Análise sobre a modernização do Exército Português

  • 118 Respostas
  • 31341 Visualizações
*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5345
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 729 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #60 em: Setembro 05, 2009, 09:10:21 pm »
boas

A meu ver a principal mudança e actualização seria na cadeia de comando. Um boa cadeia de comando é aquela que consegue transmitir a mensagem o mais rapidamente possível do topo á base e sem erros. A meu ver acho que exercito tem muitas patentes que deviam ser reduzidas.
a minha cadeia ideia ideal seria:

Escola de Cabos

- Cabo
- Sargento
- Sargento Mor

Academia Militar:

- Tenente
- Capitão
- Coronel
- General (neste acabava-se com as estrelas)
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12772
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7614 vez(es)
  • +800/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #61 em: Setembro 05, 2009, 10:08:11 pm »
Nelson não percebi a sua ideia...

Quer acabar com alguns postos ou que a formação dos sargentos seja numa "escola de cabos" ?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5345
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 729 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #62 em: Setembro 05, 2009, 10:14:48 pm »
Citação de: "HSMW"
Nelson não percebi a sua ideia...

Quer acabar com alguns postos ou que a formação dos sargentos seja numa "escola de cabos" ?


A minha ideia é aumentar a agilidade na cadeia de comando, diminuindo para isso o numero de patentes.
A minha ideia é essa acabar com a escola de sargentos, pois não compreendo a razão da existência do primeiro sargento, segundo sargento e sargento mor. Existindo ao mesmo tempo a patente de primeiro e segundo cabo.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12772
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7614 vez(es)
  • +800/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #63 em: Setembro 05, 2009, 11:07:23 pm »
Citação de: "nelson38899"

Citar
A minha ideia é essa acabar com a escola de sargentos,

Escola da Sargentos forma Sargentos, se o CFS não fosse lá era onde?

Citar
pois não compreendo a razão da existência do primeiro sargento, segundo sargento
Na prática os postos de 1SAR e 2SAR têm as mesmas funções, mas são necessários para diferenciar o nível de experiência e de vencimento.
Um Sargento permanece em 2Sar por 4 anos e 1Sar por 15~18 anos.
Acho que seria tempo a mais no mesmo posto...
Citar
e sargento mor.

O SMor auxilia o comandante da unidade na tomada de decisões, representa os Sargentos e insere-os na vida da unidade e resolve problemas a esse nível.
O posto de SMor E SChef não existiam até à bem pouco tempo.
Imaginem uma classe com apenas 2 ou 3 postos para uma carreira de 30 anos, uma frustração. Mesmo assim esses são muito dificeis de atingir.


 
Citar
Existindo ao mesmo tempo a patente de primeiro e segundo cabo.


A mesma coisa que para os Sargentos mas 1 ano de 2Cab e 3 de 1Cab
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #64 em: Setembro 05, 2009, 11:53:52 pm »
HMSW:

Em termos puramente operacionais, e não só, não é aconselhável ter um 2Sar a desempenhar a função de 1Sar, como por exemplo: Adjunto de Pelotão. Penso eu de que .... Isto está relacionado com a experiência ... a maturidade ... o savoir faire ... . Na tropa a sério, (feliz expressão do Cabeça de Martelo) um Cmdt de Pel necessita de um bom 1Sar como braço direito, eu que o diga porque como maçarrito nunca tive nenhum que me "mostrasse o caminho".

Felizmente já tive bons Sargentos Ajudantes, especialmente na parte administrativa/horrível das Companhias que comandei.

Não sei onde foste encontrar essa ideia de que o posto de SMor e SCh serem recentes ... . Será?

Independentemente de ser necessário ter sempre militares bastante profissionais aos diversos escalões, vou particularizar para os Sargentos: No Pelotão é indispensável um bom 1Sar, na Companhia é indispensável um bom Sargento-Ajudante, no Batalhão um bom SCh e um Coronel deve necessariamente ter que ouvir um bom SMor.

Tenho a ideia que os Oficiais actuais estão cada vez mais a tomar consciência da importância da importância dos Sargentos na sua acção de comando.

Nelson:

Acho que estás a confundir os postos militares com a cadeia de Comando do Exército.

Os postos parecem adequados (Capitães, Cabos, Sargentos, etc ...). Possivelmente o problema são as muitas camadas hierárquicas que um Comandante operacional enfrenta para ser ouvido e atendido nos seus desígnios.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12772
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7614 vez(es)
  • +800/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #65 em: Setembro 06, 2009, 12:24:59 am »
Citação de: "lazaro"
HMSW:

Não sei onde foste encontrar essa ideia de que o posto de SMor e SCh serem recentes ... . Será?


É. A classe se Sargentos terminava em Saj. Pelo que sei, SMor e SChefe foram criados após a guerra colonial.
Não são assim tão recentes mas comparados com os restantes aunica alteração que sei foi a extinção do posto de cabo secção e a criação do posto de 2Fur.

