Ingresso na Polícia Judiciária

  • 100 Respostas
  • 121102 Visualizações
*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Ingresso na Polícia Judiciária
« Responder #30 em: Dezembro 28, 2014, 02:20:24 pm »
É isso mesmo, os policias-investigadores trabalham com o concreto e com o objectivo. Têm de levar os seus arguidos a tribunal e sustentar a sua acusação sem a subjectividade muito escorregadia da psicologia - os seus "ses" não entram na prova.
Porem, projectar o perfil psicológico de um suspeito (sobretudo de um desconhecido) pode ser importante, mas somente num numero muito residual de casos, e para isso as policias dispoem de peritos que se encarregam do assunto, nunca é o investigador que o faz.
::..Trafaria..::
 

*

uezor

  • 19
  • +0/-0
Re: Ingresso na Polícia Judiciária
« Responder #31 em: Fevereiro 08, 2015, 03:57:44 pm »
Citação de: "raphael"
Citação de: "Camuflage"
Não esquecer que há sempre o SIS e SIED.

E SEF!
Mas esses dois que citou só com um curso superior não é condição suficiente por norma.

Por norma, quais seriam as restantes condições?
 

*

glockmeister

  • 5
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Polícia Judiciária
« Responder #32 em: Fevereiro 11, 2015, 11:02:36 pm »
As provas de ingresso na PJ diferem consoante a carreira adoptada. Vou descrever abaixo, as provas para a carreira de Inspector.

Ora, pressupondo que abre concurso para a dita carreira, ter-se-á indispensavelmente de redigir requerimento dirigido ao Director Nacional da PJ, nos termos expressos no aviso de abertura do concurso, a solicitar a sua candidatura. Este requerimento, tal como naquele aviso dirá, terá de ser acompanhado dos documentos ou cópia destes que servem de suporte à resposta aos requisitos pedidos (ex: cópia de certificado de licenciatura, da carta de condução, etc). Não poderá ter mais de 30 anos no momento da candidatura e deverá ser possuidor de carta de condução.

Admitido que seja ao concurso, este será dividido em várias fases de selecção, todas elas eliminatórias com excepção da entrevista final.

As fases de selecção iniciam-se com uma Prova escrita de conhecimentos especificos, para a qual será depois notificado a prestar em data e local a designar, sobre as matérias divulgadas no aviso de abertura do concurso (nomeadamente matérias de direito penal, processual penal, medicina legal, direito constitucional, cooperação judiciária e policial internacional, etc).

Passada esta fase com aproveitamento, segue-se uma fase de testes psicotécnicos, que, passada com aproveitamento, dá acesso a nova fase de testes psicotécnicos (esta mais assente e dirigida ao trabalho de equipa).
Ultrapassados os testes psicotécnicos, eis que surge a fase dos exames médicos, sendo notificado para comparecer no Centro de Medicina desportiva em Lisboa, para realizar testes médicos e para se fazer acompanhar de algumas análises clínicas.

Aqui, fará um electrocardiograma e será sujeitos a testes de visão e audição simples. Poderão ser solicitados exames complementares em consequência desta fase.

Passada esta, surgem então os temidos testes ou exames físicos. Estes, ou melhor a descrição e natureza destes, constam de portaria de que abaixo deixo o link e que presumo ainda se encontrarem actualizadas. O SEF, copiou basicamente estes testes fisicos para a sua própria selecção. Aconselho aqui a treinar a sério e não se deixar levar por convicções de facilitismo. Muito embora não sejam provas de admissão para Forças especiais, não deixam de ser difíceis mesmo para quem vá ao ginásio 2 vezes por semana.

Passada esta fase física, quase se poderá dizer que foi admitido ao Curso de formação de Inspectores-estagiários. E digo quase, pois, muito embora a entrevista não seja por si só eliminatória, precisa que o "resultado das contas" de todas as notas, seja positivo nos termos do regulamento e, se encontre dentro do número de vagas abertas, isto é: se for aberto concurso para 120 vagas, tem que ficar classificado nos 120 primeiros "admitidos".

