Expansão portuguesa

  • 115 Respostas
  • 28798 Visualizações
*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
Re: Expansão portuguesa
« Responder #105 em: Março 01, 2024, 03:39:49 pm »


Eu por acaso também gostaria de ter uma ideia das fontes.

Eu também tenho fisicamente a obra do João de Barros, que é extraordinariamente interessante.
Uma das coisas, que se vê - só para dar um exemplo - é que os portugueses são dos primeiros a criticar a escravatura, não por causa do tráfico, mas por causa de outras questões.

As primeiras criticas, logo no século XVI, são dirigidas aos traficantes, porque não têm escrupulos e retiram as mães aos filhos, sem querer saber de mais nada.

Quando se fazem afirmações, sem um contexto, elas acabam servindo de pouco.
Os ataques portugueses contra as cidades costeiras proximo a Ormuz, resultaram de os portugueses quererem impedir a todo o custo essas cidades de construirem navios.

Os portugueses tinham absoluta certeza de que não tinham hipóteses de competir contra grandes frotas dos vários países do Indico. As vitórias como a de Diu não se poderiam repetir eternamente (como não repetiram)
A solução foi atacar violentamente as cidades que continuavam a construir navios, tentando impedir desta maneira - na origem - que se criassem as esquadras que os poderiam derrotar.

O problema está sempre nos detalhes...


Os portugueses eram em numeros ridiculos, quando comparados com os numeros de soldados que os estados do sub continente indiano conseguiam juntar.
Muitas vezes, apoiavam-se nas rivalidades entre grupos étnicos, apoiando um contra o outro.
O que daqui resulta, é que muitos destes massacres foram na realidade realizados por um grupo, contra o outro.
Os portugueses teriam naturalmente a sua quota de responsabilidade, mas sem dar o contexto, a ideia que se passa, pode ser completamente errada.

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

figueira de serpe

  • Membro
  • *
  • 35
  • Recebeu: 8 vez(es)
  • +48/-2
Re: Expansão portuguesa
« Responder #106 em: Março 01, 2024, 05:50:04 pm »

Á mais de 10 anos que leio livros de historia de Portugal e vou continuar a ler até morrer .
Até morrer vou sempre pesquisar .
Tudo o que pus aí das crueldades é tirado de livros .
Um deles tem haver com o Ruy freire de Andrade na Pérsia em 1600 e tal .
Outro livro é este : Fidalgos in the kingdom of jafanapatam 1543-1658 ,eu tenho este livro .

Tudo o que pus das crueldades dos portugueses é tirado de livros portugueses e estrangeiros .
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 330 vez(es)
  • Enviou: 1567 vez(es)
  • +951/-186
Re: Expansão portuguesa
« Responder #107 em: Março 01, 2024, 09:24:49 pm »
Nao coloco em causa que tenham existido atrocidades praticadas por Portugueses. Era prática comum na época e pelo que tive oportunidade de ler, não apenas de Portugal, como outros países nem fomos dos piores.

Ainda assim seria super util ter as referencias da informação, assim como do contexto em que aconteceram
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1447
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +225/-4413
Re: Expansão portuguesa
« Responder #108 em: Março 01, 2024, 10:30:19 pm »

Á mais de 10 anos que leio livros de historia de Portugal e vou continuar a ler até morrer .
Até morrer vou sempre pesquisar .
Tudo o que pus aí das crueldades é tirado de livros .
Um deles tem haver com o Ruy freire de Andrade na Pérsia em 1600 e tal .
Outro livro é este : Fidalgos in the kingdom of jafanapatam 1543-1658 ,eu tenho este livro .

Tudo o que pus das crueldades dos portugueses é tirado de livros portugueses e estrangeiros .

Dez anos a estudar a História de Portugal e o resumo de tanto estudo são essa meia-dúzia de histórias macabras ?
Não me lixes pá !
 

