Novo blindado 4x4

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Lusitan

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1035 em: Outubro 02, 2018, 12:58:06 pm »
Os croatas — esse potentado geográfico, económico e militar* — conseguiram arranjar fundos para transportar 162 M-ATV's. Certamente terão necessidades diferentes das nossas FFAA, tal como as suas necessidades no que concerne a FF justificam a posse de uma meia dúzia de CL-415 e de outra meia dúzia de Air Tractor. Deve ser uma cena cultural — não gostam de alugar, mas não se importam de receber donativos. Só pode!

* 56.000 km2, 4 milhões de habitantes, PIB de 61 mil milhões de USD.

Os croatas fazem fronteira com a Sérvia, um aliado russo, e com a República Srpska na Bósnia. Com as tensões a aumentarem naquela região, muito também por causa da Rússia, a Croácia torna-se um aliado importante para conter o avanço dos russos nos Balcãs, daí estas ajudas aos croatas.
 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1036 em: Outubro 02, 2018, 02:52:52 pm »
@mafets só me referi aos M-ATV porque era o veículo em discussão, mas mais me ajudas  ;)

As 'doações' foram feitas a quem quisesse arcar com os custos de transporte. Não vale a pena arranjar teorias sobre os perigos que afligem cada um. Simplesmente, segundo as chefias 'não havia necessidade' e segundo as finanças não havia guito. O que está a dar mesmo são Land Rover sem blindagem, pickups com umas placas blindadas manhosas e militares a operar metralhadoras de peito feito. É que até as chamadas repúblicas das bananas já evoluíram, só falta mesmo este "jardim à beira mar plantado".
« Última modificação: Outubro 02, 2018, 09:47:43 pm por NVF »
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1037 em: Outubro 02, 2018, 04:59:16 pm »
@mafets só me referi aos M-ATV porque era o veículo em discussão, mas mais me ajudas  ;)

As 'doações' forma feitas a quem quisesse arcar com os custos de transporte. Não vale a pena arranjar teorias sobre os perigos que afligem cada um. Simplesmente, segundo as chefias 'não havia necessidade' e segundo as finanças não havia guito. O que está a dar mesmo são Land Rover sem blindagem, pickups com umas placas blindadas manhosas e militares a operar metralhadoras de peito feito. É que até as chamadas repúblicas das bananas já evoluíram, só falta mesmo este "jardim à beira mar plantado".

As necessidades de armamento de cada país são aferidas com base em "teorias sobre os perigos que afligem cada um" e com as capacidades de cada um de pagar a factura dessas necessidades. Não existindo um perigo imediato visível, ninguém está disposto a pagar por armamento desnecessário nas "teorias que afligem cada um".
Nenhuma força militar se sustenta sem uma economia por trás. Sem o padeiro, sem o agricultor, sem o industrial, etc. não há criação de riqueza que sustente uma Defesa credível. Eu também gostava que os nossos militares tivessem o melhor equipamento, mas com a nossa economia de compadrios e baixa criação de riqueza TRIBUTÁVEL, quero que tenham o melhor equipamento possível. Ou isso ou então alguém  que pague os impostos por mim.
Sem um perigo iminente definido ou previsível no futuro próximo, não faz sentido andar a comprar M-RAPs (sim, sei que em determinados teatros de operações de alta intensidade, principalmente ao serviço da NATO podem ser necessários - mas um sistema de pooling da NATO pode ultrapassar esse problema sem termos de gastar tanto, e noutras operações os M-RAPs não me parecem necessários), F-35s, Apaches, etc. É importante ter uma defesa credível e manter as nossas obrigações internacionais. Mais importante que comprar brinquedos novos, é conseguir manter operacionais aqueles que temos e ir substituindo de acordo com as nossas possibilidades. Sem uma reforma da economia, andarmos a sonhar em comprar armamentos sofisticados e caros é enganarmos-nos sobre o verdadeiro problema das nossas Forças Armadas... a economia que as sustentam.
 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1038 em: Outubro 02, 2018, 09:53:06 pm »
Com o dinheiro que é disponibilizado para a Defesa todos os anos (mesmo tendo em conta as cativações), dava para fazer muito mais. O problema não são as doutrinas — nisso o nosso generalato sempre foi muito bom. Escrever é fácil! O estado da economia também não explica tudo. O que há é muitas negociatas e compadrio e, acima de tudo, uma estrutura militar completamente desfasada da realidade e do bom senso.
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1039 em: Outubro 03, 2018, 10:32:32 am »
Que tal fazermos contas ao dinheiro mal gasto? Podemos começar pelos Nh90 e os 126 milhões que custaram sem se ter nenhum em serviço. Ou seja, quanto material, homens ou treino dava este dinheiro esbanjado (ou só parte dele)?  http://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/os-milhoes-que-voaram=f806357

