Ingresso no Exército

  • 5547 Respostas
  • 1093858 Visualizações
*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-44
    • http://forumdefesa.com
Ingresso no Exército
« em: Dezembro 13, 2007, 03:46:39 pm »

Este tópico centralizará toda a informação e dúvidas relacionadas com o ingresso no Exército.



https://recrutamentomilitar.bud.gov.pt/

Site do recrutamento para os três ramos.
« Última modificação: Outubro 08, 2019, 06:55:22 pm por HSMW »
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Artur_29

*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 13, 2007, 10:30:23 pm »
Olá , antes de mais quero saudar o criador deste tópico pela excelente decisão de cria-lo.  :P

--------
Qualquer indivíduo que queira incorporar no Exército Português deve em primeiro lugar dirigir-se ao Centro de Recrutamento da sua Zona de Residência a fim de formular a sua candidatura.


As condições são as seguintes:

    * Ter nacionalidade portuguesa;

    * Ter pelo menos 18 anos de idade, à data da incorporação;

    * Ter aptidão psicofísica adequada;

    * Não estar inibido ou interditado do exercício de funções públicas;

    * Não ter sido condenado criminalmente em pena de prisão efectiva;

    * Possuir situação militar regularizada;

    * Possuir habilitações literárias adequadas;
   
    * Ter idade não superior a:

- 30 anos de idade, para os cidadãos possuidores de licenciatura em Medicina habilitados com internato geral;

- 27 anos de idade, para cidadãos possuidores de habilitação académica com grau de bacharelato ou licenciatura;

- 24 anos de idade, para os restantes casos.

    * Ter altura mínima de:

- 1,60m para o sexo masculino;

- 1,56 para o sexo feminino;

    * Não estar abrangido pelos critérios de pré-selecção.

    * Ter como habilitações literárias mínimas as seguintes:

-Curso de Formação de Praças (CFP) – 6º ano de escolaridade;

-Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Bacharelato;

-Curso de Formação de Oficiais (CFO) – Licenciatura;

-Curso Especial de Formação de Oficiais (CEFO) – Licenciatura.

-----------------------------
-----------------------------

Após a candidatura Aprovada pelo Ministério da Defesa Nacional o candidato irá ser chamado ás PCS , no prazo de 3 Semanas.

Passando isto para " míudos " :

Conceito de Provas de Classificação e Selecção (PCS):
As PCS constituem um conjunto de exames e testes para avaliar a aptidão psicofísica dos cidadãos candidatos à prestação do serviço militar em Regime de Contrato/Regime de Voluntariado (RC/RV).

Duração das PCS:
Realizam-se por uma só vez durante dois ou três dias, excepto quando o cidadão interponha recurso hierárquico ou fique na situação de aguardar classificação (previsto nos artigos 26º e 27º do Decreto-Lei n.º 289/2000 de 14 de Novembro – Regulamento da Lei do Serviço Militar), casos em que, retoma as provas a partir daquela que motivou o recurso hierárquico ou a situação de aguardar classificação. Assim a duração é a seguinte:
Oficiais e Sargentos: 3 dias úteis;
Praças (Contingente Normal): 2 dias úteis;
Praças (Contingente Especial - Comandos, Operações Especiais e Pára-quedistas): 3 dias úteis.

Locais de realização:
Estas provas são dirigidas e em parte realizadas num Gabinete de Classificação e Selecção (Lisboa, Porto ou, no caso dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, Ponta Delgada e Funchal, respectivamente). Para os cidadãos que pretendem ingresso no Contingente Especial (Comandos, Operações Especiais e Pára-quedistas) as Provas Complementares Físicas são realizadas em Mafra (Centro de Tropas Comandos), Lamego (Centro de Tropas de Operações Especiais) e Tancos (Escola de Tropas Pára-quedistas). Estes órgãos fornecem alimentação e alojamento (se necessário) durante o período da sua realização.