Aconselho a estarem atentos ao Diário da República e à própria página web da PJ, para saber do concurso.

Para as questões relativas às provas fisicas relativas ao ingresso na PJ, encontram a descrição das várias provas no link infra:

http://www.dgpj.mj.pt/sections/leis-da- ... 2445402.35

Boa sorte
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: raphael, baptista.ds

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Concurso Ingresso na Polícia Judiciária 2015 - Inspetor
« Responder #33 em: Março 20, 2015, 01:45:33 pm »
Falando em ingresso na PJ, nomeadamente na carreira de inspetor estagiário aqui está a novidade:

Aviso n.º 2978/2015
Concurso externo de ingresso para admissão de 120 candidatos ao curso de formação de inspetores estagiários da Polícia Judiciária.
O prazo de candidaturas termina no dia 13 de Abril 2015.


https://dre.pt/application/file/66801241

De referir a abertura do "leque" a várias outras licenciaturas, nomeadamente Criminologia após a "bronca" do SEF.
Além do prazos, especial atenção ao ponto 9.1:
 "Pela apresentação da candidatura é devido o pagamento de comparticipação no custo de procedimento, no valor de € 60, conforme
previsto no n.º 1 do artigo 1.º da Portaria n.º 182/2010, de 29 de março."

E como já perguntaram elsewhere o porquê dos 60€ aqui está:
http://www.dgpj.mj.pt/sections/leis-da- ... 9851449.14

Mas também só concorre quem quer.
Boa sorte!
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: baptista.ds

*

cmart1892

  • 1
  • +0/-0
Re: Ingresso na Polícia Judiciária
« Responder #34 em: Março 20, 2015, 11:10:13 pm »
Boa noite,

Alguém sabe se aceitam como candidato uma pessoa que tenha uma licenciatura em Bioquímica, mesmo que não conste na lista de licenciaturas?
E uma pessoa que esteja a frequentar uma Pós-Graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses?

Obrigado
 

*

rguerreiro

  • 2
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Polícia Judiciária
« Responder #35 em: Março 23, 2015, 09:49:16 am »
Bom dia,

Também tenho a mesma dúvida...

Alguém sabe se com licenciatura em Geografia posso candidatar-me? Apenas pedem Urbanismo e Ordenamento do Território essas 2 áreas estão incluídas na minha licenciatura.

É que não quero dar 60€ para nem sequer ir fazer as provas.

Cumprimentos
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: Ingresso na Polícia Judiciária
« Responder #36 em: Março 23, 2015, 04:10:34 pm »
Sugiro que liguem para o número constante do DR (deve estar sempre impedido, mas...):
"Serão igualmente prestadas informações pelo telefone n.º 211967000, dentro do seguinte horário: das 9h00 às 13h00 e das 14h00 horas às 18h00 horas."

O não está sempre garantido, agora lá está dar 60€ e "morrer" logo na fase documental não será de todo agradável.
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rguerreiro

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Ingresso na Polícia Judiciária
« Responder #37 em: Março 23, 2015, 04:50:30 pm »
Esse curso é do Lusofona: http://www.ulusofona.pt/escolas-e-facul ... ciclo.html

O aviso refere-se claramente a licenciaturas e não a áreas de estudo, porque senão, neste caso em concreto, pessoal de Arquitectura ou de Engenharia Civil também poderia concorrer.

Citar
c) Sejam detentores de Licenciatura ou grau académico equivalente em:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rguerreiro

*

baptista.ds

  • 1
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Polícia Judiciária
« Responder #38 em: Março 25, 2015, 11:50:40 am »
Bom dia. Tenho uma dúvida para a qual solicito ajuda.

Findo o curso de formação de inspetores estagiários da Polícia Judiciária e se o curso e estágio forem concluídos com sucesso (é o que se pretende) continua-se com esse posto? Ou há o ingresso nos quadros como Inspetor? Não percebi se os escalões 12 a 13 referidos no anúncio do concurso são durante o curso ou se é o vencimento após a conclusão do mesmo.