A wikipedia tem alguma informação bastante interessante sobre a origem do nome dos postos.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #66 em: Setembro 06, 2009, 12:52:46 am »
Citação de: "HSMW"
Citação de: "lazaro"
HMSW:

Não sei onde foste encontrar essa ideia de que o posto de SMor e SCh serem recentes ... . Será?

É. A classe se Sargentos terminava em Saj. Pelo que sei, SMor e SChefe foram criados após a guerra colonial.
Não são assim tão recentes mas comparados com os restantes aunica alteração que sei foi a extinção do posto de cabo secção e a criação do posto de 2Fur.

A wikipedia tem alguma informação bastante interessante sobre a origem do nome dos postos.


Na tropa existe um ditado..... Não precisas de inventar, pois ja está tudo inventado.

Em termos de de patentes está tudo bem, o problema é a chefia, reformar os senhores Generais e Coroneis com tempo de serviço necessário para a reforma sem esquecer os senhores Sarg. Chefes e Mores.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria: ... _militares
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #67 em: Setembro 06, 2009, 01:29:35 am »
Para sermos um bocadinhos sarcasticos vou contar-vos as diversas funções dos militares nos quarteis:

Soldado - pau para toda a obra, serve para fazer serviços aos cabos, sargentos e oficiais. O pobre coitado não sabe para onde se virar.
2º Cabo - sente o peso no ombro das platinas, contudo não sabe para que serve aquilo, continua a fazer o serviço como quando era soldado, a não ser que esteja rodeado de recrutas.... o que não abunda hoje em dias nas nossas unidades.
1º Cabo - Sente-se um senhor dentro da classe das praças, os chamados cabos "velhinhos" gostam de "gozar" com as instruções dadas pelos 2º Furrieis e Aspirantes, os novatos dos "mandões", é preciso umas cervejas no bar de praças para os ter como aliados.
Cabo Chefe - Controla os seus subordinados, elo de ligação entre a classe de praças e a de sargentos, não está para aturar sargentos e oficiais novatos.
2º Furriel - A chamada "Borboleta lá da Zona" é o posto mais ingrato dos "mandões", pois afinal não manda em nada, os sargentos fazem-lhe a vida negra e é pau para toda a obra (Instruções e Serviços); é desrespeitado pelos militares da classe de praças e humilhado pela classe de sargentos. São 4 meses de recruta e 6 meses de sobrevivencia.
Furriel - Grito do Ipiranga .... mas um grito baixinho.....  reclama por tudo e por nada, pois ja se sente um senhor militar, contudo os seus camaradas sargentos continuam a impor-se, a experiencia de 2º Furriel fez com que ganhasse mais a confiança dos soldados e a admiração (se for bom militar) dos cabos. Tem uma postura mais firme e confiante.
2º Sargento - É o militar (Operacional) mais instruido la da unidade acabado de sair da ESE (QP) só pensa em esforços físicos e instruções, é o militar que mais tem o sangue a ferver.... na ESE não se brinca as Guerras.... eles vivem as Guerras na instrução.
1º Sargento - Alguns ainda se gostam de mostrar, mas a maioria se calhar ja por estar com as raízes bem plantadas nesse posto por vezes 15 18 e 20 anos a espera da tal promoção, ja nem se chateia com o assunto, quer é paz e sossego, conhece melhor o caminho para a messe de sargentos do que para a areecadação de material de guerra.
Sargento-ajudante - Por norma simpatico e afavel, um sortudo na vida militar visto ter consigo a tão esperada promoção, muito serviço nas secretarias da unidade, serviços as portas de armas como sargento dia ou da guarda são aguas passadas, aqui neste posto é o começo do gozo da futura reforma.
Sargento-Chefe - À espera da tão desejada reforma que parece que nunca mais vem, este militar de "mãos no bolso" a passear pela unidade a chamar a atenção ao militar soldado mais distraido que anda a passear na rua sem o "Quico" ou a boina.... lembrem-se que ao descoberto andamos sempre com a boina na cabeça..... por norma a rijidez fisica são coisas do passado, querem é o descanso merecido.
Sargento-Mor - O Lambe-Botas da unidade, parece a Milu de volta do TINTIN perceba-se o sargento-mor (MILU) TINTIN o Comandante da Unidade, o elo de ligação entre a classe de sargentos e a classe de oficiais.... só com uma valente mega-cunha se la chega, e quando se la chega.... bem não comento em toda a minha vida militar só conheci um.... de notar até era boa pessoa e preocupada com os problemas que afectavam a classe de sargentos.
Aspirante - Bem é o coitado na classe de oficiais, pau para toda a obra, é usado e abusado por todos os oficiais, e as vezes se esqueçe que é superior hirarquicamente a um Sargento-Mor, mas faz até o que um 2º ou 1 Sargento lhe pede.
Alferes - Mais seguro e conhecedor da vida militar, ja se começa a impor... começa a perder a humildade inicial e ja começa a puxar dos Galões.
Tenente - Por norma boas pessoas e afáveis, gostam de demonstrar que serão os futuros Comandantes de Companhia, por isso exisgem o serviço muito bem feito. São ao mesmo tempo compreensiveis e exigentes. Depende do dia e do humor.
Capitão - O mandão lá do sitio, comandantes de companhia, fazem tudo por tudo para fazerem mais do que o vizinho do lado, o desejo deles é terem a companhia mais operacional la da unidade, o problema é ver uma CCS por vezes em marchas forçadas e os militares dessa companhia a dizer entramos em Guerra????
Major - Gosta de ver que as companhias se empenham em tudo o que fazem, 2º comandantes de batalhao, gostam de se fazer mostrar ao seu superior hierarquico.
Tenente-Coronel - Comandantes de Batalhão, por norma.... Só pararecem quando é dia de desfile, ou existe um grande exercício militar.... quem o quiser ver tem que ir à sua "Chafarica".
Coronel - Comandantes de regimento, diz-se por aí que existem muito mais do que as necessidades e unidades.... algumas unidades até funcionam por causa do seu posto de trabalho..... mas mais vale pagar um vencimento de 3500 euros no activo do que na reforma.