Tipos gerais de Provas:
- Prova de Aptidão Física
- Provas Complementares Físicas (somente para os cidadãos que pretendem ingresso no Contingente Especial)
- Prova de Aptidão Psicológica
- Prova Médica de Selecção
- Entrevista Individual
 ------------------------------------
-------------------------------------

Após ter realizado as provas existe 3 cenários possíveis:

Apto, quando satisfaça o perfil psicofísico necessário para a prestação de serviço militar efectivo;

Inapto, quando não satisfaça o perfil psicofísico necessário para a prestação de serviço militar efectivo;

A aguardar classificação, quando não preencha de imediato o perfil psicofísico exigido, mas revele possibilidade de evolução susceptível de o poder atingir nos três meses seguintes à prestação de provas.

----------------------------------
----------------------------------

Conteúdo das Provas Físicas:

Contingente Normal:


Extensões de braços no solo :
Masculino- 15
Feminino- 7
 
Abdominais em 1 minuto:
Masculino- 25
Feminino- 18

Passagem do pórtico:
Masculino- Sim
Feminino- Sim

Salto do Muro ( 60cm ):
Masculino: Sim
Feminino: Sim

Teste de Cooper:
Masculino: Correr 2000 metros em 12 minutos
Feminino: Correr 1650 metros em 12 minutos

----------------------------------
----------------------------------

Os Candidatos destinados ao Contingente Especial terão que realizar as seguintes Provas Complementares:

Pára-Quedistas:

Corrida de 2500 Metros:
Masculino: 12 minutos
Feminino: 13.30 minutos

Flexão e extensão de pernas:
Masculino: 35
Feminino: 30

Abdominais em 2 Minutos:
Masculino: 35
Feminino: 30

Elevações do corpo numa barra fixa:
Masculino: 5
Feminino: Não

Flexão e extensão de braços no solo:
Masculino: 20
Feminino: 14

Prova de Agressividade:
Masculino: Sim
Feminino: Não

Salto da vala:
Masculino: 3 metros
Feminino: 2.80 metros

Passagem do pórtico duplo de 5 e 8 metros:
Masculino: Sim
Feminino: Sim

Salto da torre:
Masculino: Sim
Feminino: Sim

Passagem de túnel encurvado com 10 metros:
Masculino: Sim
Feminino: Sim
« Última modificação: Dezembro 16, 2007, 11:45:35 pm por Aim »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Soraia brito

*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Dezembro 13, 2007, 10:43:49 pm »
Continuo neste Post para não ficar demasiado extenso se o Administrador não se importar , caso haja problema copio para o de cima  :wink:

Comandos:

Corrida de 2500 Metros:
Masculino: 12 minutos

Abdominais em 2 minutos:
Masculino: 47

Elevações do corpo numa barra fica:
Masculino: 5

Salto da vala:
Masculino: 3 metros

Salto do muro:
Masculino: 90cm

Passagem do pórtico de 5 metros:
Masculino: Sim

Natação 15 metros ( em fato de banho ):
Masculino: Sim

----------------------------------
----------------------------------

Operações Especiais:

Corrida de 2500 metros:
Masculino: 12 minutos

Abdominais em 2 minutos:
Masculino: 47

Elevações do corpo numa barra fixa:
Masculino: 5

Flexão e extensão de braços no Solo:
Masculino: 32

Salto da vala:
Masculino: 3 metros

Salto do muro:
Masculino: 90cm

Equilíbrio elevado do pórtico de 4.70x0.30 metros:
Masculino: Sim

Transpor túnel labirinto com 8.30 metros:
Masculino: Sim

Natação 15 metros ( Em fato de banho ):
Masculino: Sim

----------------------------------
----------------------------------

Fonte: www.exercito.pt
[/i]
« Última modificação: Dezembro 16, 2007, 11:46:14 pm por Aim »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NunoFernandes

*

SLBFaNaTiC

  • Perito
  • **
  • 478
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Dezembro 15, 2007, 12:16:13 am »
Boa noite.

