Ingresso na GNR

  • 195 Respostas
  • 155412 Visualizações
*

Phoenix25

  • 2
  • +0/-0
Re: Ingresso na GNR
« Responder #135 em: Agosto 03, 2014, 12:59:13 am »
Citação de: "Trafaria"
É natural que seja necessário algum tipo de autorização, não achas? Afinal estamos a falar de pessoas vinculadas a forças de segurança, uniformizadas, disciplinadas e armadas. Por exemplo, se pertenceres à GNR e não solicitares a tua desvinculação ou não esperares por ela, cometes um crime, o de deserção, por seres militar. Na PSP, por ser civil seria muito menos grave, seria apenas uma infração disciplinar por abandono de funções.

O que te posso adiantar é que em todas as forças encontramos algumas pessoas que já pertenceram a uma outra.

Eu falo da autorização para concorrer, não já depois de todo o processo concursal e ficar admitido.
Outra questão, é necessário o pagamento de alguma indenização tanto da PSP para a GNR ou vice-versa. Isto já sendo dos quadros.

Obrigado Trafaria.
 

*

vitorveigas

  • 2
  • +0/-0
Re: Ingresso na GNR
« Responder #136 em: Agosto 09, 2014, 02:24:26 pm »
Bom dia, pessoal. Inscrevi-me no recrutamento e, como é óbvio, gostaria de me preparar o melhor possível. Por acaso algum de vocês tem tópicos, testes de admissão ou qualquer tipo de material relacionado com a GNR que me possa facultar?

Obrigado pela atenção.

PM por favor! :D
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Ingresso na GNR
« Responder #137 em: Agosto 09, 2014, 03:03:22 pm »
Citação de: "Phoenix25"
Citação de: "Trafaria"
É natural que seja necessário algum tipo de autorização, não achas? Afinal estamos a falar de pessoas vinculadas a forças de segurança, uniformizadas, disciplinadas e armadas. Por exemplo, se pertenceres à GNR e não solicitares a tua desvinculação ou não esperares por ela, cometes um crime, o de deserção, por seres militar. Na PSP, por ser civil seria muito menos grave, seria apenas uma infração disciplinar por abandono de funções.

O que te posso adiantar é que em todas as forças encontramos algumas pessoas que já pertenceram a uma outra.

Eu falo da autorização para concorrer, não já depois de todo o processo concursal e ficar admitido.
Outra questão, é necessário o pagamento de alguma indenização tanto da PSP para a GNR ou vice-versa. Isto já sendo dos quadros.

Obrigado Trafaria.
Creio que apenas os oficiais são obrigados a um tempo mínimo de permanência na força - ou indemnizam o estado; o restante pessoal tem sempre a porta de saida aberta. Para a desvinculação definitiva nao sei como é, talvez seja meter o papel e andar. Mas para os que pretendem apenas tentar outras experiências profissionais, emigrar, etc... e, portanto, nao querem desvincular-se imediata e definitivamente, pretendem apenas a licença sem vencimento de longa duração, nesses casos demora uns meses até a pretensão ser deferida.
::..Trafaria..::
 

*

PedroAbrantes

  • Membro
  • *
  • 32
  • +0/-0
Re: Ingresso na GNR
« Responder #138 em: Agosto 10, 2014, 02:42:02 am »
Boa noite, queria só esclarecer uma pequena dúvida, o certificado de habilitações que se tem de enviar tem de ser autenticado? É que no último concurso eu enviei simplesmente uma fotocópia e aceitaram. Já li o decreto lei e não encontro. Se me conseguissem dizer isso agradecia imenso.
Atenciosamente João Abrantes
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7888
  • Recebeu: 1223 vez(es)
  • Enviou: 342 vez(es)
  • +5149/-234
Re: Ingresso na GNR
« Responder #139 em: Agosto 14, 2014, 10:15:07 am »
Despacho n.º 10567/2014. D.R. n.º 156, Série II de 2014-08-14

Ministérios das Finanças e da Administração Interna - Gabinetes da Ministra de Estado e das Finanças e do Ministro da Administração Interna