Obrigado. Cumprimentos.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Ingresso na Polícia Judiciária
« Responder #39 em: Março 25, 2015, 02:49:58 pm »
Ingressam nos quadros como inspectores, mas sinceramente não me recordo se imediatamente após o curso e estágio ou se há ainda um período probatório, ou coisa desse tipo. Mas já li isso em qualquer lado, creio que aqui neste forum.
::..Trafaria..::
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: baptista.ds

*

Mia

  • 3
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Polícia Judiciária
« Responder #40 em: Março 25, 2015, 03:55:00 pm »
Boa tarde a todos.
Alguém sabe quanto tempo costumam demorar a marcar das provas escritas?
 

*

Mirfak

  • 8
  • +0/-0
Re: Ingresso na Polícia Judiciária
« Responder #41 em: Março 26, 2015, 12:40:23 pm »
Bom dia!

Por curiosidade, que tipo de exames médicos são feitos ao certo? Raio-X ao corpo inteiro e coisas do género?
Como é que eles avaliam se eu já fui ou não submetido a uma intervenção cirúrgica a uma hérnia, por exemplo?  :mrgreen:

Estou a dar apenas um exemplo ilustrativo para tentar perceber como é que eles procedem. A lista de "patologias"/condições que me parecem eliminatórias é longa. É que mesmo que exijam um atestado médico, isso não garante nada.
 

*

Mia

  • 3
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Polícia Judiciária
« Responder #42 em: Março 26, 2015, 01:19:21 pm »
Olá :) Vai haver um curso de preparação na Universidade Portucalense (http://www.uportu.pt/curso.php?e=492).
Alguém frequentou este curso em 2010? Será que vale a pena o investimento ou a leitura das leis e códigos anotados é suficiente? Aconselham algum livro?
 

*

xico

  • 8
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Polícia Judiciária
« Responder #43 em: Março 26, 2015, 02:47:08 pm »
Olá a todos,

Vou inscrever-me agora para este concurso.

Estou um bocado preocupado com as datas porque no meu emprego actual viajo muito e passo muito tempo fora e tenho medo de não conseguir conciliar isso com as datas das provas...

Citação de: "Mia"
Olá :) Vai haver um curso de preparação na Universidade Portucalense (http://www.uportu.pt/curso.php?e=492).
Alguém frequentou este curso em 2010? Será que vale a pena o investimento ou a leitura das leis e códigos anotados é suficiente? Aconselham algum livro?

Este curso "decorre entre 27 de abril e 30 de maio"

Então é seguro afirmar que a prova escrita de ingresso só depois de Junho...

Ninguem sabe de datas do último concurso? Assim conseguia ter uma ideia do tempo entre cada uma das provas...
 

*

Mia

  • 3
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso na Polícia Judiciária
« Responder #44 em: Março 26, 2015, 03:30:17 pm »
Citação de: "xico"
Olá a todos,

Vou inscrever-me agora para este concurso.

Estou um bocado preocupado com as datas porque no meu emprego actual viajo muito e passo muito tempo fora e tenho medo de não conseguir conciliar isso com as datas das provas...

Citação de: "Mia"
Olá :) Vai haver um curso de preparação na Universidade Portucalense (http://www.uportu.pt/curso.php?e=492).
Alguém frequentou este curso em 2010? Será que vale a pena o investimento ou a leitura das leis e códigos anotados é suficiente? Aconselham algum livro?

Este curso "decorre entre 27 de abril e 30 de maio"

Então é seguro afirmar que a prova escrita de ingresso só depois de Junho...

Ninguem sabe de datas do último concurso? Assim conseguia ter uma ideia do tempo entre cada uma das provas...

Xico, parece que o último concurso abriu  3 de Maio de 2010 e a prova escrita só se realizou em Fevereiro de 2011! Mas penso que não demorará tanto desta vez.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: xico