Hoje foi um dia de muito azar, pelo que ando num ginásio e hoje lesionei-me nas costas, recebendo uma voz do médico em que tenho que ter repouso absoluto durante pelo menos 3 semanas.
E para acabar o dia ainda em mais beleza, chego a casa, vou ao correio e tenho la a carta do exercito portugues para me apresentar no dia 17 de fevereiro no porto para a realização das provas. Foi um momento em que fiquei  
Sinceramente não sei que fazer, vou la realizar as provas mas vai ser muito dificil passar ans fisicas visto que pouco me consigo mexer, acho uma situação um pouco triste visto que andava mesmo contente para ingressar no dia 11 de fevereiro. Mas vou tentar dar o meu maximo apesar de achar quase impossivel.
Já agora aqueles que estão mais dentro do assunto, eles são muito rigidos nas provas fisicas? Costuma reprovar muita gente?

Abraço
Aguardo resposta.


PTnet @ mIRC #Policia
Fórum Polícia Segurança Pública: www.forumpsp.net
 

*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Dezembro 15, 2007, 01:49:16 am »
Citação de: "SLBFaNaTiC"
Boa noite.

Hoje foi um dia de muito azar, pelo que ando num ginásio e hoje lesionei-me nas costas, recebendo uma voz do médico em que tenho que ter repouso absoluto durante pelo menos 3 semanas.
E para acabar o dia ainda em mais beleza, chego a casa, vou ao correio e tenho la a carta do exercito portugues para me apresentar no dia 17 de fevereiro no porto para a realização das provas. Foi um momento em que fiquei  
Sinceramente não sei que fazer, vou la realizar as provas mas vai ser muito dificil passar ans fisicas visto que pouco me consigo mexer, acho uma situação um pouco triste visto que andava mesmo contente para ingressar no dia 11 de fevereiro. Mas vou tentar dar o meu maximo apesar de achar quase impossivel.
Já agora aqueles que estão mais dentro do assunto, eles são muito rigidos nas provas fisicas? Costuma reprovar muita gente?

Abraço
Aguardo resposta.


Caro SLBFaNaTiC não .. não são muito rígidos ...
As provas funcionam por média , vou-te dar um exemplo que aconteceu no dia que eu fui prestar : :wink:

Não deixo entretanto de te desejar boa sorte e que nos encontremos lá dia 11 de fevereiro  :lol:
« Última modificação: Dezembro 16, 2007, 11:46:38 pm por Aim »
 

*

afonso

  • 2
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Dezembro 15, 2007, 02:26:52 am »
boa noite! Eu concorri para o curso de formaçao de oficiais que abriu em novembro, ja entreguei a papelada e aguardo a carta. Eu tenho treinado para as provas fisicas e nisso não tenho problemas, mas ando um pouco preocupado com as provas de aptidao psicologica!
 Alguem tem informaçoes em que consistem esse tipos de testes?
 Se tivessem exemplares agradecia!!!bem como qualquer informaçao que fosse util...
 

*

SLBFaNaTiC

  • Perito
  • **
  • 478
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Dezembro 15, 2007, 03:51:59 am »
Citação de: "Aim"
Citação de: "SLBFaNaTiC"
Boa noite.

Hoje foi um dia de muito azar, pelo que ando num ginásio e hoje lesionei-me nas costas, recebendo uma voz do médico em que tenho que ter repouso absoluto durante pelo menos 3 semanas.
E para acabar o dia ainda em mais beleza, chego a casa, vou ao correio e tenho la a carta do exercito portugues para me apresentar no dia 17 de fevereiro no porto para a realização das provas. Foi um momento em que fiquei  
Sinceramente não sei que fazer, vou la realizar as provas mas vai ser muito dificil passar ans fisicas visto que pouco me consigo mexer, acho uma situação um pouco triste visto que andava mesmo contente para ingressar no dia 11 de fevereiro. Mas vou tentar dar o meu maximo apesar de achar quase impossivel.
Já agora aqueles que estão mais dentro do assunto, eles são muito rigidos nas provas fisicas? Costuma reprovar muita gente?

Abraço
Aguardo resposta.