Generais -  No Coment. :roll:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

LEOPARDO

  • 134
  • +0/-0
EXERCITO
« Responder #68 em: Setembro 06, 2009, 10:49:16 am »
Caro instructor tem a sua piada porem ha um erro craso não cabo-chefe mas sim cabo-adjunto... sim senhora parabéns pelo texto redigido mas como sempre digo o Zé praça é o que mais se lixa sempre além do mais lembre-se que antiguidade é um posto mas infelizmente todos querem mandar sem conheçimento nenhum e o pior como disse atras devia-se dar valor aos recursos humanos vão a este site www.ance.pt
cumprimentos
"VONTADE E VALOR"
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5345
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 729 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #69 em: Setembro 06, 2009, 11:22:26 am »
Citação de: "lazaro"



Nelson:
 Possivelmente o problema são as muitas camadas hierárquicas que um Comandante operacional enfrenta para ser ouvido e atendido nos seus desígnios.


Foi no que acabou de dizer, que eu baseio a minha opinião. A meu ver o que nós precisamos é de umas forças operacionais, com uma cadeia de comando operacional. E não uma força de secretária.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

_Gabriel_®™

  • 55
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #70 em: Setembro 06, 2009, 02:34:28 pm »
De facto as funções descritas pelo Instrutor espelha bem a realidade!! :wink:

No entanto não concordo com a ideia do Nelson de acabar com todos os restantes postos, não é por aí que a cadeia de comando irá funcionar melhor, na minha opinião a unica alteração com o fim do SMO seria voltar o posto de Cabo de Secção ou Cabo Chefe e acabar com o posto de 2º Furriel, permitindo assim que 1 sargento contratado possa chegar ao topo de carreira como 1º sargento pois tal já não se verifica.

Infelizmente o problema existente na cadeia de comando reside nas "quintinhas", penso que esse problema com o tempo infelizente só tende a piorar...

Quanto á operacionalidade só é conseguida quando existe algum estimulo, descongelem os escalões, aumento de progressão de carreiras na categoria de praças e sargentos, isso é valoralizar os recursos Humanos, ao mesmo tempo que sejam pedias mais responsabilidades aos militares, eles só teem de responder de forma mais positiva!

Quanto ao trabalho de secretaria, bem, alguem tem de o fazer, neste sentido pode-se separar é a vertente administrativa da operacional...
"A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante."

Sun tzu em A Arte da Guerra.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
(sem assunto)
« Responder #71 em: Setembro 06, 2009, 04:20:52 pm »
Citação de: "Instrutor"
Sargento-Mor - o elo de ligação entre a classe de sargentos e a classe de oficiais....

Está incorrecto, o Sargento-Mor é o elo de ligação entre a classe de sargentos e o Comandante da unidade (normalmente Coronel), esse elo existe para resolução de questões não-profissionais, as questões profissionais resolvem-se pela hierarquia normal.

Citar
Coronel - mas mais vale pagar um vencimento de 3500 euros no activo do que na reforma.

Mas você já viu os gastos que são necessários para um Coronel no activo e os de um Coronel na reserva, é que na reserva é o ordenado, no activo é todas as mordomias de oficial superior (como por exemplo carro e condutor), todo o pessoal necessário para manter essa unidade (que também tem que ser pago), além de que se essa "chefarica" não fechar, quando esse Coronel for para a reserva, coloca-se lá outro a fazer o mesmo.

