Portugal ameaçado por praga de ratos vindos de Espanha

  • 25 Respostas
  • 12193 Visualizações
*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Portugal ameaçado por praga de ratos vindos de Espanha
« em: Agosto 30, 2007, 03:25:04 pm »
Bragança: Autoridades e agricultores desconhecem ameaça de praga de ratos vindos de Espanha

Citar
Bragança, 30 Ago (Lusa) - Autoridades e organizações agrícolas de Bragança vão contactar as congéneres de Espanha para esclarecer a informação dada hoje por agricultores espanhóis de que uma praga de ratos se aproxima da fronteira transmontana.

Contactado pela Lusa, o governador civil de Bragança, Jorge Gomes, disse desconhecer a ameaça dos roedores que afecta há várias semanas centenas de municípios espanhóis e que já chegou a povoações próximas da fronteira com Bragança.

A informação foi avançada hoje pela União de Pequenos Agricultores de Zamora (UPA), que afirma que "o problema dos roedores deixou de ser apenas da comunidade de Castela e Leão para se converter num problema internacional".

De acordo com a UPA, já foram detectados roedores nas povoações da comarca de Aliste, limítrofes com Portugal, próximas de vários concelhos do norte do Distrito de Bragança.

A organização agrícola espanhola refere que "o único obstáculo é actualmente o rio Douro" e estima que entre "400 e 750 milhões de roedores tenham afectado já milhares de hectares de pelo menos 621 municípios espanhóis, continuando a sobreviver apesar de fortes campanhas de combate lançadas pelas autoridades e pelos agricultores".

O Governo Civil de Bragança garantiu à Lusa não ter recebido qualquer alerta das autoridades espanholas, nem em termos de Protecção Civil nem de saúde pública.

O governador Jorge Gomes soube da notícia pela Lusa e disse que vai tentar esclarecer a situação junto das autoridades espanholas.

A mesma diligência pretende tomar o dirigente regional da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Mário Joaquim Abreu Lima, que desconhecia também a ameaça para Portugal, quando contactado pela Lusa.

O dirigente associativo confirmou saber do problema em Espanha, mas afirmou não ter "qualquer indicação nem de associados, nem das congéneres espanholas, de que a praga esteja a penetrar em Portugal".

Adiantou que vai contactar as congéneres espanholas para se inteirar do problema e considerou que, a confirmar-se, "exige medidas urgentes, não só pelos eventuais prejuízos para a agricultura, mas também pelas potenciais epidemias que os ratos transportam".

Nas últimas semanas o problema tem sido debatido em Espanha, com as autoridades a defenderem o uso de veneno, os agricultores a optarem por queimadas ou armadilhas e os ecologistas a alertarem para o perigo do veneno.

Agricultores chegam a encontrar e a matar três a quatro mil roedores por dia, que depois enterram ou queimam com cal.

A praga já trouxe outra, a de moscas verdes que se alimentam das carcaças dos roedores e que também já se começaram a fazer sentir em grande número.

Igualmente preocupante é o aumento do número de casos de tularémia, uma doença conhecida como a "febre do coelho" e causada pela bactéria Francisella tularensis.

Tipicamente rural, a doença é normalmente encontrada em roedores, coelhos e lebres, podendo ser transmitida ao homem e a outros animais.

A Junta da comunidade de Castela e Leão confirmou já 42 novos casos na última semana, elevando para mais de 200 o número de afectados desde o inicio do ano - comparativamente a apenas seis no ano passado.

Oficialmente, a doença não está a ser directamente vinculada com os roedores, mas as autoridades não descartaram essa relação.

 

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 30, 2007, 04:40:16 pm »
Outra f**a ...  :(
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

HELLAS

  • Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 30, 2007, 04:53:34 pm »
Sinceramente, que imteres tem esta noticia? ou só é un motivo mais de ataque a Espanha?, sera o proximo que os pajaros vindos desde Espanha estam a cagar no territorio portugues e que as autoridades espanholas nao avisaram?.
Comanche nao sei a intençao desta noticia, se nao é ridiculiçar ou atacar a Espanha eu calo, mas se issa é a intençao se quiseres posso enviar un libro para aproveitar o tempo e nao tirar por ai com asneiras.
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 30, 2007, 05:20:34 pm »
Os ratos não têm passaporte.
Nas férias tive tempo de ver um pouco de televisão espanhola e, de facto, essa praga era de proporções quase "bíblicas". São capazes de arrasar com qualquer campo de cultiva num piscar de olho e matá-los é o cabo dos trabalhos.
Espero que os trasmontanos se safem desta.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3461
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 30, 2007, 05:32:41 pm »
Citação de: "Lancero"
Os ratos não têm passaporte.
Nas férias tive tempo de ver um pouco de televisão espanhola e, de facto, essa praga era de proporções quase "bíblicas". São capazes de arrasar com qualquer campo de cultiva num piscar de olho e matá-los é o cabo dos trabalhos.
Espero que os trasmontanos se safem desta.