Citar
Portugal já gastou mais de 120 milhões com helicópteros que nunca receberá. Saiba tudo sobre este tema e conheça a história com 24 anos atribulados



Já agora, o Brasil vai ser "evadido" por quem para ter levado por exemplo lotes de M109 e CLAnf  dos EUA (os nossos fuzos andam de cabeça ao leu e fazem operações anfíbias de botes zebro, mesmo das unidades aliadas, como se viu na Lituânia)?

http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/10/exercito-ganha-dos-eua-em-doacao-50-blindados-de-guerra-usados.html

https://br.sputniknews.com/defesa/2018052511311242-eua-equipamentos-militares-exercito-brasileiro/

http://www.defesaaereanaval.com.br/exercito-recebera-mais-60-m109-a5-dos-eua/

https://www.marinha.mil.br/noticias/corpo-de-fuzileiros-navais-recebe-novo-modelo-de-carros-lagarta-anfibios

https://www.marinha.mil.br/noticias/corpo-de-fuzileiros-navais-recebe-novo-modelo-de-carros-lagarta-anfibios





Cumprimentos

P.S. Quanto é que já custaram os bancos cá ao burgo? 20 mil milhões? O mais curioso é que estão a distribuir crédito outra vez como quem dá aquela palha e depois estamos cá nos contribuintes para pagar a factura. É portanto um problema de "economia sustentável"...  ::) :-\

« Última modificação: Outubro 03, 2018, 10:39:28 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1040 em: Outubro 03, 2018, 12:15:07 pm »
Oh mafets o Brazil tem como vizinhos a Bolivia e a tão pacifica Venezuela...

Além de que tem provavelmente a maior "desculpa" de todas para uma escaramuça que é a Amazónia!

 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1041 em: Outubro 03, 2018, 02:59:54 pm »
Oh mafets o Brazil tem como vizinhos a Bolivia e a tão pacifica Venezuela...

Além de que tem provavelmente a maior "desculpa" de todas para uma escaramuça que é a Amazónia!

A Bolívia e a Venezuela vão "invadir" o Brasil por causa da Amazónia, acreditas nisso?   ??? O Morales e o Maduro nem capacidade têm para governar os respectivos países quanto mais arquitectar seja o que for contra outros (já para não falar nos problemas operacionais das forças armadas citadas). Este ultimo ainda andou uns tempos a falar na Guiana mas à medida que a crise vai deixando o país em ruínas perdeu o pio (nem com Temer no poder, passaram daqueles "protestos formais" contra a destituição).  Além disso, Forças Armadas ao nível das brasileiras, mesmo com os problemas conhecidos, por aquelas bandas só o Chile.



Mas já agora e em termos operacionais se o "perigo" é visto na zona de selva e pântano, na minha perspectiva, para aquela zona faria muito mais sentido os EUA doarem lanchas rápidas e veículos 8x8, fortalecendo as unidades do exército e marinha que operam nas e com as forças fluviais, do que M113, M109 e CLAnf. Mas o Vítor pode das umas achegas neste caso que é a praia dele.  ;)





 Saudações
« Última modificação: Outubro 03, 2018, 03:01:50 pm por mafets »
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1042 em: Outubro 03, 2018, 04:34:47 pm »
Claro que a Bolivia e Venezuela não vão invadir o Brasil por causa da Amazónia, não pretendia dar isso a entender!

O que está aqui em causa não é os interesses do Brasil! Mas sim o interesse dos EUA no Brazil.. E sim, os EUA têm MUITO interesse na Amazónia.
 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1043 em: Outubro 04, 2018, 09:57:31 am »
Claro que a Bolivia e Venezuela não vão invadir o Brasil por causa da Amazónia, não pretendia dar isso a entender!

