Ingresso nas Forças de Segurança

  • 11610 Respostas
  • 1656120 Visualizações
*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1602
  • Recebeu: 350 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +96/-42
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11595 em: Abril 22, 2014, 12:14:34 am »
Citação de: "Catarina251"
Boa tarde, queria urgentemente saber se irá abrir concursos para agentes da psp em 2014 ou 2015 e se por acaso nao abrir, seria melhor eu me candidatar ao instituto superior de ciencias policiais ou fazer o curso de criminologia.

Quais são os seus objetivos de futuro?
Ser agente da PSP é uma coisa, ser oficial da PSP é outra. E o que tem criminologia a ver com isso?
Você pode sempre candidatar-se a tudo, o ISCPSI à partida abre todos os anos com um número reduzido de vagas, cursos de agentes têm demorado, neste momento decorre um curso de formação para 100 novos agentes, não se vislumbrando para já, novo concurso.
Afirmar que vai ou não abrir este ano ou no próximo é tipo jogar no Euromilhões...
O curso de Criminologia se é algo que lhe interessa e se vislumbra após o mesmo alguma saída profissional opte.
Agora dizer se será melhor isto ou aquilo, você é que tem de decidir.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4276
  • Recebeu: 2408 vez(es)
  • Enviou: 1391 vez(es)
  • +7308/-4410
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11596 em: Agosto 02, 2017, 10:38:08 pm »
PCP quer fusão de PSP e GNR numa única polícia civil

Rui Fernandes, da comissão política do PCP, defendeu esta quarta-feira a fusão das duas forças de segurança, que "devem ter uma natureza civil".



O PCP retomou esta quarta-feira a ideia de fusão da PSP e da GNR numa só polícia, de “natureza civil”, mas não quer um debate à pressa, nem tem um calendário.

“Mais do que apresentar um projeto à pressa, o que nos parece necessário é que o debate se faça e a discussão tenha lugar”, afirmou Rui Fernandes, da comissão política do PCP, numa conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa, sobre forças de segurança.

Apesar de não excluir apresentar um projeto de fusão no curto prazo, Rui Fernandes explicou que não deve haver “assuntos tabu” e que deve começar a discutir-se o assunto, em que as forças de seguranças sejam ouvidas.

Para o PCP, não se coloca uma questão constitucional, quanto à natureza da GNR, força militar, e a PSP, dado que na Constituição as Forças Armadas estão num capítulo e as forças de segurança noutro.

“Para o PCP, as forças e serviços de segurança devem ter uma natureza civil”, defendeu.

Rui Fernandes aludiu ainda aos problemas com que se debatem os agentes — “A atividade das forças e serviços de segurança e a vida dos seus profissionais continuam a ser marcados por muitos e variados problemas, com reflexos no direito das populações à segurança e tranquilidade públicas” — e garantiu que “não haverá melhor segurança enquanto a maioria dos respetivos profissionais se sentir desmotivada, anos a fio sem progressões na carreira, sem estímulos à formação, com meios materiais envelhecidos ou desadequados, com cargas horárias inadmissíveis, a aguardar há anos um subsídio de risco profissional“.

http://observador.pt/2017/08/02/pcp-quer-fusao-de-psp-e-gnr-numa-unica-policia-civil/#comment-post-2206274-1621079

O PCP a querer aumentar o leque de sindicalizados em Portugal?
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12744
  • Recebeu: 3083 vez(es)
  • Enviou: 7573 vez(es)
  • +760/-1292
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11597 em: Agosto 02, 2017, 10:58:09 pm »
Porque não fundir também  o PCP com o BE?  :N-icon-Axe:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4276
  • Recebeu: 2408 vez(es)
  • Enviou: 1391 vez(es)
  • +7308/-4410
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11598 em: Agosto 02, 2017, 11:27:19 pm »
Porque não fundir também  o PCP com o BE?  :N-icon-Axe:

Espero que as 2 aberrações deixem em breve de poder terem mais influência do que a devida, ou vamos andar bastante para trás.

O PCP podia lançar uma OPA ao BE :)
Ui que heresia, é pecado falar em coisas capitalistas ligadas a estes partidos austeros :)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Pmeira0

  • Membro
  • *
  • 1
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Ingresso forças de segurança
« Responder #11599 em: Setembro 27, 2020, 06:31:59 pm »
Boas a todos os irmãos de armas!



Tenho 25 anos e o 12º ano e por burrice minha e questões familiares não ingressei na vida militar. Agora que já é tarde o "chamamento" que ja sentia está mais intenso e misturado com remorso e culpa mas já estou velho para a Escola de Sargentos do Exército que é o que gostaria.

Contudo ainda me resta tentar a PSP ou GNR e tentar entrar para alguma unidade de intervenção ou de operações especiais.

Contudo sofro de miopia, apesar de não muito severa. A miopia será uma barreira intransponível? E a idade? Aos 25 é tarde para tentar ter uma carreira numa unidade de intervenção ou operações especiais?