Citar
Generais -  No Coment. :roll:


Isso é como a história da Marinha ter mais Almirantes do que navios, é que eu saiba os generais não operam Carros de Combate, só há dois generais que tem ligação directa à componente operacional, que são o Major-General Comandante da Brigada e o Tenente-General Comandante Operacional (manda nos 3 Generais comandantes de Brigada), o resto é generais que estão em outros Comandos, Direcções, no Estado-Maior, etc.

Eu em relação aos postos acho que todos tem a sua razão de existir e tem a sua função, desde soldado a general passando por todos os postos de sargento, agora o que eu ponho em causa é o numero que existe de elementos em certos postos.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12772
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7614 vez(es)
  • +800/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #72 em: Setembro 06, 2009, 10:46:11 pm »
Citação de: "Instrutor"
2º Furriel - A chamada "Borboleta lá da Zona" é o posto mais ingrato dos "mandões", pois afinal não manda em nada, os sargentos fazem-lhe a vida negra e é pau para toda a obra (Instruções e Serviços); é desrespeitado pelos militares da classe de praças e humilhado pela classe de sargentos. São 4 meses de recruta e 6 meses de sobrevivencia.
Furriel - Grito do Ipiranga .... mas um grito baixinho.....  reclama por tudo e por nada, pois ja se sente um senhor militar, contudo os seus camaradas sargentos continuam a impor-se, a experiencia de 2º Furriel fez com que ganhasse mais a confiança dos soldados e a admiração (se for bom militar) dos cabos. Tem uma postura mais firme e confiante.
2º Sargento - É o militar (Operacional) mais instruido la da unidade acabado de sair da ESE (QP) só pensa em esforços físicos e instruções, é o militar que mais tem o sangue a ferver.... na ESE não se brinca as Guerras.... eles vivem as Guerras na instrução.


Excelente Instrutor   :G-Ok:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #73 em: Setembro 07, 2009, 12:43:50 am »
Citar
Eu em relação aos postos acho que todos tem a sua razão de existir e tem a sua função, desde soldado a general passando por todos os postos de sargento, agora o que eu ponho em causa é o numero que existe de elementos em certos postos.


Eu tenho algumas duvidas em relação à primeira parte desta afirmação...

Quando as nossas forças armadas estavam espalhadas do Minho a Timor a classe de sargentos não dispunha dos postos de 2º Furriel, Sargento-chefe, nem Mor. E a força era da ordem das 10 vezes ou mais o efectivo actual...

Às vezes criam-se certas "necessidades"  .... não é nem foi por acaso que esses postos só foram criados após as FA terem ficado "ociosas"...  

Nao tenho neste momento presente (no entanto foi-me há dias dito) mas, por exemplo, o numero de sargentos-chefes é uma enormidade se comparada com o numero de efectivos...

Enfim, vai-se motivando o pessoal, vai-se motivando, ou seja, vai-se facilitando a progressão - até níveis próximos do irracional/impraticável - e depois surgem situações em que não hà soldados para o reforço e não há ajudantes para o guião, como aconteceu recentemente numa unidade onde um meu irmão presta serviço.
Um dos casos resolveu-se bem, entregou-se o guião a um 1º sargento... que deve até ter ficado todo feliz.
Mas no caso do reforço foi "desautorizado" um capitão que teve de ir pedir o favor a um cabo (ou dois, ou mais) que se "despromovesse", que pegasse na espingarda e fosse para a guarita recordar os tempos de soldado. Está mal... muito mal...
::..Trafaria..::
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #74 em: Setembro 07, 2009, 09:11:39 am »
Citação de: "HSMW"
Citação de: "Instrutor"
2º Furriel - A chamada "Borboleta lá da Zona" é o posto mais ingrato dos "mandões", pois afinal não manda em nada, os sargentos fazem-lhe a vida negra e é pau para toda a obra (Instruções e Serviços); é desrespeitado pelos militares da classe de praças e humilhado pela classe de sargentos. São 4 meses de recruta e 6 meses de sobrevivencia.
Furriel - Grito do Ipiranga .... mas um grito baixinho.....  reclama por tudo e por nada, pois ja se sente um senhor militar, contudo os seus camaradas sargentos continuam a impor-se, a experiencia de 2º Furriel fez com que ganhasse mais a confiança dos soldados e a admiração (se for bom militar) dos cabos. Tem uma postura mais firme e confiante.
2º Sargento - É o militar (Operacional) mais instruido la da unidade acabado de sair da ESE (QP) só pensa em esforços físicos e instruções, é o militar que mais tem o sangue a ferver.... na ESE não se brinca as Guerras.... eles vivem as Guerras na instrução.

Excelente Instrutor   :G-Ok:


 :wink: Também a minha..... ehehehe
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C