Votação

Armas não letais classe E

Sim
3 (5.8%)
Não
10 (19.2%)
Sim, com formação adequada
39 (75%)
Apenas no turno da noite
0 (0%)

Votos totais: 52

Votação encerrada: Novembro 09, 2008, 06:45:39 pm

Foi aprovado-Meios de defesa não letal á Seguranca

  • 19 Respostas
  • 12608 Visualizações
*

Pedr0

  • 12
  • +0/-0
Foi aprovado-Meios de defesa não letal á Seguranca
« em: Novembro 09, 2008, 06:41:13 pm »
Devido á forte crescente vaga da criminalidade em Portugal, muito se tem falado em armas nao letais para os Vigilantes de Segurança Privada. Tem havido como nunca, uma forte subida nas contrataçoes pelos seus serviços, quer seja em Bombas de combustivel, Escolas, e até se falou em Esquadras de Policia...que podem consultar neste link
http://ocredivel.wordpress.com/2008/04/ ... privada-2/
Realmente impressionante a Policia já necessitar dos serviços privados!

Tambem foi falado em segurança privada em bairros problemáticos. Que saiu em titulo de manchete no Jornal o Publico. Tendo que a actual legislação mudar, para se poder fazer serviço publico e não privado.


A minha questão é: As armas não letais iriam ajudar estes profissionais a ser mais competentes com armas nao letais e claro com formação adequada.

Atenção estou-me a referir a Vigilantes de Segurança que fazem serviço em clientes privados e estão credenciados pelo MAI e cartão da PSP. E não vulgo seguranças de discoteca!
« Última modificação: Março 20, 2009, 09:51:37 pm por Pedr0 »
 

*

Pedr0

  • 12
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 10, 2008, 10:57:11 pm »
Também gostava que comentassem, se achassem pertinente. Obrigado.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1672
  • Recebeu: 391 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +99/-45
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 10, 2008, 11:11:03 pm »
Pedr0 Armas Não Letais Classe E dá para dar umas luzes sobre o que se enquadra nesse campo? São os bastões extensíveis? São os "tasers"? É que acerca disso por acaso não estou muito informado. thankx
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

AJ

  • 207
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Novembro 11, 2008, 02:06:38 am »
Por acaso surgiu-me a mesma dúvida. Parti do princípio que seriam tasers e afins. Posso estar equivocado.

(sem assunto)
« Responder #4 em: Novembro 11, 2008, 09:48:19 am »
São armas da classe E:


a) Os aerossóis de defesa com gás cujo princípio activo seja a capsaicina ou oleoresina de capsicum (gás pimenta);

b) As armas eléctricas até 200000 v, com mecanismo de segurança;

c) As armas de fogo e suas munições, de produção industrial, unicamente aptas a disparar balas não metálicas, concebidas de origem para eliminar qualquer possibilidade de agressão letal e que tenham merecido homologação por parte da Direcção Nacional da PSP.
 

*

Pedr0

  • 12
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Novembro 11, 2008, 04:09:42 pm »
Citação de: "bodyguard-madeira"
São armas da classe E:


a) Os aerossóis de defesa com gás cujo princípio activo seja a capsaicina ou oleoresina de capsicum (gás pimenta);

b) As armas eléctricas até 200000 v, com mecanismo de segurança;

c) As armas de fogo e suas munições, de produção industrial, unicamente aptas a disparar balas não metálicas, concebidas de origem para eliminar qualquer possibilidade de agressão letal e que tenham merecido homologação por parte da Direcção Nacional da PSP.


Exacto, mas faltam os bastões extensiveis e pouco mais.
 

(sem assunto)
« Responder #6 em: Novembro 11, 2008, 05:28:12 pm »
Amigo não falta absolutamente nada conforme a actual lei vigente das armas.
Bastões extensiveis não estão catalogados como armas de classe E não letais.
Não me leve a mal mas não sabe não invente, consulte a lei.
 

*

Melkor

  • 3
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Novembro 12, 2008, 03:29:08 pm »
De acordo com a lei, estão nesse artigo descritas todas as armas nao letais classe E.

Antes de mais, e na minha opinião (tal como a de outros elementos de forças de segurança) estas armas deveriam-se denominar de "armas menos letais" ao invés de "armas não letais", pois só nao são letais até um determinado nível de utilização, pois como qualquer coisa também estas armas podem ser letais casp tenham um uso demasiado abusivo.

Quanto a esta questão aqui posta, eu votei nao, mas muito por desconhecer a missão específica desses tais "Vigilantes de Segurança".