*

figueira de serpe

  • Membro
  • *
  • 35
  • Recebeu: 8 vez(es)
  • +48/-2
Re: Expansão portuguesa
« Responder #109 em: Março 02, 2024, 09:17:50 am »

NÂO É MEIA DUZIA DE HISTORIAS MACABRAS .

Eu tenho milhares de entradas de guerra nas minhas pastas das guerras
de batalhas ,combates ,cercos ,conquistas e pilhagens ,em angola , brasil ,Marrocos ,
Arábia , pérsia , índia ,Ceilão ,molucas ,Birmânia , Tailândia ,etc. .

já pus coisas de guerra aqui neste site
nâo é so atrocidades isso f oi um exemplo
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1447
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +225/-4413
Re: Expansão portuguesa
« Responder #110 em: Março 02, 2024, 10:31:59 am »

NÂO É MEIA DUZIA DE HISTORIAS MACABRAS .

Eu tenho milhares de entradas de guerra nas minhas pastas das guerras
de batalhas ,combates ,cercos ,conquistas e pilhagens ,em angola , brasil ,Marrocos ,
Arábia , pérsia , índia ,Ceilão ,molucas ,Birmânia , Tailândia ,etc. .

já pus coisas de guerra aqui neste site
nâo é so atrocidades isso f oi um exemplo

Os seus professores devem~lhe ter explicado a importância do contexto na análise dos acontecimentos históricos.
As estórias de faca e alguidar conseguem vender bem... mas citar as  fontes e explicar o contexto tornariam as suas narrativas muito mais interessantes, pelo menos para mim.
 

*

figueira de serpe

  • Membro
  • *
  • 35
  • Recebeu: 8 vez(es)
  • +48/-2
Re: Expansão portuguesa
« Responder #111 em: Março 02, 2024, 10:42:14 am »

PTWOLF
concordo contigo
havia piores do que nós .
os portugueses eram cruéis mas os outros nem se fala ,nem dou exemplos
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 330 vez(es)
  • Enviou: 1567 vez(es)
  • +951/-186
Re: Expansão portuguesa
« Responder #112 em: Março 02, 2024, 12:56:41 pm »
Os meus amigos historiadores dizem sempre uma frase que vale a pena ressalvar: "Não se pode olhar para a história com os olhos do presente".

Isto significa que não se poderá julgar acções e decisões tomadas à 500 anos atrás, com os padrões morais da actualidade.

Dito isto, atrociadades aconteceram na história Portuguesa, como de qualquer nação. Estranho seria um país tao antigo como o nosso só ter coisas positivas....
Devemos aceitar e assumir que estas atrocidades aconteceram mas são atrocidades aos olhos modernos e dos padrões morais actuais! E esta diferença é muito importante!

Isto porque corre actualmente uma corrente que quer fazernos sentir culpados e que devemos algum tipo de reparação histórica por algo que aconteceu no passado... E é bom que isto seja relembrado!

Dito isto, todas as contribuições são válidas e muito uteis, mas serão tanto melhores se acompanhadas de fontes (crediveis) e do tal contexto histórico que referi anteriormente  ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Malagueta, CruzSilva

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Expansão portuguesa
« Responder #113 em: Março 03, 2024, 11:50:36 am »
Como ESCRAVOS expulsaram os HOLANDESES da CHINA | A defesa de Macau (1622)


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
Re: Expansão portuguesa
« Responder #114 em: Março 14, 2024, 10:51:30 am »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
Re: Expansão portuguesa
« Responder #115 em: Março 15, 2024, 11:35:48 pm »



 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Os portugueses escravizavam os pretos, e depois de os escravizarem, matavam-nos e não faziam dinheiro nenhum com a escravatura ...

Que raio de comerciantes que nós somos, caçamos o produto e depois matamo-lo sem ganhar dinheiro nenhum.

Não admira que sejamos um país pobre, com escravizadores destes, não há Pai ...  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...