Sei que primeiro há que entrar e passar a escola mas se for "impossível" o meu objetivo "final" estou tentado a concorrer à Legião Estrangeira.


Desde já muito grato!

As melhores saudações!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trafaria

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11600 em: Setembro 28, 2020, 04:38:31 pm »
Com miopia.... é complicado. Legião é para esquecer.

E para não o esmorecer muito diria que o acesso a uma unidade diferenciada, seja ela da GNR ou PSP, lhe será muito dificultado.
Já o acesso às FS em geral depende da severidade do seu caso, compare os dados dos relatórios médicos que tem com as tabelas existentes nos sites de ambas as forças.
« Última modificação: Setembro 28, 2020, 04:39:30 pm por Trafaria »
::..Trafaria..::
 

*

ccmbc

  • Membro
  • *
  • 1
  • +0/-0
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11601 em: Novembro 05, 2020, 05:52:30 pm »
Boa tarde tenho um filho que o sonho dele foi ir para a psp. Algum problema de saude que o possa excluir? Aconcelham alguma preparacao antes seja fisica ou intelectual. Qual o melhor caminho para ingressar?

Obrigado
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12744
  • Recebeu: 3083 vez(es)
  • Enviou: 7573 vez(es)
  • +760/-1292
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11602 em: Novembro 05, 2020, 11:02:02 pm »
Depende de que problemas de saúde ele tem actualmente.

De resto convém ser bom a Português e Matemática.
Treino físico - Crossfit ou um bom desporto de combate. Kickbox, KravMaga, Judo.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11603 em: Novembro 07, 2020, 04:57:58 pm »
Acho que aqui posso dar uma ajudinha. Em diminutivo, porque pequena.

Há duas "portas de entrada" na PSP, uma delas é pela escola superior, o nosso conhecido instituto, para oficiais; a outra, a Escola Pratica de Policia, para agentes.
Embora, em teoria, as habilitações exigidas para uma ou outra escola sejam as mesmas (12º ano), as provas de acesso não o são. Só a titulo de exemplo aos futuros oficiais tem sido e exigida uma nota a português superior a 14.

Para agentes, sinceramente, não acho que valha muito a pena estudar o que quer que seja, pois as provas no seu todo tendem a avaliar o candidato pelo que ele é e não são dois ou três meses de treinos e estudos intensivos que lhe vão mudar alguma coisa de estrutural ou determinante.

É verdade que há provas físicas, mas nao contam para a nota do concurso, são eliminatórias. Mas hoje em dia são tão simples e básicas que se destinam apenas a excluir os "coxos". Quem naquilo chumbar não pode ficar chateado porque não serve para policia, eu arriscaria dizer que não serve para quase nada. Porém, convém ir ao site da PSP, tomar nota dos exercícios e verificar se consegue cumprir os mínimos em todos eles. Alguns fiam-se nessa dita facilidade e chegam lá e sofrem com desagradáveis surpresas.

As provas de conhecimentos andam muito à volta da cultura geral, ou seja, do que vai ficando e não o que se adquire com a frequência apressada de bibliotecas. Diria que uma pessoa com o 12º ano, atenta ao mundo que a rodeia, aos noticiários, que tenha o habito de ler jornais e revistas, que tenha passado os olhos pelos nossos clássicos, tem as ferramentas mais que necessárias para passar. Todavia, uma vez mais, convém ir ao site da PSP e ler o que lá há sobre o assunto nomeadamente as referencias à Constituição da RP, organizações europeus, declaração universal dos direitos humanos, porque isso sai sempre. Mas para ai 80%, ou mais, é cultura geral e as perguntas são de um espectro universal e infinito, podem ir da ilídia aos lusíadas, de um protão às crateras lunares, nunca excluindo umas quantas de gramática e literatura muito manhosas.

Sobre a prova de avaliação psicológica nada posso adiantar a não ser que se trata de uma grande seca. Exige concentração máxima durante algumas horas. Aquilo é mesmo para "partir pedra".  :mrgreen:
Mas também só é preciso 10 para passar.

Finalmente há uma entrevista. Recomendo que para lá vá tranquilo, se possível descontraído, mas sem nunca perder a compostura (não esquecer de pedir licença para sentar, por exemplo), que seja verdadeiro, sem inventar. É que, estranhamente, anda a chumbar muita gente nesta prova.

Espero ter ajudado.



::..Trafaria..::
 

*

estaramos

  • Membro
  • *
  • 6
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11604 em: Novembro 27, 2020, 09:51:37 pm »



Sobre a prova de avaliação psicológica nada posso adiantar a não ser que se trata de uma grande seca. Exige concentração máxima durante algumas horas. Aquilo é mesmo para "partir pedra".  :mrgreen:
Mas também só é preciso 10 para passar.