O que está aqui em causa não é os interesses do Brasil! Mas sim o interesse dos EUA no Brazil.. E sim, os EUA têm MUITO interesse na Amazónia.
Dai a necessidade de reforçar a zona de acção com material apropriado para as Forças Armadas Brasileiras operarem na área. Até porque as zonas fronteiriças sobretudo com a Colômbia e a Venezuela, além de outros problemas, têm o narcotráfico como o principal, estando os EUA bastante envolvido nesse combate sobretudo na Colômbia. À que garantir a segurança e a estabilidade de uma zona para explorar os seus recursos naturais, mas sobretudo dar a entender que os americanos preocupam-se com os problemas Brasileiros e não apenas em fazer "operações de charme" com o que têm à mão ...  ;)

https://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/15825098/exercito-lanca-operacao-que-combate-narcotrafico-na-amazonia.html




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G1 - No AM, PF instala base de combate ao narcotráfico em tríplice ...
G1 - Globo.com
Rio Solimões serve como corredor do corredor do narcotráfico (Foto: Reprodução/PF)

Cumprimentos
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1044 em: Outubro 04, 2018, 10:50:38 am »
No meio disto tudo quero ver como ficam essas doações com a entrada do Bolsonaro no Poder..... Mas isso fica pra outro tópico.
 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1045 em: Outubro 04, 2018, 12:55:10 pm »
Que tal fazermos contas ao dinheiro mal gasto? Podemos começar pelos Nh90 e os 126 milhões que custaram sem se ter nenhum em serviço. Ou seja, quanto material, homens ou treino dava este dinheiro esbanjado (ou só parte dele)?  http://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/os-milhoes-que-voaram=f806357

Citar
Portugal já gastou mais de 120 milhões com helicópteros que nunca receberá. Saiba tudo sobre este tema e conheça a história com 24 anos atribulados



Já agora, o Brasil vai ser "evadido" por quem para ter levado por exemplo lotes de M109 e CLAnf  dos EUA (os nossos fuzos andam de cabeça ao leu e fazem operações anfíbias de botes zebro, mesmo das unidades aliadas, como se viu na Lituânia)?

http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/10/exercito-ganha-dos-eua-em-doacao-50-blindados-de-guerra-usados.html

https://br.sputniknews.com/defesa/2018052511311242-eua-equipamentos-militares-exercito-brasileiro/

http://www.defesaaereanaval.com.br/exercito-recebera-mais-60-m109-a5-dos-eua/

https://www.marinha.mil.br/noticias/corpo-de-fuzileiros-navais-recebe-novo-modelo-de-carros-lagarta-anfibios

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P.S. Quanto é que já custaram os bancos cá ao burgo? 20 mil milhões? O mais curioso é que estão a distribuir crédito outra vez como quem dá aquela palha e depois estamos cá nos contribuintes para pagar a factura. É portanto um problema de "economia sustentável"...  ::) :-\



Ora, mais razão me dás! O problema é a economia, que não sendo credível e produtiva, mas sim uma economia de compadrios e extractiva, a somar aos casos de corrupção e de desbarato de recursos públicos para efeitos eleitoralistas, não consegue sustentar umas forças armadas ao nível de outros países da nossa dimensão dentro da NATO, como por exemplo a Holanda ou a Dinamarca. E para aumentares essa capacidade, sem mexer com os interesses dessa gente toda (desde funcionários públicos a banqueiros, passando por SONAEs e Jerónimo Martins), só lá vais com aumento de impostos. Ora aumento de impostos numa economia baseada em salários baixos, tem tudo para criar instabilidade social e levar à implosão do país. As pessoas actualmente já pagam impostos sem verem grande retorno por parte do Estado (um pouco como ocorria na Monarquia e na Primeira República), se as coisas continuarem como estão ou se houver uma nova crise, não sei o que acontecerá ao país, mas temo que as Forças Armadas não serão usadas para repelir ataques vindos de fora...
 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1046 em: Outubro 04, 2018, 03:00:11 pm »
Citação de: Lusitan