Caro SLBFaNaTiC não .. não são muito rígidos ...
As provas funcionam por média , vou-te dar um exemplo que aconteceu no dia que eu fui prestar : :wink:

Não deixo entretanto de te desejar boa sorte e que nos encontremos lá dia 11 de fevereiro  :) Muito tempo a jogar futebol lol
Adorava poder estar la dia 11, vamos la ver como vai correr, depois quado chegar digo alguma coisa :)
Já agora quando foste houve muita gente que ficou inapto? E se reprovarem no fisicos automaticamente vêm logo para casa certo?

Cumps


PTnet @ mIRC #Policia
Fórum Polícia Segurança Pública: www.forumpsp.net
 

*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Dezembro 15, 2007, 11:52:05 am »
Não , nos físicos não reprovou .
Houve uma desistência só . Nos médicos é que reprovaram alguns , entramos 30 saímos 13  c34x

Abraços:
« Última modificação: Dezembro 16, 2007, 11:43:41 pm por Aim »
 

*

SLBFaNaTiC

  • Perito
  • **
  • 478
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Dezembro 15, 2007, 03:39:03 pm »
Nos médicos reprovaram assim tantos? :o
Tantos nos médicos nunca pensei lol


PTnet @ mIRC #Policia
Fórum Polícia Segurança Pública: www.forumpsp.net
 

*

oxidus

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Dezembro 16, 2007, 08:36:29 pm »
fiz, os exames de ingresso no dia 5 de dezembro, e foi muito facil, mais facil da primeira vez em que os fiz em junho...do genero, eles pedem 15 flexões e 25 abdominais, antes se fizesse 14 flexoes era logo eliminado, agora pode-se fazer 14 flexões, e compensar com 26 abdominais e se mesmo se não conseguir compensar nos abdominais compensa na corrida com mais uma volta ao quartel...tipo ninguem reprova, so as mulheres reprovaram porque agora tem de fazer o mesmo que os homens e arrumam quase todas...O que me deixa mais preocupado é que o exercito parece estar a ter uma crise no recrutamento, quando la estava disse-me um primeiro cabo que no regimento de artilharia de gaia que onde se fazem as recrutas, de 10 pelotões de instrução desistiram 7, isso são 70 por cento...sera que o exercito esta em crise de recutamento?ser que estão a baixar os padrões de qualidade por causa da falta de voluntarios?
 

*

Uriel

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Dezembro 16, 2007, 11:24:41 pm »
Penso que talvez a razao para tanta desistencia e mesmo os testes serem assim tao faceis, e quando na recruta lhes da mesmo para "arranhar" nao tem pedalada...ou isso ou ate mesmo a recruta e facil e estou enganado lol

Posso dizer, no meu caso, que vou para o exercito em RC mesmo so para ver como e a vida militar e aproveito para juntar uns trocos (pelo menos tenho 2 anos de emprego garantidos, nao como ca fora que os contratos de 6 meses estao na moda). O meu verdadeiro objectivo e ser oficial da força aerea, mas fazer RC na força aerea nao me convinha porque se no exercito posso nao ficar perto de casa, na FA fico longe de casa de certeza absoluta visto nao haver ca em cima nenhuma base (nem eu quero trabalhar num centro de recrutamento).

Ja agora, so por curiosidade, eles sao rigidos em termos de como se fazem os exercicios? E que as flexoes feitas direito "a exercito", por exemplo, sao bem mais dificeis que as que se ve a fazer em aulas de educaçao fisica e ate em ginasios (mover as ancas mais que os braços, so vem abaixo metade do caminho, maos muito afastadas, etc), eu espero nao chegar la e fazer um numero "mais ou menos" de flexoes direitas (conto fazer ai umas 30) e a seguir ir la um gajo e fazer umas 40 meias flexoes e eles aceitarem e quem ler a ficha pensa que ele esta em melhor forma que eu (e ele entra a minha frente)...
 

*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Dezembro 16, 2007, 11:40:11 pm »
Boas:

Uma coisa é baixarem o nível de exigência nas provas, outra é isso implicar que as nossas Forças Armadas percam qualidades .