Autoriza a abertura, em 2014, de vagas para a admissão a um novo curso de formação de guardas, até ao limite de 400, tendo em vista o ingresso nos quadros da GNR

http://dre.pt/pdf2sdip/2014/08/156000000/2109821099.pdf
 

*

lucia

  • 1
  • +0/-0
Re: Ingresso na GNR
« Responder #140 em: Agosto 18, 2014, 11:32:56 am »
Boa tarde
Gostaria de saber como posso chegar a oficial na gnr. estou a tirar um curso de contabilidade a acabo mais ou menos aos 23 anos depois queria ingressar na gnr, mas queria saber como posso depois de estar na gnr, de ir para oficial.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7888
  • Recebeu: 1223 vez(es)
  • Enviou: 342 vez(es)
  • +5149/-234
Re: Ingresso na GNR
« Responder #141 em: Agosto 18, 2014, 04:12:02 pm »
Licenciaturas civis não permitem o ingresso na GNR, pelo mesmo para a categoria de Oficiais, julgo que só Medicina (1). Para acesso à categoria de Oficial da GNR teria de concorrer a um dos Mestrados Integrados da Academia Militar, mas como civil apenas pode concorrer até ao 22 anos de idade e como Militar apenas até aos 24 anos de idade(2). Aliás, julgo que a Licenciatura em Contabilidade teria mesmo pouco interesse para a GNR, uma vez que a Academia Militar já forma Militares nessa área através do Mestrado Integrado em Ciências Militares na Especialidade de GNR-Ramo Administração (3). Se estiver a pensar se pode pedir transferência da atual Licenciatura em Contabilidade para o Mestrado da Academia Militar, desde já informo que não (4).

(1) Ver artigos 57.º e 220.º, apesar de se referir que podem existir outros cursos ou tirocínios de acesso à categoria de Oficial, a definir em diploma próprio, julgo que essa legislação ainda não foi aprovada -> http://www.gnr.pt/documentos/Legislacao/EMGNRNovo.pdf

(2) http://www.academiamilitar.pt/condicoes ... issao.html

(3) http://www.academiamilitar.pt/gnr-ramo- ... racao.html

(4) http://www.academiamilitar.pt/perguntas-frequentes.html
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7888
  • Recebeu: 1223 vez(es)
  • Enviou: 342 vez(es)
  • +5149/-234
Re: Ingresso na GNR
« Responder #142 em: Agosto 19, 2014, 09:54:23 am »
Despacho n.º 10656/2014. D.R. n.º 158, Série II de 2014-08-19
Ministérios das Finanças, da Defesa Nacional e da Administração Interna - Gabinetes da Ministra de Estado e das Finanças e dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna
Fixado em quarenta e dois o número de oficiais para admissão ao Curso de Formação de Oficiais 2014/19, para ingresso nos quadros da GNR

http://dre.pt/util/getpdf.asp?s=diad&se ... 2014027258
 

*

joanalibe

  • 1
  • +0/-0
Re: Ingresso na GNR
« Responder #143 em: Agosto 19, 2014, 02:07:29 pm »
Boa tarde,

Preenchi o formulário mas ainda não enviei os documentos. Posso fazê-lo até dia 21 deste mês, certo?
Quanto ao certificado de habilitações, o documento que a universidade me facultou apenas refere que concluí a licenciatura. Serve este documento?

Obrigada
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1602
  • Recebeu: 350 vez(es)
  • Enviou: 320 vez(es)
  • +96/-42
Re: Ingresso na GNR
« Responder #144 em: Agosto 19, 2014, 03:04:21 pm »
Citação de: "joanalibe"
Boa tarde,

Preenchi o formulário mas ainda não enviei os documentos. Posso fazê-lo até dia 21 deste mês, certo?
Quanto ao certificado de habilitações, o documento que a universidade me facultou apenas refere que concluí a licenciatura. Serve este documento?

