 de Junho, foi hoje divulgado e prevê homenagens  a dois poetas, Manuel du Bocage, natural de Setúbal, e Sebastião da Gama,  o "poeta da Arrábida".  

   Também no dia 09 de Junho, Cavaco Silva dirige uma mensagem às comunidades  portuguesas espalhadas pelo Mundo.  

   Logo pela manhã de 10 de Junho, Cavaco Silva, que é, por inerência,  o Comandante Supremo das Forças Armadas, preside às cerimónias militares  e faz um discurso às tropas.  

   Há um ano, no Porto, o Chefe do Estado quis manifestar o seu "profundo  respeito" pelas Forças Armadas, lamentou que o papel da instituição militar  "nem sempre" seja reconhecido, defendendo que o Dia de Portugal deve servir  para a valorizar.  

   "Considero o dia 10 de Junho a data indicada para prestar homenagem  às instituições de maior relevo do país, onde, incontestavelmente, as Forças  Armadas possuem lugar de destaque", afirmou.  

   Depois da cerimónia militar, segue-se a sessão solene do Dia de Portugal,  em que Cavaco fará mais um discurso, no edifício do Porto de Setúbal.  

   No seu primeiro discurso do 10 de Junho, em 2006, o Presidente da República  pediu aos portugueses para não se resignarem face às dificuldades do país.  
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8527
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 682 vez(es)
  • +935/-7262
(sem assunto)
« Responder #29 em: Maio 30, 2007, 08:20:50 pm »
Citação de: "Lancero"
"Considero o dia 10 de Junho a data indicada para prestar homenagem  às instituições de maior relevo do país, onde, incontestavelmente, as Forças  Armadas possuem lugar de destaque", afirmou.


- Mas que brilhante raciocínio! :shock:
Aposto que nunca ninguém tinha pensado nisso!

Mas que bela surpresa é o nosso Presidente da República Cavaco Silva!
Consegue bater Sampaio.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...