Ora, mais razão me dás! O problema é a economia, que não sendo credível e produtiva, mas sim uma economia de compadrios e extractiva, a somar aos casos de corrupção e de desbarato de recursos públicos para efeitos eleitoralistas, não consegue sustentar umas forças armadas ao nível de outros países da nossa dimensão dentro da NATO, como por exemplo a Holanda ou a Dinamarca. E para aumentares essa capacidade, sem mexer com os interesses dessa gente toda (desde funcionários públicos a banqueiros, passando por SONAEs e Jerónimo Martins), só lá vais com aumento de impostos. Ora aumento de impostos numa economia baseada em salários baixos, tem tudo para criar instabilidade social e levar à implosão do país. As pessoas actualmente já pagam impostos sem verem grande retorno por parte do Estado (um pouco como ocorria na Monarquia e na Primeira República), se as coisas continuarem como estão ou se houver uma nova crise, não sei o que acontecerá ao país, mas temo que as Forças Armadas não serão usadas para repelir ataques vindos de fora...

Mas eu não estou em desacordo com o que escreves-te originalmente. Apenas acho que não é apenas a questão económica, e dou-te o exemplo com uma das razões porque recorremos na maioria dos concursos públicos à central de compras da NATO, ou seja a lei portuguesa: É normal nos concursos públicos de quase tudo arrastarem-se os recursos de quem perde, o que inevitavelmente atrasa bastante os processos, com o recurso à  NSPA/NSPO não apenas o processo burocrático é mais célere como além de não haver desvios financeiros nem os aproveitamentos financeiros, os recursos ou nem existem ou são rapidamente resolvidos.

https://www.nspa.nato.int/en/index.htm 

Citar
What is NSPO?
The NATO Support and Procurement Organisation (NSPO) is a NATO subsidiary body created by the North Atlantic Council with a view to meeting to the best advantage the collective requirements of all or a group of NATO nations in the fields of acquisition, capability, support and logistics provision to NATO and its constituent nations. The Council granted the NSPO a clearly defined organisational, administrative and financial independence within the framework of the North Atlantic Treaty through the approval of its Charter, which entered into effect on 1 April 2015.

MISSION
The mission of the NSPO is to provide responsive, effective and cost-efficient acquisition, including armaments procurement; logistics; operational and systems support and services to the Allies, NATO Military Authorities and partner nations, individually and collectively, in time of peace, crisis and war, in order to maximize the ability and flexibility of their armed forces, contingents, and other relevant organisations, within the guidance provided by the NAC, to execute their core missions.

The NSPO comprises the Agency Supervisory Board (ASB), the legislative entity, and the NATO Support and Procurement Agency (NSPA), its executive body. In addition, two Programme Boards established through the Charter form an integral part of the NSPO and govern the activities of the Central Europe Pipeline System (CEPS) and NATO Airlift Management (NAM) Programmes. The NSPO Independent Secretariat is responsible for supporting the various governing bodies.

The Agency is a customer-funded (no profit, no loss) organisation and the Armed Forces of NSPO's states and NATO Allied Commands are its primary customers. For details of the Agency’s current activities, go to About NSPA.

MEMBERSHIP
NSPO comprises all NATO nations, i.e. Albania, Belgium, Bulgaria, Canada, Croatia, Czech Republic, Denmark, Estonia, France, Germany, Greece, Hungary, Iceland, Italy, Latvia, Lithuania, Luxembourg, Montenegro, Netherlands, Norway, Poland, Portugal, Romania, Slovak Republic, Slovenia, Spain, Turkey, United Kingdom and the United States



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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1047 em: Outubro 04, 2018, 03:49:45 pm »
Citação de: Lusitan


Ora, mais razão me dás! O problema é a economia, que não sendo credível e produtiva, mas sim uma economia de compadrios e extractiva, a somar aos casos de corrupção e de desbarato de recursos públicos para efeitos eleitoralistas, não consegue sustentar umas forças armadas ao nível de outros países da nossa dimensão dentro da NATO, como por exemplo a Holanda ou a Dinamarca. E para aumentares essa capacidade, sem mexer com os interesses dessa gente toda (desde funcionários públicos a banqueiros, passando por SONAEs e Jerónimo Martins), só lá vais com aumento de impostos. Ora aumento de impostos numa economia baseada em salários baixos, tem tudo para criar instabilidade social e levar à implosão do país. As pessoas actualmente já pagam impostos sem verem grande retorno por parte do Estado (um pouco como ocorria na Monarquia e na Primeira República), se as coisas continuarem como estão ou se houver uma nova crise, não sei o que acontecerá ao país, mas temo que as Forças Armadas não serão usadas para repelir ataques vindos de fora...