Obrigada

Eu quando tenho dúvidas vou direto à fonte:
Informações sobre o concurso poderão ser obtidas através da Repartição de Recrutamento e Concursos do Comando da Administração dos Recursos Internos da GNR,
Morada: Calçada dos Barbadinhos, n.º 7 (Santa Apolónia), 1149 -064 Lisboa
Número Azul: 808200247
Fax: 218112252
Caixa de correio eletrónico: recrutamento@gnr.pt

Eu estive a ler o aviso de abertura...diz lá que o concurso está aberto por 10 dias úteis desde a publicação em diário da república..sendo publicado a 31dejulho, 10 dias úteis bate dia 13 de Agosto...depois diz:
 "Os candidatos deverão imprimir o formulário de candidatura, após validação da mesma, e enviar cópia em correio registado, até ao 5.º dia útil, após o final do prazo de candidaturas"...que bate no dia 21 de Agosto que mencionas, mas não guardes tudo para a última.

O exigido é o 11º ano, a licenciatura pode garantir-te possibilidade de desempate em caso de igualdade de valoração.
Questiona-os nesse sentido, não perdes nada.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7888
  • Recebeu: 1223 vez(es)
  • Enviou: 342 vez(es)
  • +5149/-234
Re: Ingresso na GNR
« Responder #145 em: Agosto 19, 2014, 03:59:15 pm »
Citação de: "raphael"
Citação de: "joanalibe"
Quanto ao certificado de habilitações, o documento que a universidade me facultou apenas refere que concluí a licenciatura. Serve este documento?

Obrigada

Eu quando tenho dúvidas vou direto à fonte:
Informações sobre o concurso poderão ser obtidas através da Repartição de Recrutamento e Concursos do Comando da Administração dos Recursos Internos da GNR,
Morada: Calçada dos Barbadinhos, n.º 7 (Santa Apolónia), 1149 -064 Lisboa
Número Azul: 808200247
Fax: 218112252
Caixa de correio eletrónico: recrutamento@gnr.pt

Só para reforçar a ideia do Raphael...Realmente acho melhor entrar em contacto rápido com a GNR, porque a conclusão da Licenciatura não quer dizer necessariamente que o candidato tenha concluído o 11.º ano de escolaridade. Não esquecer que existem atualmente processos (concurso para maiores de 23 anos de idade, etc.) que permitem a entrada na faculdade sem conclusão do ensino secundário. Neste caso, se é verdade que a Licenciatura é superior ao ensino secundário e pode ser fator de desempate em caso de igualdade, não diz claramente que o candidato possui o 11.º ano de escolaridade que é a habilitação exigida no concurso. Julgo que neste caso deverá ser necessário um certificado de conclusão do ensino secundário, a obter na escola secundária que frequentou. Posso estar errado, mas reafirmo uma vez mais que deverá esclarecer esta questão juntos dos RH da GNR o mais rápido possível.
 

*

Ninja88

  • 4
  • +0/-0
Re: Ingresso na GNR
« Responder #146 em: Setembro 02, 2014, 11:38:59 am »
Bom dia meus senhores e senhoras.

Sou o Ninja e candidatei-me ao concurso da GNR e tenho algumas questões a colocar.

1: A prova de conhecimentos está marcada para dia 20, vou receber alguma carta a dizer a hora e o local, ou isso estará na área de candidato?

2: A prova de conhecimentos engloba Português, Cultura Geral (o que para mim não é nada complicado) e o Estatuto da GNR e a Lei Orgânica, e é isso que me está a assustar, isso não deveria de ser colocado a quem já lá está? Tenho que decorar aquilo tudo, ou alguma coisa em específico?

3: Na prova física terei alguma classificação (0-20) ou apenas Apto ou Inapto? Tanto dá fazer 36 abdominais ou 50? Comecei em Agosto no Ginásio, todos os dias 2horas e tenho algum peso a mais, isso poderá constituir algum problema? No que toca ao exercício das 4 flexões em trave, pelo que vi aquilo tem 2,20m enquanto eu tenho 1,70m, acontece que tenho que saltar 50cm e ainda elevar o corpo, o que se tem vindo a tornar complicado. Alguém me pode explicar como fazer correctamente esse exercício?

Abraços,
Ninja
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1602
  • Recebeu: 350 vez(es)
  • Enviou: 320 vez(es)
  • +96/-42
Re: Ingresso na GNR
« Responder #147 em: Setembro 02, 2014, 12:01:59 pm »
Citação de: "Ninja88"
Bom dia meus senhores e senhoras.