X2

Então na zona que é...uma zona rural em que as pessoas não têm "rede de segurança", se há uma calamidade ficam na miséria.  :(
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4874
  • Recebeu: 407 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5967
(sem assunto)
« Responder #5 em: Agosto 30, 2007, 05:47:24 pm »
Chamem o Gualter "O Extreminador" :roll:
Potius mori quam foedari
 

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
(sem assunto)
« Responder #6 em: Agosto 30, 2007, 05:58:41 pm »
Citação de: "HELLAS"
Sinceramente, que imteres tem esta noticia? ou só é un motivo mais de ataque a Espanha?, sera o proximo que os pajaros vindos desde Espanha estam a cagar no territorio portugues e que as autoridades espanholas nao avisaram?.
Comanche nao sei a intençao desta noticia, se nao é ridiculiçar ou atacar a Espanha eu calo, mas se issa é a intençao se quiseres posso enviar un libro para aproveitar o tempo e nao tirar por ai com asneiras.


Não HELLAS, estamos longe do tópico de Olivença, de Portugal e de Espanha.
Vai ser um problema de agricultura que este ano em Trás os Montes já está
péssima. Por exemplo, não há uvas este ano.
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

HELLAS

  • Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Agosto 30, 2007, 06:05:16 pm »
Citação de: "Doctor Z"
Citação de: "HELLAS"
Sinceramente, que imteres tem esta noticia? ou só é un motivo mais de ataque a Espanha?, sera o proximo que os pajaros vindos desde Espanha estam a cagar no territorio portugues e que as autoridades espanholas nao avisaram?.
Comanche nao sei a intençao desta noticia, se nao é ridiculiçar ou atacar a Espanha eu calo, mas se issa é a intençao se quiseres posso enviar un libro para aproveitar o tempo e nao tirar por ai com asneiras.

Não HELLAS, estamos longe do tópico de Olivença, de Portugal e de Espanha.
Vai ser um problema de agricultura que este ano em Trás os Montes já está
péssima. Por exemplo, não há uvas este ano.


Ok, Doctor Z, mas nao podes dizer que nao esta a parecer que qualquer coisa provenente de Espanha seja motivo de alarma e aproveitar para criar merdas?
Sem duvidas que una praga de este tipo e calamitoso em Portugal e em qualquer lugar do mondo, da mesma forma que podera passar na inversa. Se passar que desde Marrocos vai una praga de langostas ate Portugal tambem iam a falar assim?. Estou a falfar desde um computador e desde outro pais, assim que se estou realmente errado e nao estou apreçar bem o tono das palabras peço desculpas.
 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Agosto 30, 2007, 06:09:04 pm »
Citação de: "HELLAS"
Sinceramente, que imteres tem esta noticia? ou só é un motivo mais de ataque a Espanha?, sera o proximo que os pajaros vindos desde Espanha estam a cagar no territorio portugues e que as autoridades espanholas nao avisaram?.
Comanche nao sei a intençao desta noticia, se nao é ridiculiçar ou atacar a Espanha eu calo, mas se issa é a intençao se quiseres posso enviar un libro para aproveitar o tempo e nao tirar por ai com asneiras.


Uma praga de 450 a 750 milhões de ratos podem arrasar a agricultura em trás-os-montes e não só, além das doenças que podem transmitir, não achas isso grave?
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8527
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 682 vez(es)
  • +935/-7263
(sem assunto)
« Responder #9 em: Agosto 30, 2007, 07:14:25 pm »
Eu não sei, mas há dias vi na televisão um rato todo excitado a gritar: "Arriba, Arriba! Andale! Andale!".
Bem que achei aquilo suspeito!  :shock:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Agosto 30, 2007, 09:08:43 pm »
Citação de: "Luso"
Eu não sei, mas há dias vi na televisão um rato todo excitado a gritar: "Arriba, Arriba! Andale! Andale!".
Bem que achei aquilo suspeito!  :lol:
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
(sem assunto)
« Responder #11 em: Agosto 30, 2007, 09:27:20 pm »
Citação de: "Luso"
Eu não sei, mas há dias vi na televisão um rato todo excitado a gritar: "Arriba, Arriba! Andale! Andale!".
Bem que achei aquilo suspeito!  :toto:  :toto:  :rir:



Afinal não era espanhol era mexicano...
 

*

HELLAS

  • Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Agosto 30, 2007, 11:04:46 pm »
Citação de: "comanche"
Citação de: "HELLAS"
Sinceramente, que imteres tem esta noticia? ou só é un motivo mais de ataque a Espanha?, sera o proximo que os pajaros vindos desde Espanha estam a cagar no territorio portugues e que as autoridades espanholas nao avisaram?.
Comanche nao sei a intençao desta noticia, se nao é ridiculiçar ou atacar a Espanha eu calo, mas se issa é a intençao se quiseres posso enviar un libro para aproveitar o tempo e nao tirar por ai com asneiras.

Uma praga de 450 a 750 milhões de ratos podem arrasar a agricultura em trás-os-montes e não só, além das doenças que podem transmitir, não achas isso grave?


750 milhoes de ratos !!!??? f*** (Editado por Lince) essa quantidade e veridica?.
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #13 em: Agosto 31, 2007, 04:36:25 pm »
Cada vez mais acredito naquele provérbio:  :lol:  :lol:

 

*

HELLAS

  • Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Agosto 31, 2007, 05:29:23 pm »
Lamentavel proverbio. Pelo menos pela parte onde eu moro nao temos proverbios contra os portugueses.