RTP e 10 de Junho

  • 46 Respostas
  • 10187 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
RTP e 10 de Junho
« em: Junho 10, 2019, 11:57:30 am »
Quais os vossos comentários a transmissão da RTP?


Parece-me que está a ser um inqúerito público aos casos das FAs, começa a ser nojento... ::)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: RTP e 10 de Junho
« Responder #1 em: Junho 10, 2019, 01:10:39 pm »
Quando é para o escândalo, fazem as perguntas todas!  8)
Apesar de neste caso fazer sentido haver duvidas quanto a esses assuntos, haverá com certeza assuntos tão ou mais importantes que não são abordados.

Achei foi uma comédia a jornalista falar da LPM como se esta permitisse uma "extensa modernização" das forças armadas.  :mrgreen:
Gente sem noção, metade dos projectos representam pouco ou nenhum salto qualitativo a nível militar. A substituição dos F-16 já está claramente visionada para 2030 e por caças de 5ª geração, mesmo não havendo dinheiro para os ditos, não se falou em fragatas, no reabastecedor, no LPD. Valores atirados ao ar, isso sim, é bonito!

Quanto mais falam no valor dos KC, mais eu faço contas de cabeça e penso que por metade do preço comprava-se 5 ou 6 C-130, modernizava-se com as hélices NP2000, e o resto do dinheiro ainda dava para uma mixórdia de equipamento para a FAP. Desde helis de evacuação, a UAVs, a contratos de manutenção para os EH, E2 Hawkeye  :mrgreen: , até helis para substituir os Lynx em segunda-mão!  8)

Ah, um detalhe importante, o primeiro KC-390, se se vier a concretizar a sua compra (sim, porque o representante da FAP não deu a certeza que ia ser adquirido  ::)), só viria em 2023. Até lá pergunto-me o que se faz com os C-130 sem MLU nem nada?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: RTP e 10 de Junho
« Responder #2 em: Junho 10, 2019, 07:03:46 pm »
Penso que já estão C130 a fazer a, modernização. Os C130 e os C295 tem que fazer o trabalho de carga até vir o substituto.

Em relação ao 10 de junho, penso que no desfile motorizado vi viaturas da FAP com semi-rígidas? Alguém confirma? Tenho que rever isso.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: RTP e 10 de Junho
« Responder #3 em: Junho 10, 2019, 10:23:43 pm »
Penso que já estão C130 a fazer a, modernização. Os C130 e os C295 tem que fazer o trabalho de carga até vir o substituto.

Em relação ao 10 de junho, penso que no desfile motorizado vi viaturas da FAP com semi-rígidas? Alguém confirma? Tenho que rever isso.

Que modernização estão a ser sujeitos? Não se tem falado de grande coisa disso.

Eu também fiquei com a ideia de ver veículos da FAP com semi-rígidos. Pelo menos os ditos estavam enquadrados no grupo de veículos da FAP. Porquê/para que servem, não sei, na volta os Fuzileiros vão para a FAP, já que não há LPD para ninguém, ao menos desembarcam de avião.  :mrgreen:

PS: Penso também não ter visto o novo camuflado em desfile.
« Última modificação: Junho 10, 2019, 10:29:34 pm por dc »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: RTP e 10 de Junho
« Responder #4 em: Junho 10, 2019, 10:39:23 pm »
Que modernização estão a ser sujeitos? Não se tem falado de grande coisa disso.

A modernização de aviónicos para poder voar no espaço aéreo europeu, em principio começou em Março.
https://www.dn.pt/poder/interior/quatro-c-130-regressam-aos-ceus-europeus-ate-ao-fim-de-2020-10621137.html

Citar
Eu também fiquei com a ideia de ver veículos da FAP com semi-rígidos. Pelo menos os ditos estavam enquadrados no grupo de veículos da FAP. Porquê/para que servem, não sei, na volta os Fuzileiros vão para a FAP, já que não há LPD para ninguém, ao menos desembarcam de avião.  :mrgreen:

Deve ser a nova capacidade da UPF :mrgreen:


Citar
PS: Penso também não ter visto o novo camuflado em desfile.
Também acho que não.
« Última modificação: Junho 10, 2019, 10:47:17 pm por Lightning »
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: RTP e 10 de Junho
« Responder #5 em: Junho 10, 2019, 10:54:28 pm »
Desta comemoração de 10 de Junho, gostei bastante do discurso do João Miguel Tavares. Já sigo à anos o Governo Sombra (podcast).
Foram farpas atrás de farpas dirigidas aos políticos!

Aqui fica o discurso:

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Cabeça de Martelo, JohnM

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: RTP e 10 de Junho
« Responder #6 em: Junho 11, 2019, 12:40:56 am »
Que modernização estão a ser sujeitos? Não se tem falado de grande coisa disso.