Finalmente há uma entrevista. Recomendo que para lá vá tranquilo, se possível descontraído, mas sem nunca perder a compostura (não esquecer de pedir licença para sentar, por exemplo), que seja verdadeiro, sem inventar. É que, estranhamente, anda a chumbar muita gente nesta prova.

Espero ter ajudado.

Concorri duas vezes para a Marinha, a 1ª vez fui afastado por causa dos psicotécnicos, a 2ª fui aceite.
Os psicotécnicos é algo que pode ser preparado, existe material na internet para isso, mas ainda assim, para mim são de longe as provas mais complicadas, as da Marinha pelo menos foi a doer, não espero algo mais fácil para forças de segurança. Estou neste momento a concorrer para a GNR, passei na prova de conhecimentos com nota acima de 15 (teste muito fácil para quem estudou bem os temas propostos), os físicos são escandalosamente fáceis para qualquer pessoa que ache que tenha perfil para ser um elemento das forças de segurança (acho que aqui tinham que puxar mais pelo pessoal - eu não pertenci a nenhuma tropa especial e acho que 7 barras, corrida de 100 metros em tempo mínimo poderiam perfeitamente constar e ninguém teria que reclamar)

Mas preferem oferecer esses "biscoitos" ao pessoal para nos psicotécnicos escolherem quem vai ter entrada no curso.
De qualquer forma, fica o aviso para todos, foco nos psicotécnicos.

 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11605 em: Novembro 27, 2020, 11:23:00 pm »
Não sei como é na GNR.
Na PSP as provas físicas de acesso têm de facto sido suavizadas, mas não mexeram em nada das provas finais do curso. Têm de dar o litro, uma negativa, que pode ser uma barra a menos, e lá se vai o curso todo.
Acho uma evolução.
::..Trafaria..::
 

*

estaramos

  • Membro
  • *
  • 6
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11606 em: Novembro 28, 2020, 01:44:09 pm »
Não sei como é na GNR.
Na PSP as provas físicas de acesso têm de facto sido suavizadas, mas não mexeram em nada das provas finais do curso. Têm de dar o litro, uma negativa, que pode ser uma barra a menos, e lá se vai o curso todo.
Acho uma evolução.

Não tinha essa ideia, pensava que depois de entrar no curso não existia interesse em dificultar demasiado a vida a ninguém, a vaga não ser preenchida não traz propriamente grande benefício para a instituição, mas já se sabe que existe pessoal que desmotiva, perde o interesse e acaba por se desmazelar (outros não deram alerta no processo de seleção). Fica o aviso. Se falhar nos psicotécnicos da GNR, lá vou eu tentar a PSP para o próximo ano, se bem que não espero menos rigor que na GNR.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11607 em: Novembro 28, 2020, 03:01:33 pm »
Procura por aí. Há um user que foi PSP e GNR e que explica as diferenças muito bem.
No fundo, a vertente militar da GNR faz-se notar na instrução, sobretudo ao nivel da linguagem, mais tosca, mais picuinhice com a ordem unida e apresentação, mas no fim diz que a PSP forma melhor.
Na escola da PSP os alunos menos bem classificados lutam até ao fim...
::..Trafaria..::
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

estaramos

  • Membro
  • *
  • 6
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11608 em: Novembro 30, 2020, 01:10:19 pm »
Procura por aí. Há um user que foi PSP e GNR e que explica as diferenças muito bem.
No fundo, a vertente militar da GNR faz-se notar na instrução, sobretudo ao nivel da linguagem, mais tosca, mais picuinhice com a ordem unida e apresentação, mas no fim diz que a PSP forma melhor.
Na escola da PSP os alunos menos bem classificados lutam até ao fim...

Não duvido das tuas palavras, para todos os efeitos a GNR é uma força militar e essa faceta é normal que venha ao de cima.
Quem não é militar (e alguns que são), é normal que prefiram a PSP, no entanto, na vida profissional é do conhecimento público que a GNR é mais apelativa, principalmente para quem é de fora de Lisboa. No entanto, não acho que isto seja um grande obstáculo, quem quer pertencer ás forças de segurança, manda para a GNR e para a PSP e vê quem o aceita primeiro, não há assim tantos concursos e oportunidades para ser muito esquisito.
O que se passou no último concurso da PSP, foi acima de tudo resultado da pandemia, demoraram muito a chamar para fazer provas e o pessoal foi seguindo a sua vida para outro lado. Agora na GNR, já existem 5600 candidatos, um numero que é mais que tranquilo para eles fazerem duas escolas.
 

*

Pedrorfg11

  • Membro
  • *
  • 1
  • +0/-0
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11609 em: Maio 20, 2021, 11:40:51 am »
Bom dia, gostaria de saber se quantos mais cursos houverem a terminar de cfg a probabilidade de ser colocado  na minha zona de residência aumenta? Visto que até 2024 vai existir cursos durante todo o ano será que as transferências são mais rápidas?