Isso simplesmente nunca acontecerá por um motivo muito simples a meu ver ... Recruta = Fase Exprimental

Ou seja como todo o cidadão que já trabalhou ( eu já ) sabemos que após assinarmos um contrato de trabalho tanto a entidade patronal como o empregado podem rescindir no prazo de 30 dias.

E como qualquer cidadão que se dê como voluntário para prestar Serviço Militar, a sua Candidatura corresponde ao seu contrato, entrando este em vigor a partir do dia da sua Incorporação ( 30 dias úteis = 5 semanas de Recruta ), logo se o militar não reunir capacidades suficiente é dado há reserva de disponibilidade .
Toda esta informação está disponível no Regulamento Militar, que aconselho a leitura atenta a todos os "futuros militares". :D

Abraços
 

*

oxidus

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Dezembro 17, 2007, 05:31:58 am »
è verdade, as 5 semanas são experimentais, segundo o que me disseram lá, a recruta é de 5 semanas mais 7, as primeiras 5 em Gaia e as outras 7 na Povoa do Varzim...A verdade é que os militares que la estavam comentavam que a recruta esta muito mais facil, mas ja se sabe como é, o meu pai tambem que a tropa agora são ferias!quem daqui vai dia 11 de fevereiro?
 

*

Uriel

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Dezembro 17, 2007, 09:08:03 am »
Citação de: "oxidus"
quem daqui vai dia 11 de fevereiro?
Eu, se tudo correr bem.

Citação de: "Aim"
Citação de: "Uriel"
Penso que talvez a razao para tanta desistencia e mesmo os testes serem assim tao faceis, e quando na recruta lhes da mesmo para "arranhar" nao tem pedalada...ou isso ou ate mesmo a recruta e facil e estou enganado lol

Posso dizer, no meu caso, que vou para o exercito em RC mesmo so para ver como e a vida militar e aproveito para juntar uns trocos (pelo menos tenho 2 anos de emprego garantidos, nao como ca fora que os contratos de 6 meses estao na moda). O meu verdadeiro objectivo e ser oficial da força aerea, mas fazer RC na força aerea nao me convinha porque se no exercito posso nao ficar perto de casa, na FA fico longe de casa de certeza absoluta visto nao haver ca em cima nenhuma base (nem eu quero trabalhar num centro de recrutamento).

Ja agora, so por curiosidade, eles sao rigidos em termos de como se fazem os exercicios? E que as flexoes feitas direito "a exercito", por exemplo, sao bem mais dificeis que as que se ve a fazer em aulas de educaçao fisica e ate em ginasios (mover as ancas mais que os braços, so vem abaixo metade do caminho, maos muito afastadas, etc), eu espero nao chegar la e fazer um numero "mais ou menos" de flexoes direitas (conto fazer ai umas 30) e a seguir ir la um gajo e fazer umas 40 meias flexoes e eles aceitarem e quem ler a ficha pensa que ele esta em melhor forma que eu (e ele entra a minha frente)...

Olá Novamente  :wink:

Abraços

O link nao funciona. Se estiveres a falar do video que esta no site (filmado por acaso em Gaia, reconheci logo), ja o vi, a minha questao nao e como se fazem os exercicios, mas sim se eu fizer os exercicios bem e outro tipo os fizer nao tao bem, eles contam o que ele fez como valido, existe ai uma flexibilidade?
 

*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Dezembro 17, 2007, 12:29:45 pm »
Exacto é mesmo esse vídeo.  :wink:

Antes de fazeres o exercício um militar faz uma demonstração do exercício.

Em relação a contarem se fizeres menos bem, depende do militar que ficar a contar as tuas mas comigo não  facilitou, também não me anulou nenhuma.
Mas mesmo que facilitem até é bom, não desejo que ninguém reprove, afinal estávamos todos ali pelo mesmo.
 
Mas mesmo que haja alguém que faça mais que tu e que até aches que foram mal feitas creio que não irá ser por isso que incorporarás mais tarde. as listas de incorporamento vão por ordem de prestação de provas , ou seja primeiro os Aptos em Novembro, depois Dezembro e.t.c .

A data que incorporam é fornecida a todos os candidatos Aptos no fim da prestação das provas.