A modernização de aviónicos para poder voar no espaço aéreo europeu, em principio começou em Março.
https://www.dn.pt/poder/interior/quatro-c-130-regressam-aos-ceus-europeus-ate-ao-fim-de-2020-10621137.html

Citar
Eu também fiquei com a ideia de ver veículos da FAP com semi-rígidos. Pelo menos os ditos estavam enquadrados no grupo de veículos da FAP. Porquê/para que servem, não sei, na volta os Fuzileiros vão para a FAP, já que não há LPD para ninguém, ao menos desembarcam de avião.  :mrgreen:

Deve ser a nova capacidade da UPF :mrgreen:


Citar
PS: Penso também não ter visto o novo camuflado em desfile.
Também acho que não.

Lightning...qual upf? São os meios do CTSFA...curso de sobrevivência em terra e na água...os semi-rigidos ajudam nessa vertente...
A malta já nem questiona nem procura...estamos a caminhar para a clarividência...ou como dizia o meu avô...palpites...!
Mas penso que não seja estreia...
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: RTP e 10 de Junho
« Responder #7 em: Junho 11, 2019, 01:23:50 am »
Lightning...qual upf? São os meios do CTSFA...curso de sobrevivência em terra e na água...os semi-rigidos ajudam nessa vertente...
A malta já nem questiona nem procura...estamos a caminhar para a clarividência...ou como dizia o meu avô...palpites...!
Mas penso que não seja estreia...

Calma Raphael, não viste o meu bonequinho verde a rir? É claro que eu estava na brincadeira, a continuar a conversa dos fuzos irem para a FAP.

Eu se tivesse que adivinhar também ia para serem do Centro de Treino para quando dão o curso de sobrevivência na água, mas não tinha a certeza pois não consegui ver nenhuma referência nas lanchas. E não sabia se nesse curso usavam meios próprios ou se seria algo da Marinha, pois até costuma ser dado em Troia.

Por acaso nos meus tempos de Açores lembro-me dos Pumas terem uma lancha dessas para apoio à instrução SAR. A lancha punha um boneco, (do gênero crash dummy) na água e depois vinha o helicóptero "resgatar" o boneco.
« Última modificação: Junho 11, 2019, 01:25:29 am por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: raphael

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: RTP e 10 de Junho
« Responder #8 em: Junho 11, 2019, 02:29:23 am »
Em relação ao desfile soube-me a pouco, na parte aérea 0 helicópteros, tinha esperança de ver o Koala, mas não, e da Marinha também não tivemos Lynx.

Na parte terrestre é o "standard" por vezes há pequenas surpresas, mas desta vez quase nada, queria ver melhor as viaturas SOF do CTOE, vi aquela especie de moto 4, acho que vinha mais alguma viatura mais atrás, devia ser um dos buggies de 2 lugares, mas nem tenho a certeza, surpresa foi os OE de cara tapada, acho que foi estreia, costumavam andar de cara pintada como as outras tropas especiais do exercíto. Também tivemos os Leopard, nem todos as vezes aparece e hoje deu o ar da sua graça. A FAP por vezes também surpreende, vai alterando, já tivemos anos em que desfilaram aqueles camiões laranjas enormes dos OPSAS, já tivemos as viaturas tácticas do NOTP, acho que este ano a surpresa foram as lanchas do CTSFA.
« Última modificação: Junho 11, 2019, 02:32:52 am por Lightning »
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: RTP e 10 de Junho
« Responder #9 em: Junho 11, 2019, 03:25:05 am »
Loghtning as viaturas táticas do NOTP atualmente são só mesmo os hummvee...
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: RTP e 10 de Junho
« Responder #10 em: Junho 11, 2019, 07:01:39 am »
Então as Nissan?

 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
Re: RTP e 10 de Junho
« Responder #11 em: Junho 11, 2019, 07:47:59 am »
Quando é para o escândalo, fazem as perguntas todas!  8)
Apesar de neste caso fazer sentido haver duvidas quanto a esses assuntos, haverá com certeza assuntos tão ou mais importantes que não são abordados.

Achei foi uma comédia a jornalista falar da LPM como se esta permitisse uma "extensa modernização" das forças armadas.  :mrgreen:
Gente sem noção, metade dos projectos representam pouco ou nenhum salto qualitativo a nível militar. A substituição dos F-16 já está claramente visionada para 2030 e por caças de 5ª geração, mesmo não havendo dinheiro para os ditos, não se falou em fragatas, no reabastecedor, no LPD. Valores atirados ao ar, isso sim, é bonito!