Mas eu não estou em desacordo com o que escreves-te originalmente. Apenas acho que não é apenas a questão económica, e dou-te o exemplo com uma das razões porque recorremos na maioria dos concursos públicos à central de compras da NATO, ou seja a lei portuguesa: É normal nos concursos públicos de quase tudo arrastarem-se os recursos de quem perde, o que inevitavelmente atrasa bastante os processos, com o recurso à  NSPA/NSPO não apenas o processo burocrático é mais célere como além de não haver desvios financeiros nem os aproveitamentos financeiros, os recursos ou nem existem ou são rapidamente resolvidos.

https://www.nspa.nato.int/en/index.htm 

Citar
What is NSPO?
The NATO Support and Procurement Organisation (NSPO) is a NATO subsidiary body created by the North Atlantic Council with a view to meeting to the best advantage the collective requirements of all or a group of NATO nations in the fields of acquisition, capability, support and logistics provision to NATO and its constituent nations. The Council granted the NSPO a clearly defined organisational, administrative and financial independence within the framework of the North Atlantic Treaty through the approval of its Charter, which entered into effect on 1 April 2015.

MISSION
The mission of the NSPO is to provide responsive, effective and cost-efficient acquisition, including armaments procurement; logistics; operational and systems support and services to the Allies, NATO Military Authorities and partner nations, individually and collectively, in time of peace, crisis and war, in order to maximize the ability and flexibility of their armed forces, contingents, and other relevant organisations, within the guidance provided by the NAC, to execute their core missions.

The NSPO comprises the Agency Supervisory Board (ASB), the legislative entity, and the NATO Support and Procurement Agency (NSPA), its executive body. In addition, two Programme Boards established through the Charter form an integral part of the NSPO and govern the activities of the Central Europe Pipeline System (CEPS) and NATO Airlift Management (NAM) Programmes. The NSPO Independent Secretariat is responsible for supporting the various governing bodies.

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Mas isso também acontece noutros países. Os militares nos EUA queixam-se exactamente do mesmo e não me parece que eles estejam mal servidos.
O grande problema é que temos uma economia anémica, baseada em salários baixos e em serviços. Não produzimos quase nada que tenha valor acrescentado e o pouco que produzimos e que dá algum retorno está nas mãos de algumas famílias que dominam a economia a seu bel-prazer sem qualquer concorrência (ainda me hão de explicar para que serve a Autoridade da Concorrência em Portugal) e que vão lavando os lucros através de leis à medida e do offshore da Madeira.
E mais te digo, quando estalou a crise em Portugal eu tive a esperança (sou tão anjinho) que o FMI metesse alguma ordem nisto. Não passou duma oportunidade perdida para os portugueses e duma oportunidade de negócio para os grandes grupos.
A Dinamarca com metade da nossa população tem um PIB superior ao nosso, a Holanda então nem vale a pena falar que a diferença é abismal. A Suécia com uma população igual à nossa tem um PIB duas vezes superior ao nosso. E é por isso que eles podem pensar em comprar brinquedos novos para as suas Forças Armadas, enquanto que nós nem sequer conseguimos dar horas de voo aos nossos pilotos, temos G-3 da guerra colonial, e andamos ultimamente a viver de brinquedos em segunda mão como os Leopard, os P-3 e as Classe M, tudo dos holandeses.
E o mais estúpido disto tudo? É que o problema está diagnosticado há 200 anos e continuamos a cometer os erros de sempre.


 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1048 em: Outubro 04, 2018, 04:49:09 pm »
Citação de: Lusitan


Mas isso também acontece noutros países. Os militares nos EUA queixam-se exactamente do mesmo e não me parece que eles estejam mal servidos.