Sou o Ninja e candidatei-me ao concurso da GNR e tenho algumas questões a colocar.

1: A prova de conhecimentos está marcada para dia 20, vou receber alguma carta a dizer a hora e o local, ou isso estará na área de candidato?

2: A prova de conhecimentos engloba Português, Cultura Geral (o que para mim não é nada complicado) e o Estatuto da GNR e a Lei Orgânica, e é isso que me está a assustar, isso não deveria de ser colocado a quem já lá está? Tenho que decorar aquilo tudo, ou alguma coisa em específico?

3: Na prova física terei alguma classificação (0-20) ou apenas Apto ou Inapto? Tanto dá fazer 36 abdominais ou 50? Comecei em Agosto no Ginásio, todos os dias 2horas e tenho algum peso a mais, isso poderá constituir algum problema? No que toca ao exercício das 4 flexões em trave, pelo que vi aquilo tem 2,20m enquanto eu tenho 1,70m, acontece que tenho que saltar 50cm e ainda elevar o corpo, o que se tem vindo a tornar complicado. Alguém me pode explicar como fazer correctamente esse exercício?

Abraços,
Ninja

Em relação às flexões na trave, vulgo elevações, tens de ter força para te elevares...até poderias ter 2m de altura tens de ter os braços estendidos e elevar o corpo até que o queixo ultrapasse a trave não podendo ter contato com o solo...tal como está no diário da republica:
https://dre.pt/pdf2sdip/2014/07/1460000 ... 119645.pdf

Se deres o tal salto para te agarrares na trave isso é irrelevante, o arranque para a elevação é feito com os braços estendidos, não vai ser pêra doce.

Sinceramente se começaste em Agosto de 2014 e estás com peso a mais ou tens muita força física e de vontade ou então vai ser complicado. E na transposição do muro estás à vontade?
De qualquer modo antes dos físicos tens a prova de conhecimentos.

Estatuto da GNR e Lei Orgânica é obvio quem lá está tem que saber, mas quem concorre também tem de ter noções do que é a GNR, como está organizada, as missões, quem a lidera, quem a dirige...senão perguntam-te porque concorres à GNR, não vais responder porque me apteceu ou porque era a única que tinha concurso aberto que me permite ingressar num quadro permanente...é por aí?
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Ninja88

  • 4
  • +0/-0
Re: Ingresso na GNR
« Responder #148 em: Setembro 02, 2014, 12:44:20 pm »
Eu nasci para ser bruto, força não é o problema. O muro salto á vontade, já experimentei. O grande problema é mesmo saltar os 50cm e agarrar-me, o meu instrutor tem 2.00m e chega lá facilmente.

Concorri tal como muita gente, pelo trabalho certo. Nem todos concorrem pelo gosto.

Mas até lá devo de perder 8 ou 9 kg, tenho medo é de ficar para trás nas médicas, por causa do peso.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1602
  • Recebeu: 350 vez(es)
  • Enviou: 320 vez(es)
  • +96/-42
Re: Ingresso na GNR
« Responder #149 em: Setembro 02, 2014, 02:53:47 pm »
Citação de: "Ninja88"
Eu nasci para ser bruto, força não é o problema. O muro salto á vontade, já experimentei. O grande problema é mesmo saltar os 50cm e agarrar-me, o meu instrutor tem 2.00m e chega lá facilmente.

Concorri tal como muita gente, pelo trabalho certo. Nem todos concorrem pelo gosto.

Mas até lá devo de perder 8 ou 9 kg, tenho medo é de ficar para trás nas médicas, por causa do peso.

Se conseguires tonificar isso e ir fechando a boca nas refeições pode ajudar, bastante corrida, mas pelo peso deve pesar nos joelhos e coluna...podes sempre entrar na moda do termogénico nem que seja para conseguires secar em tempo útil...claro que depois se não te controlares lá vem o peso de volta, mas pelo menos ajudaria qualquer coisa mais rapidamente.
Se saltas um muro...não te impulsionas verticalmente 50cm?
O peso, depende da densidade óssea e afins, o IMC é que pode ser decisivo, qual a percentagem de gordura efetiva no teu tamanho.
Um abraço
Raphael
__________________