Quanto mais falam no valor dos KC, mais eu faço contas de cabeça e penso que por metade do preço comprava-se 5 ou 6 C-130, modernizava-se com as hélices NP2000, e o resto do dinheiro ainda dava para uma mixórdia de equipamento para a FAP. Desde helis de evacuação, a UAVs, a contratos de manutenção para os EH, E2 Hawkeye  :mrgreen: , até helis para substituir os Lynx em segunda-mão!  8)

Ah, um detalhe importante, o primeiro KC-390, se se vier a concretizar a sua compra (sim, porque o representante da FAP não deu a certeza que ia ser adquirido  ::)), só viria em 2023. Até lá pergunto-me o que se faz com os C-130 sem MLU nem nada?

Nao devemos ter visto o mesmo desfile, a jornalista debita a informação que lhe é fornecida, é ver apartir das 2:04

https://www.rtp.pt/play/p5929/e412102/cerimonias-oficiais-10-de-junho
Potius mori quam foedari
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: RTP e 10 de Junho
« Responder #12 em: Junho 11, 2019, 10:22:05 am »
Vi o desfile na RTP1 e apesar da emissão nunca ter sido interrompido a jornalista não permitiu a explicação das forças em parada nem o canal permitia ver com pormenor todas as forças que iam passando.

Pude rever um pouco do que os outros canais fizeram e quer a SIC quer a TVI, de vez em quando cortavam a cerimônia para dar noticiário comum, mas a TVI esteve muito melhor ao permitir o oficial da Marinha explicar as Forças Armadas, infelizmente a TVI parou a emissão da cerimônia ao meio-dia ainda o desfile não tinha acabado.

Acho que para o ano vejo na  TVI.
« Última modificação: Junho 11, 2019, 10:23:51 am por Lightning »
 

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: RTP e 10 de Junho
« Responder #13 em: Junho 11, 2019, 11:58:26 am »
As minhas conclusões do 10 de Junho:

.Ano após Ano a RTP só lhe interessa intrigas e perguntas de ocasião ("que acha do 10 de Junho na sua terriola..") e em momento algum deixa os RP descrever as forças em parada.
.A incapacidade da jornalista (a mesma de anos anteriores??) de fazer as questões que interessa é assustadora - "armamento das últimas unidades da marinha - , o elevado valor da aquisição dos KC(!!), incapacidade do exército em renovar blindados de lagartas, a falta de uma verdadeira defesa aérea, porquê um MLU nas VdG, a falta de uma verdadeira força de helicópteros, etc, etc, etc...
.5% das FA cabem numa rua estreitissima de Portalegre
.Novo camuflado nem vê-lo
.Nem sinal da Scar
.Nem 1 viatura ST5
.Nem 1 Koala
.FA não têm qq problema em arrebentar com alcatrão em Portalegre levando os Leopardo, o mesmo não aconteceu no último desfile na capital..
.O baixo número de elementos comandos é assustadora!
. Gostei de ver Fuzos com os Kit Sphurs!

Mais uma vez, oportunidade perdida pelo canal de todos nós de esclarecer tanta coisa das FA.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: RTP e 10 de Junho
« Responder #14 em: Junho 11, 2019, 12:00:30 pm »
Quando é para o escândalo, fazem as perguntas todas!  8)
Apesar de neste caso fazer sentido haver duvidas quanto a esses assuntos, haverá com certeza assuntos tão ou mais importantes que não são abordados.

Achei foi uma comédia a jornalista falar da LPM como se esta permitisse uma "extensa modernização" das forças armadas.  :mrgreen:
Gente sem noção, metade dos projectos representam pouco ou nenhum salto qualitativo a nível militar. A substituição dos F-16 já está claramente visionada para 2030 e por caças de 5ª geração, mesmo não havendo dinheiro para os ditos, não se falou em fragatas, no reabastecedor, no LPD. Valores atirados ao ar, isso sim, é bonito!

Quanto mais falam no valor dos KC, mais eu faço contas de cabeça e penso que por metade do preço comprava-se 5 ou 6 C-130, modernizava-se com as hélices NP2000, e o resto do dinheiro ainda dava para uma mixórdia de equipamento para a FAP. Desde helis de evacuação, a UAVs, a contratos de manutenção para os EH, E2 Hawkeye  :mrgreen: , até helis para substituir os Lynx em segunda-mão!  8)

Ah, um detalhe importante, o primeiro KC-390, se se vier a concretizar a sua compra (sim, porque o representante da FAP não deu a certeza que ia ser adquirido  ::)), só viria em 2023. Até lá pergunto-me o que se faz com os C-130 sem MLU nem nada?

Nao devemos ter visto o mesmo desfile, a jornalista debita a informação que lhe é fornecida, é ver apartir das 2:04

https://www.rtp.pt/play/p5929/e412102/cerimonias-oficiais-10-de-junho

Refere-se ao quê concretamente? E é a partir do minuto 2:04 ou a partir das 2h e 4 minutos do vídeo?