Dou-te um exemplo de que não é assim. No Iraque podes ver as evoluções da protecção dos veículos como camiões e Humvee, e também é visível a quantidade de improviso, vindo de sucatas e veículos destruídos. E estamos a falar da potência EUA e do caminho até aos MRAP com armas controladas remotamente. http://www.radiodixie.cz/clanek/bizarre-american-gun-trucks-in-iraq









Citação de: Lusitan
O grande problema é que temos uma economia anémica, baseada em salários baixos e em serviços. Não produzimos quase nada que tenha valor acrescentado e o pouco que produzimos e que dá algum retorno está nas mãos de algumas famílias que dominam a economia a seu bel-prazer sem qualquer concorrência (ainda me hão de explicar para que serve a Autoridade da Concorrência em Portugal) e que vão lavando os lucros através de leis à medida e do offshore da Madeira.
Plenamente de acordo. Mas é um problema estrutural que pelos menos desde os tempos da Economia de Transporte faz-se sentir.




Citação de: Lusitan
E mais te digo, quando estalou a crise em Portugal eu tive a esperança (sou tão anjinho) que o FMI metesse alguma ordem nisto. Não passou duma oportunidade perdida para os portugueses e duma oportunidade de negócio para os grandes grupos.

A culpa é nossa mas também do FMI. Basta ver que rubricas simples como Fundações e Popós para os deputados a Troika não pegou, preferindo reduzir por exemplo pensões e subsídios de desemprego (e porque estamos a falar de defesa,  os Gregos continuaram sempre com um orçamento de defesa alto https://www.businessinsider.com/why-greeces-military-budget-is-so-high-2015-6 ).

 https://sicnoticias.sapo.pt/economia/2015-10-29-Estado-gastou-mais-de-360-milhoes-de-euros-na-frota-automovel



 
Citação de: Lusitan
A Dinamarca com metade da nossa população tem um PIB superior ao nosso, a Holanda então nem vale a pena falar que a diferença é abismal. A Suécia com uma população igual à nossa tem um PIB duas vezes superior ao nosso. E é por isso que eles podem pensar em comprar brinquedos novos para as suas Forças Armadas, enquanto que nós nem sequer conseguimos dar horas de voo aos nossos pilotos, temos G-3 da guerra colonial, e andamos ultimamente a viver de brinquedos em segunda mão como os Leopard, os P-3 e as Classe M, tudo dos holandeses.
E o mais estúpido disto tudo? É que o problema está diagnosticado há 200 anos e continuamos a cometer os erros de sempre.
Pois mas novamente não é tudo tão linear. A Dinamarca que até tem uma boa defesa também fruto da sua economia, por exemplo abdicou dos submarinos (além de ir comprar aquele computador com asas chamado F35  ;D ), e agora torce o nariz, até porque para armar os navios que já tem, que remédio tem em continuar sem a arma submarina (e mar não lhe falta para defender, sendo que apesar da frota ser boa, falta-lhe um elemento dissuasor que até já teve).



http://www.euro-t-guide.com/See_Coun/Denmark/CPH/DK_See_Holmen_Peder_Skram_1-1.htm

Suécia, Holanda e Bélgica venderam ou desactivaram muita coisa (sorte a nossa que compramos as M e os Leo2 a preço de saldo  ;) ), e quando começou a ser visível que afinal a guerra fria apenas tinha "aquecido" ligeiramente, toca a começar a investir outra vez, o que com as flutuações cíclicas da economia não foi fácil. Por exemplo o JSS Karel Dorman tentaram vende-lo ainda no estaleiro.



Por último, a questão dos brinquedos. Num país de capelinhas, políticos da treta, grupos e grupecos de pressão, instituições ocultas, fora da lei e com uma população que privilegia (com raras excepções), a casa, o carro e as férias nos destinos da moda (além da bola e do calor), prefiro comentar os tais brinquedos. Mas deixo-te uma achega: Quando investimos no Merlin, compramos um "topo de gama", mas não assinamos os contratos de manutenção quer com o fabricante do helicóptero quer com o fabricante das turbinas, o que deu como resultado poucos a voar e re-activarmos os Puma. Alguém fez contas a quanto custou ou foi responsabilizado pela asneira ( é que pelo menos com o material em segunda mão, se não me está a escapar algo, não acontece, pelo que, se calhar...  ;)  ) ?  https://ogrunho.wordpress.com/2008/11/16/ainda-sobre-a-reativacao-dos-sa-330-puma-na-fap/   



Cumprimentos
« Última modificação: Outubro 04, 2018, 04:52:32 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Stalker79

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1049 em: Outubro 04, 2018, 11:42:46 pm »
Aquela do M113 em cima do chassis do camião partiu-me todo! A sério!
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