Eu só diria que sim a esta questão caso estes seguranças prestassem serviço público e apenas nesses casos. Ah, e caso eles estejam efectivamente credenciados pelo MAI e pela PSP ou GNR.
Nós, os que náo negamos o Animal da nossa Natureza
 

*

Primy

  • Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Novembro 12, 2008, 03:50:29 pm »
Eu votei não,simplesmente porque isso seria um acto de pura inconsciencia da parte de quem legisla,se as autoridades estão a fazer todos os esforços possiveis para desarmar civis,ao autorizar que vigilantes usem armas não letais seria um pouco caricato,e mais que muitos deles infelizmente se julgam autoridades  :lol:  que mais caricato é se lhes autorizarem a usar armas,mesmo que não letais sejam
 

*

Pedr0

  • 12
  • +0/-0
Foi aprovado -Meios de defesa não letais-
« Responder #9 em: Março 20, 2009, 09:36:09 pm »
Foi aprovado -Meios de defesa não letais-


19-Mar-2009  
A prática de segurança privada sem licença passará a ser crime, depois de uma proposta do Governo nesse sentido ter recebido, esta sexta-feira, no Parlamento, os votos favoráveis de todas os partidos representados no hemiciclo. Quem incorrer neste ilícito arrisca uma pena de prisão até dois anos.


«Meios de defesa não letais


Esta sexta-feira foi também aprovado, no âmbito da proposta de Executivo, a permissão do uso de «meios de defesa não letais», como é o caso de aerossóis e armas electricas, por parte dos seguranças. Esta medida já não foi tão consensual, especialmente entre o PCP e o BE.
O comunista António Filipe salientou o que no entender o seu partido configura uma contradição. Por um lado o sinal positivo da criminalização da prática ilegal da actividade e por outro a permissão deste tipo «armas não letais», que considera «discutível», por ser passível de «ofender direitos, liberdades e garantias».
O deputado do PCP alertou ainda para que não aconteça com esta lei uma «substituição de PSP por empresas privadas de segurança».
Luís Fazenda, do BE, deixou uma crítica no mesmo sentido: «A proposta tem um aspecto muito positivo, que é a criminalização da actividade de segurança privada ilegal, mas temos uma crítica quanto à possibilidade de utilização de armamento não letal».
 

*

Xerif3

  • Membro
  • *
  • 122
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Março 23, 2009, 04:29:40 pm »
Notícia de hoje...

Armas não letais, podem ser letais...



Um adolescente norte-americano morreu após ter sido imobilizado pela polícia com uma arma taser (que emite choques), em Bay City, no Michigan. Segundo a agência «Associated Press», o jovem de 15 anos estava envolvido numa discussão num apartamento, durante a madrugada de domingo.

Quando os agentes chegaram ao local, o rapaz terá tentado agredir os polícias, que usaram então a arma de choques para o imobilizar. Segundo a polícia, como a reacção do corpo ao choque foi violenta, de imediato o adolescente foi levado para o hospital, mas acabou por morrer pouco tempo depois.

Segundo a Amnistia Internacional, mais de 300 pessoas morreram nos EUA por causa destas armas desde 2001.
TVI24
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #11 em: Março 23, 2009, 09:12:51 pm »
Por isso é que lhes chamam "Less than Lethal" ou "compliance". O termo "Non-Lethal" esfumou-se.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

NomeFicticio

  • 50
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Março 23, 2009, 10:53:24 pm »
Estou curioso, como os camaradas pensam que as empresas nacionais de Segurança Privada vao agir/reagir perante esta aprovaçao  :?:
 

*

Pedr0

  • 12
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Março 25, 2009, 09:54:52 pm »
Citação de: "NomeFicticio"
Estou curioso, como os camaradas pensam que as empresas nacionais de Segurança Privada vao agir/reagir perante esta aprovaçao  :roll:
 

*

Nuno PE

  • 31
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
    • http://regimentolanceiros2.forumeiros.com
RE:ao Primy
« Responder #14 em: Março 26, 2009, 06:31:54 pm »
Citação de: "Primy"
Eu votei não,simplesmente porque isso seria um acto de pura inconsciencia da parte de quem legisla,se as autoridades estão a fazer todos os esforços possiveis para desarmar civis,ao autorizar que vigilantes usem armas não letais seria um pouco caricato,e mais que muitos deles infelizmente se julgam autoridades  :lol:  que mais caricato é se lhes autorizarem a usar armas,mesmo que não letais sejam


Boa tarde sr Primy,sou vigilante de segurança privada,credenciado pelo MAI e caricato é eu não me poder defender quando estou a ganhar a vida e o pão para os meus,caricato é os gandulos roubarem,serem apanhados e os srs juizes porem os mesmos em liberdade,caricato é a policia não poder acorrer a uma situação com urgência pois não têm viaturas de serviço como deve ser,não ter efectivos para o fazer,não haver dinheiro para gasolina,caricato é eu ser identificado porque estou a cumprir e porque sou um cidadão integro e a gandulagem vai embora nas maiores pois nem identificados são.Muito mais de caricato havia por dizer mas decididamente com pensamentos como os seus não vale a pena.Convido-o a exprimentar o que sofremos diáriamente na pele nesta profissão e depois logo me diz alguma coisa,se continua a achar caricato.
Quem somos nós? Lanceiros!
Quer na Guerra quer na Paz? Morte ou Glória!
Lanças em riste!
À carga!

http://regimentolanceiros2.forumeiros.com